Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 13 de abril de 2013

Centro de Cultura Amaury de Carvalho abre exposição sobre plantas raras na região de Patos



A exposição “Um Olhar Sobre a Flora e a Vegetação dos Inselbergs”, que apresenta painéis com fotografias de plantas raras da região do semiárido paraibano, fica até 26 de abril no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, localizado à Praça Edvaldo Motta, centro de Patos (PB), das 08h às 22h, sendo cobrado 1 kg de alimento não perecível para ser doado a uma Instituição de Caridade.

Segundo a professora Maria de Fátima Araújo Lucena, do Curso de Ciências Biológicas, do Campus da Universidade Federal de Campina – UFCG, em Patos, e responsável técnica pelo projeto, a cidade de Patos é detentora de um conjunto de inselbergs diversos e de rara beleza cênica, abrigando um patrimônio biológico ainda por ser investigado no âmbito científico, bem como as interações ecológicas existentes entre as espécies de plantas e animais. “Esta exposição fotográfica tem o propósito de oferecer ao povo patoense, especialmente às instituições de ensino municipais, estaduais e particulares e, ao público em geral, parte desse rico conjunto de espécies vegetais, encontradas em nove desses afloramentos rochosos, aqui apresentados através dessas fotografias”, explicou Maria de Fátima.

Ainda de acordo com a professora, a ideia de estudar a flora e a vegetação dessas serras, no município de Patos, foi motivada pela equipe de pesquisadores do Herbário de Centro de Saúde e Tecnologia Rural – UFCG/Patos em colaboração com outros da UEPB e UFPE, exatamente pela escassez desse conhecimento; e completa: “A preocupação com a conservação desses ecossistemas, tão marcantes na paisagem da cidade, também foi outro aspecto relevante na escolha desta pesquisa, porque com uma significativa coleta de dados botânicos, poderemos dar uma resposta científica à cerca dessa biodiversidade aos pesquisadores da região de todo Brasil”, finaliza a docente.

O projeto foi aprovado em dezembro de 2010 pelo Programa de Incentivo à Conservação da Natureza da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A exposição “Um Olhar Sobre a Flora e a Vegetação dos Inselbergs”, é o resultado parcial de coletas botânicas intensivas feitas nas áreas do entorno desses inselbergs e neles, desde março de 2011 a fevereiro de 2013.

Entende o que são Inselbergs

São afloramentos rochosos graníticos ou gnáissicos. Representam relevos que foram sendo moldados por processos de intemperismos químico, físico e biológico a milhões de anos situados em uma região pediplana; por isso são considerados relevos residuais, testemunhos de um passado geológico muito antigo. A região semiárida do Brasil é rica nesse tipo de formação rochosa, constituindo parte das paisagens naturais de diversos municípios. Configuram-se como ilhas de montanhas isoladas ou agrupadas que emergem abruptamente das planícies que as cercam. Sua biodiversidade ainda requer diversos estudos para ser conhecida.

Airton Alves

Polícia encontra na casa de vítima de homicídio armas e munições





Aconteceu na tarde de ontem na cidade de São Bento-PB um homicídio, tendo como vítima o senhor Eliezer Gomes de Almeida, casado, 30 anos, que residia na Rua Cícero Serafim Santos, 570, bairro Boa esperança, morto com vários disparos de arma de fogo. Ao tomar conhecimento do fato, policiais da 2ª Companhia foram ao local do crime e lá se depararam com um verdadeiro arsenal.

Os Policiais encontraram uma grande quantidade de munição de diversos calibres, varias armas de fogo, inclusive, sendo uma delas, de uso restrito: duas pistolas de marca Tauros, sendo uma delas de calibre 0.40mm de cor preta, com o numero de registro raspado, (03) três carregadores, uma pistola Taurus  calibre 380 de cor cromada com (02) dois carregadores; um revolver marca Taurus calibre 22, com seis munições intactas; uma espingarda calibre vinte; (104) cento e quatro munições de calibre 22 intactas e (02) duas deflagradas; (02) duas munições calibre 357; (50) cinquenta munições calibre 380; (06) seis munições calibre 12; (15) quinze cartuchos de espingarda calibre 20; (26) vinte e seis munições de calibre .40. ; dois celulares, duas facas, um canivete,  uma pistola de plástico, alem de chumbo e pólvora para recarga de munições. Os familiares da vítima não souberam explicar a origem daquele material e afirmaram que Eliezer não tinha qualquer envolvimento com o mundo do crime ou tivesse inimigos.

Após crime, ocorrido por volta das 17h, a Policia  fez diligencias à procura de informações que levassem a identificação e captura do autor do homicidio, porém, diante do silencio da população, até o presente não houve exito nesse intuito.

Diante dos acontecimentos e visando maior eficácia na manutenção da ordem pública o policiamento da área de São Bento PB passou a ser reforçado com Policiais da ROTAN de Catolé do Rocha e do  BOPE da cidade de Patos.

Redação com Ascom

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Alunos de Quixaba participam de curso de inclusão digital nas FIP








Cerca de 40 alunos do 9º ano do Fundamental ao 3º do Ensino Médio do município de Quixaba, iniciaram na última sexta-feira 5 uma qualificação de inclusão digital com duração de dois meses oferecida pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), através do curso de bacharelado de Sistemas de Informação.

As aulas ocorrem todas as sextas, das 14h às 16h30 no laboratório de informática do curso de SI. Três monitores transmitem os conhecimentos aos alunos. Curso básico de informática, Word, Excel, PowerPoint, internet, são ferramentas que passam a fazer parte do dia a dia dos estudantes de Quixaba, primeira cidade da Paraíba a oferecer gratuitamente internet wi-fi gratuitamente.

Segundo o monitor Luiz Carlos, as FIP selecionam escolas públicas para que alunos tenham acesso aos cursos de informática e o município de Quixaba foi incluído nessa atividade extensiva da instituição, a partir do grande interesse, tanto dos alunos como da administração municipal. “O prefeito Julio Cesar se comprometeu de imediato em garantir o acesso dos alunos ao curso. É uma qualificação importante, principalmente para que eles entrem no mercado de trabalho, consigam o primeiro emprego”, disse Luiz.

O prefeito Julio tem objetivo de oferecer cursos na própria cidade, não apenas aos alunos, mas também professores e comunidade em geral. O município foi contemplado com um laboratório de informática, que está em fase de implantação, o qual será importante na concretização desse objetivo.  


Marcos Eugênio

Secretária visita plantio que abastecerão escolas



Na companhia da Nutricionista do Município, Anarah Suellen, a Secretária de Educação de Quixaba, Maria Rosineide, fez visitas aos agricultores locais para saber o andamento do plantio e da colheita dos alimentos que servirão para preencherem o cardápio das escolas da cidade em 2013. Essas visitas fazem parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O PNAE tem como objetivo “suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos beneficiários, através da oferta de no mínimo uma refeição diária, visando atender os requisitos nutricionais referentes ao período em que este se encontra na escola”.

“Cada dia é servido um alimento diferente, como legumes, verduras e frutas. Temos nos preocupado muito com uma alimentação saudável e elaboração dos cardápios. O retorno tem sido muito positivo. Hoje em dia, é muito raro as crianças faltarem às aulas em detrimento de doenças, como a gripe, por exemplo. A alimentação que elas tem tido nas escolas, tem lhes dado o devido valor nutricional e, consequentemente, uma maior estabilidade na saúde”, frisou Maria Rosineide.

Contudo, o efeito da seca tem retardado o plantio e a entrega de alimentos. Como o acesso à água tem sido cada vez mais restrito, o agricultor Luciano Andrade – que participa do programa Agricultura Familiar, ressalta que, para combatê-la (a seca), é preciso “criar soluções”.

“Perfurar poços é uma das soluções que temos buscado para termos água para plantarmos. A seca, no geral, tem prejudicado a plantação de vários outros alimentos, como o tomate, por exemplo. O que nós podemos manter em meio a esse cenário, é a perseverança”.

Mesmo em meio à seca, uma novidade será acrescida no cardápio este ano: o suco a partir das polpas de frutas que, além do acréscimo de valor nutritivo, deixará a alimentação bem mais deliciosa, destaca Anarah.

Além do que é repassado à Prefeitura Municipal de Quixaba para ser investido no PNAE, com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Prefeitura tem triplicado o investimento para garantir uma melhor merenda para o alunado do Município.


Eduardo Silva

Quixaba realiza Abril Azul dia 22




Trabalhar a saúde do homem, como propõe o Ministério da Saúde, tendo em vista que historicamente o governo nunca havia se preocupado com esse público, faz com que o município de Quixaba discuta e ofereça serviços nessa direção, que garantam mais qualidade de vida os homens, a partir de atividades educativas, preventivas e exames de rotina. Segunda-feira, dia 22, a Secretaria Municipal de Saúde vai mobilizar a população para trabalhar temas como o câncer de próstata, cujas estimativas do INCA – Instituto Nacional do Câncer, é de que ano passado surgiriam mais 60 mil novos casos, sendo o segundo tipo mais frequente nos homens, perdendo apenas para o de pele.

As atividades terão início às 8h se prolongando até às 17h. Homem acima de 40 será o alvo do Abril Azul. Além do trabalho educativo, distribuição de material informativo, palestras, serão realizados exames de próstata, de toque e de sangue (PSA); testes de glicemia, aferição de pressão arterial,  dentre vários outros, a exemplo também da dengue, uma preocupação constante da administração municipal, que vão mobilizar os profissionais da saúde local e de Patos.

Na sexta-feira, 19, haverá a prévia da campanha Abril Azul. Um café da manhã será oferecido aos homens. Os agentes comunitários de saúde estão fazendo o convite casa a casa, conclamando-os a irem de encontro aos serviços que serão ofertados pela Secretaria de Saúde. Nessa prévia haverá homenagens ao senhor Antônio Preto, que estará completando um século de existência.

As homenagens a ele dirigidas não são apenas por ele chegar aos 100 anos, com lucidez suficiente para dizer que ainda irá tirar a carteira de motorista. Antônio Preto é um símbolo para todos que fazem saúde pública em Quixaba e referência para os mais jovens. Em todas as campanhas ele é dos primeiros a chegarem, participando ativamente das ações. “O incrível de tudo é que ele esbanja saúde, mesmo chegando aos 100 anos, algo que surpreende os médicos do PSF”, diz Anna Christina, primeira-dama de Quixaba, que está organizando as homenagens ao ilustre filho da terra.



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Atendimentos de saúde na praça

Foto:Marcos Eugênio

O bairro Belo Horizonte foi o escolhido para dar lugar ao projeto Clínica Escola em Ação. O evento, realizado pelas FIP, rompe os muros da Faculdade e leva serviços à sociedade. No dia 25 de abril, a Praça Alcides Carneiro, em frente à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, se transformará em um espaço voltado para o bem estar da comunidade. A partir das 7h, ações de prevenção e promoção da saúde serão desenvolvidas gratuitamente. 

Durante toda a manhã serão oferecidos atendimentos de verificação de pressão artéria, frequência cardíaca e respiratória, orientação de planejamento familiar, massagem, limpeza de pele e hidratação facial e orientação para gestantes. 

Serão disponibilizadas também informações sobre câncer de mama e de pele, com instruções sobre o uso do protetor solar, vacinação contra Hepatite B, Tríplice Viral e Antitetânica, além de teste glicêmico e agendamento de exames citológicos e eletrocardiograma.

O projeto Clínica Escola em Ação é desenvolvido através do trabalho em conjunto das Clínicas de Fisioterapia e Enfermagem das Faculdades Integradas de Patos. A iniciativa conta com a parceria da Pastoral da Saúde Regional Nordeste II e da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.


Assessoria

“Devemos lutar para recuperar essas vagas”, diz Nabor Wanderley no tocante à decisão do TSE


Nabor Wanderley - Foto:Marcos Eugênio

O ex-prefeito de Patos, Nabor Wanderley, se posicionou contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, na última terça-feira (9), decidiu por cinco votos a dois, alterar a quantidade de deputados federais de 13 estados para as eleições de 2014.

De acordo com a votação a Paraíba perdeu 2 deputados federais e com a adequação da composição a assembleia perde 06 deputados estaduais. O resultado foi proclamado pela presidente do TSE, ministra Carmem Lúcia, cinco ministros votaram a favor da petição e dois contra.

“Vejo isso com preocupação, pois para um estado carente como o nosso, perder dois representantes a nível de governo federal é muito negativo. Pela decisão que nós vimos, ainda cabe recurso não só por parte da Paraíba, mas por outros estados que se sentirem prejudicados. Precisamos lutar até onde pudermos e, dentro da legalidade, para recuperar essas vagas. Enquanto pudermos recorrer da decisão é bom que façamos até conseguir algo”, relata Nabor Wanderley.

Intenções para 2014

Já pensando nas eleições de 2014, Nabor Wanderley reforçou mais uma vez que seu nome está à disposição para que o partido avalie sua possível pré candidatura à deputado estadual.
“Essa questão do meu nome é uma coisa que está surgindo naturalmente e não vou aqui, afirmar que já sou o candidato, pois nós temos outras lideranças dentro do próprio partido aqui em Patos, que podem ocupar vaga. Porém, se meu nome for o melhor diante da população, será uma honra representar a cidade Patos e região, assim como o nosso estado”, garantiu.

Hélio Barbosa

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Operação Pente Fino em cadeia pública apreende equipamentos eletrônicos, armas e drogas na PB



Policiais Militares da 2ª Cia PM, Policiais do BOPE e Agentes do GPOE, realizaram na manhã desta quarta-feira (10), uma operação pente fino na Cadeia Pública da cidade de São Bento, Sertão paraibano, para coibir e apreender materiais ilícitos no interior das celas.

De acordo com o Capitão Douglas Ferreira de Araújo, comandante da 2ª Cia PM/12º BPM, a operação mobilizou cerca de 25 homens e teve como resultado a apreensão de 01 (um) aparelho celular; 03 (carregadores) carregadores; 01 (um) cartão de memória de celular; aproximadamente 200g de maconha; 01 (um) cachimbo para consumo de crack; 01 (um) fone de ouvido; 02 (dois) alicates; 01 (uma) tesoura; 04 (quatro) espetos; 03 (três) chaves de fenda; 01 (um) martelo; 02 (duas) barras de ferro; 1Kg de arame; R$ 1.330,00 (Um mil trezentos e trinta reais) em dinheiro, dentre outros objetos não autorizados.

Todo o material apreendido foi catalogado e encaminhado a Vara das Execuções Penais da Comarca de São Bento. A Cadeia local está com sua capacidade máxima e conta com presos de alta periculosidade, informaram autoridades policiais.

Segundo o Capitão PM Douglas, outras operações desse gênero irão acontecer de forma inopinada a fim de reprimir práticas criminosas dentro da Cadeia daquela cidade sertaneja.      

Airton Alves com informações da 2ª Cia PM/12º BPM - Sistema Itatiunga


Agevisa oferece curso a fiscais de vigilâncias sanitárias municipais





Teve início nesta quarta-feira 10, com encerramento previsto para essa quinta 11, um curso destinado a fiscais de vigilâncias sanitárias dos municípios da Macrorregião Patos, que compreende 49 cidades das áreas de Patos, Piancó e Princesa Isabel.

No programa desse curso a discussão em torno da RDC 216/2004, resolução que estabelece procedimentos de boas práticas para oferta de serviços de alimentação, com objetivo de garantir condições higiênicosanitárias dos alimentos preparados, sendo a rede hoteleira e similares, supermercados, panificadoras, segmentos alvos de uma imensa lista de estabelecimentos que recebem a visita da fiscalização.

O inspetor da Agevisa, Márcio Ducat, falou sobre o objetivo desse encontro, que acontece no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde e que prevê também visita prática em algumas empresas previamente selecionadas de Patos. Disse que é necessária a padronização da prática desse conhecimento técnico que está na pauta de discussão e que os fiscais possam aplicar corretamente a legislação, já que existe equívocos em relação a RDC 216/2004. Comenta que essa padronização na inspeção vai melhorar a questão sanitária dos alimentos que chegam às mãos dos consumidores. “Com esse treinamento conseguimos aliar o pensamento mais uniforme entre todos os inspetores”, enfatizou Lucat.

A capacitação iniciou com Patos e será trabalhada com as 12 regiões de saúde do Estado ao longo deste ano. Alguns problemas fazem parte da atividade dos fiscais das visas, como a falta de conhecimento técnico, de estrutura para o serviço de fiscalização de campo, dentre outros expostos por eles na capacitação. Lucat ressalta também a importância de um bom diálogo com os fornecedores de alimentos, que precisam também receber informações sobre os procedimentos corretos de manipulação e conservação dos produtos, algo que contribui e facilita o trabalho dos fiscais.


No Sertão: Universitária é presa quande se passava por médica


A Polícia Civil da cidade de Cajazeiras, prendeu nesta quarta-feira (10), a universitária Maria Liduína Andrade Leite, de 32 anos de idade, acusada de estelionato. Liduína, que é natural de Uiraúna, estava cursando Fisioterapia. Ele se formaria no próximo período.
A Polícia chegou até a estelionatária após denúncia de uma médica da cidade de João Pessoa, que disse haver alguém realizando compras em seu nome na cidade de Cajazeiras, atual domicílio da acusada.
Uma das compras feitas em nome da médica, no valor de R$ 6.000,00 foi entregue na residência de Liduina nesta quarta, momento em que a polícia flagrou a ação da jovem assinando o documento em nome da médica.
A polícia apreendeu também, 33 talões de cheque, mais de 40 cartões de créditos com nomes diferentes, 10 chips, 36 cheques entre R$ 3.000 e R$ 10.000 e muita mercadoria que se encontrava na residência.
Polícia
 
O delegado Gilson Teles, disse que estava monitorando a acusada desde o último final de semana, para chegar ao flagrante.
Gilson disse que foi realizado o flagrante logo após a acusada assinar o documento em nome da médica, e que a universitária também estava de posse de uma carteira de motorista em nome da vítima, sendo a foto de Liduina.
“Quando entramos na casa percebemos que é uma residência luxuosa, com piscina no 1º andar, o que não era compatível com uma pessoa que tinha uma atividade de comercializar calçados na sala de aula”. Disse o delegado.
De acordo com Gilson, a acusada vem agindo a muito tempo e pode ter uma quadrilha que agia junto com ela.

Diário do Sertão

Fórum discute saúde da mulher e da criança










Aconteceu nesta quarta-feira 10 no auditório de Odontologia das FIP – Faculdades Integradas de Patos, o I Fórum Regional Perinatal da Rede Cegonha, com ampla discussão em torna da saúde da mulher e da criança. Participam do evento representantes dos 24 municípios da região de Patos, do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, além de entidades como Pastoral da Criança, igrejas, conselhos da criança, da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, apoiadores da regional de saúde, dentre outras.

O foco principal foram as redes de atenção à saúde, com destaque para Rede Cegonha e sua implantação na 6ª Regional e Saúde. O momento é propício para que cada município possa mostrar suas dificuldades e potencialidades na atenção à saúde perinatal.

Todo o processo de atenção à mulher em relação ao pré-natal, parto e pós-parto está sendo revisto, numa discussão que procura aproveitar ao máximo da estrutura, apoio oferecido para que caiam os índices de mortalidade neo e materno e a sociedade possa desfrutar de melhores serviços em toda a rede do SUS.

Os participantes discutiram a operacionalização da Cede Cegonha, que leva em conta o diagnóstico, o desenho da rede regional, contratualização, qualificação, pré-natal, parto e pós-parto e sua certificação. Rejane Lúcio Vieira, do Ministério da Saúde, que trabalha com todas as redes de atenção à saúde, falou que a proposta desse encontro em Patos visa reduzir a mortalidade materna e neonatal, como propõe a Rede Cegonha, facilitando a vida das mulheres, dando mais qualidade aos serviços do SUS, desde a atenção básica aos serviços de urgência e emergência.

“Um dos objetivos do Fórum é conhecermos a realidade da região, e quem pode apresentar isso são os municípios. O Ministério da Saúde oferece o apoio para que aconteça a interligação de todas as redes, a exemplo da Rede Cegonha, psicossocial, de emergência, do câncer, das doenças crônicas, da pessoa com deficiência, que fortalecem a atenção integral”, diz Rejane.

Em relação ao pré-natal ela diz que é um momento fundamental para a saúde da mulher, sendo preciso maior envolvimento, acolhimento, informações que qualifiquem esse pré-natal, para que aconteçam menos mortes.

O diretor técnico da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, Paulo Athayde, fez considerações dos avanços ocorridos na saúde da mulher, mas alertou ser preciso que todos cumpram suas funções nessa assistência, que haja maior atenção a partir do pré-natal mais humanizado e acessível, oferecendo-se a ela todos os exames necessários que garantam um parto ideal.

Outras discussões como parto normal ou cesáreo gerando bom debate; o direito e a capacidade do acompanhante em sala de parto; a vinculação da gestante para a maternidade em seu município, ou seja como as orientações, aproximação da gestante ao local em que ela ganhará bebê aconteceram. Nesta tarde os grupos discutiram essas e outras questões que precisam chegar a denominadores comuns e assim fortalecer a Rede Cegonha, que investirá na região de Patos mais de R$ 9 milhões para melhorar assistência à mãe e seu filho.

O gerente regional de saúde, José Leudo, disse que o I Fórum Regional Perinatal da Rede Cegonha traz à tona antigos problemas até culturais que precisam ser corrigidos a partir dessa ampla discussão, com cada setor apresentando suas carências e necessidades, que vão dar um quadro da realidade regional a essa política que vem sendo construída pelas redes na melhoria da saúde pública.

Nesta tarde houve também exposição de estatísticas dos atendimentos hospitalares da Maternidade Peregrino Filho, desde o início da gestão pelo Instituto Social Fibra, que vão servir de subsídios aos participantes, quando da elaboração de suas propostas a ser pactuadas na rede.  

Francisca avalia 100 primeiros dias de governo



Na manhã desta quarta-feira (10), a prefeita de Patos, Francisca Motta, se reuniu com a imprensa na Associação Comercial de Patos e, durante cinquenta minutos, fez um balanço dos 100 primeiros dias de trabalho da nova administração pública. Entre ações emergenciais e projetos em fase de elaboração para os próximos anos, além da conclusão de obras estruturantes, a chefe do Executivo salientou que os resultados estão chegando por meio do trabalho e da integração entre as secretarias municipais. 
“Apesar do curto espaço de tempo em que tive que me dividir entre trabalhos internos e externos da Prefeitura, realizamos ações, inauguramos obras e demos celeridade a outras que estão em andamento ou em fase de conclusão. Além disso, estamos atuando por meio de ações ao combate à seca”, conta.
Durante a solenidade, a prefeita Francisca Motta várias autorizações de abertura de licitações voltadas para a promoção social, combate à seca e inclusão digital, a exemplo da coberta do camelódromo, implantação do programa "Cidade Online", perfuração e manutenção de poços, implantação do Centro de Referência de Apoio à Mulher e doação de terreno para construção da Casa de Apoio aos Portadores de Câncer.
Por último, Francisca Motta anunciou que será inaugurada nesta quarta-feira, dia 10, às 16h, uma Academia de Saúde, localizada na Praça de Perequeté”, no bairro da Maternidade, além da entrega da frota renovada de veículos a disposição da STTRANS.
Principais ações dos 100 primeiros dias de gestão:
  • Criação do Plano de Ações Estratégicas para o Desenvolvimento Econômico e Social do Município de Patos;
  • Lançamento do Ciclo 2013 do Orçamento Participativo;
  • Adesão do Município ao programa Amigo da Criança; 
    • Banco de Alimentos – Média de 55 mil beneficiários – Entrega de veículo para trabalho junto as Associações Comunitárias;
    • Diálogo com representantes da UEPB, objetivando a viabilização da criação do “Memorial da Cultura do Sertão” – Oscar Niemayer;
    • Entrega de novos fardamentos aos músicos da Filarmônica 26 de Julho;
    • Construção da Concha Acústica na Praça Edivaldo Motta;
      • Aquisição, através do deputado Federal Hugo Motta, de uma Patrol, duas retroescavedeira, dois tratores de pneu e um trator de esteira;
      • Perfuração e reativação de poços na zona rural e urbana, com recursos do Município;
      • Inauguração do Núcleo de Educação e Cultura Digital no prédio do Instituto Dr. João Tavares, na Rua Felizardo Leite;
      • Entrega de computadores do Programa Um Computador Por Aluno (ProUca) aos alunos da Escola Municipal Antônio da Costa Palmeira, no sítio Mocambo;
      • Reinício do Programa “Mais Educação”;
      • Entrega da Unidade Básica de Saúde Antônio Urquiza em Santa Gertrudes;
      • Implantação do Complexo Regulador para agilizar a marcação de consultas;  
      • Retomada dos serviços da UPA do Jatobá;
      • Conclusão da obra de construção da sede do SAMU Patos;
      • Retomada das obras de construção de 5 UBS;
      • Retomada das obras de construção da UPA do Campo da Liga;
      • Implantação do Programa Municipal de Prevenção “Bem Saudável”;
      • Elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social;
      • Entrega de táblets para os agentes de trânsito; 
      • Implantação da Central de Monitoramento de Trânsito;
      • Avanço das obras estruturantes do Canal do Frango e da Alça Sudeste;
      • Autorização da abertura de licitação para a construção do Centro de Referência e Atendimento à Mulher;
      • Doação de terreno para construção de Casa de Apoio para portadores de câncer.

AÇÕES FUTURAS

  • Reforma do Ginásio Poliesportivo O Rivaldão;
  • Autorização de abertura da licitação para a coberta do Camelódromo;
  • Autorização para perfuração e recuperação de poços artesianos;
  • Autorização para abertura de Licitação para Implantação da Infraestrutura da Cidade Online, cujos recursos já foram liberados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no valor de R$ 2 milhões 515 mil reais;
  • Construção do Centro de Referência de Apoio a Mulher no bairro do Morro;
  • Implantação de um Programa de Combate às Drogas em toda Rede Municipal de Ensino;
  • Reinício das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Zefinha Motta no Bairro Sete Casas;
  • Reinício das obras da UPA do Campo da Liga;
  • Informatização de todas as Unidades Básicas de Saúde da Família – UBS;
  • Inauguração de uma Academia de Saúde hoje, 10 de abril, no bairro da Maternidade;
  • Conclusão das obras da UBS do Bairro Santo Antônio e da UBS do José Mariz; 
  • Conclusão da 2º etapa do Canal do Frango;
  • Conclusão da obra da Alça Sudeste;
  • Implantação da Central de Monitoramento de Trânsito;
  • Inauguração do CRAS Capitão Manoel Gomes no bairro Belo Horizonte; 

Em três meses de ações administrativas a Prefeitura de Patos já totaliza este ano, mais de 20 milhões de reais em projetos cadastrados nos Ministérios em Brasília. 

Hélio Barbosa

Ex prefeito de Campina Grande visita correligionários do PMDB em Patos




O ex prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB), visitou a cidade de Patos nesta terça-feira, dia 09, para reencontrar correligionários do partido. Acompanhado do ex prefeito de Patos, Nabor Wanderley, Veneziano cumprimentou a prefeita de Patos, Francisca Motta, e seguiu para realizar entrevistas em programas radiofônicos da cidade.

Durante as entrevistas, Veneziano declarou-se como pré-candidato do partido ao governo do estado em 2014, além de tecer comentários sobre alguns problemas existentes na Paraíba nesta atual gestão. Dentre os pontos destacados, ele se mostrou bastante insatisfeito com os problemas surgidos na saúde, sobretudo em Patos, principalmente depois de casos divulgados na imprensa referentes à falta de médicos de plantão e pacientes que vêm a óbito por falta de atendimento.

Veneziano também citou a importância do grupo peemedebista de Patos e a articulação que tem com todo o estado, enfatizando as obras e projetos conseguidos pelo deputado Hugo Motta e o senador Vitalzinho, a exemplo da obra estruturante do Canal do Frango, avaliada em cerca de 27 milhões.

Para o ex prefeito de Patos, Nabor Wanderley, é necessário que um pré candidato a governo do estado se posicione desde já e que visite com frequência as bases aliadas.

“Diante das suas intenções como pré candidato, é importante que ele visite as diversas regiões do estado, conversando com as bases e com o povo. Essa é a melhor maneira de ver, ouvir e sentir as problemáticas existentes e discutir soluções. Neste momento onde está se firmando essa pré candidatura é importante que essa união do partido se fortaleça ainda mais. É por isso que estamos aqui abraçando esta causa de cabeça erguida, pois somos um partido que possui serviço prestado em todos os recantos do estado da Paraíba”, afirma Nabor Wanderley.

Nabor Wanderley também ressaltou o apoio que o grupo de Patos tem recebido do senador Vitalzinho.

“Nós temos recebido toda atenção do senador Vitalzinho, que juntamente com o deputado Hugo Motta tem procurado angariar recursos e aprovar projetos importantes para melhorar a vida dos patoenses. Então, devemos preservar sempre os laços de amizade com esses parceiros amigos e que têm compromisso e respeito aos paraibanos”, conclui.

Hélio Barbosa

terça-feira, 9 de abril de 2013

Direitos da Pessoa com Deficiência são discutidos pela regional Patos



No Brasil aproximadamente 24% da população possuem algum tipo de deficiência, segundo estatísticas do IBGE de 2010. Os fatores são inúmeros, apontados pela pesquisa, desde desnutrição, violência no trânsito, falta de políticas públicas destinadas a esse segmento da sociedade, má formação na gestação, dentre outras.

A deficiência visual lidera os números, com 35,7 milhões sofrendo algum tipo de problemas na visão. Em segundo aparece a deficiência motora, com 13,2 milhões, o que corresponde a 7% da população. Em meio a essa realidade é que o governo federal lançou em 2011 o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limites, que visa a inclusão dessas pessoas.

O Governo da Paraíba, com articulação da Funad – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência vem discutindo nas regionais de saúde a Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência. Nesta terça-feira 09 aconteceu mais uma reunião da CIRS – Comissão Intergestora Regional do Sertão, no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde.

A reunião contou com a presença de 18 secretários municipais de saúde, que discutiram, dentre vários assuntos, as ações estratégicas que cada município pode realizar no fortalecimento do plano estadual, que garanta os direitos dos portadores de deficiência, ações essas que envolvem não apenas a saúde, mas educação, cultura, esportes.

Vários informes foram repassados, a exemplo do I Fórum Regional da Rede Cegonha, que acontece nessa quarta-feira 10 no auditório de Odontologia das FIP; Programa Saúde na Escola; formação de ACS; PMAQ; CIES, dentre outros que estão sempre na pauta de discussões na busca por avanços da saúde pública.  

Paraíba lança novos tipos de queijos



Nesta quarta (10), produtores participarão da mostra que irá apresentar queijos desenvolvidos em parceria com espanhol, através do projeto Aprisco Nordeste

Três novos tipos de queijos, desenvolvidos na Paraíba, em parceria com o mestre queijeiro espanhol Ignazio Plaza, poderão ser degustados, nesta quarta-feira (10), em Campina Grande. Produtos novos, diferenciados e com alto valor agregado, fabricados durante curso realizado no Sertão paraibano, no ano passado, farão parte da mostra, que será apresentada a produtores e imprensa.

Os novos produtos são o Ibores, a Torta de Cassar e um queijo misto, fabricado com leite de vaca e cabra. Esses e outros tipos foram fabricados há um ano, durante um curso realizado por Ignazio, em Sousa, no Sertão do Estado. Foram produziram cerca de 50 quilos de queijo, que passaram por longo período de curtimento.

Segundo o gestor do projeto Aprisco na Paraíba, Jucieux Palmeira, o Nordeste possui atualmente 15 tipos de queijos que são fabricados e comercializados no Brasil e no exterior. A Paraíba produz oito tipos de queijos. “Já incluímos nessa conta esses novos sabores, que logo estarão no mercado com potencial de competir no cenário nacional”, disse o gestor.

“Com a capacitação realizada no ano passado e a degustação em Campina Grande mostraremos que é possível inovar e diversificar a produção de queijos nas empresas da região. Estamos gerando capacidade técnica de modo que as empresas e as instituições possam melhorar a qualidade do que já produzem, bem como formular novos planos de negócios, ampliando seu portfólio de produtos”, ressaltou o gerente de Agronegócios do Sebrae Paraíba e gestor do Aprisco Nordeste, Antônio Felinto Neto.

O Aprisco Nordeste é um projeto de caráter estruturante que congrega os nove estados da Região e é coordenado pelo Sebrae-PB. Objetiva introduzir inovações tecnológicas, gerenciais e comerciais às cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, beneficiando os produtores rurais e as empresas da Região.

Mestre queijeiro

Ignazio Plaza veio ao Brasil para aplicar o curso em alguns Estados, como a Paraíba e o Rio Grande do Norte. Ele ensinou aos produtores de queijo inovações para se destacar no mercado. O mestre queijeiro trabalha com iguarias especiais e artesanais do queijo. Ele é da região de Extremadura, na Espanha, e passou conceitos de como trabalhar com o leite cru.

Durante esta semana, o espanhol fará degustações em outros estados. Para a degustação em Campina Grande, ele convidou produtores de outros estados e a imprensa paraibana. O processo de avaliação dos queijos será importante para os resultados alcançados com os novos produtos lácteos.

Esta semana, Inazio está ministrando o curso, para uma equipe de 30 pessoas, junto com Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Currais Novos. Depois da Paraíba, o mestre espanhol vai para Gravatá (PE), onde desenvolverá outros tipos de queijos. Segundo Jucieux, o projeto Aprisco NE tem um convênio importante com a Espanha. “Tudo isso é resultado das ações e do trabalho desenvolvido nas regiões. Com esta capacitação, as queijeiras participarão de concursos prestigiados”, concluiu.


SEBRAE PARAÍBA

Mesa recebe requerimento pedindo instalação da CPI dos Gatos

Assembléia deve criar CPI do Gato


O vereador João Almeida (PMDB) apresentou requerimento à mesa diretora da Câmara Municipal de João Pessoa pedindo a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar eventuais denúncias de fraudes em ocorrências da Energisa que detectaram “gatos” no uso da energia de várias residências da cidade. O requerimento, até o final da sessão, tinha 13 assinaturas.
 
O presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), esclareceu, entretanto, que o pedido ainda será analisado pela Procuradoria Jurídica. “Nós encaminharemos o pedido à Procuradoria que vai analisar e opinar sobre o assunto”, reforçou.
 
Segundo João Almeida, se há denúncias de que vários consumidores podem ter sido lesados com a possível existência de gatos (detectados por fiscais da Energisa) em suas ligações de energia, a alternativa, nesse momento, é a instalação de uma CPI para investigar o caso. “Precisamos tirar essa história a limpo”, afirmou.

parlamentopb

Assassino de Fernanda diz que queria dinheiro para comprar drogas



“Fernanda, venha aqui por favor”. Este foi o argumento de Jefferson Luiz de Oliveira para atrair a estudante Fernanda Hellen para dentro de sua residência. Dentro da casa o assassino exigiu dinheiro porque queria comprar droga. A revelação foi feita pelo delegado Aldroville Grise, encarregado das investigações sobre o desaparecimento da estudante.
Fernanda ainda disse para o criminoso que ia ligar para seu avo e pedir o dinheiro. Nesse momento Jefferson rebateu aparelho celular do bolso esquerdo da criança e disse para ela “você está sequestrada”.
Segundo o relato do delegado, a menina tentou gritar e correr foi quando Jefferson deu uma “gravata” na garota e ela desfaleceu. Como estava sozinho em casa ele colocou o corpo debaixo da cama onde ele dormia com a esposa.
A frieza de Jefferson Luiz foi mais além. Após esconder o corpo, ele colocou o telefone celular entre ursos de pelúcia de uma filha dele de 3 anos.
Segundo o delegado, Jefferson trabalhava no período noturno, enquanto que sua esposa durante o dia. Quando a esposa chegou e para não levantar desconfiança, o criminoso forjou uma briga com a esposa que resolveu sair e dormir na casa de sua mãe, sogra dele.
Após a saida da esposa, ele voltou a usar droga, o que já havia feito quando atraiu a menina. Mas, devido a movimentação quando foi confirmado, cerca de 5 horas depois o desaparecimento da estudante não conseguiu dar fim ao corpo. A esposa retornou, foi para o quarto, ainda assistiu televisão sentada na cama e depois saiu.
O delegado narrou ainda que o bandido chegou a tirar o shor e as sandálias da garota e jogou no lixo e somente na madrugada do dia 10 de janeiro, quase três dias após o desaparecimento, ele conseguiu o seu intento. Enrolou o corpo numa piscina de plástico, cavou a cova usando uma faca de mesa e uma colher de pedreiro. Ela foi enterrada de blusa e calcinha.
Ainda na narrativa, durante a entrevista, o delegado disse que Jefferson com o celular de Fernanda e 200 reais que havia recebido da rescisão de contrato foi até o centro da capital, comprou cinco pedras de crack e em seguida encontrou com a jovem prostituta (testemunha) e com ela entraram numa pousada que serve para consumo de droga. Para ter acesso pagou R$ 10.
Após o consumo da droga, ele entregou o celular a mulher e mandou ela trocar por crack. “Ele revelou que consumiu cerca de 20 pedras e somente consumiu dormir 48 horas depois”.
Para desvendar o assassinato o delegado Aldroville Grise revelou que após intenso levantamento, conseguiu localizar o celular e estava em poder da polícia desde o dia 29 de janeiro.
Na coletiva o delegado disse que as investigações vão continuar, pois existe a suspeita de violência sexual contra a estudante. Ele informou que também vai conversar novamente com a esposa de Jefferson para saber a partir de quando ela passou a suspeitar do marido. “Mulher sabe com quem convive” disse o delegado André Rabelo, que participou da coletiva.
Jefferson Luiz Oliveira Soares estava residindo há apenas três anos na rua Grazielle Feitosa Barbosa, Bairro Alto do Mateus, em João Pessoa a apenas 30 metros da casa da estudante.
O criminoso desde a divulgação do desaparecimento de Fernanda Hellen, passou a ajudar os familiares da estudante, inclusive distribuindo panfletos, indo a casa do pai da garota, Fábio Cabral, para consolá-lo.
Viciado em droga, ele é pai de uma menina de 3 anos e padastro de um menino de 8 anos que, ambos eram amigos de Fernanda Hellen.
Ao final da entrevista o delegado Aldroville Grise informou que Jefferson Luiz Soares foi autuado em flagrante por ocultação de cadáver e latrocínio (matar para roubar), pois ele tomou o telefone celular da estudante e depois praticou o crime.
O corpo de Fernanda Hellen se encontra na Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal – GEMOL, para necropsia e, de acordo com o diretor em exercício do IPC, Israel Aureliano, ainda não previsão da liberação do cadáver para o sepultamento.

WSCOM Online

Arquivo do blog