Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 23 de junho de 2012

Cultura Inglesa se transforma em grande arraial

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A família Cultura Inglesa, professores, funcionários, alunos e seus pais se reuniram na manhã deste sábado para a entrega dos certificados de conclusão do semestre. Um grande arraial se formou no auditório, ao som do autêntico forró pé-de-serra, puxado pelo sanfoneiro Zé Nilton e trio.

Não faltaram milho verde, pamonha, canjica, pé-de-moleque, bolo de milho, de mandioca, enfim as comidas típicas regionais para degustação de todos. A professora Camila Lucena, com muita desenvoltura, conduziu a quadrilha junina. Muitos brindes foram sorteados.

A Cultura Inglesa entrou definitivamente no clima dos festejos juninos, desde sua ornamentação, passando pela culinária, dança e muito forró, vivenciando assim a principal festa do povo nordestino, a que melhor traduz toda sua tradição.(Marcos Eugênio)

Governo do Estado lança PBVest 2012 com 6 mil vagas, 200 para Patos

O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou ontem sexta-feira (22) o edital de inscrições do Projeto Pré-Vestibular Social do Governo do Estado da Paraíba (PBVest). As inscrições poderão ser realizadas a partir desta segunda-feira (25) até o 6 de julho pelo site www.pbvest.pb.gov.br.

Este ano estão sendo oferecidas seis mil vagas para alunos que estão cursando a 3ª série do Ensino Médio em escola pública ou que tenha concluído o Ensino Médio em escola pública do Estado da Paraíba.

O candidato deverá informar no ato da inscrição obrigatoriamente número de RG e CPF e optar pelo município em que pretende fazer o curso. As aulas ocorrerão aos sábados no período de 21 de julho a 27 de outubro em horário integral.

Além do número de vagas, que aumentou de 5 mil para 6 mil neste ano em relação a 2011, e do número de municípios atendidos que passou de 23 para 28, outra novidade do curso é que as aulas serão online, com a presença de monitores nas salas para sanar as eventuais dúvidas dos alunos sobre os conteúdos apresentados.

Onde – O curso será oferecido nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Araruna, Cuité, Itabaiana, Alagoa Nova, Picuí, Nova Floresta, Serra Branca, Monteiro, Patos, Água Branca, Juru, Princesa Isabel, Pombal, Itaporanga, Catolé do Rocha,  Sousa, Cajazeiras e Cruz do Espírito Santo, Mamanguape, Pedras de Fogo, Sumé, Alagoa Grande, Taperoá e Piancó.

De acordo com o secretário de Estado da Educação Harrison Targino, o curso objetiva reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos das escolas da rede pública de ensino e egressos do Estado da Paraíba, que concorrerão às vagas dos cursos de graduação através de exame vestibular ou de outros processos seletivos.

Selecionados – A matrícula dos candidatos selecionados será realizada nos dias 9 e 10 de julho, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na unidade educacional em que irá cursar o PBVest. Os retardatários farão suas matrículas no dia 11 de julho no mesmo local e horário. No dia seguinte (12), será feita a chamada dos alunos que estão na lista de espera para preenchimento das vagas remanescentes através de e-mail, e no dia 13 estes alunos farão a matrícula nos locais escolhidos para assistir as aulas.

Material didático – Os alunos receberão quatro módulos impressos durante o curso. Segundo o coordenador do PBVest, professor Américo Falcone, o material foi totalmente renovado e direcionado para o conteúdo aplicado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cidades e respectivos locais das aulas
MUNICÍPIO
ESCOLA
Número de Vagas
01)JOÃO PESSOA
JOSÉ LINS DO REGO
250
02)JOÃO PESSOA
CPDAC
250
03)JOÃO PESSOA
LYCEU
250
04)JOÃO PESSOA
LYCEU (C.F.O.)
50
05)JOÃO PESSOA
LYONS TAMBAÚ
200
06)CAMPINA GRANDE
HORTENCIO RIBEIRO
250
07)SANTA RITA
ENÉAS CARVALHO
200
08)GUARABIRA
ANTENOR NAVARRO
200
09)ARARUNA
BENJAMIM MARANHÃO
200
10)CUITÉ
ORLANDO VENÂNCIO
200
11)ITABAIANA
DR. ANTONIO BATISTA SANTIAGO
200
12)ALAGOA NOVA
PROF. CARDOSO
200
13)PICUÍ
PROF. LORDÃO
200
14)NOVA FLORESTA
JOSÉ  ROLDERICK DE OLIVEIRA
150
15)SERRA BRANCA
CÔNEGO  JOÃO M. PEREIRA
150
16)MONTEIRO
SANTA FILOMENA
200
17)PATOS
Dr. DIONÍSIO DA  COSTA
200
18)ÁGUA BRANCA
EEEFM JOSÉ NOMINADO
150
19)JURÚ
AMÉRICAFLORENTINO
150
20)PRINCESA ISABEL
Nª SENHORA DO BOM CONSELHO
150
21)POMBAL
ARRUDA CÂMARA
200
22)ITAPORANGA
ADALGISA TEÓDULO
200
23)CATOLÉ DO ROCHA
ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO
200
24)SOUSA
CENTRO DE ENSINO
250
25)CAJAZEIRAS
MONSENHOR CONSTANTINO
250
26)CRUZ DO ESPÍRITO SANTO
FERNANDO M ILANEZ
200
27)MAMANGUAPE
SENADOR RUI CARNEIRO
100
28)PEDRAS DE FOGO
GETÚLIO CESAR RODRIGUES
150
29)SUMÉ
PROF. JOSÉ G. DE QUEIROZ
150
30)ALAGOA GRANDE
ESCOLA ESTADUAL DEMONSTRAÇÃO
150
31)TAPEROÁ
FÉLIX DALTON
200
32)PIANCÓ
ESCOLA NORMAL SANTO ANTONIO
150

TOTAL
6000

 Secom-PB

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Município celebra São João 2012 neste sábado

Foto:Marcos Eugênio
Não deixando passar a ocasião em branco, o município de Quixaba, através de sua Prefeitura Municipal, estará realizando neste sábado, 23, véspera de São João, o “São João Acendendo a Fogueira”, seu festejo junino em 2012.

Já tendo promovido os festejos típicos do mês em suas escolas e creches, através do empenho de suas secretarias, o município aproveita a ocasião para celebrar o festejo direcionado para toda a cidade. Aécio Flávio e “Forrozão Bom Sossó”, a partir das 18h, em praça pública, estarão dando o tom musical que conduzirá a cidade no embalo do arrasta-pé. 

“Atendendo pedidos dos filhos de Quixaba, principalmente os que moram fora e desejam passar este período em sua terra natal na companhia de seus familiares e amigos, a Prefeitura decidiu, mediante o custo relativamente baixo, celebrar este festejo tão característico do mês de junho, que é o São João, para satisfação da comunidade”, disse o Prefeito Júlio Cesar.

Eduardo Nóbrega

Juiz obriga prefeito a repintar prédios públicos com o próprio dinheiro


O prefeito de Palestina de Goiás, região sul do estado, vai ter de pagar com o próprio dinheiro a pintura de bens públicos da cidade. A decisão foi do juiz Thiago Casteliano Lucena de Castro. Ele aceitou o pedido do Ministério Público (MP), que moveu uma ação depois que o prefeito Eduardo Talvani de Lima Couto (PSC) pintou de verde, cor de seu partido político, alguns prédios do município e também colocou lâmpadas verdes nas ruas da cidade. O prefeito nega a acusação e afirma: “Gosto da cor verde. Sou ambientalista”.

Em entrevista ao G1, o prefeito Eduardo Talvani, disse que a acusação não procede. “Acusaram-me de pintar a Câmara, mas quando assumi a prefeitura o prédio já era verde. Também disseram que pintei o destacamento da Polícia Militar, mas não foi eu. O prédio da rádio comunitária também não foi eu quem pintou e reformou. A única reforma que fiz foi na prefeitura e no coreto. Pintei de verde, mas não escolhi por causa do partido, até porque o tom [da cor] não é o mesmo. Não existe isso de cor do partido”, alega.

Em relação às lâmpadas verdes, o prefeito Eduardo explica: “Não vinculei uma coisa a outra. As lâmpadas, coloquei em apenas uma praça, eu fiz dez praças e coloquei as lâmpadas verdes só em uma. E foi para padronizar com a prefeitura”.

Para o juiz Thiago Casteliano, houve violação dos princípios da administração pública. “Não se desconhece que o administrador público, no exercício de cargo eletivo majoritário, procura ocupar espaço, inclusive plasmando na mente da população sua marca, seu estilo, muitas das vezes mediante alteração estética dos bens públicos. Mas daí pintar de verde, indistintamente, todos os bens públicos móveis e imóveis, que estão ao seu alcance, com as cores do partido e da sua campanha, ultrapassa o limite do razoável violando, em tese, o princípio da impessoalidade, na medida em que institui como política pública a publicidade pessoal”, destaca o magistrado.

O prefeito ganhou prazo de 15 dias para fazer as mudanças. E, caso não faça, pode ser multado em R$ 4 mil por dia. Eduardo Talvani informou que vai recorrer da decisão.

G1

Os Nonatos e Assum Preto fazem show no Maior São João do Mundo nesta sexta

 O palco do Maior São João do Mundo vai receber na noite desta sexta-feira, 22 de junho, o que há de melhor no contexto musical nordestino: a dupla Os Nonatos. No rol de boas atrações também estão o cantor Assum Preto, Luizinho Calixto, a banda Forró Safado e o Grupo Folclórico Acauã da Serra.

O show dos Nonatos estava previsto para o dia 26 de junho, mas a organização do evento transferiu a apresentação da dupla para esta sexta.

A transferência reforçou a qualidade da programação, gerando uma expectativa de público com mais de 80 mil pessoas no Parque do Povo, neste dia 22 de junho.

Os shows no palco principal estão previstos para começar a partir das 21h30.

Os Nonatos- Em 20 anos de carreira Os Nonatos projetou-se no seleto grupo dos grandes nomes da música regional graças ao talento dos poetas Nonato Neto e Nonato Costa que compõem e cantam músicas com letras e melodia de alto grau de qualidade. Suas canções já foram gravadas por artistas como Flávio José, Waldonys, Vicente Nery, Amazan e mais 35 bandas de forró.

No repertório dos Nonatos poemas em forma de música, a exemplo de ‘Sem Céu e Sem Chão’, ‘Ponto G’, ‘Amar Seus Defeitos’, ‘Metamorfose’, ‘Um Nós Por Dois Eus’, ‘Difícil Demais’, ‘Ponto Final’, ‘Encontrei em Você’.

Irreverência no forró- O cantor Assum Preto, que agora segue carreira solo depois de fazer parte da banda Brasas do Forró, conquistou o sucesso cantando um forró extremamente animado, no estilo forró de vaquejada. O show do cantor é garantia de agitação total, com um repertório de músicas que caíram no gosto do público.

A banda Forró Safado, tem no comando vocal Shylton Fernandes, o compositor campinense do hit de mais sucesso na atualidade ‘Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha’.

Assessoria

Nabor abre último São João de seu governo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Marcos Eugênio
Foi aberto na noite desta quinta-feira 21 o último São João de Patos-PB do governo Nabor Wanderley. Diferentemente de anos anteriores, a atração de abertura não pôde contar com a presença de Pinto do Acordeon, que volta aos palcos do Terreiro do Forró neste sábado. “Olha pro céu meu amor” ficou por conta de Luiz Bento, de Santa Luzia-PB, que agradou ao público por seu estilo e voz muito parecidos com os de Gonzagão, homenageado da festa (centenário de nascimento) que terá duração de dez oito dias.

Discursaram o deputado federal Hugo Motta e o prefeito Nabor. Este mais uma vez agradeceu a vinda dos turistas e os patrocinadores que acreditam no evento junino realizado por Patos. “O São João de Patos não pertence a prefeito A ou B e sim ao povo”. Com essas palavras Nabor convidou Luiz Bento para sua apresentação, que teve um repertório recheado de sucessos do Rei do Baião, essência de seu CD que está sendo divulgado, “Luiz canta Luiz”.

Na primeira noite da festa junina de Patos, cuja programação acontece também do Terreirinho do Forró à tarde e início de noite, localizado na Praça Getúlio Vargas, cantaram Garota Safada, Gê Maria e Zé Nilton. Nesta sexta-feira o evento será animado por Teinha do Forró, Tarsio e Heitor, Espora de Ouro e Forro Pegado.

Arquivo do blog