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sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Samu/Patos registra aumento de 15% nas ocorrências



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/Patos - 192), registrou um aumento em torno de 15% no número de ocorrências recebidas em 2014, comparando com as ocorrências registradas em 2013.

De acordo com Anderson Sostenes, coordenador do serviço, a média de 47.353 ocorrências no ano passado deve ser mantida neste ano de 2015, com mais de 2 mil atendimentos mensais, considerando que até o dia 12 de janeiro já foram registrados 845 ocorrências.

“Isso reflete a assistência prestada e a credibilidade do serviço junto à sociedade”, destacou Anderson.

Apesar da crescente assistência à população e das campanhas educativas de como o cidadão utilizar melhor o serviço, o número de trotes registrados no ano passado foi de 11.090, que equivale a 23% do total das ocorrências.

“É um problema que ainda continua, e que muitas vezes prejudica o serviço, causando atrasos em outras ocorrências que realmente necessitam de assistência”, comentou.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/Patos - 192), oferece atendimento em várias especialidades em urgência e emergência, servindo também como um  serviço de apoio à Atenção Básica. 

Helio Barbosa

Ministério da Saúde amplia Mais Médicos em 1.500 municípios

Novo edital visa a atender cidades mais vulneráveis e garante às prefeituras 100% das vagas do Provab. Inscrições para municípios e médicos brasileiros começam nesta sexta-feira (16) 
O Ministério da Saúde vai expandir o Programa Mais Médicos para assegurar profissionais em municípios com dificuldade de contração na Atenção Básica. O novo edital abre uma nova oportunidade para 1.500 prefeituras e garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). A seleção, que será aberta nesta sexta-feira (16), integra 424 cidades que ainda não participam do Mais Médicos.


“A ampliação do Mais Médicos dá nova oportunidade a esses municípios que, por algum motivo, não puderam aderir ao programa. A iniciativa atende a reivindicação de cidades do país inteiro por nova chance de integrar ou ampliar o número de profissionais. O Mais Médicos tem papel fundamental no fortalecimento e consolidação da Atenção Básica e se complementa com o trabalho na área da formação médica e com obras de melhoria na infraestrutura”, ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa (http://maismedicos.saude.gov.br/). Estão aptas a aderir as prefeituras do Provab 2014, que encerra em fevereiro, e aquelas de maior vulnerabilidade econômica e social. Foram priorizadas, por exemplo, as cidades com 20% de sua população em extrema pobreza, com IDH baixo e muito baixo, localizadas no semiárido, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Também foi garantida expansão para os distritos indígenas.


Os médicos brasileiros continuam tendo prioridade na seleção. Só que agora, ao invés de uma, eles terão três oportunidades para escolher o município em que irão atuar. Na inscrição, cada profissional definirá até quatro cidades de diferentes perfis, conforme a sua prioridade. Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes.

A data e horário da inscrição do médico não serão mais considerados como critérios de seleção. Para a classificação do médico na concorrência das vagas foram estabelecidas as seguintes regras: ter título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; experiência comprovada na Estratégia Saúde da Família; ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho - PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena); VER-SUS; do ProUni ou FIES. Como critérios de desempate serão considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento e ter maior idade.

Outra novidade é que os candidatos brasileiros poderão escolher entre os benefícios do Mais Médicos ou 10% nas provas de residência do país. Caso todas as vagas não sejam preenchidas, o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros.

INCORPORAÇÃO DO PROVAB - Com a incorporação de 100% das vagas do Provab, o Ministério da Saúde quer assegurar às prefeituras permanência de médicos na Atenção Básica de suas cidades, uma vez que a iniciativa só dura um ano. Os profissionais do Provab poderão permanecer no Programa Mais Médicos por mais dois anos, desde que continuem na unidade de saúde em que já atuam, garantindo a assistência à população.

Esta integração amplia os perfis de médicos participantes do Mais Médicos. Além dos especialistas em Medicina de Família e Comunidade, o programa também deve atrair os recém-formados, que geralmente se interessam pelo bônus de 10% na prova de residência, e os profissionais que decidirem por permanecer na Atenção Básica.

“O Provab foi criado em 2011, justamente, para fazer uma oferta de integração ensino-serviço, oferecendo também bolsa e especialização em saúde da família para esses médicos atuarem na atenção básica em áreas com maior necessidade de vulnerabilidade. Os objetivos dos dois programas são coincidentes. Com a integração, o grande atrativo do PROVAB, a garantia de 10% pontuação para residência médica com um tempo determinado de um ano, agora será oferecida no Mais Médicos e será possível manter esses profissional por até três anos naquela comunidade, garantindo atendimento de qualidade”, destacou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Hêider Pinto.

O período para que os médicos do Provab confirmem a permanência no Mais Médicos será de 21 a 23 de janeiro. No dia 10 de abril, caso existam vagas remanescentes, será aberta chamada para brasileiros formados no exterior e no dia 5 de maio para médicos estrangeiros. Em 8 de junho, ocorrerá o módulo de acolhimento para esses médicos. Para dar continuidade da assistência à população serão lançadas, a cada trimestre, novas vagas aos municípios. Os municípios que atualmente não têm capacidade instalada poderão ser contemplados posteriormente.

BALANÇO Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Por meio da iniciativa, 14.462 mil médicos passaram a atender a população de 3.785 mil municípios, o equivalente a 68% dos municípios do país e os 34 Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs). Cerca de 50 milhões de brasileiros são beneficiados.

No eixo de infraestrutura, o governo federal está investindo na expansão da rede de saúde. São R$ 5,6 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e R$ 1,9 bilhão para construções e ampliações de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Das 26 mil UBS que tiveram recursos aprovados para construção ou melhoria, 20,6 mil (79,2%) estão em obras ou já foram concluídas. Em relação às UPAs, 363 já foram concluídas de um total de 943 propostas aprovadas.

Já as medidas relativas à expansão e reestruturação da formação médica no país, que compõem o terceiro eixo do programa, preveem a criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas até 2018 com o foco na valorização da Atenção Básica e outras áreas prioritárias para o SUS. Já foram autorizadas 4.460 novas vagas de graduação, sendo 1.343 em instituições públicas e 3.117 em instituições privadas, além da seleção de 39 municípios para criação de novos cursos. Em 2014, o governo federal autorizou 2.822 novas vagas de residência.

A abertura de novos cursos e vagas de graduação leva em conta a necessidade da população e a infraestrutura dos serviços – com isso, mais faculdades surgirão em localidades com escassez de profissionais, como no Nordeste e no Norte do país, e em cidades do interior de todas as regiões brasileiras.

Por Hortência Guedes, da Agência Saúde

Prefeitura de Patos convoca aprovados em concurso público



Os aprovados no Concurso Público 001/2014 da Prefeitura de Patos para as Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social estão sendo convocados pela Secretaria de Administração, para apresentarem suas documentações no Centro Administrativo Aderban Martins, localizado na Av. Horácio Nóbrega.

Os aprovados convocados terão de 19 de Janeiro de 2015 a 20 de Fevereiro de 2015, das 8h às 12h, para apresentarem, na sede da Secretaria de Administração, toda a documentação necessária para admissão, contida no edital.

De acordo com a secretária Edjane Araújo, a convocação imediata acontece para 294 concursados aprovados, sendo, 154 (cento e cinquenta e quatro) da Secretaria de Saúde, todos os 114 (cento e quatrorze) da Secretaria de Educação e todos os 26 (vinte e seis) da Secretaria de Desenvolvimento Social.

“É muito importante que cada candidato aprovado e convocado leia atentamente este primeiro edital de convocação, para que não haja falhas na entrega dos documentos e dos exames, que devem estar em envelopes separados, conforme explica o edital,” ressaltou.

De acordo com Edjane Araújo, essa primeira convocação equivale ao chamamento de 63% (sessenta e três por cento) dos aprovados. “Convocamos já nesse primeiro momento 100% (cem por cento) dos aprovados para os cargos das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social, os demais aprovados para as Secretarias de Administração e uma pequena parte da Saúde, serão convocados também de forma célere,” assegurou.

A secretária fez ainda, uma avaliação da realização do concurso, desde a aplicação das provas. “Essa organização e tranquilidade em todo o processo resulta de um planejamento responsável e minucioso. Se Deus quiser, como nos pediu a prefeita Francisca Motta, queremos realizar a primeira grande posse, já nas primeiras semanas de Março de 2015, recepcionando os novos servidores públicos, que trarão ainda mais excelência e qualidade ao trabalho da Prefeitura de Patos,” finalizou a secretária de Administração.

Confira na íntegra, o primeiro Edital de Convocação 001/2015: http://www.patos.pb.gov.br//images/arquivos/documentos/1421370037.pdf

Mentor da Liga Pela Paz fala sobre o cenário da educação e como melhorar os índices de aprendizagem



João Roberto de Araújo


João Roberto de Araújo, mestre em psicologia, autor de vários livros que trabalham a temática emoções, criador da Liga pela Paz, metodologia de ensino implantada em 19 estados brasileiros, já percorreu o mundo para beber na fonte as particularidades de cada cultura e assim fortalecer seus conhecimentos e defender como saída a educação emocional e social para os conflitos contemporâneos.

Durante sua visita à Paraíba (17 e 18 de dezembro 2014), oportunidade em que fez a entrega ao governador Ricardo Coutinho do relatório das atividades da Liga Pela Paz, tendo também na sua agenda proferindo palestra para educadores das 14 gerências de educação, o professor João Roberto de Araújo concedeu entrevista e falou sobre o futuro da educação pela emoção, índices de aprendizagem, mudanças e perspectivas da Liga na Paraíba.

Professor João Roberto de Araújo, que análise o senhor faz do cenário da Liga Pela Paz hoje no Brasil?

 João: É um cenário muito positivo, otimista, porque as lideranças políticas, educacionais percebem que a educação emocional e social é o maior desafio da educação nesse século. E, às vezes, isso é difícil de compreender. Nós ainda vivemos uma busca com pouca reflexão na direção de melhorar os índices de aprendizagem. Esta é a grande obsessão de uma liderança da educação ou de uma liderança política, seja o governo do estado, sejam os prefeitos ou os próprios gestores que estão nas escolas, que têm essa demanda muito forte. É preciso melhorar os índices de aprendizagem.  

É preciso que uma criança, que um aluno se desenvolva na linguagem matemática e em todos esses conteúdos de linguística. Isso é muito importante, ampliar a compreensão sobre o texto, escrever melhor, é preciso desenvolver a matemática, que não é somente números, é um desenvolvimento lógico no cérebro, na mente de nossas crianças. Então não devemos negar esse interesse da melhoria dos índices de aprendizagem, porque revelam uma melhoria na reflexão, no desenvolvimento das nossas crianças, de nossos adolescentes, nossos jovens.  

No entanto é preciso colocar uma pergunta muito importante: Como fazer para melhorar esses índices? Quais são as abordagens que a ciência já sinaliza como importantes para melhorar a aprendizagem em linguagem, em matemática, etc.?

Hoje temos a confiança, a segurança que o caminho mais seguro para uma criança aprender melhor qualquer conteúdo é o estado emocional dela. Isso vale para nós adultos também. Quando estamos emocionalmente melhores, desenvolvemos mais competências emocionais para lidar com a ansiedade, com o medo, a raiva, o ciúme. Quando aprendemos sobre as emoções que nos mobilizam mais, adquirimos uma competência para colocar, ao mesmo tempo, mais atenção nos conteúdos. Nas crianças esses estados emocionais ajudam a desenvolver aqueles tais índices de aprendizagem que são desejáveis.

As pesquisas científicas patrocinadas pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ) apontam que o melhor caminho para a criança aprender matemática, linguagem, dimensão lógica e cognitiva é melhorar o clima emocional da escola. Isso é um fato que estou sempre lembrando por que senão podemos correr o risco de ter tanta fome de melhorar os índices de aprendizagem e continuarmos patinando sem considerar o alicerce do desenvolvimento que são as emoções.

 A meta da Liga Pela Paz é criar uma cultura de paz nas escolas. Como criar essa cultura nas famílias que apresentam graves problemas de funcionamento?

João: Eu penso que a escola do futuro terá dois olhares para a educação. Um olhar para dentro, para a sala de aula, para a gestão interna da escola, para a pedagogia e para a didática. É o olhar convencional de melhoria do ensino-aprendizagem dentro da escola. Mas a escola do futuro terá também um olhar pra fora, para a comunidade, para a família, porque uma pergunta que devemos responder com mais consciência é quem educa a família? Nós sabemos que a família precisa de mais conhecimento. Ela tem um nível de desinformação muito grande e essa família é muito importante na educação de nossas crianças.

 Mas quem é responsável pela educação dessas famílias? São muitos os atores. Há o vereador do bairro, a associação do bairro, a mídia, que tem um papel muito importante, mas a escola não está fora da responsabilidade da educação de pais, de adultos de referência, que são os líderes dentro dessas famílias. E eu, inclusive, penso que está reservado para a escola o principal papel na educação da família. Só que nós precisamos estruturar a escola, dar condições para que ela possa olhar para fora.  

Hoje nós temos um professor sobrecarregado, às vezes, com as demandas de sala de aula. Ele não tem disponibilidade muito grande para planejar um processo de encontros com as famílias. Até por que as famílias têm horários de encontros diferentes dos horários dos filhos. Às vezes só podem no fim da tarde, ou à noite. Dessa forma eu imagino que a escola de futuro, além desse olhar pra dentro, terá também que desenvolver um olhar pra fora, que é o olhar de educação para a família e criar um corpo de profissionais (um pedagogo, um sociólogo, psicólogo, um assistente social, um comunicador etc) que tenha o papel de olhar para as famílias, mas que esteja no contexto da escola e que seja interface entre as famílias e o professor que está em sala de aula.

Hoje o trabalho com a família está muito eventual, muito esporádico, muito forçado e muito sofrido. Quando pensarmos, no futuro, em criar uma escola no bairro, no planejamento, refletiremos que ela precisará de professores para olhar para dentro, mas também de educadores para olhar para fora. Até mesmo a arquitetura da escola vai se repensada para poder ser o espaço que acolhe pais e mães, não apenas para convidá-los a puxar orelha em relação às dificuldades que os filhos têm. Por que hoje existe um trauma; quando um pai é avisado para ir à escola ele sofre porque o estão chamando para uma crítica em relação ao desempenho do filho. A escola tem que transcender esse processo e vencer esse grande desafio do diálogo comunidade-escola e conquistar parceria dos pais e das famílias que também tem essa responsabilidade. Mas o desenvolvimento das famílias não vai cair do céu. Vai sair da própria escola do bairro! Acredito que a escola seja a área mais privilegiada, mais legitimada para trabalhar com a família.

Que avaliação o senhor faz da culminância dos trabalhos da Liga Pela Paz na Paraíba?

João: Tivemos a experiência em 2014 quando os dados levantados pelos próprios educadores, em uma sistematização científica de pré-teste e pós-teste, demonstram resultados muito positivos, tanto na aquisição de habilidades emocionais e sociais quanto na redução de comportamentos problemáticos. Isso mostra que as respostas não são só em longo prazo, elas já aparecem hoje, no curto prazo. Nós temos nesse último informativo, que foi divulgado aqui na Paraíba, os dados da melhoria na aquisição de comportamentos habilidosos e a redução de comportamentos problemáticos.

O que vai acontecer daqui para frente, com a continuidade desse processo, é que isso vai se reverter em melhoria nos índices de  aprendizagem. Já temos uma resposta no sentido do aluno ser mais feliz, de conviver melhor. E isso vai redundar na melhoria da aprendizagem.

Quais as expectativas da Inteligência Relacional em relação à parceria com o Governo do Estado da Paraíba?

Pelos resultados obtidos em 2014, não só numericamente, mas pelo envolvimento e motivação dos educadores, a nossa expectativa é de que um esforço como esse tenha continuidade. Acreditamos que a educação emocional e social seja institucionalizada na rede e ampliada para outros alunos e, de forma particular, chegue às famílias e comunidade.


Marcos Eugênio

Sttrans revitaliza sinalização horizontal em ruas e avenidas de Patos

Diversas ruas e avenidas de Patos já receberam ações de revitalização de sinalização horizontal, com o objetivo de melhorar a visibilidade e condições de tráfego de condutores e pedestres. 

De acordo com a Sttrans, o trabalho que já chegou às avenidas Horácio Nóbrega, Solon de Lucena, Epitácio Pessoa, Felizardo Leite, Prado, Lima Campos e Antônio Feliz será ainda mais descentralizado.
A revitalização contempla a pintura de faixas de pedestres, redução de velocidade, pintura de lombadas, cruzamentos, revitalizando toda sinalização desgastada pelo uso e a ação do tempo ou do clima.
De acordo com o superintendente de Transito, Marcos Eduardo, essa é uma das grandes reivindicações da população e o Órgão vem trabalhando diariamente para que o trânsito melhore a cada dia. “Estamos atendendo as solicitações da população, pois a sinalização é muito importante para orientar novos e experientes condutores”, disse.
A Prefeita de Patos Francisca Motta, destacou a importância do trabalho que está sendo desenvolvido pela STTRANS, antecipando que já determinou a descentralização dos trabalhos. “Esse é um trabalho que precisa ser feito sempre. Tudo que tem grande uso do povo precisa também de manutenções periódicas. Já pedi ao superintendente Marcos para que os trabalhos sejam descentralizados e o mesmo irá iniciar também, em bairros como Jatobá e Monte Castelo,” finalizou. 

Palloma Pires

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Paraíba imuniza mais de 56 mil meninas com a segunda dose da vacina HPV



A Paraíba já imunizou 56.246 meninas com a segunda dose da vacina contra o papilomavírus humano (HPV), com uma cobertura de 56,55%, acima do índice da cobertura nacional, que é de 55,57%. A realização da segunda dose aconteceu em setembro do ano passado em escolas e unidades de saúde. A vacina quadrivalente foi introduzida ao Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde para meninas de 11 a 13 anos de idade em 2014. A ampliação do calendário foi realizada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Na Paraíba, a aplicação da 1º dose ocorreu em março nas escolas de todo o Estado, que ultrapassou a meta estipulada de imunizar 80% do público alvo, alcançando 98,69% (97.560 meninas).

De acordo com o enfermeiro do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Edson Lira, a faixa etária com menor cobertura é a de 12 anos de idade, com 54,94%, seguida da de 13 anos, com 69,06%. Edson ressalta que esse número pode não ser real, pois 14 municípios ainda não informaram ao sistema as doses aplicadas na segunda etapa da vacinação. “Além disso, existe o fato de que na aplicação da primeira dose tivemos êxito e boa aceitação, principalmente por a vacina ter sido realizada nas escolas, que são os locais mais fáceis de encontrar essas meninas de 11 a 13 anos. Já pra segunda dose, os municípios ficaram com a opção das escolas ou unidades de saúde, o que dispersou um pouco essas meninas”, explicou.

O Núcleo Estadual de Imunização está novamente reforçando junto aos municípios a necessidade de agilizar a alimentação do sistema e, consequentemente, aumentar a cobertura vacinal. “Novas estratégias deverão ser discutidas junto as Gerências Regionais de Saúde e municípios para que possamos alcançar na segunda fase o mesmo êxito alcançado na primeira etapa. Além disso, é importante que as meninas se conscientizem para a procura da segunda dose da vacina. Quando tomaram a primeira dose, elas receberam um cartão-lembrete com a data para tomar a segunda [dose]. Então, elas devem procurar se informar na própria escola sobre onde podem receber a vacina”, concluiu Edson.

Vacina – É administrada por via intramuscular (injeção de apenas 0,5 ml em cada dose) e confere imunidade contra os tipos 6,11,16 e 18. Para receber a dose, a adolescente deve apresentar o cartão de vacinação com documento de identificação.

Cada uma deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose. A vacina HPV pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação do PNI, sem interferências na resposta de anticorpos a qualquer uma delas.

A vacina contra o HPV apresenta eficácia de 98,8% contra o câncer de colo de útero, porém não substitui a realização do exame preventivo, o Papanicolau, nem o uso de preservativos.

HPV – É um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio da relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no parto. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os vírus 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer de colo de útero. Aproximadamente 0,5% das mulheres contaminadas pelo vírus desenvolvem o tumor. Se houver tratamento adequado, é possível prevenir a doença em 100% dos casos.


Secom

Polícia prende estudante que cultivava maconha no quintal de casa


Policiais da 3ª Companhia do 10º Batalhão da Polícia Militar cumpriram um mandado de busca e apreensão, nessa quarta-feira (14), na casa de um estudante de biologia que cultivava maconha no quintal de casa, no bairro Pedro Perazzo, na cidade de Areia.

Fernando Henrique Lins Albuquerque Gomes, de 27 anos, foi preso em flagrante após os policiais encontrarem a plantação de maconha, uma pequena quantidade embalada e alguns acessórios para consumo de drogas.

De acordo com o tenente Oseias da Costa, comandante do policiamento local, a polícia já havia recebido algumas informações sobre o cultivo dos entorpecentes no local e após a expedição do mandado judicial foram constatadas as denúncias.

O estudante foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil, no município. 

Secom

Ricardo visita ensaio de jovens do Prima que participarão de festival de Música em Santa Catarina




O governador Ricardo Coutinho e a vice-governadora Lígia Feliciano acompanharam, na manhã desta quarta-feira (14), o último ensaio dos alunos do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima), que vão representar a Paraíba no Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) neste mês. Os alunos viajam na próxima sexta-feira para a cidade de Jaraguá do Sul, onde vai acontecer o evento.

A Paraíba terá a 3ª maior comitiva do país no Festival, com 28 jovens músicos dos municípios de Cebedelo, João Pessoa, Santa Rita, Patos, Catolé do Rocha, Itaporanga e Cajazeiras. Durante 15 dias, eles terão aulas com nomes internacionais da música clássica e se apresentarão à noite no Festival. Professores e alunos do projeto deram depoimentos sobre o que representa o projeto Prima na vida deles, emocionando todos os presentes ao ensaio.

Os alunos realizaram apresentações individuais e da orquestra de cordas com peças da música clássica e também conversaram com Ricardo Coutinho, o secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, e o Coordenador do Prima, Milton Dornelas, sobre a experiência de participar do projeto.  

Ricardo Coutinho destacou que o Prima é a realização de um sonho, e que se sente realizado em ver que os jovens estão abrindo portas em outras orquestras, na UFPB e em festivais. "Esse é um vigoroso projeto social de inclusão social através da música que vai viver esse grande momento no Festival de Música Clássica de Santa Catarina. É uma satisfação muito grande ver que os jovens estão sendo incluídos na sociedade não apenas tocando um instrumento, mas viver em sociedade e encarar a vida com mais disciplina e seriedade", declarou.    

Alguns jovens do programa Prima de Cabedelo estão ingressando na Orquestra Jovem da Paraíba e em cursos de extensão de Música da UFPB. "Essa é uma experiência exitosa na qual quem participa do programa melhora o rendimento educacional, interpessoal e disciplinar. Em todas as orquestras, vemos que a paixão e dedicação à Música vão abrindo caminhos, como na Orquestra Sinfônica Jovem e no curso de Música da UFPB", completou o governador. 

A vice-governadora Lígia Feliciano disse que ficou emocionada em ver jovens tão envolvidos com a Música. "O Prima está transformando a vida das crianças e jovens que, além de melhorarem na escola, ainda estão ajudando a divulgar a nossa cultura", pontuou.     

A jovem Daiane Roque, de 17 anos, que mora na rua da Fortaleza de Santa Catarina, aprendeu a tocar Clarinete há 2 anos na orquestra do Prima, em Cabedelo, e já está decidida a seguir na Música.  Ela conta que não sabia tocar nenhum instrumento, mas se interessou quando acompanhava o ensaio de outros jovens e se sentia emocionada.  Este ano, ainda no 2º ano do Ensino Médio, Daiane fez o Enem para Música e acredita que vai realizar o sonho de fazer o curso na UFPB. "Encontrei na música uma profissão e quero me profissionalizar na UFPB e ingressar numa grande orquestra", afirmou.

Daiane confessou que está ansiosa em participar do festival de Santa Catarina e ter a oportunidade de aprender com os grandes nomes da música clássica e tocar para um grande público. "O projeto Prima significou uma grande mudança na minha vida, pois não sabia o que fazer, e vejo a música como minha profissão”, disse.

O professor de Música Erivaldo Ferreira afirmou que o Prima é um exemplo de que o que falta para muitos jovens que seguem por caminhos errados é  uma oportunidade. "Esse é um projeto que abre muitas portas, pois um jovem de baixa renda não teria condições de tocar um instrumento como violoncelo, clarinete ou violino, que são caros e elitizados. O projeto quebra isso, e vem tendo um reflexo positivo não apenas pelo jovem aprender a tocar um instrumento, mas por melhorar o seu desempenho escolar e a relação familiar", destacou.  

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