Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 8 de janeiro de 2011

Nacional sofre nova goleada e não tem mais chances na Copa São Paulo

Lima, treinador do Naça
As duas derrotas, de 4x0 para o Paulínia na última quarta-feira e nesta tarde de sábado 08 pelo placar de 6x2 para o Botafogo do Rio, deixou o nacional de Patos sem qualquer chance de classificação para a segunda fase da Copa São Paulo de Juniores.
A equipe, mesmo apresentando um futebol mais solto diante da equipe carioca, acabou saindo de campo com maias uma goleada. Para o treinador Lima, o Nacional cometeu falhas bobas, o que permitiu ao clube carioca fazer vantagem no placar. “A gente reconhece a superioridade do Botafogo, mas tivemos bons momentos durante a partida.  Nossos atletas tiveram um desempenho melhor que no jogo de estréia. Vamos continuar nosso trabalho visando nosso próximo compromisso, contra o Rio Preto”, enfatizou Lima.
Os dois gols do Nacional foram assinalados no segundo tempo através de Du, da entrada da área e por Deda, de pênalti. (Marcos Eugênio)

MS investiga dengue tipo 4 em Manaus-AM

O Ministério da Saúde enviou uma equipe a Manaus para investigar um caso de dengue tipo 4. Os técnicos do ministério estão trabalhando em parceria com a Secretaria de Saúde do Amazonas e com a Secretaria de Saúde de Manaus. As informações são da Agência Brasil.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, trata-se de um caso isolado. Nesta semana, a Secretaria de Saúde da capital do Amazonas confirmou que um adolescente de 13 anos, morador do bairro do Coroado, na zona leste da cidade, contraiu a doença.
Ainda de acordo com o ministro, os casos de suspeita de dengue tipo 4 que haviam sido registrados em Manaus não foram confirmados. “Estamos buscando não só em Manaus, como em outras áreas da Região Norte, se há outros casos de dengue tipo 4.”
O vírus tipo 4 não era registrado no país há 28 anos, até que, no segundo semestre do ano passado, houve um surto com dez casos em Roraima.
Os sintomas dos tipos 1,2, 3 e 4 de dengue são os mesmos, entre eles dor de cabeça, dores no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito. O tratamento também é idêntico, segundo a Secretaria de Saúde do Amazonas.
É possível desenvolver um quadro grave de dengue com qualquer sorotipo, mas a dengue tipo 4 é preocupante porque grande parte da população está desprotegida em relação a esse sorotipo. E a probabilidade de quadro grave de dengue aumenta se a pessoa for infectada pela segunda ou terceira vez.
A dengue tipo 4 apresenta risco a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica. O sorotipo 4 foi identificado pela primeira vez no Brasil há 28 anos.

G1
imagem: GenX News 

Embarcações para Picãozinho terão espaço para embarque e desembarque

Turistas e pessoenses que fazem passeios para a ilha de Picãozinho, em Tambaú, passam a contar, a partir deste sábado (8), com um espaço reservado para o embarque e desembarque nas areias da praia de Tambaú, na Capital. A área de 150 metros, localizada entre o início da avenida Nego e o estacionamento do Hotel Tambaú, será sinalizada para melhorar a circulação dos clientes e das embarcações que comercializam o passeio náutico.

A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa através das secretarias de Turismo (Setur) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Capitania dos Portos e Associação dos Proprietários de Embarcações Turísticas da Paraíba (Apetep), dentro do projeto "Atitude Verão" da PMJP. Dentro dos próximos dez dias, os proprietários de embarcações receberão o documento de autorização para o uso da área.


Segundo o secretário de Turismo de João Pessoa, Elzário Pereira Júnior, o espaço ficará à disposição dos clientes e proprietários de embarcações apenas durante o tempo necessário para o embarque e desembarque; em seguida o local volta a ser destinado a todos os banhistas. “Nesse primeiro momento a área ficará sinalizada com cones que serão colocados e retirados pela Apetep. Depois haverá placas móveis indicando o local, facilitando assim a locomoção dos turistas e prevenindo os riscos de acidente, principalmente durante as manobras dos catamarãs”, explicou.

secom 

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Polícia nas comunidades

A Operação Relâmpago, desencadeada na cidade de Patos pela PM, sempre foi uma ação solicitada pela sociedade. O trabalho ostensivo, preventivo das polícias nas ruas é algo crucial para que tenhamos índices toleráveis de violência em Patos. Tem que ser algo consistente e abrangente.
O serviço de inteligência, tanto da PM, Civil, Federal deve ser atuante, mostre resultados à população para fazer valer os altíssimos impostos que todos nós cidadãos, cidadãs pagamos.
A gente recebe emails de diversos leitores questionando o grande número de homicídios em nossa cidade e sugerem a instalação de distritais nos bairros que apresentam escala maior de crimes. Tudo esbarra na vontade política, na falta de um planejamento à altura das necessidades da sociedade. Muitas ações da segurança pública acabam se tornando paliativas. A polícia tem que estar perto do povo.
A instalação de pequenas unidades militares nas comunidades contribui para que a corporação conheça quem é quem naquelas localidades ocupadas, seu comportamento, receba as queixas dos moradores e possa assim agir preventivamente. É o mínimo que esperamos. A comunidade pode se tornar importante parceira da Polícia, basta se ter atitudes nesse sentido. (Marcos Eugênio) 

Foto:III BPM


Sistema Correio demite: Ruy Dantas, Gutemberg Cardoso, Josival Pereira, Rubens Nóbrega e Helder Moura

O radialista Gutemberg Cardoso se despediu hoje a tarde do Correio Debate, levando na bagagem dezenas de telefonemas revoltados e solidários de ouvintes que não concordaram com a forma como os dirigentes do Sistema Correio o descartaram juntamente com Ruy Dantas, Josival Pereira, Rubens Nóbrega e Helder Moura. Alegação de contenção de despesas, divulgada por Gutemberg, não convenceu nem a ele, pois todo mundo sabe que os meninos do sertão, mais Helder Moura e Rubens Nóbrega (este já demitido desde a semana passada) passaram a ser figuras incômodas aos dirigentes da empresa, depois da derrota de Zé Maranhão e da vitória de Ricardo Coutinho. Alexandre Jubert e Roberto Cavalcanti estão fazendo de tudo e mais um pouco para agradar ao novo Governo e assim evitarem a sangria das generosas verbas palacianas que mantém, desde a década de 80, o luxo e o poder dessa turma.
Como se fossem embalagens imprestáveis de um produto já usado e sem serventia, os profissionais em questão estão sendo jogados fora, como o foram,em passado recente, Luiz Otávio Amorim, Tony Show e cia ltda. Aos poderosos do Sistema Correio, a amizade que prevalece é a do poder.

Blog do tião gomes

Procurador: demissão dos prestadores de serviços é uma decisão inevitável

Para o procurador do Trabalho da Paraíba, Eduardo Varandas, a decisão do governador Ricardo Coutinho de demitir os prestadores de serviços do Estado da Paraíba não deve ser levada como algo extraordinário.

Segundo ele, na Paraíba não foi respeitada a Constituição Federal, pois há vários anos houve o ingresso no serviço público por outros meios que não são legais.

- O governo não esta fazendo nada a mais do que cumprir a Constituição Federal. Lamento que tenha demorado tanto tempo para se cumprir a Constituição – enfatizou Eduardo.

Ele complementou sua entrevista à Rádio Correio FM, nesta sexta-feira, 07, afirmando que está na hora de passar um pente fino no serviço público da Paraíba.

O procurador esclareceu que a determinação de só haver o ingresso no serviço público através de seleção está na Constituição brasileira desde de 1988.

Para ele os políticos que nomearam os servidores sem concurso público devem ser punidos, porque desobedeceram a Constituição. 

paraibaonline 

“Uma imagem vale mais que mil palavras”

08 de janeiro - Dia do Fotógrafo
Partindo da máxima, que: Uma imagem vale mais que mil palavras, é que externamos o sentimento de grandeza do profissional da fotografia. Na verdade, não mais considerada apenas uma profissão, opinião fomentada pela importância com que a fotografia é utilizada atualmente no meio social, registrando momentos do nosso cotidiano, como também os fatos mais importantes da humanidade, levando em consideração seu surgimento acerca de 350 a.C.
            Patos sempre foi um celeiro de grandes nomes e precursores da arte de fotografar, e por meio desses pioneiros, atualmente temos uma legião de fotógrafos nos mais diversos segmentos profissionais, possibilitando que a fotografia seja inserida como parte fundamental para levar aos patoenses e aos seus filhos ausentes a riqueza de nossa cidade.
 E nesta data que muitas vezes passa despercebida pelos inúmeros “fotógrafos de plantão”, gostaríamos de homenagear e agradecer a todos os profissionais da fotografia de Patos que trabalham incessantemente para registrar o que acontece todos os dias em nossa cidade.

Glauber Alves – Fotógrafo/ADGRAP – Associação dos Designers Gráficos da Paraíba

Chico César diz seguir exemplo de Ariano Suassuna

O cantor e compositor Chico César, 46, assumiu nesta semana o cargo de secretário da cultura do governo da Paraíba, seu Estado de origem.

Ele anunciou que pretende seguir o exemplo do dramaturgo Ariano Suassuna, que ocupou o mesmo cargo em Pernambuco, durante a gestão do governador Miguel Arraes (1995 a 1998).


A ideia, segundo ele, é fazer um levantamento das principais manifestações populares na Paraíba e investir na preservação e divulgação da cultura entre a população do Estado.


Chico César, que já foi diretor da Fundação Cultural de João Pessoa (PB), passa a integrar a equipe do novo governador Ricardo Coutinho (PSB). Em dezembro, ao divulgar a escolha do novo secretário no Twitter, o governador disse que o cantor era filiado "ao partido das artes do povo".


Ele é mais entre alguns nomes conhecidos no meio artístico que assumiram cargos semelhantes no governo. Com diversos prêmios literários, o escritor Luiz Antônio de Assis Brasil assumiu o mesmo cargo no Rio Grande do Sul.

Folha Online

Comportamento


RESGATANDO O SER FEMININO
Iara da Silva Machado

Toda mulher representa o papel principal na solução do que diz respeito à sua própria história existencial.”

Jean Shinoda Bolen

Vivemos numa sociedade patriarcal onde a praticidade, objetividade e competitividade são energias masculinas (yang) dominantes na funcionalidade comportamental.
Testemunhamos um tempo onde a mulher desempenha papéis multifacetados: dona de casa, mulher, mãe, intelectual, profissional. Sentindo-se ainda cobrada para estabelecer uma imagem corporal avalizada pelo social contemporâneo.
Essas diversas atribuições têm causado mutilações psíquicas e emocionais no universo feminino, cujas algumas habilidades naturais são a receptividade, afetividade, intuição e doação. Quando o tempo objetivo impõe um ritmo acelerado a essa polaridade feminina (yin) há prejuízos no fluxo natural do Ser.
Naturalmente, que eu que vos escrevo neste momento, quando falo dessa “ferida emocional” da mulher incluo a reflexão das minhas próprias vivências nessa jornada, porém por está em sintonia com a busca de melhoria da qualidade relacional com o campo da mulher interior, ou seja, do conjunto que compõe o ser atual: a criança, a adolescente, a mãe que fortalece o eixo da ancestralidade feminina creio que o autodescobrimento favorece a releitura das escolhas que fazemos para integrar mais saúde espiritual, mental, psíquica, emocional e física no cotidiano.
Experimentar escutar a voz interior quando nos conectamos a ideais, projetos, sonhos metas, sejam de ordem material, intelectual ou moral-afetiva pode fazer toda diferença no resultado final, porque quando aprendemos a honrar a nossa intuição, que é um atributo da polaridade yin (isso não implica dizer que os homens não sejam portadores de intuição) adquirimos atitudes mais conscientes e, portanto mais maduras, centradas e harmônicas a natureza humana feminina.
As sobrecargas que interferem na alegria de viver são frutos, via de regra, da insistência de fazer o que não nos pertence, de resolver o que não é nosso, de viver impondo aos outros aquilo que nós achamos que é o melhor para todos que amamos...
Resgatar o feminino é ter coragem moral de abrir mão do que não seja o Si Mesmo; é cuidar-se amando-se legitimamente; é aprender a dizer NÃO quando for pertinente para preservar a dignidade e o auto-respeito; é exercitar dizer SIM quando a Alma bater palmas para algo que nos deixa inteiras, presentes e felizes.

Na filosofia cristã há um relato onde Jesus disse: O amor cobre uma multidão de pecados.
O amor a si mesmo é um desafio, porque para ele se manifestar talvez seja necessário contrariar alguns interesses pessoais e alheios, porém quando ele jorra no Ser o benefício é geral, tendo em vista que a energia amorosa é curadora.
Então, resgatar o Ser Feminino pode ser brincar com um filho(a), neto(a), crianças; pode ser brincar sozinha, sorrir de si mesma; ter esperança e confiança nos propósitos da vida, sobretudo aqueles que seguem a nossa revelia; pode ser dançar; conversar livremente com outra(s) mulher(es) sobre as dores e prazeres da vida pessoal; pode ser cozinhar em algum momento não por obrigação, mas por prazer; pode ser dançar, pode ser...o que você quiser que faça você vibrar de gratidão por está VIVA!
Neste início de ciclo 2011 possamos refletir sobre o Ser Mulher e colocar como uma das prioridades esse contato consigo mesma: repaginando a vida, corrigindo palavras, escrevendo coisas novas, lendo boas notícias, reeditando a capa do livro pessoal com mais brilho e vibração na autoconfiança.
Desejo às Mulheres uma pausa para honrar o feminino que somos nós: co-criadoras!

A psicóloga Iara Machado escreve para o pbnoticias e garimpandopalavras

Secretário executivo da saúde dá posse a diretores de hospitais de Patos



O secretário executivo estadual da Saúde da Paraíba, Waldson Dias de Souza, visitou a cidade de Patos nesta sexta-feira 07, com intuito de dar posse aos novos diretores dos hospitais, Regional (Eliseu de Melo), Infantil (Erico Alencar) e 6ª Regional de Saúde (Davi Nunes da Paz). O médico Egilmário Bezerra, novo diretor  da Maternidade Peregrino Filho não compareceu à reunião no 6º Núcleo. A portaria dos novos diretores deve ser publicada até segunda, de acordo com Waldson.
O secretário executivo falou sobre diversos assuntos, especialmente da realidade da rede hospitalar do Estado. Enfatizou que a dívida na saúde chaga a R$ 100 milhões. Disse que existem muitos problemas que precisam ser atacados. Considerou que houve falta de planejamento nos gastos com a saúde pelo governo passado. “Temos muitas irregularidades, inchaço de pessoal, dívidas para tratar com fornecedores. Todos os compromissos lícitos realizados pela gestão passada serão honrados. Estamos com uma auditoria analisando todas as contas públicas desde o dia 3 deste mês. Vamos ter um cenário real das finanças ao final desse trabalho”, explicou Waldson.
Um dos pontos tratados na reunião de apresentação dos novos diretores e questionado por alguns secretários municipais de saúde presentes foi com relação à descentralização das ações da gerência regional. O diretor da 6ª Gerência de Saúde, Davi Nunes, explicou que haverá total apoio técnico aos municípios da jurisdição Patos, os quais serão atendidos indistintamente, independente de cor partidária. Enfatizou a importância da parceria para que o novo modelo de saúde, que busca maior resolutividade, acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde.
Alguns secretários de saúde questionaram também a ausência de plantonistas, medicamentos em suas cidades, decorrentes desse período de transição, deixando em calamidade a saúde pública, a exemplo de Santa Luzia e Várzea, dois municípios do Vale do Sabugi, que aguardam a posse dos novos diretores para fazer os serviços voltarem a funcionar. Waldson explicou todos os indicados para os referidos postos passam por critério técnico e acredita que até o final deste mês os cargos serão preenchidos. 
Sobre a situação das cirurgias que se acumulam no Hospital Janduhy Carneiro, seu novo diretor, Eliseu de Melo, alegou que vários profissionais, a exemplo de anestesiologistas, se encontram em gozo de férias, mas que providências já estão sendo tomadas. Falou que sua gestão será de total transparência, disponibilizando à sociedade, os números sobre os gastos do Hospital. Acrescentou que não haverá no Janduhy funcionários, médicos fantasmas, como também não existirá a prática de priorizar apartamentos para favorecimento político.
De Patos Waldson seguiu para Pombal, Sousa e Cajazeiras, para conhecer in loco a realidade de cada hospital e dá posse a diretores. 
Marcos Eugênio

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

MEC vai comprar 10 milhões de dicionários

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai comprar 10 milhões de dicionários de português para serem distribuídos às escolas públicas de educação básica em 2012. O órgão, uma autarquia do Ministério da Educação (MEC), é responsável pela aquisição e distribuição dos livros didáticos aos alunos da rede. O edital convocando as editoras será divulgado amanhã (7) no Diário Oficial da União.

Os dicionários deverão observar as novas regras estabelecidas pelo acordo ortográfico que entrou em vigor em 2009. A última vez que o FNDE distribui esse material foi em 2006, antes das mudanças. O prazo de adaptação às novas normas termina em 2012, de acordo com o decreto assinado há dois anos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Rafael Torino, os livros didáticos distribuídos, em 2009 e 2010, para alunos do ensino fundamental são adaptados. Agora, falta adequar os materiais dos estudantes do ensino médio. “Em 2012, renovaremos os livros do ensino médio e, então, teremos 100% dos materiais dentro da nova regra”, disse.

O custo previsto no edital para adquirir os dicionários é de R$ 100 milhões. As obras não ficarão nas bibliotecas – cada sala de aula de ensino fundamental e médio receberá um kit com dez títulos. Serão comprados dicionários de quatro tipos, com especifidades diferentes de acordo com a série dos estudantes: do 1° ano do ensino fundamental, do 2° ao 5 ano, do 6° ao 9° ano e das três séries do ensino médio. Os dicionários destinados às turmas do 1º ano do fundamental, que recebe crianças a partir de 6 anos para alfabetização, serão mais simples, com menos verbetes e letras maiores.

Torino calcula que o custo médio de cada exemplar será de R$ 10. As editoras terão 90 dias para inscrever as obras e os materiais serão distribuídos no início de 2012 para serem utilizados no próximo ano letivo. 

Agência Brasil

Aniversariantes de janeiro




ASSOCIADOS  ANIVERSARIANTES  - MÊS DE JANEIRO/2010


CLODOALDO MEDEIROS –RADIO SERTÃO AM – ( DIA 10)
ALARCOM MESSIAS – SÓCIO FUNDADOR – (DIA 14)
CELIO MARTINEZ -  RADIO MORADA DO SOL – (DIA 15)
MARCIA SOUTO – RADIO MORADA DO SOL – (DIA 16)
JACIARA SOUSA – FUNDADORA – (DIA 17)
AECIO NOBREGA – RADIO PANATI – ( DIA 30)


Parabéns aos aniversariantes com desejo de saúde e muitas felicidades



Cláudio Paschoal
Relações Públicas

Notícias do Sertão


Osvaldo Medeiros


Um bom presente

         Nos noticiários do dia-a-dia, nos últimos dias, só escutamos que poucas são as repartições do Estado que os atuais administradores não estão encontrando sérios problemas, principalmente de débitos. O assunto são os rombos nas finanças e a saúde como sempre puxa a fila. Em Patos não tem sido diferente e com o passar dos dias quem está entrando aos poucos, vai revelando como encontrou. Porém, no meio de tantos maus gestores sempre tem aqueles que na verdade tem o dom de administrar.
         A Maternidade Peregrino Filho de Patos, que tinha a frente o médico Odir Pereira Borges Filho, segundo pessoas lá de dentro, é um exemplo disso.  Deixa para o atual gestor o também médico Egilmário Bezerra, uma boa herança. Depósitos com estoques de medicamentos e alimentos para um consumo folgadamente até o mês de março e sem nenhum débito. O que significa que Egilmário não terá dificuldade para dar continuidade a seu 2º mandato à frente desta Maternidade.  Se o dinheiro que Odir recebia deu para tudo isso, porque tantos gestores com verbas muitos maiores deixaram tantas dividas?  Pior que não é nada fácil receber tais débitos. Quem já foi penalizado com isso?

Demazinho

         O ex-prefeito de Várzea Valdemar Marinho (Demazinho), deixou bem claro que com os acontecimentos do último pleito onde foi candidato a deputado estadual e traído por alguns que tanto ele ajudou e jamais esperava tal atitude, lhe credencia daqui para frente a não ter mais compromisso sério com ninguém. Pode disputar a sucessão municipal no Vale do Sabugy aonde bem entender. Com Demazinho ninguém brinque.

Sujeira

         Enquanto o prefeito Nabor Wanderley manda limpar os canais, alguns moradores que eram para preservar são os que mais contribuem para obstruírem. Afora o lixo, mesmo com o carro da coleta passando religiosamente, ainda jogam nos mesmos pneus, garrafas plásticas, móveis, animais mortos e por aí vai. O que dá acesso ao Conjunto Noé Trajano é uma pequena amostra dos demais. Quando são surpreendidos com uma grande chuva, tudo que jogaram nos esgotos serve de barreiras para as águas que voltam destruindo tudo. Não podemos chamar isso de falta de cultura e sim de educação.

Melhorar

         O gerente do Banco do Brasil local até que tem boas intenções, mas nem tudo depende dele. Para que o BB de Patos venha a melhorar a situação de sua vasta clientela, terá que, na opinião de muitos, ampliar urgentemente a agência, que espaço tem de sobra e afora colocar mais terminais nos campus universitários, rodoviária e outros locais de grande movimento. Porque, da forma como estar é que não pode continuar. Vamos torcer para que a alta cúpula do Banco do Brasil dê ao conceituado gerente André carta branca para ele fazer o que sempre teve em  mente na nossa agência.

Lideranças

         Na cidade de Patos, lideranças políticas jamais faltaram. Depois desse último pleito, não é que esse número aumentou assustadoramente! Basta ter votado em Ricardo para se intitular, endurecer o pescoço e exigir cargo. Da maneira como vai, se as verdadeiras lideranças políticas não se imporem, vão ficar contando estrelas. Esse é meu ponto de vista e talvez de muitas outras pessoas. Em Patos, atualmente, só existem duas grandes lideranças políticas: Dinaldo Wanderley(PSDB) e Francisca Motta(PMDB).
Quem sabe pode até no próximo pleito surgir uma nova liderança, porém, para mostrar seu poder de fogo, terá que ser bem votado para vereador, deputado estadual ou prefeito. O voto para deputado federal nunca credenciou em Patos ninguém como líder, até porque todos foram bem votados a exemplo de Olavo Nóbrega, Nabor, Ivânio, Bonifácio e tantos outros e nunca foram reconhecidos. Ivânio, por exemplo, só veio ser reconhecido como líder depois de sua eleição para deputado estadual e prefeito. O voto para deputado federal é muito diferente do recebido para vereador e deputado estadual. Principalmente para vereador, que é mais difícil. Esse sim é seu.

Vai disputar

         Um assessor de Bonifácio Rocha (PSB), que atualmente ocupa a Secretária Adjunta das Finanças no Governo de Ricardo Coutinho (PSB), nos confidenciou que o mesmo tem total pretensões de disputar a sucessão do atual prefeito Nabor Wanderley (PMDB) no próximo pleito. Apesar do novo cargo exigir sua presença em João Pessoa, porém nos momentos de folga vai estar em Patos visitando suas bases. Esse é o caminho. Já perdeu uma grande chance na anterior. 

Só ouvindo

         O ex-prefeito Dinaldo Wanderley, no momento está naquela de Cássio Cunha Lima, ouvindo mais do que falando. Enquanto não for resolvido oficialmente sua situação no STF, vai continuar agindo com cautela. No momento está pisando em ovos e em outros ouvindo e vendo o que nunca gostaria de ver e ouvir. Certas pessoas “aliadas” que estão se achando o dono da bola aproveitando da sua situação política, tentam nos bastidores a todo custo lhe derrubar. Nas turbulências é que conhecemos os verdadeiros amigos. 

Linha de frente

         A turma linha de frente nas adesivagens em frente ao Posto Paizão da campanha Ricardo Coutinho, Cássio e Dinaldo, já está naquela dos cochichos, vendo os cargos praticamente preenchidos e nada de um justo retorno.  Pode ter certeza que tão logo vão botar a boca no trombone. Primeiro os de casa.

Estranho

         A oposição que não é de perder tempo, já está explorando a ausência de Cássio Cunha Lima na posse de Ricardo Coutinho. Mesmo que Cássio tenha justificado, mesmo assim a ala oposicionista procura levar para os caminhos diferentes.  Essa é o papel da turma do bota-fogo. Ficam só de longe torcendo pela discórdia.

Permanece

         Por mais que a imprensa provoque a deputada estadual Francisca Motta(PMDB),  por enquanto prefere ficar calada. Deixa bem claro que fará oposição ao governo Ricardo Coutinho (PSB), mas acha melhor fazer uma avaliação do seu governo mais na frente. Está diariamente em sintonia com as lideranças do seu partido e dos partidos opositores. 

Também acham?

         Muitos aliados do atual governo Ricardo Coutinho na cidade de Patos acreditam que chegou ao fim a era do empreguismo. Quem pretende prestar serviços ao Estado vai na certeza de trabalhar e não de ficar ganhando e mangando de quem trabalha. Essa não é a opinião da oposição. E você, o que acha?

“Carnaval”

         Os admiradores das festividades momescas esse ano, se depender do governador Ricardo Coutinho, se quiserem brincar vão ter que procurar outros estados. Já deixou bem claro que por enquanto não tem dinheiro para festa. Muitos prefeitos estão temerosos de um total fracasso também nas festividades juninas. Será?

Descanso

         Bem não assinou decreto cancelando todas a gratificações adicionais concedidas aos servidores comissionados das administrações direta e indireta, secretarias, SSTRANS, Procon e Patosprev, o prefeito de Patos Nabor Wanderley não quis esperar pela reação. Pegou a família e foi curtir alguns dias de férias no litoral. Para aonde não me pergunte. 


Assume

         O médico Eliseu de Melo assume a direção do Hospital Regional de Patos, substituindo a médica Paula Souto Maia. Aos poucos está tentando adequar o funcionamento do mesmo a sua maneira.

Vai processar 

         O médico Ivanes Lacerda, que foi indicado recentemente para assumir novamente a direção do Hospital e por pressão de grupos teve a mesma revogada, em contato com uma fonte disse que vai processar todos aqueles que injustamente lhe injuriaram nos meio de comunicações a serviços de “a ou b”. No meu ponto de vista sempre vi o médico Ivanes Lacerda como um ótimo profissional e acima de tudo, nunca soube de nada que viesse desabonar sua conduta. Acho que houve um exagero nas opiniões e que na justiça a história pode ser diferente. Acusar é uma coisa e provar é outra? 


Osvaldo Medeiros escreve para o pbnoticias.com e garimpandopalavras

CTB pressiona Congresso a rever o valor do salário mínimo


A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira (5), na qual conclama o Congresso Nacional a rever a Medida Provisória nº 516/10, que fixa o novo valor do salário mínimo para 2011 em R$ 540. De acordo com o seu presidente, Wagner Gomes, o reajuste estabelecido de 5,88% está na contramão da política de valorização do salário mínimo acordada com as centrais sindicais.
"A CTB lutará, em unidade com as outras centrais sindicais, para que o Congresso Nacional, depois do recesso, altere para R$ 580,00 o novo salário mínimo", diz a nota oficial, assinada por Wagner Gomes. Leia abaixo sua íntegra:

"A CTB e o novo salário mínimo

A CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – manifesta sua posição contrária à Medida Provisória nº 516/10, que fixa o novo valor do salário mínimo para 2011 em R$ 540,00. Publicada na última edição do ano do Diário Oficial da União, a MP caminha na contramão da política permanente de valorização do salário mínimo, prevista para durar até 2023.

O último reajuste do salário mínimo no governo Lula foi o mais baixo dos seus dois mandatos, jogando uma ducha de água fria nos trabalhadores. A elevação nominal proposta pelo governo, de 5,88%, ficou aquém da própria inflação do período (INPC de 6,47%). O valor consagra uma perda real, portanto, de 0,55%.

A CTB lutará, em unidade com as outras centrais sindicais, para que o Congresso Nacional, depois do recesso, altere para R$ 580,00 o novo salário mínimo. Na nossa compreensão, esse reajuste deve levar em conta que o PIB negativo de 2009 foi um ponto fora da curva e, a exemplo do que ocorreu com as concessões a diversos setores empresariais, não pode servir de pretexto para interromper o ciclo de crescimento real dos salários.

Estudos do Dieese demonstram que 47 milhões de pessoas são diretamente beneficiadas pelo aumento do salário mínimo, com a vantagem adicional de fortalecer o mercado interno – uma das âncoras essenciais para o crescimento sustentado da economia. Ressuscitar a desmoralizada tese de que os salários deterioram as contas públicas não fez parte do programa com o qual a presidente Dilma Rousseff foi eleita.

A CTB, que tem como programa a luta por um projeto nacional de desenvolvimento com valorização do trabalho, conclama o Congresso Nacional a rever a MP 516/00 e a estabelecer um novo salário mínimo em R$ 580,00, ao mesmo tempo em que conclama o novo governo, neste gesto inaugural e simbólico, a reafirmar seu compromisso com a valorização do salário mínimo como um dos pilares da luta pela erradicação da miséria no país.
A CTB Paraíba tem reunião marcada nesta sexta-feira em João Pessoa, para discutir a situação e uma das propostas é justamente procurar os deputados do Estado para defender esse valor.


José Gonçalves-Presidente Estadual.

Arquivo do blog