Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 5 de abril de 2014

Morre no Rio ator José Wilker

 

Ator, diretor, crítico de cinema, José Wilker morreu hoje, no Rio, aos 66 anos. Ele estava em casa com a namorada, a jornalista Claudia Montenegro, quando se sentiu mal – não teve tempo de ser hospitalizado. A causa da morte foi uma parada cardíaca. Cearense radicado no Rio desde a juventude, Wilker tem duas filhas, Isabel, com a atriz Mônica Torres, e Mariana, com a atriz Renée de Vielmond.
 
José Wilker nasceu em 20 de Agosto de 1947 em Juazeiro do Norte. Ele começou a carreira de ator como membro do Movimento de Cultura Popular no Recife. Já radicado no Rio de Janeiro, seu primeiro papel no cinema foi no filme 'A Falecida' ao lado de Fernanda Montenegro, mas obteve grande destaque ao lado de Sônia Braga em 'Dona Flor e seus dois maridos' de 1976.
Ele deu vida também a personagens memoráveis na televisão, como Rodrigo, que era protagonista de 'Anjo Mau', e Roque Santeiro na novela de mesmo nome de 1985. Sua estreia em novelas foi em 'Bandeira 2' de Dias Gomes em 1971. Ele foi convidado para atuar na novela depois de vencer o Prêmio Molière pelo espetáculo 'O Arquiteto e o Imperador da Assíria'.
Como ator chegou a participar de produções internacionais, atuando até ao lado de Sean Connery no filme 'O curandeiro da Selva'. Frequente comentarista do Oscar na TV, ele também era crítico de cinema. Em 1996 ele lançou um livro chamado 'Como Deixar um Relógio Emocionado', que compilou várias de suas críticas.
Em 2004 ele interpretou o ex-bicheiro Giovanni Improtta em 'Senhora do Destino'. O personagem que depois seria levado ao cinema no último filme dirigido por Wilker, ficou conhecido pelos bordões: "felomenal" e "o tempo ruge e a Sapucaí é grande". Sua  última participação em novelas foi em 2013, em "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco. 

Estadão

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Câmara deve participar de comissão para investigar possíveis fraudes em licitação do aterro sanitário de Patos

Sales levou o questionamento à tribuna

Jefferson diz que Patos precisa do aterro

Maurício fala que governo seguirá todas as recomendações do TCE

Marcos Eugênio

O lixão de Patos é um problema de saúde pública que vem se arrastando há muitos anos, trazendo infortúnios à população, especialmente quando no local há incêndios, o que torna-se inevitável a invasão de fumaça que atinge toda a cidade, prejudicando principalmente idosos, crianças, pessoas com problemas respiratórios.

O que deveria ser uma das marcas do governo Nabor Wanderley, segundo o vereador Jefferson Melquíades, já no primeiro ano de sua administração, com ampla discussão, visitas técnicas, o aterro sanitário continua sem solução.

Os anos se passaram a nada concretizado. Ontem (quinta-feira 03) na Câmara Municipal Casa Juvenal Lúcio de Sousa, o vereador Sales Junior, fazendo soar a preocupação do Giaasp – Grupo de Ação e Análise Social e Política, trouxe à tona a discussão e da necessidade de criação de uma comissão com participação do Legislativo para conhecer as denúncias do TCE, que suspeita de irregularidades no processo de licitação do aterro.

Sales disse que os indícios de irregularidades apontados pelo Tribunal de Contas precisam ser esclarecidos o quanto antes e a informação do Giaasp é de que até a próxima terça-feira um conselheiro deve apresentar um relatório sobre o caso. “Caso esse parecer não seja apresentado formaremos uma comissão com a sociedade civil para questionar o Tribunal e conhecer a realidade desse processo licitatório, para que tudo ocorra com transparência. Patos não pode ser prejudicada. Existe um prazo para a construção da obra, que é agosto ou outubro deste ano e não podemos perder esse aterro, tão importante para resolver os problemas do lixo em nossa cidade”, explicou o vereador.

O vereador Jefferson Melquíades também falou da preocupação com possíveis fraudes em relação à licitação do aterro. “Patos não suporta mais, com mais de 100 mil habitantes, sem um aterro sanitário. Para mim o aterro sanitário é o projeto mais importante para o município no tocante ao meio ambiente e a cidade não cumpre lei que obriga seu funcionamento. Precisamos conhecer se realmente existiu fraude na licitação e fazer o projeto andar para o bem da sociedade patoense”.

Outro problema, também apontado por Sales, bem parecido com a avaliação do aterro pelo TCE é em relação ao Cidade Digital. Ele diz que há indícios também de irregularidades no processo de licitação. Citou que o município foi contemplado com mais de R$ 2 milhões para implantar o sistema de acesso livre de internet (wi-fi) gratuito. “Devido a toda essa celeuma a prefeita Francisca Motta decidiu devolver o dinheiro. Acho que se, está tudo transparente, ela deveria ter dado continuidade ao projeto.

O líder do governo na Câmara, Maurício Alves, disse que a prefeita determinou o cancelamento do Cidade Digital por que vinham ocorrendo nacionalmente muitos questionamento em relação à internet, com base nas denúncias do Jampa Digital, escândalo que ficou conhecido nacionalmente, que envolveu a administração pessoense do ex-prefeito e hoje governador Ricardo Coutinho.

“Com isso a cidade não teve qualquer prejuízo, já que houve implantação de internet gratuita em diversas praças da cidade de Patos. Todo gestor de competência faria o mesmo que Francisca fez, de cancelar o procedimento”, explicou Alves.


Em relação ao projeto do aterro sanitário, explicou que o TCE está analisando a fundamentação do Tribunal e ai o Município se pronunciar sobre o caso. Disse que o governo municipal se resguarda ao que for orientado e fará tudo que a instituição determinar. 

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Suspeita de fraude em eleição afasta Rosilene Gomes da FPF


A presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Rosilene Gomes, foi afastada do cargo hoje por decisão da juíza Renata Câmara Belmont, da 8ª Vara Cível da Capital. Ela analisou uma Ação Declaratória de Anulação de Eleição impetrada pelo Auto Esporte Clube e decidiu pelo afastamento da dirigente por um prazo de 90 dias, prorrogáveis por mais 30 dias. Neste período, responderá pela FPF uma junta provisória composta por Ariano Wanderley da Nóbrega Cabral de Vasconcelos, João Máximo Malheiros Feliciano e Eduardo Faustino Diniz.
 
A ação aponta indícios de irregularidades (vícios insanáveis) na eleição da FPF, especialmente na formação da lista de filiados. Desde dezembro do ano passado, a Justiça Estadual havia solicitado que a federação apresentasse documentos que comprovassem a lisura do pleito, mas a entidade não teria tomado qualquer providência para esclarecer as denúncias. "Ressalte-se que, em decorrência de recurso apelatório, a sentença desse juízo foi confirmada pelo TJPB e, como tal, passou a ser uma decisão do órgão máximo da Justiça Estadual, a qual, mesmo diante do trânsito em julgado, não foi cumprida em sua integralidade. É que, desde 06.12.2013 até a presente data, a FPF não apresentou nenhum outro documento, limitando-se à inércia e permanecendo nos autos tão somente aqueles supracitados", diz um trecho da sentença.
 
Ascom

SES prepara vacinadores para nova campanha contra Influenza







Marcos Eugênio

(Patos-PB) - A SES – Secretaria de Estado da Saúde, através de sua Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e Núcleo de Imunização, reuniu equipes de salas de vacina de Patos e região nesta quinta-feira 03 nesta cidade para passar informes técnicos sobre a nova campanha de vacinação contra a Influenza 2014.

O evento, ocorrido no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, também foi um momento para se discutir outros assuntos, a exemplo dos índices insatisfatórios de vacinação contra a gripe, de alguns municípios, que não alcançaram ano passado os índices preconizados pelo Ministério da Saúde, que é de no mínimo imunizar 80% dos públicos alvos.

A vacinação, que visa reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes da Influenza, sofre por falhas de planejamento dos municípios, a exemplo da pouca orientação, incentivo para que haja a adesão esperada da população. Na regional de Patos o município de São Mamede foi o que apresentou o menor índice, 64,26%, algo preocupante, cuja estratégia de ação deve ser repensada.

Os outros que não alcançaram o mínimo, 80%, foram: Desterro (74,25); Passagem (79,14); Quixaba (68,01); Salgadinho (68,01); Santa Luzia (77,91); São José do Bonfim (75,17); São José do Sabugi (72,52) e Vista serrana (78,10). A média geral da 6ª Gerência de Saúde ficou em 85,47%.Isiana Queiroga, coordenadora estadual de imunização.

Já na 7ª GRS (região de Piancó), todos os municípios atingiram a meta, ou  seja, acima de 80%. O representante de São José do Sabugi disse que não entendia a baixa procura pela vacina, já que há divulgação, mas muitos idosos temem tomá-la. “É preciso que busquemos estratégias para convencê-los a tomar a vacina. Acredito que falta um pouco mais de esforço para realizarmos tudo o que podemos fazer”, comentou   

A coordenadora de imunização da Gerência Patos, Socorro Guedes, afirmou ser preciso um momento com os gestores, prefeitos e secretários, para que eles participem mais, oferecendo apoio ao trabalho de imunização. Essa falta de apoio, especialmente nos pequenos municípios, foi uma das maiores reclamações dos presentes. Alguns alegaram que sequer eram disponibilizados carros para pegar a vacina na Gerência.

“Quem lembra da vacina se protege da gripe”. Com esse slogan, a 16ª campanha nacional contra influenza 2014 acontece de 22 deste mês a 9 de maio, sendo o dia D no próximo 26, busca imunizar crianças de 6 meses e menores de 5 anos; gestantes; puérperas (que teve bebê recentemente); trabalhador da saúde; povos indígenas; idosos de 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
                                                                              


Sebrae cadastra mais de 200 atividades em Patos só este ano

Ricardo Madruga


Aldo Nunes



Amazan cantou e falou de sua história

Marcos Eugênio

O microempreendedorismo é uma realidade de números crescentes no Brasil. Sair do mercado informal, ter sua microempresa com todos os direitos previstos em lei, benefícios previdenciários, isso com todo apoio e orientação do Sebrae, são incentivos que contribuem para o fortalecimento da economia, geração de emprego e renda.

A Semana do Microempreendedor, que oferece vasta programação com cursos, palestras em diversos municípios na regional Patos, tem como principal foco capacitar e oferecer serviços que venham melhorar a qualidade das microempresas.

Na cidade de Patos já existem mais de duas mil pessoas com seu negócio formalizado, através do Balcão Sebrae. Só neste ano já foram mais de duzentas atividades cadastradas, segundo o gerente regional, Aldo Nunes, que coordenou a palestra show “Tocando Negócios”, proferida pelo poeta, compositor, cantor e empresário Amazan. O evento, que contou com mais de 230 empreendedores, foi aberto por Aldo Nunes, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância da formalização dos pequenos negócios.

Ricardo Madruga, diretor administrativo financeiro do Sebare PB enalteceu o bom momento em que vive o mercado paraibano e citou a premiação nacional, 1º lugar, do Lab Vita de Patos no quesito estabelecimentos de saúde.

O auditório Júlio Raphael do Sebrae Patos ficou lotado, uma platéia atenta para ouvir a história de sucesso do empreendedor Amazan. Intercalando com poesias, algumas canções, o poeta fez um relato de sua vida, desde o período de criança, quando ficou órfão de pai, do trabalho na roça para ajudar sua mãe, dos sonhos solidificados com muita determinação.

São 25 anos de carreira dedicados à música, com 30 CDs gravados, quatro livros publicados, um dos grandes nomes da música regional, Amazan, natural de Jardim do Seridó-RN, mas que adotou Campina Grande para desenvolver com mais intensidade seu trabalho artístico e empresarial, destacou em sua palestra como surgiu a mais importante das quatro fábricas de sanfonas do Brasil, a Leticce Acordeons, de sua propriedade, instalada na Rainha da Borborema.

Teve que ir ao berço da sanfona, a Itália, em busca de experiência e de matéria prima para que pudesse oferecer um produto de qualidade ao tão exigente público de acordeonistas, algo que lhe rendeu um bom marketing na mídia impressa, inclusive da Itália, dedicada exclusivamente às marcas de acordeon, como também televisa, na Globo, em matéria de quase dez minutos.

Ao final de sua fala Amazan deu injeção de ânimo aos empreendedores e falou da importância do Sebrae no suporte a quem sonha abrir seu próprio negócio.


Aldo Nunes convidou a todos para participarem de 15 a 18 de maio no Centro de Convenções de João Pessoa, da feira do Empreendedor, um evento que deverá receber um público de mais de 30 mil pessoas, importante momento para exposição do que é produzido hoje em nosso Estado.

Serviços de terraplanagem e limpeza de galerias beneficiam moradores de três Bairros



Moradores dos Bairros Jardim Europa, Belo Horizonte e Noé Trajano foram beneficiados nesta quarta-feira, 2, com os serviços de terraplanagem, limpeza e manutenção de galerias desenvolvidos pela Secretaria de Infraestrutura.

O trabalho teve início pelo serviço de terraplanagem na Avenida Bélgica, uma das mais prejudicadas por erosões ocasionadas pelas recentes chuvas no Bairro Jardim Europa.  “Estamos realizando uma vistoria em todas as ruas, principalmente naquelas que foram atingidas pela força da água. É importante destacar que o serviço de terraplanagem é uma medida provisória, tendo em vista que estamos no período chuvoso”, comentou Assunção Trindade, secretária de Infraestrutura. 

No Bairro Noé Trajano os serviços se concentraram na Rua Ageu de Castro, onde foram realizadas a manutenção e limpeza de galerias, além da recuperação de um trecho do calçamento e desobstrução de córrego. Na Rua Abílio Melquiades da Costa, no Bairro Belo Horizonte, foi realizada uma vistoria e limpeza na rede de galerias. 

Em acompanhamento as ações pela Defesa Civil do município, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Everaldo Lima, comentou o desenvolvimento do trabalho e destacou a segurança das famílias que foram atendidas pela Prefeitura. “A nossa preocupação é garantir a segurança das famílias, uma vez que o momento de maior dificuldade já foi superado”, disse. 

coordecom

Operação desarticula fraudes em licitações e lavagem de dinheiro


Sessenta e três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça do Estado da Paraíba estão sendo cumpridos, na manhã de hoje, através da operação “Papel Timbrado”, desarticulada pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunais de Contas do Estado (TCE) e da União (TCU), pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica e Polícias Civil e Militar da Paraíba. 
 
Os mandados estão sendo cumpridos nas sedes de diversas prefeituras do Estado, de 15 empresas da construção civil e nas residências dos sócios e também em escritórios de contabilidade, envolvidos em um esquema de fraudes em licitações e lavagem de dinheiro.
 
Os crimes sobre os quais pesam indícios sobre os investigados são: frustração do caráter competitivo de licitações; lavagem ou ocultação de ativos financeiros; falsidade ideológica e participação em organização criminosa. As penas dos crimes somadas chegam ao máximo de 27 anos de reclusão. 
Participam da operação 22 promotores de Justiça, 16 servidores da CGU, um do TCU, 21 do TCE, 74 policiais militares e 81 policiais civis.
 
Às 11h, será concedida uma entrevista coletiva à imprensa no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do MPPB, localizado no Centro de João Pessoa.
 
“Papel Timbrado” - A Operação “Papel Timbrado” objetiva apurar a comercialização ilegal de “kits de licitação” (papéis timbrados de construtoras, certidões negativas, contratos sociais, documentos de sócios, propostas de preços e outros documentos comumente exigidos em licitações), boletins de medição e até notas fiscais, no intuito de fraudar licitações e contratos junto aos municípios paraibanos.
 
Investigações preliminares realizadas pelo Gaeco demonstraram que uma organização criminosa utiliza-se de 53 empresas do ramo da construção civil, sendo a maioria delas “fantasmas”, para se alternar em licitações públicas, frustrando a competitividade e fraudando licitações voltadas à realização de obras e serviços de engenharia. O montante de contratações destas empresas aponta para irregularidades na ordem de R$ 200 milhões.
 
Levantamentos realizados pelo Gaeco também demonstram que, em três anos (de 2011 a 2013), as 15 empresas mais utilizadas integrantes da organização criminosa foram beneficiadas com contratos cujos valores ultrapassaram R$ 60 milhões e com pagamentos já realizados que superaram R$ 45 milhões, conforme dados obtidos junto ao TCE-PB. 
 
Equipes de fiscalização da CGU visitaram obras que estariam sendo realizadas pelas empresas investigadas em seis municípios paraibanos e constataram indícios de que as obras são executadas pelas próprias prefeituras, sendo as empresas utilizadas apenas como “fachada” para encobrir o desvio de recursos públicos. 

portalcorreio

Botafogo vence o Goiás por 2 a 0 no Almeidão com direito a perder penalti


O Botafogo da Paraíba voltou a jogar o futebol que lhe garantiu os campeonatos Paraibano eBrasileiro da Série D no ano passado e deu um importante passo rumo a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. O time de João Pessoa recebeu no Estádio Almeidão, o Goiás, sensação do Campeonato Brasileiro do ano passado, mas não tomou conhecimento do adversário e venceu a partida por 2 a 0 com direito a penalti desperdiçado no segundo tempo.
Os dois gols da partida foram marcados pelo atacante Frontini, que abriu o placar logo ao seis minutos com uma cabeçada certeira no canto esquerdo do goleiro Renan. Ainda aos 37 minutos do primeiro tempo, numa boa trama do ataque botafoguense, Frontini mais uma vez balançou a rede do Goiás.
O Botafogo dominou a partida e o Goiás assustou Genivaldo poucas vezes. O técnico Marcelo Vilar acertou o setor defensivo do seu time e isso deu mais tranquilidade para os homens de criação e o Belo conseguiu armar boas jogadas.
No segundo tempo, o jogo ficou mais cadenciado e com menos oportunidades de gols para as duas equipes. O Belo até que poderia ter ampliado ainda mais o placar, mas Pio desperdiçou cobrança de pênalti. Warley ainda tentou aproveitar a sobra, mas também perdeu.
Com o resultado, o Botafogo segue para o jogo de volta no Serra Dourada, com a vantagem de poder perder por 1 a 0, que mesmo assim se classifica. Se perder por 2 a 0, a decisão vai para os pênaltis. E se fizer um gol pode até perder por 3 a 1, que ainda assim se classifica.


WSCOM Online

Mega-Sena acumula, e prêmio pode chegar a R$ 50 milhões no sábado


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.587 da Mega-Sena, sorteadas na noite desta quarta-feira (2) em Osasco (SP).
O prêmio acumula e a previsão é de que a Mega-Sena pague R$ 50 milhões no sorteio do próximo sábado (5), segunda a Caixa Econômica Federal.
Veja as dezenas: 08 - 19 - 21 - 30 - 52 - 56.
A Quina teve 179 acertadores e cada um vai levar R$ 25.221,63. Já a Quadra paga R$ 518,45 para cada um de seus 12.440 ganhadores.
Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2.

G1

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ricardo assina revisão de PCCR de servidores da UEPB e entrega veículos


O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta quarta-feira (2), a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores técnicos administrativos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e entregou cinco carros utilitários à instituição, durante a solenidade de inauguração da reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), em Campina Grande. O reitor Rangel Júnior também participou da solenidade de assinatura do novo plano.
A revisão do PCCR beneficiará 739 servidores da UEPB com incentivos à capacitação e progressão na carreira. A titulação de mestrado vai garantir o aumento do adicional de 20% para 40% no vencimento do técnico administrativo. Já o servidor com doutorado passará a ter um adicional de 60%, que antes era 30%. Quanto à progressão na carreira, o interstício para os benefícios foi reduzido de quatro para dois anos.
“Estamos renovando a frota de veículos, atendendo a uma solicitação dos reitor. Também estou alterando o PCCR dos técnicos administrativos da UEPB, diminuindo o interstício para as progressões e, ao mesmo tempo, aumentando o percentual por titulação. Quem estuda mais, quem se prepara mais na área terá um aumento salarial naturalmente maior quando terminar os estudos”, afirmou Ricardo.
Por sua vez, o reitor Rangel Júnior ressaltou que a revisão do PCCR é um incentivo importante para a carreira dos técnicos servidores da universidade. Ele também agradeceu a doação de cinco veículos utilitários. “Nós temos uma dificuldade muito grande com a nossa frota e a chegada destes novos veículos é relevante para a UEPB”, adiantou o reitor.
Em nome dos servidores, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Paraíba (Sintesp/UEPB), Severino Ramos, agradeceu ao governador Ricardo Coutinho pelo benefício. “Desde 2008, a categoria lutava por estes benefícios, pois havia uma desigualdade nas progressões em relação aos docentes da UEPB. As progressões dos professores são de dois em dois anos, enquanto as dos servidores de quatro em quatro anos. Fizemos a reivindicação ao governador para que existisse a isonomia dentro da universidade e fomos prontamente atendidos. O mesmo aconteceu à titulação”, ressaltou Severino.
Também participaram da solenidade o vice-governador Rômulo Gouveia, os secretários Adriano Galdino (Governo), Márcia Lucena (Educação), Ricardo Barbosa (Suplan) e Luiz  Tôrres (Comunicação), entre outras autoridades.

Secom-PB

Oposição apresenta pedido de criação da CPMI da Petrobras


Parlamentares da oposição protocolaram, há pouco, o pedido de criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar denúncias de irregularidades na Petrobras. Ao todo 30 senadores e 231 deputados assinaram o requerimento entregue na Secretaria Geral da Mesa do Senado. Depois que as assinaturas forem conferidas, o pedido fica liberado para ser lido na próxima sessão do Congresso, marcada para o dia 15.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse que vai apresentar uma questão de ordem ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), solicitando a marcação de uma sessão extraordinária do Congresso para a leitura do requerimento.

No requerimento, os deputados e senadores propõem que a CPMI seja composta por 13 senadores e 13 deputados titulares, e igual número de suplentes, para investigar, no prazo de até 180 dias, as seguintes irregularidades envolvendo a empresa Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras), ocorridas entre os anos de 2005 e 2014, relacionadas com:


1. Processo de aquisição da Refinaria de Pasadena no Texas (EUA);


2. Indícios de pagamento de propina a funcionários da estatal pela companhia holandesa “SBM Offshore” para obtenção de contratos junto à Petrobras;


3. Denúncias de que plataformas estariam sendo lançadas ao mar faltando uma série de componentes primordiais à segurança do equipamento e dos trabalhadores;


4. Indícios de superfaturamento na construção de refinarias.


Agência Câmara

Governo distribui sementes para agricultores de Patos e Princesa Isabel

Depois de distribuir sementes selecionadas nas regiões de Sousa e Cajazeiras, o Governo do Estado inicia, nesta semana, o repasse para os agricultores familiares das cotas de milho, feijão e sorgo, nos municípios da região de Patos e Princesa Isabel, por meio dos escritórios da Emater Paraíba. Nas duas regiões, serão atendidos 15.745 agricultores familiares com 48.440 quilos de milho, mais 24.000 quilos de feijão macassar e 10.300 quilos de sorgo. As sementes estão estocadas em São Mamede.
 
A distribuição gratuita ocorre em nove cidades-polo. As sementes selecionadas para o plantio serão entregues prioritariamente aos agricultores dos municípios que fizeram adesão ao Garantia Safra 2013. Os nove polos regionais de distribuição ficam nas cidades de Alagoinha, Esperança, São Mamede, Sumé, Princesa Isabel, Picuí, Catolé do Rocha, Sousa e Itaporanga.
 
Nas regiões do Sertão, Serra do Teixeira e Cariri foi iniciado o período de plantio e, se houver necessidade, pode ser feito o replantio. Para os municípios do Curimataú, Seridó e Brejo, a recomendação é de que as sementes sejam utilizadas de acordo com o calendário de plantio. Mais orientações podem ser obtidas com os técnicos da Emater.
 
No município de Patos, o agricultor Damião José Medeiros, do Sitio Conceição de Baixo, aproveitou as chuvas ocorridas na semana dedicada a São José e, nesta semana, receberá as sementes de milho, feijão e sorgo para realizar o plantio. A Emater também acompanha os trabalhos de preparo do solo.

Secom-PB

AMAZAN CONTARÁ SUA TRAJETÓRIA COMO EMPREENDEDOR DURANTE PALESTRA PARA MICRO EMPREENDEDORES EM PATOS.



O cantor e compositor Amazan é reconhecido não só pelo talento artístico, mas também pelo ótimo desempenho como empresário. Dono da única fábrica de sanfonas artesanais do Brasil, a Leticce, ele fará a palestra “Tocando negócios”, a partir das 10h, nesta quinta-feira (3), no Auditório  Master do Sebrae localizado no Rodoshopping Edvaldo Mota, em Patos.

Esta é uma das palestras e serviços ofertados durante a 4ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que está sendo realizada em todo o Brasil, sendo 28 cidades da Paraíba até a sexta-feira (4).

Anualmente, o evento registra mais de 100 novos empreendimentos na cidade e um atendimento de mais de 400 pessoas, formalizadas ou não.

No local, o interessado em se tornar um MEI encontrará comodidade, pois terá todo o atendimento técnico para auxiliar na criação de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Para quem já é MEI, basta se inscrever gratuitamente nas palestras e adquirir conhecimentos.

Parceiros do Sebrae no cadastramento e atendimento ao microempresário são os bancos do Brasil e Nordeste. 
As linhas de crédito para quem é MEI são variadas em todos os bancos. Uma que o BNB está difundindo e apresentando ao MEI no evento é o Crediamigo, que tem uma das menores taxas de empréstimo do mercado para esta categoria, segundo o BNB.

Os participantes da Semana do MEI recebem muitas informações e materiais que serão úteis para a vida de empresário.
A categoria jurídica do MEI pode faturar até R$ 60 mil/ano, tem mais de dois mil negócios formalizados em Patos. Na Paraíba, são mais de 53 mil MEI.

Além de Patos, as atividades da Semana do MEI também estão sendo realizadas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Pedras de Fogo, Caaporã, Itapororoca, Alhandra, Itaporanga, Imaculada, Olho D'Água, Malta, São Mamede, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Cachoeira dos Índios, Pombal, São Bento, Catolé do Rocha, Monteiro, Prata, Caraúbas, Sumé, Guarabira, Bananeiras, Picuí, Sousa, Uiraúna e Aparecida.


  ASCOM/SEBRAE-PB

terça-feira, 1 de abril de 2014

Confronto deixa dois policiais feridos e um popular morto em Patos


Um confronto entre dois policiais militares, identificados inicialmente por Soldado Thomas e Sargento Ozivan e um popular, identificado como sendo José Júnior Chagas Fernandes, conhecido por “Juninho Pirado”, deixou os policiais feridos e o popular morto.
O fato foi registrado no final da tarde desta terça-feira, dia 01 de abril, no Bairro Monte Castelo, nas proximidades da Igreja Santa Luzia.
As primeiras informações apontam que o confronto aconteceu na Praça do Bairro, quando os policiais tentaram conter a vítima que estava exaltada. Juninho estava de posse de uma ferramenta (provavelmente uma espécie de picareta) partindo pra cima dos militares.
Juninho desferiu vários golpes ferindo os dois soldados. Diante desse fato os militares reagiram e dispararam contra a vítima que foi baleada, porém não resistiu as ferimentos morrendo quando era socorrido por uma equipe do SAMU.
O sargento Ozivan foi ferido no rosto enquanto o colega no braço esquerdo. Eles foram conduzidos para o Hospital Regional de Patos e passaram por atendimento médico. Thomas foi liberado logo em seguida, já Ozivan permaneceu por mais tempo naquela casa hospitalar.

O corpo de Juninho (que seria usuário de droga), permaneceu no local do ocorrido (dentro de uma viatura do Samu) a espera da Perícia.  

Fonte:patosonline

Gente Inocente abre projeto Giroletras


Foi realizado na última segunda-feira (30) , no Colégio Gente Inocente, a abertura do Projeto Giroletras, para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. O Projeto visa proporcionar aos alunos novas experiências através da leitura.
A escola acredita que a leitura é essencial para a formação das crianças. Os alunos fizeram, com auxílio dos professores, apresentações dos livros que serão trabalhados em sala de aula, uma bela viagem desde os contos infantis, passando por fatos do dia-dia que são contadas através dos livros. O “Projeto Giroletras!” será desenvolvido durante todo o período de aulas.

Ascom



Traficantes foragidos da Paraíba são presos durante operação no Rio Grande Norte


Uma operação conjunta entre as policias militares da Paraíba e do Rio Grande do Norte e a Secretaria de Administração Penitenciária do estado intitulada ‘Divisa Segura’ resultou na prisão de seis pessoas envolvidas no tráfico de drogas nos dois estados. O grupo foi preso no final da tarde desta segunda-feira (31), nas cidades de São José de Mipibu e Nícias Florestas, situadas no Rio Grande do Norte.
Os policiais conseguiram chegar até o bando após trocas de informações do serviço de Inteligência das policias dos dois estados pelo WhatsApp, segundo o capitão Alberto Andrade, comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar.
“Montamos um grupo do WhatsApp e começamos a trocar informações e compartilhar fotos dos foragidos da cadeia pública de Mamanguape, que estariam traficando entre a Paraíba e RN. Durante o repasse de dados, fotos de investigados por tráfico no Rio Grande do Norte bateram com dois foragidos da Paraíba, sendo um deles acusado de estupro, homicídio e ocultação de cadáver, além de tráfico de drogas”.
Foi montada uma operação conjunta e os policiais conseguiram prender em uma casa um foragido da Paraíba com uma mulher. Ao revistar o imóvel, foram apreendidas 200 pedras de crack pronta pra venda e uma pedra bruta de 40 gramas. Em outra casa, foram presas mais quatro pessoas com papelotes de maconha e um revólver.
Os presos foram levados para a Delegacia Distrital de Natal. Dois homens e duas mulheres foram autuados por tráfico de drogas. Os dois foragidos da Paraíba, que estavam fora da Cadeia Pública de Mamanguape desde a fuga de setembro de 2013, foram trazidos para o estado de origem e estão recolhidos na cadeia de onde fugiram.
portalcorreio

Dunga sai em defesa de Cássio e rebate presidente do PT


O deputado estadual Carlos Dunga rebateu as declarações do presidente estadual do PT, Charliton Machado, que teria tratado como estelionato eleitoral a postulação do senador Cássio Cunha Lima ao governo do Estado nas eleições deste ano. Questionado sobre as críticas do dirigente petista, Carlos Dunga disse que tais declarações são vazias e não merecem sequer resposta, pois “esse rapaz não conhece o Estado e nem sabe o que é política”.

De acordo com Dunga, o presidente do PT no Estado deveria acionar o seu partido para que o verdadeiro estelionato não seja colocado para o produtor rural e as vítimas da seca. O deputado questionou a forma como o homem do campo vem sendo tratado pelo governo petista, sobretudo no que se refere ao combate à estiagem no Nordeste, principalmente na Paraíba. “Estão deixando de enviar milho para atender a pecuária, bem como os recursos necessários para os que estão sofrendo com a seca no interior do Estado”, destacou.

Dunga disse que ele poderia usar o seu prestígio para pressionar o Governo Federal a resolver definitivamente essa questão que atinge milhares de pequenos produtores rurais do semiárido, ao invés de ficar fazendo proselitismo político, pois o fato é que ao cabo da maior seca vivida nos últimos 50 anos, a omissão foi marca do Governo Federal com toda a nossa região.

Ele disse que até hoje o agricultor espera pela transposição do São Francisco, obra que se concluída, estaria atendendo a milhares de paraibanos de várias regiões do Estado, a exemplo do Cariri, Curimataú e Brejo, que teriam a garantia do que comer em suas mesas. “Isso sim que é um verdadeiro estelionato eleitoral”, afirmou.

O deputado lembrou os prejuízos acumulados pelos pequenos produtores rurais paraibanos, que tiveram seus rebanhos literalmente dizimados com a seca. Ele criticou o governo federal por não promover a indenização desses produtores, como fez com os agricultores do Sul do país, ressarcindo até motocicletas. “É incrível essa inversão de valores, esse abandono que passa o nosso agricultor”, afirmou.

Carlos Dunga disse, no entanto, que o senador Cássio Cunha Lima desenvolveu um trabalho importante quando governador e destacou que até hoje suas obras são lembradas pelos paraibanos. “O senador Cássio deixou muitas obras no Estado, governou para os que mais precisam e é por isso que até hoje seu trabalho é lembrado pelos paraibanos”, ressaltou. Para Carlos Dunga, as declarações do petista refletem o desespero em face da força de Cássio junto ao eleitorado paraibano.

parlamentopb

Prefeita Francisca Motta recebe diretoria da UAC e atende pleitos



Na tarde desta última quinta-feira, 27, a Prefeita de Patos, Francisca Motta recebeu em seu gabinete a membros da diretoria da União das Associações Comunitárias de Patos (UAC) na pauta da reunião estavam pleitos das associações, como também da própria entidade.

De acordo com o presidente da UAC, José Ilton, dentre as principais reivindicações apresentadas está a de a prefeitura dar uma subvenção à associação para que esta possa desenvolver melhor suas ações. “Estamos felizes, pois sempre que buscamos a prefeitura somos devidamente atendidos, desta já vez conseguimos apoio para o congresso que acontecerá no mês de maio. Saímos daqui também com a garantia de que a prefeita vai analisar ao nosso pedido de subvenção, esse é um passo significativo,” disse.

Um dos membros da diretoria e presidente da associação do morro e liberdade, Heleno Belmiro, aproveitou o ensejo para agradecer uma demanda atendida pela prefeita. “Estou muito satisfeito, a prefeita foi muito solícita e atendeu de imediato o pedido de minha comunidade,” relatou entusiasmado.

Para a Prefeita receber a mesa diretora UAC é promover uma maior aproximação da gestão com a comunidade, entendendo e buscando os melhores meios para atender as demandas de cada localidade. “Nós já tivemos a oportunidade de receber a diretoria da UAC outras vezes, e hoje sentamos para ouvir as reivindicações da própria entidade, inclusive já agendamos para abril uma reunião onde receberemos todos os presidentes de associações comunitárias da cidade,” revelou.


Kamylla Lopes

segunda-feira, 31 de março de 2014

Festival Cinema com Farinha está com inscrições abertas



Estão abertas até o dia 30 de maio as inscrições para o Festival Cinema com Farinha, que acontecerá entre os dias 30 de julho e 02 de agosto na cidade de Patos, na Paraíba. O festival tem como objetivo movimentar o sertão paraibano, levando à região exibições de filmes, oficinas, debates e exposições.

Realizado pela DS Produções, sob o comando do jornalista e cineasta Deleon Souto, o Cinema com Farinha chega a sua oitava edição. “Em 2013 foram mais de 300 filmes inscritos. Destes, 26 vieram de outros países”, destaca o diretor. “Estamos superando a cada ano o número de inscrições, recebendo grandes produções e participando do lançamento de filmes de circuito internacional”.

Os curtas com até 20 minutos de duração integram as mostras competitivas Brasil e Paraíba. A programação inscreve ainda filmes para as mostras não competitivas de Longas, Minuto, Infantil e Internacional.

Para participar da seleção do festival serão aceitos vídeos inscritos até 30 de maio, através dos Correios (no endereço que consta no regulamento) ou Online, através dos sites Festhome ou Movibeta. 

Outras informações sobre o 8º Festival Cinema com Farinha estão disponíveis no site oficial do evento (www.cinemacomfarinha).

Assessoria

Defesa Civil intensifica trabalho de monitoramento em Patos



A coordenação da Defesa Civil de Patos intensificou durante esta segunda-feira, 31 de março, o trabalho de monitoramento e orientação à população em diversos Bairros da cidade, incluindo a realização de visita nos reservatórios de água que transbordando nas comunidades rurais. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Sebastião dos Santos, a previsão é que as chuvas continuem durante os próximos dois meses. “Até o momento já choveu 583mm em Patos. O trabalho de monitoramento segue concentrado, inclusive na zona rural, onde já existe o registro de vários reservatórios transbordando. É importante que a população fique atenta, principalmente os proprietários que possuem açudes, tendo em vista que a previsão é positiva para mais chuvas”, comentou. 

O trabalho de monitoramento é realizado a partir de visitas das equipes da Defesa Civil, com o apoio das secretárias de Desenvolvimento Econômico e Habitação. Infraestrutura e Meio-Ambiente.

“Todas as demandas serão registradas em relatório que está sendo produzido pela Defesa Civil. Para tanto, é importante que a população procure a Defesa Civil ou, no caso de problemas de drenagem, terraplanagem e galerias fazer a ordem de serviço diretamente na secretaria de Infraestrutura”, disse Assunção Trindade, secretária de Infraestrutura. 

Durante toda manhã as visitas aconteceram nos Bairros Novo Horizonte, Morro, Liberdade e Santa Clara. No período da tarde o trabalho foi concentrado na zona rural, onde foram observados dois reservatórios que estão transbordando na comunidade rural Mucambo de Cima. 

Epitácio Germano

Presidente do PT classifica candidatura de Cássio como "estelionato"

O presidente do Partido dos Trabalhadores no Estado da Paraíba, Charliton Machado, avaliou e comparou as gestões do governador Ricardo Coutinho (PSB) e do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), classificando a candidatura tucana ao Palácio da Redenção nas eleições deste ano como "o maior estelionato político da história da Paraíba".

Segundo Charliton Machado, não se poderia vender a candidatura de Cássio como uma renovação. “Cássio representa o velho, o modelo de fazer política que exauriu na Paraíba”, disparou. “Não entendemos Cássio como renovação, tão pouco como oposição, ele representa um projeto que a Paraíba já vivenciou e que travou o Estado”, disse o petista.

O presidente do PT paraibano afirma ainda que o senador não teria melhorado os índices educacionais, o índice de violência, as políticas de investimento na saúde, a nas políticas de cidadania enquanto foi governador. “Queremos apostar na renovação, para que a Paraíba enfrente todos os “gargalos” históricos dessa concepção oligarca de fazer política”, concluiu Charliton Machado.


parlamentopb

Sttrans realiza comemoração pelo Dia Municipal do Agente de Trânsito



A Superinendência de Trânsito e Transportes de Patos-Sttrans realizou no ultimo sábado, dia 29, uma comemoração pelo Dia Municipal do Agente de Trânsito.  O evento foi realizado em uma área de lazer da cidade e contou com a presença do Superintendente Marcos Eduardo, do deputado federal Hugo Motta, o ex-prefeito de Patos, Nabor Wanderley,do presidente do Sindicato Intermunicipal dos Agentes de Trânsito da Paraíba (SINATRAN-PB), Antônio Coelho, agentes de trânsitos, familiares, funcionários e amigos.


Durante todo o dia foi oferecido banho de piscina e servido um almoço com churrasco para os presentes ao som  ao vivo da cantora Isabela Fernandes. De acordo o superintendente Marcos Eduardo é uma comemoração digna e justa, pois o Dia Municipal do Agente de Transito foi uma conquista importante para a categoria, já que os agentes são peças fundamentais para a organização e segurança do trânsito da cidade de Patos.


O Dia Municipal do Agente de Trânsito foi instituído em Patos no dia 20 de março de 2008 através de projeto de Lei do então vereador Marcos Eduardo e sancionada pelo ex-prefeito de Patos, Nabor Wanderley.

Assessoria

Arquivo do blog