Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 5 de outubro de 2013

“Patos Pra Frente” é marcado por intensa participação da população


Entre as ações e serviços realizados durante toda sexta-feira, 4, no Bairro Monte Castelo, o atendimento administrativo por parte da Prefeita Francisca Motta, seja nas ruas ou no Gabinete instalado na sala da diretoria da Escola Municipal Sizenando Flórido foi bastante procurado. 

Para a Prefeita o objetivo principal do programa é ouvir as pessoas, cidadãos que em alguns momentos precisam solicitar pleitos ou esclarecer dúvidas especificamente com a gestora. “Fiquei muito feliz com a receptividade e a confiança no trabalho que estamos desempenhando aqui no Monte Castelo. Desde a hora que cheguei as pessoas estão nos procurando sobre os mais diferentes assuntos da administração e isso mostra que a população do Monte Castelo está atenta e sabe o que precisa,” destacou a gestora. 

A moradora Diana Cavalcante avaliou a receptividade e resolutividade do Patos Pra Frente. “Fui muito bem recebida, graças a Deus foi muito bom conversar hoje com a Prefeita através do Patos Pra Frente, pois  fica muito mais fácil, principalmente para uma dona de casa que não tem tempo se deslocar até a sede da Prefeitura, marcar, esperar reuniões. Na verdade, a Prefeita veio até a minha porta, apesar do número de pessoas para serem atendidas, uma vez que o bairro é muito grande o atendimento foi rápido e ótimo”,  avaliou Diana Cavalcante. 

Ainda de acordo com a Prefeita Francisca Motta, na próxima semana cada secretário irá enviar ao gabinete um relatório com o número de atendimentos executados por cada pasta, durante o “Patos Pra Frente”. 

Assessoria

Em meio ao Outubro Rosa RC dá ordem de serviço para construção do Centro de Oncologia

RC e Gerusa

Apoiadores da 6ª GRS



Marcos Eugênio


Em meio a tantas manifestações na cidade de Patos em torno da campanha mundial do Outubro Rosa, movimento que envolve a sociedade na conscientização e prevenção do câncer de mama, o governador Ricardo Coutinho assinou no final da tarde desta sexta-feira 4 a ordem de serviço para a construção da obra mais importante de seu que governo para esta cidade e região, o centro de oncologia, que deverá ser entregue até o meio do próximo ano.

O governador fez longo discurso, um retrospecto e análise de sua gestão. Concentrou suas palavras especialmente no centro de oncologia, investimentos nesse serviço de alta complexidade, mas, principalmente na qualidade de vida que ele possibilitará aos pacientes de cerca de 90 municípios, inclusive de PE, RN. Ele lembrou do sofrimento de quem precisa enfrentar tratamento fora domicílio em cidades distantes e que essa obra virá justamente para dar maior dignidade e qualidade de vida a essas pessoas.

Durante a cerimônia o secretário estadual de saúde, Waldson de Sousa, anunciou a conquista pela Paraíba, através do Ministério da Saúde, de mais R$ 1,1 milhão para aquisição de mais equipamentos para os serviços de oncologia. O secretário citou avanços na saúde paraibana, com destaque para Patos. “Temos que comemorar as mais de 2.500 mamografias realizadas pela Maternidade Dr. Peregrino Filho, os 210 mil atendimentos realizados pelo Hospital Regional de 2011 a 2013”.

Quem mais comemorou a assinatura da ordem de serviço foi o grupo Amigas Viva a Vida. Sua coordenadora, Gerusa Delfino também falou ao público e fez o resgate de parte da luta empreendida por essas mulheres, a maioria ex-pacientes de câncer, que conseguiram vencer a dor, as dificuldades de acesso ao tratamento, a exemplo das e traumatizantes idas e vindas à Capital, e hoje, como voluntárias, veem que seu principal sonho está caminhando para ser concretizado. Falou também da casa de apoio a pacientes com câncer que está sendo erguida, parceria com a Prefeitura e iniciativa privada, próximo ao Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro.

Ricardo Coutinho falou com a imprensa patoense que fez alguns questionamentos, a exemplo da data da nova Ponte do Jatobá. Disse que já determinou ao DER fazer as vias de acesso à ponte. “Não vou fazer serviço pela metade. Se ninguém quer fazer eu faço”, uma afirmativa direcionada ao município, já que a Prefeitura até o presente não teve iniciativa de preparar esse acesso das ruas próximas.

Sobre a Escola Técnica da Paraíba de Patos Ricardo Coutinho explicou que está para fechar acordo com a UEPB, que receberia uma ampla escola do Estado e o prédio onde funciona a Universidade iria receber os cursos técnicos, a exemplo do de tecnologia da informação.

O gerente regional de Saúde, José Leudo, que assinou a ordem de serviço de construção do Centro de Oncologia, como testemunha, falou desse marco historio para o Sertão paraibano, enaltecendo o compromisso do governo com um projeto que terá importantes reflexos para quem precisa de atendimento especializado. “São muitos recursos para Patos através desse Centro, mas o que nos deixa mais felicidades será a qualidade de vida dessas pessoas”, comentou.




sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Renda Renascença recebe selo de Identificação Geográfica do Cariri Paraibano


A IG ajuda a manter os padrões de qualidade do produto e impede que outras pessoas utilizem indevidamente o nome da região em produtos ou serviços

A expressão “vinho do Porto” designa a qualidade do produto pelo lugar que foi fabricado. Para um produto chegar nesse nível existem controladores como o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A Paraíba ganhou o segundo selo do Estado através do INPI, em setembro deste ano. A partir de agora, todos conhecerão a potência da Renda do Cariri Paraibano. É a renda Renascença, que recebeu o certificado de Indicação Geográfica (IG).

O registro conferido pelo INPI à região do Cariri foi publicado na edição nº 2229 da Revista da Propriedade Industrial (RPI). O primeiro grupo paraibano seleto a ganhar o selo foi de artesãs dos produtos têxteis de algodão naturalmente colorido da Paraíba.

Segundo o gestor do projeto de artesanato do Sebrae em Monteiro, João Jardelino, a Indicação beneficiará o Cariri como um todo. “A partir desse deferimento, o nome Cariri paraibano será difundido no mundo, beneficiando as rendeiras e também o turismo e a gastronomia”, comentou. Ele acredita que a aquisição do selo provocará um impacto social na região porque a atividade frequentemente é a única que garante renda às mulheres.

“A Renascença é tradição secular e queremos mantê-la. Esse selo vai abrir mercados e proporcionar novas possibilidades de negócios. Por ser um trabalho artesanal com apelo forte no mercado internacional, principalmente no europeu, surgirão mais oportunidades. Esse processo vai conferir uma proteção contra falsificações ou denominações inapropriadas”, disse Jardelino.

O selo, além de um reconhecimento, é uma ferramenta legal. As cidades que integram a delimitação geográfica que podem receber o selo são Congo, Prata, Sumé, Monteiro, Zabelê, Camalaú, São Sebastião do Umbuzeiro e São João do Tigre. O Conselho das Associações, Cooperativas, Empresas e Entidades vinculadas a Renda Renascença do Cariri Paraibano (CONARENDA) é a entidade responsável pelo IG.

Ele abrange as associações e cooperativas de renda Renascença da região do Cariri, que fazem parte da delimitação geográfica. A presidente da CONARENDA, Núbia Pinheiro, disse que as rendeiras estão realizadas. “Foi uma honra sermos escolhidas. É o reconhecimento de todos esses anos do nosso trabalho”, comentou. Elas se reunirão em breve para decidir o dia de receber o certificado em Brasília. Com ele, elas pretendem colocar etiquetas com o selo nas peças ainda este ano.

Lucro – A expectativa é que o selo traga também um aumento na renda financeira das artesãs. Inseridas nas associações e cooperativas, estão cerca de 500 famílias. A remuneração média mensal é de R$400. O objetivo é que as rendeiras alcancem um salário mínimo. A certificação do INPI terá um impacto significativo para atingirem esse objetivo.

A parceria com o Sebrae é antiga. A partir do Projeto Renda Renascença, desenvolvido pelo Sebrae em Monteiro, capacitando essas mulheres na parte técnica e gerencial, como também estimulando o acesso a novos mercados, a remuneração recebida pelas rendeiras aumentou consideravelmente.

Certificado - A IG é um certificado que atesta a procedência regional e a qualidade de um produto, garantindo proteção e diferenciação no mercado. Isso porque, ao delimitar a área de produção e restringir o uso do produto aos produtores da região (normalmente reunidos em entidades representativas), a IG ajuda a manter padrões de qualidade. Impede que outras pessoas utilizem indevidamente o nome da região em produtos ou serviços.

A introdução da Renascença na Paraíba se deu através da artesã Elza Medeiros, natural do município de São João do Tigre. Lala, como era chamada, conheceu a arte de fazer renda pela amizade com uma moça chamada Mara Pastora, que aprendera o ofício artesanal com freiras francesas na cidade de Olinda (PE). As duas fizeram as primeiras rendas da Paraíba, há mais de um século.

Candidato a Presidência do PT Nacional Paulo Teixeira vem a Patos mostrar suas propostas para o futuro da legenda


O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) candidato a presidência Nacional do Partido dos Trabalhadores no PED-2013 (Processo de Eleições Diretas do partido no país, vem a cidade de Patos, neste sábado, (05/10) ás 9 horas, para um debate na Associação Comercial. Estará participando deste encontro, o deputado federal Luis Couto (PT-PB) e do vereador Fernando Jucá (PT-Patos) além de militantes da legenda petista.

Com a tese “ O PT LIDERAR UM NOVO CICLO DA REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA  “O deputado Paulo Teixeira acredita que as atuais manifestações do povo brasileiro, busca um processo de aceleramento das mudanças no país. As manifestações são parte indissociável do processo de ascensão social. Não pediram a volta ao passado. Pediram sim o avanço para um futuro de mais direitos, mais democracia, e mais conquistas sociais.

O vereador Fernando Jucá aguarda a participação dos petistas de Patos e região para esse debate, que será de extrema valia para um maior conhecimento dos militantes do PT dos pensamentos dos candidatos a presidência da legenda a nível nacional

PERFIL
Conheça mais o candidato petista: Luiz Paulo Teixeira Ferreira, mais conhecido como Paulo Teixeira 
Pertencente ao  PT, elegeu-se deputado estadual paulista em 1994 e 1998. Exerceu os cargos de Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo (2001-2004) e Diretor-Presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo - COHAB (2003-2004).
Em 2004 é eleito vereador da cidade de São Paulo. Desde 2007 exerce o mandato de deputado federal pelo estado de São Paulo, eleito consecutivamente em 2006 e 2010. Na Câmara dos Deputados, foi líder do PT na casa em 2011.
É graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Ascom/Fernando Jucá

Outubro Rosa: Colégio Evolução trabalha a prevenção do câncer de mama





O Colégio Evolução realizou ontem (quinta-feira 03) uma importante mobilização envolvendo alunas e funcionárias, dentro da programação do Outubro Rosa, movimento mundial que luta contra o câncer de mama. O tom dos discursos foi a necessidade da mulher fazer a prevenção da doença que mata mais de 12 mil ao ano somente no Brasil, com mais de 50 mil novos casos anualmente, segundo estatísticas do INCA – Instituto Nacional do Câncer.

“Temos diversos projetos que buscam a preservação da saúde de toda a família Evolução, como também do Colégio Gente Inocente. É uma responsabilidade que todos devem assumir para que tenhamos uma sociedade mais saudável. O Outubro Rosa é um movimento que nos faz refletir sobre um problema que atinge o mundo e que precisa também que os governos se comprometam em oferecer atenção à mulher, com exames periódicos, a exemplo da mamografia, que consegue detectar o câncer em seu princípio, facilitando sua cura”, disse Francinete Vieira, diretora.


O ranking do câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aponta que o de mama é responsável por 22% dos casos da doença entre mulheres e homens. A sua prevenção e detecção precoce é a justificativa para a tonalidade emprestada ao mês de Outubro. Outubro Rosa é o nome dado ao movimento de amplitude mundial, criado nos Estados Unidos, que objetiva informar e conscientizar acerca da doença e da importância de se diagnosticar o tumor precocemente, aumentando, assim, as chances de cura (estima-se que quando o tumor é detectado com menos de 2cm de diâmetro, a probabilidade chega a 95%). A cidade de Patos vive intensa programação alusiva ao Outubro Rosa. 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Prefeita de Patos recebe diretoria do Esporte Clube de Patos



A prefeita de Patos Francisca Motta, recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira, 1 de outubro, membros dirigentes da diretória do Esporte Clube de Patos, equipe campeã da 2º divisão do Campeonato Paraibano 2013.

Durante o encontro a prefeita Francisca Motta, reafirmou o seu compromisso de apoio às equipes de futebol do Município, sobretudo, ao incentivo de todo e qualquer esporte. “Fico muito feliz pela conquista alcançada pelo time, e claro, pela alegria do patoense que voltará a assistir aos clássicos do Esporte e Nacional. Sobre a formação de parcerias, nós apoiamos e sempre apoiaremos as equipes de Patos, independente de qualquer modalidade”, comentou.

De acordo com o técnico do Esporte Clube, Marcos Nascimento, o resultado e muito positivo, uma vez que além do acesso a divisão principal do campeonato, a equipe conseguiu também, o título de campeão. “É um resultado importante não somente para o Clube, mas para a cidade de Patos que contará com mais uma equipe na disputa do Campeonato Paraibano, se igualando a cidade de Campina Grande”, disse.

Para o dirigente do Clube, Marcos César, o resultado alcançado é fruto de um trabalho responsável assumido pela diretoria. “Devemos os nossos agradecimentos à cidade de Patos, em especial ao torcedor que nos acompanhou durante todo trabalho desenvolvido, sem esquecer também, dos nossos parceiros, a exemplo da Prefeitura, que foram fundamentais para garantir a equipe no campeonato. O grande desafio agora é aproveitar essa base e reorganizar o time para o ano de 2014”, afirmou.

Coordecom

Festival de Cinema cadastra escolas e estudantes de Patos


Escolas (públicas e particulares) da cidade de Patos ainda podem fazer os cadastros de turmas de alunos para participarem da mostra infantil do 7º Festival Cinema com Farinha, que ocorre no auditório da Fundação Ernani Sátyro, no período diurno (manhã e tarde), nos dia 17 e 18 de outubro.

Com o limite estabelecido pelo espaço do auditório será necessária a confirmação da quantidade de alunos envidados pela escola para a mostra. Professores e diretores interessados em levar seus alunos gratuitamente para as sessões de cinema devem realizar uma reserva na secretaria da Rádio Espinharas, através de Val ou Alais.

Além da mostra infanto-juvenil, as escolas também podem inscrever seus alunos como jurados das mostras competitivas de filmes.  Serão selecionados 50 jovens da cidade, com faixa etária de 14 a 20 anos, para participar do Júri Popular do Festival. Esta equipe será uma amostra representativa do público que irá julgar e premiar os melhores filmes em cada categoria.

Os jovens selecionados participarão de oficinas de cinema e receberão kits padronizados do evento. Cada escola pode inscrever até 5 alunos.

O 7º Festival Cinema com Farinha, que será realizado entre os dias 16 e 19 de outubro, na cidade de Patos. Com o caráter competitivo para as produções de curta-metragem brasileiro, o festival traz a proposta de levar ao grande público, significativa mostra da produção cinematográfica brasileira e internacional, através do cinema.

Informações com a produtora Alaís Cavalcante (83) 88359007.

Assessoria

Tentativa de assalto à agência do BB de São Mamde

Criminosos tentaram assaltar na madrugada desta quinta feira desta (03) a Agência do Banco do Brasil de São Mamede na região do Vale do Sabugi. As informações dão conta que os bandidos chegaram a acionar os explosivos na agencia, mas a ação teria sido frustrada. 

De acordo com as primeiras informações, um vigilante noturno foi surpreendido com vários homens fortemente armados com fuzil, revolveres e pistolas de grosso calibre que atiraram contra o vigilante.

Os assaltantes estava em um veiculo  Parati de cor preta e vidros escuros de placa não identificada e fugiram de sentido a cidade vizinha de Santa Luzia. 

A Policia foi acionada e varias viaturas da cidade de Patos e Santa Luzia realizaram diligencias pela cidade atrás dos meliantes, essa foi a terceira vez que bandidos assaltam ou tentam assaltar agencia do Banco do Brasil de São Mamede.

Neste momento vários policias fazem a seguranças do banco pois a agência está cheio de explosivos. 

Texto e Fotos:
Zé Luiz Mineiro/SãoMamede1

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Prefeita de Patos acompanha trabalhos de recuperação e perfuração de poços


A prefeita Francisca Motta visitou na manhã desta quarta-feira (02), pontos da cidade onde estão sendo feitos os trabalhos de perfuração e recuperação de poços artesianos. De acordo com a prefeita, o momento é crítico em relação ao abastecimento de água, e o Município está empenhado em trabalhar na tentativa de minimizar os problemas.


“Estamos com uma relação contendo um grande número de poços que estão sendo revitalizados, seja na Praça Nossa Senhora de Fátima, na Praça do Supermercado Guedes, no canteiro próximo à antiga rodoviária, na Praça Cícero Gonçalves, na Praça Getúlio Vargas, na Praça da Liberdade, na Praça do Jardim Queiroz, na Praça do São Sebastião, na Praça do Salgadinho ou na Praça do Juá Doce, além da perfuração de dois poços, sendo um na Praça Edivaldo Motta e outro no Canteiro Central da cidade para que as plantas sejam aguadas com água dos poços”, antecipou a prefeita.



Francisca Motta ainda destacou que o trabalho de perfuração e recuperação de poços visa oferecer uma alternativa às pessoas, além do abastecimento feito pela Cagepa. Para isso, a Prefeitura está colocadando caixas com capacidade para cinco mil litros de água.




“Soube que o racionamento de água vai aumentar, e a cidade precisa estar preparada para isso. Por isso, estamos dando prioridade a esse trabalho em prol do povo”, acrescentou a prefeita.




Hélio Barbosa

Outros poços também estão sendo recuperados a exemplo de um próximo a sede do SAMU, no Mercado da Carne, na Creche Maria Eunice, na Rua Manoel Cabral no bairro Jatobá, na Rua Manoel Reinaldo, na Rua São José, no Bivar Olinto, na Praça dos Pombos, no bairro do Frango, além da perfuração de um novo poço no Cemitério São Judas Tadeu, outro no Pólo Coureiro Calçadista e outro no Bairro José Mariz, próximo ao Caique.

Prefeitos com contas reprovadas têm que devolver R$ 428 mil de débito


O Tribunal de Contas da Paraíba, reunido nesta quarta-feira (2), emitiu pareceres contrários à aprovação das contas de 2011 apresentadas pelo atual prefeito de São José do Brejo do Cruz e, ainda, pelo ex-prefeito de Fagundes.

No primeiro caso, Aldineide Saraiva de Oliveira tem prazo de 60 dias para devolver aos cofres públicos importância superior a R$ 89 mil por despesas ordenadas irregularmente. No segundo, a imposição de débito a Gilberto Muniz Dantas superou a casa de R$ 339 mil e decorreu de saldo não comprovado nas contas do Fundeb. Ambos os gestores deixaram de apresentar defesa, mas ainda podem fazê-lo em grau de recurso.
Tiveram as contas de 2011 aprovadas o ex-prefeito de Igaracy (Jucelino Lima de Farias) e os dirigentes das Câmaras Municipais de Pedras de Fogo e São José de Princesa (com ressalvas), Logradouro (por maioria) e Matinhas (2012, neste último caso). O TCE aprovou, ainda, as contas de 2011 do Tribunal de Justiça. As prestações de contas oriundas das Prefeituras de Paulista, Monteiro e Cabaceiras tiveram os julgamentos adiados.
Em sua totalidade, os processos inscritos na pauta do TCE representavam movimentação de recursos da ordem de R$ 560.591.519,02. Conduzida pelo presidente Fábio Nogueira, a sessão plenária teve as participações dos conselheiros Umberto Porto, Nominando Diniz, Arthur Cunha Lima, Fernando Catão e André Carlo Torres Pontes e as dos auditores Antonio Gomes Vieira Filho, Antonio Cláudio Silva Santos, Marcos Costa, Oscar Mamede e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público esteve representado pela procuradora geral Isabella Barbosa Marinho Falcão.

Nadi diz que Câmara vai realizar campanha para minimizar efeitos da estiagem


Com os reservatórios em colapso devido ao grande período sem chuvas na cidade de Patos e região, a população vem cobrando dos poderes públicos medidas para diminuir os efeitos da seca.
Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (01), a presidente da Câmara de Vereadores de Patos, Nadigerlane Rodrigues (PMDB), apresentou o quadro alarmante da situação que os moradores de Patos têm vivido sem água, afirmando que é necessário promover uma campanha não só de conscientização pelo pouco que resta e sim solicitar a abertura urgente de poços artesianos em toda a cidade de Patos.

Os vereadores se comprometeram apresentar requerimentos desta natureza e não só apelar na tribuna e sim, buscar diálogo com a GAGEPA, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Patos. “A campanha será voltada para a conscientização, mas nosso foco principal é matar a sede das pessoas e animais que estão vivendo este momento tão difícil, precisamos fazer algo já”, afirmou Nadir.
A primeira ação dos vereadores será a solicitação de uma reunião com representantes dos poderes públicos para agilizar a abertura destes poços e posteriormente conscientizar a população a não desperdiçar o pouco que resta.

 ASCOM Câmara

Regional Patos participa do Outubro Rosa


José Leudo Farias, gerente regional de Saúde.

A 6ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Patos, mais uma vez participa da campanha de prevenção ao câncer de mama, juntamente com todos os 24 municípios sob sua jurisdição, convidados a desenvolverem atividades de conscientização da mulher, e da população em geral, sobre esse mal que faz 12 mil vítimas fatais por ano no Brasil.

Um das características do Outubro Rosa, movimento internacional surgido nos Estados em 1990, com a realização da Corrida pela Cura, em Nova York, e lançamento do símbolo, o laço cor-de-rosa, tem sido o de iluminar prédios, obeliscos de rosa por todo o mundo. Em Patos isso não é diferente e mais de 50 entidades parceiras da programação que acontecerá durante este mês estão fazendo adaptações de suas fachadas para essa cor, a exemplo da Prefeitura Municipal, 6ª GRS, Praça Getúlio Vargas, onde ontem, dia 1º, já foram realizadas diversas atividades culturais.

Uma intensa programação marcará o Outubro Rosa em Patos. Nesta quarta-feira, no Distrito de Santa Gertrudes, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com outros parceiros, fará atendimento às mulheres, com atividades educativas, palestras, exames citológico e clínico de mama. Amanhã o grupo de mulheres voluntárias Amigas Viva a Vida vai a São Mamede para a abertura da campanha e conversar com as mulheres.

Na próxima sexta-feira, dia 4, acontece mais uma etapa do Patos Pra Frente, com o Dia Rosa nas escolas Sizenando Florido e Monsenhor Manoel Vieira, onde as mulheres da comunidade serão atendidas por ginecologistas e mastologistas. Haverá uma carreata saindo da 6ª Gerência com destino a Maternidade Dr. Peregrino Filho, local em que será plantado um ipê ROSA, hasteada a bandeira da campanha e entrega de certificado ao município de Mãe D’Água, que se destacou por ter encaminhado praticamente todas as mulheres em idade recomendada para fazer o exame de mamografia na Peregrino Filho.

Durante este mês todas as comunidade, empresas como o Guedes Shopping Center, pólo calçadista, Cagepa, unidades de saúde vão participar de palestras e exames clínicos, panfletagem, adesivagem, ações que vão movimentar as polícias, igrejas, sindicatos, diversas clínicas, hospitais, clubes de serviços, órgãos estaduais, municipais que vão disponibilizar seus espaços para as ações de prevenção ao câncer de mama. Nas unidades de saúde serão agendados exames de mamografia, realizados pela Maternidade Peregrino Filho, que tem capacidade de atender uma demanda de 500 mulheres/mês.

No dia 28 haverá uma caminha a partir das 7h saindo da Praça Edivaldo Mota com destino à Praça Getúlio Vargas, onde acontecerá grande mobilização das entidades parceiras, com apresentações culturais, exames, sorteios de brindes. Para o encerramento da campanha, dia 31, haverá um passeio ciclístico, para o qual estão sendo convidados os grupos de pedal e a comunidade em geral.

Municípios como Teixeira, Santa Terezinha, Mãe D’Água, Emas, São José do Bonfim, Junco do Seridó, Santa Luzia, Malta, Quixaba, Catingueira, Desterro, Várzea vão cumprir uma programação especial, através de suas secretarias de saúde, numa alusão ao Outubro Rosa.

O gerente regional de saúde, José Leudo Farias, explicou que este mês deve ser abraçado por toda a sociedade mundial como momento de reflexão, conscientização sobre um problema grave que atinge o público feminino. Lembrou da responsabilidade na atenção primária, das equipes do PSF em trabalhar a prevenção na sua área de abrangência. Citou os números do INCA, que apontam que só este ano no Brasil são previstos mais de 50 mil novos casos de câncer de mama. “Todos devem abraçar essa campanha. Os municípios devem enviar as mulheres para realizar a mamografia, exame que o Estado garante na Maternidade Peregrino Filho. Quando a doença é descoberta precocemente há grandes chances de cura”, enfatizou.

Toda mulher após os 40 anos tem direito garantido por lei (11.664/2008) ao exame de mamografia pelo SUS.



Marcos Eugênio

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Faixas de pedestres com fundo vermelho são implantadas em Patos


A Superintendência de Transito e Transportes de Patos - STTRANS iniciou neste domingo, 29, o trabalho implantação da Faixas de Pedestres nas cores vermelho e branca, com o projeto piloto em uma das avenidas principais do centro da cidade
.
Segundo o Superintendente Maurício Alves, a iniciativa tem como base o modelo já aplicado nas grandes capitais do nordeste. “Esse novo modelo de faixa tem como proposta buscar a redução no número de incidentes, principalmente pela comprovação de estudos técnicos já demonstrados a exemplo de outras cidades que aderiram a essa inovação”, comentou.

A primeira Faixa de Pedestre a receber a pintura com fundo na cor vermelha fica situada na Avenida Pedro Firmino, cruzamento com Avenida Epitácio Pessoa.  “É uma sinalização diferente das anteriores já existentes em nosso município, que chama a atenção dos condutores no sentido de evitar acidentes”, finalizou Maurício Alves.

Epitácio Geremano

Ivanes, o traidor!

Foto:Marcos Eugênio


Escuto a voz de ponta de esquina: "o vereador Ivanes Lacerda é um traidor!" Aí fico matutando, imaginando o que esse competente médico fez para ser chamado de "Judas", "Calabar" e outros sinônimos equivalente, que identificam um traidor, se é que esses (Judas e Calabar) foram realmente aquilo que a história tenta repassar ao mundo.

"Ivanes traiu". Mas a quem ele traiu? Ao seu partido, o PSD? Á sua Coligação? Ao esquema político? A Ricardo Coutinho? O que foi que ele fez para ser condenado de maneira tão violenta: TRAIDOR!

Deve ter sido em razão da sua pretensão em ser candidato a deputado estadual. É, pode ser isso! Mas será?...

E pensando vou falando (escrevendo): esse é o quarto mandato de Ivanes Lacerda e pela primeira vez ele ocupa um cargo na mesa diretora da Câmara Municipal de Patos. Ele é vice-presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, e com ele estão Diogo Medeiros e Toinho Nascimento, três parlamentares que defenderam a candidatura de Dinaldinho a prefeito de Patos.
Se é por conta desse fato, incluam os dois restantes na lista dos traidores, e adicionem, mesmo em lados opostos, Jefferson Melquíades, Marcos Eduardo e Sales Júnior, que abandonaram o barco da prefeita Francisca Mota e estão em mares de Antonio Mineral e Wilson Santiago, ambos praticamente alheios à política da terrinha, haja vista somente virem ao nosso solo em época eleitoral, prometerem o que prometem a cada campanha, sem nada fazerem, capaz de justificar o voto dado.

Sim, na relação desses traidores, coloquem o nome de Inácio de Gelo, que foi às emissoras de rádio locais dizer que apoiava o candidato de Nabor Wanderley à presidência da Câmara de Patos.

Junto a Inácio, botem Jardelson, que agora se une ao grupo "rebelde" para promover a degola da atual presidente, a Nadir, e engrossem o caldo com doutor Jucá, que expressou seu descontentamento em relação à prefeita,que ainda não deu o que ele merece ou merecia, e que também forma fileira, em "busca de dias melhores!"

Mas Ivanes traiu seu partido mesmo? Ao que nos consta, o parlamentar continua no PSD, aliado a Ricardo Coutinho e Rômulo Gouveia. Seu erro maior foi não ir à tribuna gritar contra Chica Mota, no bloco do EU Sozinho, de uma vez que desses vereadores assinalados, bastava um simples estalar de dedos para que quase todos estivessem novamente aliados ao Esquema Nabor e Hugo Mota.

Sim, Ivanes pode ser chamado traidor em razão da sua pretensão de querer ser candidato a deputado estadual. Uma tola ideia, mas bastante lógica se observarmos que ele tem mais capacidade que Antonio Mineral ou mesmo Monaci Marques, além da densidade eleitoral, de uma vez que um irmão é prefeito de Conceição e pode lhe garantir uma substancial votação naquela terra, que é a minha terra. E, como candidato, chegar a Patos trazendo quase dez mil votos na bagagem, sem nenhum exagero, daquela região, que somados aos votos da capital e outros redutos, por uma coligação não muito "exigente", semelhante a de Socorro Marques (12 mil votos) possa chegar à Assembleia Legislativa.

E ele estaria pensando alto? Absolutamente, não! E esse é o pensamento de eleitores conscientes, que não vão oferecer seu título a troco de migalhas. Eleitores que pensam como os eleitores de Campina Grande e João Pessoa, que a cada eleição para o legislativo paraibano e outras esferas da nossa política, mandam cinco a seis vereadores. Isso de forma individual. E aí estão, no cenário da nossa política, Ricardo Coutinho, Rômulo Gouveia, Veneziano Vital do Rego, Romero Rodrigues, Vital Filho, José Luiz, Ludgério, Rui Carneiro, Luciano Cartaxo, Nadja Palitot, entre tantos outros que ingressaram na política via Câmara de Vereadores e que obtiveram voos mais altos.

Patos, ao que nos consta, elegeu unicamente um deputado estadual, saído do poder legislativo local, que foi Edivaldo Mota. E somente agora um nome de peso surge, o nome de alguém que não sendo de Patos, o é com maior ênfase do que muitos dos próprios filhos da "Morada do Sol". E eu falo (escrevo) sobre Ivanes Lacerda, aquele que dizem traidor e que teve como único e gravíssimo pecado tentar representar a si próprio no cenário da nossa inglória política!E se Ivanes é traidor, que vivam os traidores!

Marcos Nogueira (face)

Operação fechou os pontos de venda de rebites da BR-230






A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou na noite de quinta-feira (26) a Operação Zumbi, que apreendeu seis menores, prendeu dez pessoas e apreendeu comprimidos de “rebite”, além de maconha, crack e duas armas. A operação aconteceu em todo o estado da Paraíba e coincidiu com o encerramento da Semana Nacional de Trânsito que teve, em 2013, o tema: “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”.


Na cultura popular, um zumbi é um ser reanimado, que se movimenta por puro instinto. A operação deflagrada pela PRF fechou pontos de venda de anfetaminas, popularmente conhecidas como “rebites” e utilizadas pelos caminhoneiros para dirigirem por longos períodos. Dependendo da quantidade da droga utilizada e da interação com álcool ou outras drogas lícitas ou ilícitas, o condutor comporta-se como um verdadeiro zumbi, perdendo completamente a noção da realidade e gerando um enorme risco a si e aos demais usuários das rodovias.

A investigação realizada pela própria PRF detectou os pontos de venda de drogas e rebites nos municípios de Pombal, Souza e Soledade. A Operação Zumbi, executada de quinta-feira à madrugada deste sábado (28), desarticulou os pontos de venda de drogas que abasteciam os caminhoneiros às margens da BR-230. Em Pombal, os rebites eram vendidos no Trailer da Mailza. Já no município de Souza as ações foram focadas no Restaurante dos Caminhoneiros, também conhecido como Bar da Maria Macá e no Bar do Cajá. Em todos os locais foram encontrados comprimidos de anfetaminas e estimulantes sexuais.

No município de Soledade, os PRFs realizaram a prisão dos donos de uma “boca de fumo”. Com eles foram apreendidos maconha e crack.

Delivery
Em alguns casos os caminhoneiros contavam com um serviço de entrega, pois os medicamentos e drogas eram comprados fora da rodovia e então entregues nos postos de combustíveis, como por exemplo, por um moto-taxista que também foi preso na operação.

Além das ações deflagradas nos pontos de venda de drogas, os agentes da PRF intensificaram as fiscalizações dos caminhões que circulavam pelas rodovias federais que cortam o estado da Paraíba buscando coibir o uso de álcool, drogas e rebites pelos condutores destes veículos. Ao todo, 21 comprimidos de “rebites” foram apreendidos com caminhoneiros que transitavam pelas rodovias federais paraibanas.

A Operação Zumbi resultou na apreensão de seis menores, na prisão de dez pessoas e apreensão de 162 comprimidos de anfetaminas, 59 comprimidos de estimulante sexual, 77 trouxas de maconha, cinco pedras de crack, dois revolveres e munições calibres 12 e 38.

Como as prisões foram efetuadas em diversos lugares do estado da Paraíba, os presos e os produtos apreendidos foram encaminhados para a delegacia da Polícia Civil responsável pelo local da prisão, ou seja, Conde, Pombal, Souza e Campina Grande.

A PRF informa que o número de emergência 191 recebe ligações 24 horas por dia, todos os dias da semana e pode ser utilizado para solicitação de auxílios, socorro a acidentes de trânsito e denúncias.


Assessoria

Prefeitura lança edição 2013 do Programa “Patos Pra Frente”


A Prefeita de Patos Francisca Motta anunciou que no mês de aniversário da cidade, o Município voltará a descentralizar suas ações administrativas, com o lançamento da Edição 2013 do programa “Patos Pra Frente”.

De acordo com a Prefeita, o programa “Patos Pra Frente” é um pedido constante dos patoenses pela sua característica principal, a descentralização das ações administrativas que estando em uma comunidade, apresentam as resolutividades necessárias as demandas reprimidas.

“O programa Patos Pra Frente é uma Lei Municipal e justamente no mês de aniversário da cidade nós decidimos lançar a sua Edição 2013, dessa vez agregando mais serviços e ações. Isso porque ao instalarmos o Governo Municipal em um bairro, as demandas ali existentes serão colocadas pelos seus moradores diretamente ao gestor, fortalecendo o diálogo com os patoenses,” ressaltou a Prefeita.

De acordo com Francisca Motta, um calendário já foi elaborado pelo seu Gabinete e o programa “Patos Pra Frente” beneficiará todas as regiões da cidade. “Realizaremos o primeiro no Bairro Monte Castelo, instalaremos o Governo Municipal na Rua José Satyro Quinho, no próximo dia 04 de Outubro. Tenho certeza que a população participará e desfrutará de todas as ações, serviços e atendimentos que iremos disponibilizar,” antecipou a Prefeita.

A edição 2013 do “Patos Pra Frente” traz para os patoenses ainda mais serviços e ações direcionadas para as necessidades de cada localidade. De acordo com a Francisca Motta, todas as Secretarias e Órgãos do Município estarão envolvidos porque previamente fizeram levantamentos sobre as necessidades principais de cada região.

“Queremos destinar aos moradores, atendimentos e serviços prioritários para eles. Para atingirmos esse objetivo, através dos equipamentos Municipais existentes em cada região, a exemplo das Unidades de Saúde, dos CRAS, das Escolas Municipais, as Secretarias traçaram um raio-x do que deve ser oferecido naquela comunidade, para dirimirmos as demandas reprimidas”, destacou a Prefeita.

Além de levar para cada região ações, serviços e atendimentos específicos as necessidades de cada localidade, em 2013 a Prefeitura irá inovar descentralizando ações inéditas em todas as áreas da administração, que irão mobilizar e surpreender a população. “Queremos que a Prefeitura vá ao encontro das pessoas, que esse controle social nos permita fortalecer ainda mais o diálogo e o desejo de trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos patoenses”, completou Francisca Motta.    

Nayane Rodrigues

domingo, 29 de setembro de 2013

Esporte de Patos é bicampeão da Série B do Paraibano



Time campeão


Marcos Nascimento

Homenagem a Anderley pelo gol de placa






Depois de muito sofrimento o torcedor volta a sorrir com o Esporte






Marcos Eugênio (texto e fotos)

O Esporte de Patos comemorou em dose dupla na tarde deste domingo 29 no Estádio Municipal José Cavalcanti, com sua torcida. Primeiro pela volta à primeira divisão do Paraibano 2014 e segundo por se tornar bicampeão da competição. O Patinho, Terror do Sertão, venceu na final o Santa Cruz de Santa Rita, pelo placar de 3x1. O principal destaque da partida foi o camisa 6 Enercino, do Esporte, que participou dos três gols do alvirrubro.

Antes da bola rolar o atleta Anderley Oliveira dos Santos recebeu uma homenagem pelo gol de placa por ele feito de meio do campo na vitória contra o arqui-rival Nacional, no dia 5 de abril de 2009, por 4x2.

Após o Hino Nacional o árbitro José Renato deu início à partida e o Esporte mostrou de cara que queria o título, aosa 4 minutos, abrindo o marcador através de Deda. Enercino começou a construir o nome do melhor jogador em campo com bela jogada pela esquerda, cruzando para a jogada ser concluída com chute de esquerda de Deda.O goleiro Ferreira do Santa foi n ela, mas não alcançou.

O time de Patos, sob comando de Marcos Nascimento, exercia forte marcação e n ao permitia reação da equipe canavieira. Aos 17 minutos Enercino novamente cruza para cabeçada certeira de Eduardo Recife, sem chances para Ferreira. Com 2x0 o Esporte comandava a partida. Ainda no primeiro tempo José Renato expulsou o zagueiro Junior Maceió do Santa Cruz e Eduardo Recife, que se envolveram em uma confusão e por muito pouco não houve quebra-quebra entre todos os atletas.

Na etapa complementar o Santa Cruz foi mais ataque. O placar contrário exigia mais do time. Do banco o técnico Ramiro Sousa pedia aos atletas objetividade. Mas foi o Patinho que ampliou, desta feita na  bela jogada da partida, também pela esquerda, onde as coisas fluíam mais fáceis para o Esporte. Enercino recebeu de calcanhar de Deda, passou por dois defensores e cruzou para Eduardo Rato, livre de marcação, escolher o canto para ampliar.

Com ampla vantagem o Esporte cedeu terreno ao Santa Cruz, que não conseguia furar o bloqueio montado pela zaga da equipe patoenses. Tazinho, o cérebro do time de Santa Rita foi perseguido dentro de campo, algumas vezes de forma desleal por Enercino, que recebeu amarelo, mas poderia ser expulso pelo excesso de faltas sobre o camisa 10 adversário.


Ao final muita comemoração, com direito a peixinho dos atletas do Esporte, volta olímpica junto com torcedores e buzinaço por ruas centrais de Patos.  O técnico Marcos Nascimento disse que a missão principal foi cumprida, fazer o Pato voltar à primeira divisão. Também disse que a partir deste momento não é técnico nem do Esporte e nem do nacional, outro clube de Patos no qual ele tem boas passagens. 

Arquivo do blog