Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 24 de janeiro de 2009

Equipe de Maranhão chega a Patos para fiscalizar obras inacabadas



A equipe comandada pelo senador José Maranhão (PMDB) continua a percorrer o Estado da Paraíba em busca de obras inacabadas pelo governo Cássio Cunha Lima. A caravana, que ao final das visitas publicará um dossiê, chega a Patos na manhã deste domingo, 25, onde visitará a Maternidade Peregrino Filho e Shopping Sebrae. Há anos que foram iniciadas as obras de ampliação da Maternidade, que não foram concluídas. O Shopping permanece há seis anos sem um destino. Não há consenso sobre sua utilização, o que tem gerado revolta dos patoenses devido os altos investimentos para a construção de mais um elefante branco.
De Patos a caravana segue para conhecer a situação de rodovias como a que liga Teixeira à Maturéia, bem como a da BR 361 à cidade de Emas, cuja promessa de construção do asfalto vem desde o governo Maranhão. Inclusive o próprio prefeito da época, José Madruga, os filhos de Emas lembram muito bem da promessa, enfatizou na época de campanha que se o governo Maranhão não fizesse o asfalto, ele mesmo o faria.
O problema é que a população até hoje come poeira. Na reunião de ontem da equipe do governo Cássio com cerca de trinta prefeitos da região, o subsecretário de Infra-estrutura, Gauray Martins (foto ao lado), disse ao Garimpando que a referida estrada está se encontra em processo de licitação. Aguardar para ver.

São Francisco de Sales - Padroeiro dos Jornalistas


Hoje, nós jornalistas, comemoramos o dia de nosso santo padroeiro - Francisco de Sales. A escolha de seu nome foi feita pelo Papa Pio IX.



Francisco de Sales, primogênito dos treze filhos dos Barões de Boisy, nasceu no castelo de Sales, na Sabóia, em 21 de agosto de 1567. A família devota de São Francisco de Assis, escolheu esse para ele, que posteriormente o assumiu como exemplo de vida. A mãe se ocupava pessoalmente da educação de seus filhos. Para cada um escolheu um preceptor.
O de Francisco era o padre Deage, que o acompanhou até sua morte, inclusive em Paris, onde o jovem barão fez os estudos universitários no Colégio dos jesuítas.Francisco estudou retórica, filosofia e teologia que lhe permitiu ser depois o grande teólogo, pregador, polemista e diretor espiritual que caracterizaram seu trabalho apostólico. Por ser o herdeiro direto do nome e da tradição de sua família, recebeu também lições de esgrima, dança e equitação, para complementar sua já apurada formação. Mas se sentia chamado para servir inteiramente a Deus, por isso fez voto de castidade e se colocou sob a proteção da Virgem Maria.
Aos 24 anos, Francisco, doutor em leis, voltou para junto da família, que já lhe havia escolhido uma jovem nobre e rica herdeira para noiva e conseguido um cargo de membro do Senado saboiano. Ao vê-lo recusar tudo, seu pai soube do seu desejo de ser sacerdote, através do tio, cônego da catedral de Genebra, com quem Francisco havia conversado antes. Nessa mesma ocasião faleceu o capelão da catedral de Chamberi, e, o cônego seu tio, imediatamente obteve do Papa a nomeação de seu sobrinho para esse posto.
Só então seu pai, o Barão de Boisy, consentiu que seu primogênito se dedicasse inteiramente ao serviço de Deus. Sem poder prever que ele estava destinado a ser elevado à honra dos altares; e, muito mais, como Doutor da Igreja!
Durante os cinco primeiros anos de sua ordenação, o então padre Francisco, se ocupou com a evangelização do Chablais, cidade situada às margens do lago de Genebra, convertendo, com o risco da própria vida, os calvinistas. Para isso, divulgava folhetos nos quais refutava suas heresias, mediante as verdades católicas. Conseguindo reconduzir ao seio da verdadeira Igreja milhares de almas que seguiam o herege Calvino. O nome do padre Francisco começava a emergir como grande confessor e diretor espiritual.
Em 1599, foi nomeado Bispo auxiliar de Genebra; e, três anos depois, assumiu a titularidade da diocese. Seu campo de ação aumentou muito. Assim, Dom Francisco de Sales fundou escolas, ensinou catecismo às crianças e adultos, dirigiu e conduziu à santidade grandes almas da nobreza, que desempenharam papel preponderante na reforma religiosa empreendida na época com madre Joana de Chantal, depois Santa, que se tornou sua co-fundadora da Ordem da Visitação, em 1610.
Todos queriam ouvir a palavra do Bispo, que era convidado a pregar em toda parte. Até a família real da Sabóia não resistia ao Bispo-Príncipe de Genebra, que era sempre convidado para pregar também na Corte.Publicou o livro que se tornaria imortal: "Introdução à vida devota". Francisco de Sales também escreveu para suas filhas da Visitação, o célebre "Tratado do Amor de Deus", onde desenvolveu o lema: "a medida de amar a Deus é amá-lo sem medida". Os contemporâneos do Bispo-Príncipe de Genebra não tinham dúvidas a respeito de sua santidade, dentre eles Santa Joana de Chantal e São Vicente de Paulo, dos quais foi diretor espiritual.
Francisco de Sales faleceu no dia 28 de dezembro de 1622, em Lion, França. O culto ao Santo começou no próprio momento de sua morte. Ele é celebrado no dia 24 de janeiro porque neste dia, do ano de 1623, as suas relíquias mortais foram trasladadas para a sepultura definitiva em Anneci.
Sua beatificação, em 1661, foi a primeira a ocorrer na basílica de São Pedro em Roma. Foi canonizado quatro anos depois. Pio IX declarou-o Doutor da Igreja e Pio XI proclamou-o o Padroeiro dos jornalistas e dos escritores católicos. Dom Bosco admirava tanto São Francisco de Sales que deu o nome de Congregação Salesiana à Obra que fundou para a educação dos jovens.

Esporte de Patos espera manter o tabu de 11 anos sem perder para o Belo no JC


O Esporte de Patos é só otimismo para a partida deste domingo, 25, contra o Botafogo da Capital pela 3ª rodada do Campeonato Paraibano de Futebol. A partida, marcada para às 16h tendo como palco o Estádio José Cavalcanti, tem uma particularidade. O Patinho Terror do Sertão tentará dar continuidade a um tabu de 11 anos, de não perder para a equipe da Capital, em Patos. A última derrota aconteceu em 1998. O técnico Sérgio Oliveira, que mantém a equipe do Esporte concentrada para esse importante duelo, primeiro jogo do Pato em casa, disse que o time está apresentando bom desempenho e tem tudo para fazer uma excelente temporada. Acrescentou que, a exemplo dois últimos jogos, o Esporte vai jogar ofensivamente, sempre em busca da vitória.
Para essa partida a Federação Paraibana de Futebol escalou Jefferson Rafael como árbitro central (Campina Grande), Márcio Freire (Campina Grande) e Allan Delon (João Pessoa). Regra 1 será Clizaldo Luiz Maroja. Espera-se que a torcida do Patinho compareça a campo, como tem feito a do Nacional, a outra equipe patoense que enfrenta o Treze no Estádio Presidente Vargas (Campina Grande), também às 16h.
foto:garimpandopalavras

Cássio entrega portarias a 476 concursados e lança o Pedala Paraíba


O governador Cássio Cunha Lima (PSDB) realiza solenidade nesta segunda-feira (26), às 10h30, para entrega de portarias a 476 pessoas aprovadas em concurso público. Passarão a inregrar a estrutura administrativa do Estado 350 novos professores e 126 agentes penitenciários. O evento acontece no Cine Bangüê do Espaço Cultural.
Os 350 novos professores foram aprovados no Concurso do Magistério realizado em dezembro de 2005. A convocação foi feita através do Diário Oficial do Estado, edição do dia 16 deste mês. Os novos profissionais vão ocupar o cargo de professor de Educação Básica 3, classe B.
O Governo do Estado já convocou 1.527 candidatos aprovados em sete chamadas. Eles foram distribuídos em todos os municípios do Estado, para suprir deficiências no quadro devido a afastamento de profissionais da área por conta de aposentadorias e outros motivos.
Já os 126 novos agentes penitenciários integram a segunda lista de convocação dos aprovados no concurso público de Agente de Segurança Penitenciária, publicada no Diário Oficial do dia 22 deste mês. Os 383 primeiros convocados receberam suas portarias na segunda-feira passada. A nomeação dos novos servidores estaduais vai minorar um dos principais problemas do sistema penitenciário, que é o déficit de agentes.
Pedala Paraíba
Na mesma ocasião, Cássio fará a entrega simbólica de sete bicicletas aos primeiros inscritos no Programa Pedala Paraíba, que até 2010 pretende disponibilizar 10 mil veículos a alunos carentes, de áreas com dificuldades de transporte escolar.
Já o programa Pedala Paraíba servirá de apoio ao transporte escolar e beneficiará estudantes que moram a uma distância de 2 a 10 Km da escola. O programa começará a ser executado em fevereiro, e de imediato atenderá 2.500 estudantes prioritariamente do ensino médio dos municípios de Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Bom Sucesso, Catolé do Rocha, Patos, Sousa, Riachos dos Cavalos e Pombal.
O Pedala Paraíba também atenderá alunos do ensino fundamental, cujas bicicletas serão cedidas – com assinatura de documento por parte do responsável quando menor de 18 anos. O Governo do Estado pretende adquirir 10 mil bicicletas.
Secom
foto:www.treslagoas.ms.gov.br

Prisão por tráfico de drogas em Patos

Por volta das 20h de ontem, sexta 23, policiais militares, atendendo solicitação do setor de inteligência da PM, conseguiu prender na Rua Antônio Felix, Bairro da Vítoria, próximo a ponte do Juá Doce, Edmilson Bezerra da Silva, 24 anos e um menor de 16 anos. Com eles foram encontradas 24 (vinte e quatro) pedras de “CRAK”, 03 (três) trouxinhas de “MACONHA” e a importância de R$ 33,00 (trinta e três reais) em cédulas. Os acusados e o material apreendido foram conduzidos para Delegacia de Policia Civil.

Ouro em Patos?


Revista Veja diz que existe ouro em abundância em Patos

A matéria é antiga. De agosto de 1982. Nela, a revista Veja diz que os técnicos do Projeto Radam-Brasil, do Ministério das Minas e Energia, anunciou uma verdadeira mina de ouro no Nordeste e principalmente na cidade de Patos. Diz o texto: No capítulo dos recursos minerais, os mapas do projeto reservam boas surpresas à região de Patos, na Paraíba. A leste e a oeste dessa cidade, numa extensão de 300 quilômetros, dormem jazidas de ouro, cobre, xelita, ferro e grafita”.
O texto da Veja, entusiasmado, chega a dizer que o “Nordeste poderá tornar-se o celeiro do mundo”. Hoje, 27 anos depois, a inevitável pergunta: Cadê o ouro, cobre, xelita, ferro e grafita que estavam aqui?
Em contato com a redação do Espinharas Notícias, o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Patos, Osvaldo Sousa, disse que desconhece a informação.
A pesquisa estava errada ou esse tesouro ainda continua “deitado em berço esplêndido”?
Wandecy Medeiros: www.radioespinharas.com.br

Espaço Sindical


Servidores de São Mamede não receberam 13º e salário de dezembro de 2008


O Presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, tem recebido denúncias de que os servidores que recebem pelo MDE no Município ainda não receberam o 13º salário e nem tampouco o salário do mês de dezembro de 2008.
Para o sindicalista isto representa o descaso n Município com os servidores municipais, pois além de perseguir os funcionários, com ameaças de transferências, ainda deixam de pagar os salários em dia.
A Prefeitura de São Mamede assinou recentemente um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, junto a Procuradoria Regional do Trabalho, sobre as condições de trabalho dos vigias e garis que trabalham no lixão, que fica a mais de 3 km da sede do Município, se comprometendo a cumprir uma jornada diferenciada, sob pena de pagar multa.
Gonçalves enfatizou ainda que muitos servidores que foram aprovados no último concurso público, são perseguidos diariamente, no sentido pressiona-los para pedir demissão, pois até hoje não engoliram que servidores de outros municípios fossem aprovados em concurso público naquele município. Outros foram aprovados, convocados, mas ultimamente foi ignorado pelo atual gestor e estão sem trabalhar.
“É um verdadeiro assédio moral aos servidores, especialmente na Escola Fildani Souto, onde registramos um grande número de reclamações”. Enfatizou Gonçalves.
O sindicato ira procurar os vereadores da oposição para juntos formular a denúncia junto ao Ministério Público, a Procuradoria Regional do Trabalho, como também denunciar esse descaso na imprensa, no sentido de reverter à situação dos servidores.
Gonçalves ainda denunciou que a Prefeitura não paga o salário mínimo a diversos servidores, pois coloca R$ 415,00 (quatrocentos e quinze reais) na cabeça do contracheque e depois efetua um desconto pela metade de turno não trabalhado, o que não justifica, pois nenhum trabalhador pode ganhar salário inferior ao mínimo nacional.
“Estamos com contracheques de vários servidores nesta situação e já entramos com uma Ação de Cobrança junto a única Comarca de São Mamede em 2004, mas até o momento ainda não foi julgado”. Disse o sindicalista.
Assessoria

Alerta do internauta

Amanda

Caros amigos de Malta, não estou aqui pra proteger e nem derrubar lado político algum, mas sim pra compartilhar o meu modo de pensar com vocês. Sabem quando a nossa cidade vai cerscer e evoluir? Se continuarmos assim, nunca! Nós estamos amarrados a uma cultura "cabeça dura" que só enxerga uma bandeira política, é ai que está o erro. Nós que somos filhos de Malta temos que esquecer essa forma errônea de pensar, não estou falando em votar em um só lado político, mas votar em quem irá ser melhor administrador, fazendo isso, respeitar a legitimidade do pleito e fiscalizar o governante que nos representa, temos que ir a câmara de vereadores ver se valeu a pena termos escolhido aquele vereador pra votar, temos que ver se o nosso prefeito está mesmo mandando projetos e se nossos vereadores estão agindo para o bem do povo ou se estão de visando tão somente enteresses políticos. Bem, na minha opinião, só assim nossa querida Malta vai ser tornar uma cidade que poderá oferecer uma vida digna aos seus filhos.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Conselho do Idoso é empossado em Patos


Foram empossados na tarde desta sexta 23 na Casa dos Conselhos, em Patos, os 18 membros que passam a integrar o Conselho Municipal do Idoso, cuja lei de sua instalação foi aprovada no final do ano passado pela Câmara deintegraremamara Municipal e sancionada pelo prefeito Nabor Wanderley. , em Patos, o Conselho Vereadores e sancionada pelo prefeito Nabor Wanderley.
Formado paritariamente, com representantes governamentais e da sociedade civil, o Conselho, segundo a coordenadora do Programa Saúde do Idoso de Patos, Sandra de Lourdes Serrano Paiva, será fiscalizador de qualquer tipo de mau trato aos idosos. “O Conselho terá inúmeras responsabilidades, desde fiscalizadoras à atitude de propor políticas de apoio, que ofereçam acessibilidade e melhores condições de vida ao grupo senil”, explicou Sandra.
Ela informou que serão feitas parcerias com órgãos públicos e entidades da sociedade organizada, como igrejas, clubes de serviços. Sobre a participação dos idosos nesse processo pela busca da cidadania, adiantou que haverá reuniões mensalmente com os grupos de idosos dos bairros, momentos dedicados à discussão da situação do referido público, levantamento de propostas e oferta de serviços.
O Conselho Municipal do Idoso é composto de representantes do da esfera federal (INSS); estadual (Hospital Regional de Patos) e municipal, quando todas as secretarias vão estar à disposição para participar dos trabalhos.
A coordenadora da Casa dos Conselhos, Francisca Vasconcelos, lembrou da importância de cada cidadão em participar da elaboração de propostas que levem à concretização de leis benéficas à vida das pessoas idosas, que passam por diversos tipos de constrangimento, como preconceito, inacessibilidade a uma série de serviços, violência no lar, dentre outros.
“Uma das primeiras ações desse Conselho será cobrar um centro de convivência, local com profissionais capacitados para atender aos idosos, vítimas de maus tratos, abandono”, disse Vasconcelos.
Assessoria

PRF apreende caminhão baú que transportava 34 trabalhadores paraibanos

Na madrugada desta sexta-feira, dia 23, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão baú que fazia o transporte, irregular, de 34 homens. Segundo a polícia, os "passageiros" paraibanos estavam sendo agenciados para trabalhar no comércio de artigos em couro em Santa Catarina.
A "carga" do caminhão baú só foi descoberta porque a PRF havia montado uma barreira na altura do quilômetro 95 da BR-116, entre Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná, a fim de fiscalizar e impedir o tráfico de drogas e armas.
Segundo os policiais, os trabalhadores que estavam amontoados dentro do compartimento de carga, em situação degradante, não foram contratados formalmente e deveriam ganhar porcentagens do que vendessem.
A PRF entretanto informou que o crime não estava na informalidade do trabalho, mas nas condições em que os trabalhadores estavam sendo transportados, inclusive, há horas sem comer.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) foi chamado e o motorista do caminhão, com apenas, 24 anos, teve sua carteira de habilitação apreendida por transportar pessoas na carreta, o que é ilegal.
onorteonline

TJ derruba liminar e suspende nomeações de servidores em Cajazeiras


O Tribunal de Justiça manteve suspensas as nomeações de servidores concursados no município de Cajazeiras, no sertão paraibano. A decisão se deu após a derrubada de uma liminar do juiz Edvan Rodrigues, da 4ª Vara de Cajazeiras, que determinava o retorno dos aprovados.
Embora não seja uma ação que popularize o seu mandato, o prefeito Léo Abreu (foto) segue em frente com a decisão de suspender as nomeações porque já identificou várias irregularidades no processo que justificam tal atitude.
Segundo Léo Abreu, o ato de suspensão da nomeação dos servidores se justificou por uma série de irregularidades detectadas pela nova equipe de governo, inclusive, através de documentos oficiais de nomeação. “Um desses indicativos e um dos mais graves é que no edital do concurso havia cargos cuja quantidade de vagas existentes ficou bem inferior a quantidade de pessoas nomeadas”, argumenta o prefeito.
Exemplificando, significa que para um determinado cargo o edital destinava 10 vagas, mas foram nomeados mais de 20 profissionais. Ele lembra ainda que as nomeações foram feitas faltando apenas 180 dias para o final da gestão do ex-prefeito da cidade, o que também é ilegal.
Para apurar as irregularidades na nomeação dos servidores, a Prefeitura formou uma comissão de sindicância que tinha até o final de março para apresentar um relatório final sobre o assunto, mas, a pedido do prefeito e devido à urgência que o caso requer, a comissão acelerou os trabalhos e deve apresentar o relatório final bem antes do prazo inicial previsto. “Trabalhamos com a possibilidade de fecharmos esse relatório ainda no final deste mês”, afirma o prefeito.

Assessoria
foto:www.paraiba1.com.br

Opinião do internauta


Italo Salomão

É notória a falta de sensibilidade dos nossos gestores públicos para com a coisa pública. Isso é fato. Contudo, o descaso para com a arte e a cultura é ainda mais latente. E em Patos não é diferente, basta olharmos bem para a falta de estrutura e da promoção cultural existente em nossa cidade que, em decorrência não só disso veremos o quão pobre se torna a nossa gente. Pois, como dizem, "sem educação e cultura não se vive". Eu acrescento ainda a religião, independente da crença de cada um.
Em recente conversa com William Cabeleireiro, popularmente assim conhecido devido a sua profissão de cabeleireiro e ainda desenvolvendo paralelamente a de promotor de eventos, inclusive teatrais, fui informado que algumas peças seriam em breve trazidas a Patos, contudo, tais peças não mais teriam como palco principal o auditório do Fórum Miguel Sátiro, usado por diversas oportunidades. Indaguei-o a respeito do por quê da mudança de local, haja vista que o referido auditório é um dos poucos ambientes existentes que podem ser utilizados adequadamente para a encenação teatral.
Foi aí que, com o semblante munido de tristeza ele me afirmou que algum magistrado, cujo nome não revelou, alegara que o local não se destina a estes fins. Tão frequentemente, ouve-se pessoas lamentando a falta de opção disponível para o lazer, de uma forma geral, porém, quando opções são introduzidas em nossa cidade, determinados obstáculos são impostos, seja voluntária ou involuntariamente. O certo é que quase sempre há algum empecilho, independente de qual ordem seja.
Neste caso específico, torçamos para que não haja nenhum tipo de "impedimento", a não ser o acima detalhado, pois a homofobia é algo abominável. Só nos resta é esperar, mas não de braços cruzados, atônitos, que os nossos governantes, Município ou Estado, realizem as promessas aos quais se dispuseram durante suas respectivas campanhas políticas, caso contrário, é apelar a Deus, somente a Ele, pois, aos homens!?

Morre em Patos mãe de Pe. Espedito Caetano


Faleceu na noite de ontem no Hospital Regional de Patos, Lormina Olivina da Conceição, 79 anos, genitora do Pe. Espedito Caetano, administrador da Igreja Nossa Senhora da Guia, nesta cidade. Há messes ela vinha se tratando de vários problemas de saúde, que recentemente tiveram agravamento e ela foi internada na UTI do Regional, onde permanceu vários dias. Ela teve falência múltima de órgãos. Foi mãe de 10 filhos, o mais velho já falecido. O sepultamento de Lormina, que teve um grande círculo de amizadades também em Patos, aconteceu na tarde de hoje em sua terra natal, Nova Olinda.

foto:garimpandopalavras

Secretários estaduais discutem parcerias com prefeitos da região de Patos


Vários secretários estaduais estão na cidade de Patos participando desde a manhã de hoje (sexta feira) de um evento na FIP - Faculdades Integradas de Patos, tendo como público alvo prefeitos de municípios polarizados por esta cidade. O evento foi aberto por Romero Rodrigues, chefe do Gabinete Civil, que apresentou a proposta de trabalho. Além de secretários, prefeitos, deputados estaduais, o senador Efraim Morais e o presidente da Assembléia Legislativa, Artur Cunha Lima marcam presença.
O secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Carlos Dunga, falou dos programas de sua pasta, que tipo de parcerias poderiam ser feitas pelos administradores municipais e fez a entrega simbólica de 09 motos aos escritórios da Emater do Sertão. Outros secretarios usaram da palavra com o mesmo propósito, se colocando à disposição dos prefeitos para desenvolver projetos em conjunto. A meta do governo Cássio, segundo Rodrigues, é estreitar ao máximo os laços com os municípios, visando, cada vez mais, a melhoria dos índices econômicos, sócio-educacionais.


Franklin Araújo (Planejamento) fez vasto relato, aráves de transparências dos indicadores econômicos da Paraíba ao longo do governo Cássio, com ênfase no equilíbrio fiscal "que vem possibilitando o pagamento em dia dos servidores e a concretização da implantação de 32 planos de cargos e carreira", enfatizou.
O programa Leite da Paraíba foi amplamente comentado pela equipe de governo, em especial da área de Desenvolvimento Social (Edina Wanderley). Hoje, segundo ela, o programa, que em sua fase emprionária oferecia o produto gratuito ao povo carente de 29 municípios, hoje está presente nos 223. Diariamente são distribuídos 120 mil litros, sendo 18 mil de origem caprina e 102 bovina.
Edina adiantou que provavelmente em três meses será inaugurado em Patos o Restuarante Popular. Já o sub secretário de Infra-estrutura, Guaray Martins, quando questionado pelo Garimpando sobre o tão prometido Centro Cultural, informou que o processo de licitação deverá ser concluído até abril. "Estamos analisando dois locais, um próximo da Chevrolet e outro na área do antigo Baixo Meretrício", anunciou.

Prefeitos saem da reunião com agenda repleta de telefones para manter contato com cada setor que lher interessar. Pelo menos a equipe do governo do Estado demonstrou estar totalmente aberta para realizar as parcerias. Resta saber se, ao ser procurada, essas parcerias sairão realmente do papel, para o bem do povo carente de nosso Estado.



fotos:garimpandopalavras

Definido preço de ingresso para Nacional e Fluminense

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) definiu os preços dos ingressos para a partida entre Nacional de Patos (PB) e Fluminense (RJ) pela Copa do Brasil/2009, que acontecerá no dia 18 de fevereiro, às 20h30, no estádio Almeidão, no Cristo Redentor. Serão colocadas a venda 20 mil ingressos, ao preço de: R$ 20,00 (arquibancada), R$ 10,00 (geral) e R$ 40,00 (cadeira). Haverá ainda uma reserva de 15 mil ingressos, caso se esgote os 20 mil. A expectativa da FPF é que o estádio receba um público superior a 20 mil pessoas para prestigiar a estreia do Canário do Sertão na competição.
Já o Campinense estreia no mesmo dia e horário, diante do Misto de Mato Grosso, na cidade de Três Lagoas (MS).
onorte

Mesmo superior ao Treze, Esporte perde no Amigão

Mesmo jogando bem, dando sufoco no adversário, o Esporte de Patos acabou perdendo ontem à noite para o Treze no Estádio Ernani Sátyro (O Amigão), fechando a segunda rodada do primeiro turno do Campeonato Paraibano de Futebol. O Patinho mostrou superioridade dentro de campo e o placar foi considerado injusto, principalmente pelo técnico Sérgio Oliveira, que gostou bastante do posicionamento de sua equipe. Ele convocou a torcida do Esporte a comparecer neste domingo ao José Cavalcanti para incentivar o grupo para a primeira vitória da competição, contra o Botafogo da Capital.
Esta será a primeira partida da equipe patoense dentro de casa. Fez dois jogos fora, um empate contra a Queimadense e a derrota de ontem contra o Galo, possuindo apenas um ponto na tabela. Há grande otimismo que o time possa fazer uma boa campanha este ano. Um bom grupo foi formado e mais do que nunca se espera a presença do torcedor em campo para dar seu apoio.

TJ decide manter processo contra Ronaldo por conta do atentado do Gulliver


O ex-governador Ronaldo Cunha Lima continuará respondendo pelo processo impetrado contra ele por ter tentado contra a vida do ex-governador Tarcisio Burity em 1993, no Restaurante Guliver. Foi o que decidiu nesta quinta-feira a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça negando habeas corpus impetrado pelo advogado Luciano Pires.
De acordo com informações, o processo contra Ronaldo tramita no 1º Tribunal do Júri da Capital. O Habeas Corpus foi impetrado com o objetivo de que fosse declarada extinta a punibilidade pela incidência do instituto da prescrição. A Câmara Criminal, por decisão unânime, negou o pedido. Segundo a defesa, a prescrição da pretensão punitiva, pela pena em abstrato, verifica-se em 10 anos, contados do dia em que ocorreu o fato dito por ilícito.
Diz ainda que o Ministério Público deu parecer contrário, sustentando que entre a data do fato e a data do recebimento da ratificação da denúncia - 9 de setembro de 2008 -, quando o processo voltou à Paraíba, - houve a suspensão da prescrição por seis anos e três meses, razão pela qual, para fins de incidência do instituto da prescrição, ter-se-ia apenas o fluxo de oito anos e seis
meses. O juiz do 1º Tribunal do Júri acolheu o parecer do Ministério Público.
wscom

Animais silvestres: Quase 5 mil apreensões na PB



Aves foram as mais atingidas (4.600 apreendidas), seguidas de 153 mamíferos e 126 répteis

Foram apreendidos na Paraíba, ano passado, 4.879 animais silvestres (4.600 aves, 126 répteis e 153 mamíferos), em ações realizadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Estes números incluem os animais apreendidos em ações de fiscalização do Ibama e da Companhia de Polícia Florestal do Estado e os animais que foram entregues de forma voluntária ao Instituto.
Rodrigo Dutra Escarião, analista ambiental e chefe da Divisão de Proteção Ambiental do Ibama, explica que as ações de fiscalização do órgão são realizadas com base em planos de fiscalização estabelecidos (operações especiais); com base em denúncias formais ou informais; por determinação judicial; por solicitação do Ministério Público; e por determinação do Superintendente do Ibama ou do Chefe da Divisão de Proteção Ambiental, por meio de Ordem de Fiscalização.
Especificamente sobre a questão de animais silvestres, os principais problemas existentes são: retirada do animal da natureza (captura), caça, tráfico e criação em cativeiro. Os infratores são enquadrados na Lei Federal 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e no Decreto Federal 6.514/2008. As sanções são administrativas (advertência; multa simples; multa diária; apreensão dos animais, produtos e subprodutos da fauna, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veículos de qualquer natureza utilizados na infração; destruição ou inutilização do produto, dentre outros) e penais (multa e/ou detenção).
Ao Ibama cabe impor as sanções administrativas, sendo as sanções penais impostas pela justiça. A título de exemplo, a multa por caçar, comercializar, adquirir ou ter em cativeiro animal silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização é de R$ 500 por indivíduos de espécie não constante de listas oficiais de risco ou ameaça de extinção e de R$ 5 mil por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de risco ou ameaça de extinção.

SAIBA MAIS
De acordo com Rodrigo Dutra Escarião, os principais problemas relacionados aos animais silvestres são: retirada do animal da natureza, caça, tráfico e criação em cativeiro. Os principais alvos são: pássaros (Galo de Campina, Canário da Terra, Curió, Azulão, Sanhaço, entre outros); jandaia; papagaio; teju; tatu; rolinha; arribaçã; macaco, sagui, entre outros.
Especificamente sobre o tráfico e comercialização, a pressão é maior em torno dos passeriformes (pássaros nativos), encontrados em todas as regiões do Estado da Paraíba e os psitacídeos (papagaios). "A retirada do animal da natureza, passo inicial para qualquer forma de infração, seja caça, criação em cativeiro, tráfico ou comercialização, é alimentada pelas pessoas que adquirem de forma ilegal esses animais.
Manter animais silvestres em cativeiro, sem a comprovação de origem legal, é infração e crime ambiental, passível de punição administrativa e penal", explicou o analista ambiental e Chefe da Divisão de Proteção Ambiental do Ibama.
Estado investiga crimes contra animais em rota interestadual
A Paraíba está participando das investigações sobre uma rota de tráfico de animais entre os vários Estados brasileiros, dentre estes, além da Paraíba, Ceará, Rio de Janeiro e Bahia. O trabalho está a cargo da Delegacia de Ordem Econômica. Semana passada, o delegado Manoel Idalino Martins, recebeu um inquérito policial com dez volumes e que foi encaminhado pela Superintendência de Polícia Federal do Ceará. Antes de chegar às mãos do delegado, o processo passou pela Promotoria de Justiça Criminal de João Pessoa do Ministério Público da Paraíba.
O objetivo das investigações é apurar o envolvimento de paraibanos com o tráfico de animais silvestres no Estado, conforme notícia-crime encaminhada ao Ministério Público da Paraíba pela PF do Ceará. Na Paraíba, três pessoas identificadas por "Gideão" também conhecido por "Paraíba" , " Jô de Mamanguape" e " Neguim dos Pássaros" são apontadas por atuarem no suposto tráfico de animais silvestres.
Manoel Idalino explicou que essas três pessoas servirão como ponto de partida para as investigações. "Por enquanto, não posso adiantar mais detalhes para não atrapalhar as investigações, mas vou estudar o inquérito para dar início à apuração o mais rápido possível" disse Manoel Idalino.
O inquérito tem ligação com a "Operação Canarinho", iniciada em Fortaleza, no Ceará, dando conta da existência de uma esquema organizado para o tráfico de ovos silvestres da fauna brasileira para o exterior.
Por causa disso, o delegado de Polícia Federal no Ceará, Cláudio Barros Joventino, resolveu instaurar um inquérito policial em 20 de fevereiro de 2003. No início do inquérito, em Fortaleza, a polícia prendeu o construtor Austríaco, Johann Julius Zilllinger, 46 anos e o motorista Dalmo Rodrigues Muniz, que respondem a processo criminal em liberdade.
Paulo Cosme (O Norte)

PM cumpre mandado de prisão em Patos


A polícia Militar, cumprindo mandado de prisão expedido pelo MM. Juiz de Direito, Dr. José Márcio Rocha Galdino, da Comarca de São Bento-PB, prendeu na tarde de ontem (22/01) JUDIVAN AUGUSTO DE ASSIS, 36 anos e ALDAN MELQUIADES DA SILVA, 31 anos de idade, ambos prestadores de Serviço Administrativo da Superintendência de Polícia Civil de Patos. No momento da prisão, foi apreendido também com os acusados armas e munições ilegais. Após as prisões, os acusados e os objetos apreendidos foram conduzidos á Superintendência de Policia Civil, na cidade de Patos - PB, para as providências a cerca dos materiais apreendidos, e em seguida recambiados para a cidade de São Bento-PB.

III BPM

DR. OTÁVIO – O PALADINO DA ODONTOLOGIA SERTANEJA


A odontologia patoense está de luto. Passou para o mundo transcendental o nosso colega Dr. Otávio Pires de Lacerda, deixando para todos nós, seus familiares, amigos e a comunidade de Patos muitas saudades e grandes lembranças.
Dr. Otávio dedicou a sua vida a uma trindade para ele sacrossanta: a sua família, a sua profissão e a política.
Como homem simples e virtuoso, viveu junto aos seus familiares para os quais deixou um legado vastíssimo de bons exemplos, tanto como filho, quanto como pai e esposo.
Como profissional pautou-se na honestidade, em gestos éticos e de bondade, sobremaneira para com os mais pobres e desamparados. Com certeza, todos os que foram seus clientes sabem do compromisso, abnegação e devotamento com que Dr. Otávio sempre os tratou, quer na assistência pública, quer na assistência privada.
Para os colegas odontólogos deixa, como fundador e primeiro presidente da Associação de Cirurgiões Dentistas do Sertão da Paraíba/ACIDESP, uma instituição que pode ser traduzida como um de seus marcos indeléveis para a posteridade.
Como político foi um conciliador. Líder propenso à harmonia e a todo acordo que viesse em favor dos patoenses. Politicamente sempre caminhara distanciado da inveja e da ambição; perto da humildade, mas longe da subserviência.
Dr. Otávio sempre foi um apaixonado por Patos, cidade pela qual, com determinação e verdadeira obstinação, trabalhara na busca do seu desenvolvimento e do seu progresso.
Orador vibrante e de fala serena, fazia-se ouvir com encantamento pelo seu povo; e quer correligionários, quer adversários, ao final de cada um de seus discursos, o aclamava fervorosamente.
Portanto, hoje, devemos celebrar a passagem de nosso valoroso companheiro de profissão, fundamentados na crença e convicção de que, como disse o Mestre Jesus: todo aquele que crer em mim, ainda que esteja morto viverá. E essa crença e essa fé que Dr. Otávio sempre demonstrou em seus atos e em suas atitudes. Que Ele descanse em paz.
E a sua família as condolências sinceras de todos os seus colegas aqui representados pelas instituições abaixo subscritas.


Conselho Regional de Odontologia – Delegacia de Patos
Representante Dr. Otacílio Araújo

Associação dos Cirurgiões Dentistas do Sertão da Paraíba/ACIDESP Patos
Representante Dr. Antônio Ferreira de Andrade

Sociedade de Odontologia do Alto Sertão da Paraíba/SOASP Cajazeiras, PB
Representante Dr. Inácio Andrade Torres

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Prefeitura ajuda na recuperação do sangradouro do açude do Patativa do Assaré


O Presidente da Associação dos Agricultores do Assentamento Patativa do Assaré, Roberto do MST, enalteceu a ajuda dada pela Prefeitura Municipal de Patos para a conclusão das obras de recuperação do sangradouro do açude no assentamento.
As 60 famílias assentadas estavam preocupadas com a chegada do inverno e as condições do sangradouro do açude, que poderia arrombar caso não fosse feito o serviço de imediato. A Associação fez o primeiro investimento, usando mais de 50 sacas de cimento, mas não deu para concluir os trabalhos e aí foi solicitada a ajuda pelo presidente Roberto ao prefeito Nabor Wanderley, que atendeu de imediato.
Os assentados se mobilizaram e fizeram o trabalho em regime de mutirão, concluindo os serviços na última terça-feira.
O assentamento produz milho, feijão, melancia, melão, batata doce, hortaliças, além da criação de gado e caprino. Mais de 400 litros de leite são produzidos por dia, que estão sendo vendidos no comércio de Patos.
Roberto destacou também a importância da construção de uma escola no Assentamento pela Prefeitura Municipal de Patos. “Essa escola é de fundamental importância, pois os filhos dos assentados, pois não precisam se deslocar para o Distrito de Santa Gertrudes para poderem estudar, especialmente devido à segurança para os mesmos, além dos problemas no período do inverno onde o riacho enche e todos têm que se deslocar pela BR-230, correndo risco até de vida”, enfatizou.
Outra obra importante para o Distrito de Santa Gertrudes foi a estação de tratamento de esgoto e saneamento básico, pois todos os dejetos eram jogados para os açudes do assentamento Patativa do Assaré, poluindo-os.
Assessoria

Campeã paraibana de xadrez encara 10 adversários ao mesmo tempo


A campeã paraibana de xadrez, Rebeca Barros, de 17 anos, participa na noite desta sexta, 23, de uma apresentação da modalidade no auditório do Sindicato dos Engenheiros na Paraíba (SENGE-PB), no bairro de Tambiá, próximo ao Colégio Pio X. Ela enfrentará dez adversários simultaneamente. O evento marcará a abertura do Torneio Memorial de Xadrez.
No fim de semana, o campeonato começa de fato e serão distribuídas mais de R 1 mil reais em prêmios.
O torneio será jogado de acordo com o Sistema Suíço, em cinco rodadas: no sábado, dia 24, serão disputadas duas rodadas pela manhã e duas no turno da tarde, com durações de uma hora e uma hora e meia, respectivamente. Na manhã de domingo, a partir das 9h, será realizada a última rodada da competição, com duração de duas horas.
wscom com Assessoria

Morre Otávio Pires de Lacerda, ex-prefeito de Patos


Faleceu na manhã de hoje (quinta-feira), dia 22 em João Pessoa, o ex-prefeito de Patos, Otávio Pires de Lacerda. Aos 87 anos, estava internado desde a última terça feira 13. Segundo os familiares, a causa mortis foi insuficiência renal e pulmonar. Ele era casado com a senhora Euzary
Ayres de Lacerda e deixa três filhas, Ângela, Eliane e Carmelita, além de seis netos e uma bisneta.
O corpo de Dr. Otávio deve chegar a Patos por volta de meia noite de hoje. Será velado em sua residência, na Peregrino Filho, Bairro Brasília, de onde segue por volta das 10h da manhã desta sexta feira para o Cemitério São miguel, onde será sepultado.
Otávio Pires de Lacerda foi eleito vice-prefeito de Patos na chapa encabeçada por Bivar Olintho, em 02 de agosto de 1959. Com a eleição de Bivar para a Câmara Federal, Otávio assume a administração municipal em 1º de fevereiro de 1963, permancendo por aproximadamente um ano no cargo. Deu continuidade aos projetos do ex-prefeito, com ênfase especial aos setores da Saúde, Educação e Ação Social.

Prefeito reúne produtores agrícolas em São José de Espinhares


O prefeito de São José de Espinharas, Dr. Ricardo Wanderley, juntamente com o secretário de Agricultura, Albimar Medeiros e representantes de várias instituições, vão reunir pequenos agricultores e produtores para discutir questões ligadas a busca de melhorias para este setor no município.
O Encontro acontecerá amanhã, dia 23 de janeiro, a partir das 9:30 h, no Tênis Clube de São José de Espinharas e, de acordo com o prefeito, tem por objetivo maior discutir com todos os produtores ações voltadas para a agricultura familiar de base sustentável.
Além dos representantes da administração municipal, entre os quais o prefeito Ricardo e o secretário de Agricultura, de agricultores e criadores, participarão da reunião representantes do Pronaf, Emater, Sebrae, Faepa, Capacitar, Conab, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sedap e TV Paraíba, entre outros representantes da imprensa.
“Estamos contando com a participação de todos os pequenos produtores do município e esperamos que todos possam fazer bom proveito de tudo que será discutido e apresentado nessa reunião. Nossa administração tem grande interesse em buscar alternativas de desenvolvimento para o município, e vê na produção de hortifrutigranjeiros e em culturas como a pecuária de leite e corte, a apicultura, a avicultura e a piscicultura como fontes seguras para a geração de emprego e renda para a população”, concluiu Dr. Ricardo.
Cledilma Cordeiro (politicasenegocios)

Conscientização: Bom para nossos ouvidos


Está programada para o dia 05 de fevereiro, na Associação Comercial de Patos, uma reunião a ser promovida pela Curadoria do Meio Ambiente em Patos, às 08h da manhã. O evento é dirigido a todos os proprietários de carros de som da cidade. Na pauta haverá explicações sobre a legislação que trata do som emitido pelos auto falantes.
Muito importante essa reunião. Mas só isso não resolve. É crucial que a Sudema venha a funcionar em Patos, fazendo a devida fiscalização desse barulho ensurdecedor emitido pelo carros de som. Já tratamos desse assunto aqui no Garimpando. Hoje os maiores prejudicados pela barulheira são os comerciários do centro da cidade. Além do volume altíssimo, há momentos em que os veículos com seus potentes alto falantes passam um atrás do outro. Se não bastasse os problemas de audição, os de garganta são inevitáveis, tendo em vista que o vendedor muitas das vezes tem que rasgar a garganta para que o cliente possa ouvi-lo.
E o que dizer das carrocinhas de publicidade, que vendem CD e DVD? Estacionam nas esquinas e tome som. Na periferia é mais comum os carros com suas malas abertas com som a toto vapor. Precisamos de educação para o bem da saúde públlica.
ilustração:www.riachaonet.com.br

Brasil integra maior rede internacional de registro de doadores de medula


Estrangeiros vão poder utilizar células de doadores brasileiros. Medida amplia intercâmbio com outros países e reduz custos com a busca internacional por doadores

O Sistema Nacional de Transplantes brasileiro alcançou padrão de qualidade internacional e passa a integrar a maior rede de registros de doadores de medula óssea do mundo. Nesta quinta-feira, dia 22, o Ministério da Saúde autoriza que pacientes estrangeiros, em busca de um doador, possam identificar e utilizar as células-tronco hematopoéticas de doadores brasileiros.
A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU) e vai ampliar as possibilidades de busca por doadores realizada pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e reduzir os gastos com a busca internacional para pacientes brasileiros. Até o fim de 2009, o Ministério espera atingir 1,5 milhão de doadores cadastrados. Para isso, serão investidos R$ 7 milhões.
A primeira parceria será realizada com o maior registro internacional do mundo, o americano National Marrow Donor Program (NMDP). Em 2007, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou 1.562 transplantes de medula óssea. Destes, 683 foram do tipo alogênico, quando o receptor busca um doador que tenha laços de parentesco ou outro doador com compatibilidade.
Segundo Beltrame, 45% das buscas por um doador ocorrem em registros internacionais. “Se quase metade das buscas dependem de doadores internacionais, precisamos ter uma relação de reciprocidade com outros países”, explica Alberto Beltrame, secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde. Desde 2001, o SUS financia a identificação internacional de doadores.
O custo de cada busca é de aproximadamente R$ 50 mil e compreende os exames de identificação do doador, a coleta das células-tronco e o transporte até o Brasil, das células identificadas. Com a abertura do registro brasileiro, o recurso financeiro arrecadado com o envio de células-tronco de doadores brasileiros para outros países será investido no custeio da busca internacional.

REDOME

Segundo Alberto Beltrame, essa busca de doadores brasileiros por pacientes de outros países não atinge as pessoas que aguardam na lista de espera por um transplante de medula óssea. “Os candidatos brasileiros são automaticamente submetidos ao Redome. A primeira opção é buscar um doador no registro brasileiro. Caso não encontre, inicia o processo de busca no exterior. E o mesmo acontece em outros países. Ao contrário, estamos ampliando as possibilidades de troca e dimunindo custos de busca para o Brasil”, afirma Beltrame.
Indicados no tratamento de diversas doenças como leucemias, linfomas, talassemias e anemias aplásticas, os transplantes de células-tronco hematopoéticas, mais conhecidos como transplantes de medula óssea, são realizados no Brasil desde a década de 1970. Até dezembro de 2008, 202 pacientes aguardavam por um transplante de células-tronco hematopoéticas (medula óssea, sangue de cordão umbilical ou sangue periférico). Outras 2.062 pessoas estão em busca de um doador compatível.
Agência Saúde
foto:www.pplware.com

Centro de Cultura de Patos. Cadê?

O internauta, visitante assíduo do Garimpando Palavras, Ítalo Salomão, sobre a matéria escrita pelo companheiro Wandecy Medeiros, da Rádio Espinharas, enfocando obras anunciadas pelo Governo do Estado para Patos, quis saber da promessa de campanha do senhor governador Cássio, que foi enfático ao afirmar que construiria em nossa cidade um Centro de Cultura.
Porque ninguém mais fala da obra, tão importante para essa área tão esquecida pelos poderes públicos? Lembro que o secretário na época, o patoense Hipólyto Militão, nos passou a informação da dimensão da infra-estrutura, o que constaria no projeto, que se encontrava prestes a ser executado, e até a localização do Centro, nas proximidades do Shopping Sebrae (obra inacabada). Como a cultura é tratada em quinto plano, nossos representantes fingem que ela não existe. Estamos todos de olho!

Espaço Sindical


SINFEMP CONFIRMA AUDIÊNCIA COM O PREFEITO NABOR PARA ESTA SEXTA-FEIRA DIA 23


O Presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves (foto), confirmou que nesta sexta-feira, às 09h da manhã, o Prefeito Nabor Wanderley se comprometeu em receber a Direção da entidade para discutir a carga horária de 8 horas, implantada no Município desde o dia 1º de janeiro do corrente.
De acordo com o sindicalista, a categoria não concorda com os dois turnos de trabalho, pois historicamente sempre trabalharam um único turno, 6 horas corridas.
Gonçalves adiantou que vai levar a proposta ao Prefeito Nabor, de formar uma comissão, visitar todos os locais de trabalho, fazendo o levantamento do número de servidores existentes e discutindo o horário de trabalho com os mesmos. “Numa determinada escola se for constatado que as auxiliares têm condições de executar as tarefas trabalhando no único turno, é óbvio que iremos defender”. Enfatizou o mesmo.
O sindicato reconhece que com o fim do contrato com a OSCIP ocorreu uma redução no numero de contratados e que precisa agilizar a realização do concurso público o mais rápido para suprir essa demanda, mas segundo levantamento paralelo feito pela entidade junto a Secretaria de educação, tem condições de funcionar apenas um horário.
Sobre os demais servidores, tais como os garis, vigias, servidores da saúde, também será feito esse levantamento.
“Vamos continuar defendendo o turno único de trabalho para todos os servidores municipais de Patos e esperamos que o Prefeito Nabor seja sensível a nossa reivindicação”. Disse.

Atraso de salários em algumas prefeituras

As prefeituras de São José de Espinharas, Malta, Catingueira, São Mamede, São José do Sabugi, Condado e Olho D’água continuam com os salários atrasados dos servidores correspondentes ao mês de dezembro de 2008. Ontem, apenas a Prefeitura de Malta pagou a folha do FUNDEB 60% e 40%, deixando de pagar aos demais servidores municipais.
O sindicato já entrou com ações de cobrança contra as Prefeituras de São José do Sabugi, Catingueira e Olho D’água.

Concursos Públicos que foram anulados

O sindicalista José Gonçalves está orientando todos os aprovados em concursos públicos realizados nas gestões anteriores que foram anulados ou que os servidores que estavam trabalhando foram impedidos de trabalharem, para procurararem a justiça e entrar com as ações o mais rápido possível, especialmente em relação aos Municípios de Santa Teresinha, Emas, Vista Serrana e São Mamede.
De acordo com Gonçalves alguns gestores atuais estão anulando concursos sem existir irregularidades, apenas por perseguição política.

Crise econômica: CUT propõe pacto para evitar desemprego na Paraíba


A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT/PB) pretende firmar um pacto para evitar demissões no Estado.
De acordo com o vice-presidente da entidade, Arimatéia França, a proposta é que o pacto seja realizado entre governo do Estado, prefeituras municipais e empresas de vários segmentos do setor produtivo.
"Estamos solicitando uma sessão especial na Assembléia Legislativa do Estado para discutir o assunto entre os diversos segmentos. Queremos que o Poder Público não deixe de lado investimentos para evitar o impacto da crise financeira mundial para os trabalhadores", destacou Arimatéia
De acordo com ele, a entidade irá pedir apoio à Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). "A idéia de pedir apoio às prefeituras é fazer com que os investimentos não deixem de ser feitos, principalmente porque eles podem garantir a estabilidade da economia para os trabalhadores", disse. Segundo o sindicalista, há empresários que estão dispostos a criar um clima de pânioc.
Arimatéia destacou que para alguns setores não já o menor sentido em fazer alarde sobre a crise, em especial para a parcela do empresariado que recebeu financiamentos do governo.
"O que queremos garantir é a estabilidade para o trabalhador. Se as pessoas se retraem, isto atinge diretamente toda uma cadeia produtiva, que inclui o comércio e a indústria, desaquecendo a economia", explicou o vice-presidente da CUT/PB.
Arimatéia destacou que a CUT já entregou ao presidente Lula e outros parlamentares, a exemplo do senador José Maranhão, uma carta com propostas para evitar demissões. O conjunto de medidas solicita que não haja nenhuma demissão.
Além disso, o documento inclui a proposta de ratificação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que proíbe a demissão sem justa causa para os trabalhadores.
Além disso, a defesa da redução de juros e do aumento de investimentos públicos e a proposta de estruturação pelo Governo Federal do Plano de Renegociação de Dívidas para pequenas empresas, assalariados e trabalhadores em geral.

Fonte: Assessoria de Imprensa
foto:www.brasil1.com.br

Efraim figura entre os mais faltosos no Senado Federal


Levantamento feito pelo site Congresso em Foco revela que entre os três senadores da Paraíba Efraim Morais (DEM) foi o mais faltoso, com 8,9% de ausências, seguido por José Maranhão (PMDB) e Cícero Lucena (PSDB). Efraim está, inclusive, entre os 15 mais faltosos, ficando na 14ª colocação. Os três parlamentares participaram juntos de 235 sessões deliberativas e faltaram 10 vezes. Já o senador José Maranhão é o mais assíduo da bancada paraibana com 88 presenças em plenário.
Efraim Morais, 1º secretário da Mesa Diretora do Senado, participou de 79 sessões e faltou 7, José Maranhão compareceu em 88 sessões e faltou apenas duas vezes. Já o senador Cícero Lucena participou de apenas 48 sessões e se ausentou em uma. Em 2008 Cicero se licenciou das atividades parlamentares por 49 dias para coordenar as campanhas do PSDB na Paraíba. Neste período assumiu o mandato o suplente de senador Carlos Dunga (PTB) que participou de 30 sessões e não faltou nenhuma.
Em âmbito nacional o índice de ausências nas sessões deliberativas saltou de 18,06%, em 2007, para 26,59%, no ano passado. Os senadores acumularam 1.782 faltas em 2008, número superior às 1.738 ausências registradas em 2007.

(Clóvis Gaião) - onorte

Chapão lançará candiato a deputado em 2010 e fará 5 vereadores em 2012


O Chapão – grupo de candidatos a vereador nas últimas eleições municipais de Patos, divulgou nota na imprensa de Patos afirmando que em 2012 o grupo pretende eleger cinco vereadores para a Câmara Municipal de Patos.
Outro ponto importante na nota, foi a afirmação que o grupo terá candidato a deputado estadual e poderá lançar candidato a deputado federal nas próximas eleições.

Confira a nota:

O Chapão, uma coligação denominada no ultimo pleito de 2008 na cidade de Patos, formada pelos seguintes Partidos; PV (Partido Verde) presidente Madiel Conserva, PRP (Partido Republicano Progressista) presidente Paulino Lacerda e PDT - presidente Simon.
O Chapão surgiu com poucos mais de 4 ex-vereadores e suplentes e novatos, aonde fizemos a primeira reunião no Coreto II, pois não tinham condição de pagar um local e nem tampouco um aluguel de uma sala para nossas reuniões.
Estavam presentes nessa reunião, Madiel, Tião (ex-vereadores, e mais dois participantes). A ideia começou a amadurecer. Após várias reuniões o grupo começou a crescer e formamos a nossa coligação com 22 candidatos a vereadores. Passamos mais de 2 anos todos os sábados fazendo as reuniões no Sindicato Rural de Patos, aonde agradeço ao presidente Sebastião dos Santos.
Noventa e nove por cento (99%), dos jornalistas e radialistas de Patos diziam que este grupo não se formava, pois muitos iriam ser comprados pelos mais abastados financeiramente. Fomos chamados do grupo da morte entre outros apelidos.
Graças a Deus chagamos a eleger 2 vereadores do Chapão, a vereadora Peteca (foto) e o vereador Edmilson.
Hoje no Chapão muitos de seus membros querem que nós apresentemos um Candidato a deputado estadual e outro a deputado dederal em 2010. Outros tem a opinião de só apresentar um candidato a deputado federal filho de Patos e que pertença ao Chapão.
Em 2012 a Câmara será formada por 17 vereadores, temos a certeza, se Deus quiser e a vontade do povo de Patos, iremos eleger 5 VEREADORES. Iremos alugar uma sala para nossas reuniões. Vamos criar um jornal denominado CHAPÃO com as noticias políticas, econômicas e sociais de Patos. Lançaremos um site para publicar todas as noticias do Chapão, e iremos apresentar nossos projetos na Câmara Municipal de Patos através dos nos vereadores Peteca e Edmilson.
Já temos mais de 20 suplentes de vereadores do ultimo pleito que querem vir para o Chapão além de novos candidatos. Agradecemos ao nosso Líder Cássio nosso futuro Senador da República, ao deputado Mineral, pelos santinhos a todos os candidatos do Chapão.
Madiel ConservaPres. PV-Patos

Prefeito de Quixaba participa de encontro promovido pelo TCE


Por Amanda Nóbrega (Assessoria)


O prefeito do município de Quixaba Júlio Cezar de Medeiros participou na última segunda-feira (19) de reunião promovida pelo Tribunal de Contas do Estado, o TCE. O encontro que aconteceu na sede do tribunal, contou com a participação de prefeitos de cerca de 35 municípios paraibanos. O objetivo principal do encontro, além de firmar uma aproximação entre os gestores e o tribunal de contas, foi orientar os governantes municipais sobre a transformação que ocorrerá no processo de prestação de contas, que será totalmente eletrônico.
Além de toda a tramitação, o diário também será eletrônico, onde os municípios poderão publicar as contas gratuitamente.
“Este encontro não serve só para trazer estes gestores para uma parceria junto ao tribunal de contas, mas principalmente para orientá-los, porque o que se observa é que das contas rejeitadas, setenta por cento, são por desinformação, desorientação e por prestações de contas que não guardam o que diz a legislação.”, disse Antônio Nominando Diniz, presidente do TCE-PB.
Na ocasião o presidente ainda comentou em especial a situação do município com relação ao FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.
“O município de Quixaba, quando da formação do FUNDEF, e hoje FUNDEB coloca mais dinheiro no fundo do que recebe, o que significa dizer que o município está financiando a educação nos municípios maiores; e para mudar esta realidade, o tribunal está levantando uma série de dados para que ofereça ao gestor uma maneira dele mudar esta situação, pois não é justo um município pequeno que coloca por exemplo R$ 300 mil reais a mais no fundo receber a mesma quantia a menos. Este dinheiro com certeza fará falta na educação do município.”, falou Antônio Nominando Diniz.
Já o prefeito Júlio Cezar, acredita que ações como estas são de extrema importância para o desenvolvimento do município.
“Esta parceria com o Tribunal de Contas é muito importante para nós gestores, pois a entidade tem o objetivo de orientar os nossos trabalhos, para que a transparência esteja sempre presente. E eu realmente tomei conhecimento da situação do município quanto ao FUNDEB, é uma situação difícil, mas o tribunal se colocou à nossa disposição para que possamos resolver esse problema.”, encerrou o prefeito.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Homem é preso acusado de estuprar filhas


Foi preso na tarde de hoje, quarta feira, por volta das 14h, no município de Cacimba de Areia, vizinho a Patos, Cícero Batista Ferreira Alves, 38 anos, sob acusação de este ter obrigado duas filhas suas a manter com ele relações sexuais. Ele só foi detido depois que a Polícia Civil recebeu denúncia do Conselho Tutelar de Cacimba de Areia.
Cícero, que trabalha como autônomo, chegou em casa ontem (terça feira) embriagado, como informou ao Garimpando, e discutiu com sua esposa. A filha de 14 anos do casal, ao presenciar a briga e o empurrão que sua mãe sofreu, disse que se ele não parasse contaria tudo quanto ele havia feito a ela, e que também chamaria a Polícia. Foi quando ele afirmou que caso a garota fizesse isso a mataria juntamente com sua mãe. Então foi para o quintal amolar uma faca dizendo que era para elas. A mãe, professora, ficou atônita com a história que sua filha contou-lhe e foi ao Conselho Tutelar. O caso foi parar na Delegacia.
Cícero foi detido e trazido a Patos, onde confessou ao delegado Manoel Martins que aproveitava a ausência de sua esposa para ter relação com a filha. A garota também prestou depoimento, acompanhada de representantes do Conselho Tutelar. Ela falou detalhes das agressões sexuais sofridas. A primeira vez teria ocorrido entre dezembro de 2007 a janeiro de 2008, quando ela estava em casa com um sobrinho de aproximadamente quatro anos. Cícero a teria obrigado a vestir uma saia e deitar no quarto consigo. A menor diz que chorou e pediu para que o pai não fizesse aquilo, mas foi avisada que caso não obedecesse apanharia. Falou das fortes dores que sentiu nas partes íntimas após a agressão sexual e das ameaças para que não contasse a ninguém.
A adolescente, que deverá receber um acompanhamento psicológico, disse ao delegado que quando seu pai chegou do Rio de Janeiro no final do ano passado a obrigou novamente a ter relações sexuais com ele. Ela se negou, mas ele a teria empurrado para a cama e teve a relação. Depois disso ela jamais ficou a sós com ele em casa, sem a presença de sua mãe. Quando isso ocorria fugia para a casa de amigas.
Outro fato lembrado por ela foi que quando era criança seu pai a mandava ficar no quintal da casa e se trancava com sua irmã mais velha, hoje com 17 anos, residente em São Paulo e mãe de um filho de cinco anos. “Quando eu entrava encontrava minha irmã chorando em cima da cama. Acho que o filho dela é de meu pai”, acrescentou a menor ao delegado Martins.
O delegado Manoel Martins vai pedir a prisão preventiva do acusado, até que o mesmo seja julgado. Se condenado poderá pegar pena de 6 a 10 anos de reclusão, como prevê o Art. 213, que trato de estupro.
foto:garimpandopalavras

Nacional é líder do Paraibano






O Nacional de Patos-PB conseguiu, com muita garra, superar a forte equipe do Sousa na noite de hoje no Estádio José Cavalcanti, pela segunda rodada do primeiro turno do Campeonato paraibano de Futebol. O placar de 2x0 surpreendeu até alguns comentaristas esportivos pelas circunstâncias da partida. Um clássico sertanejo empolgante do começo ao fim. As duas equipes entraram no gramado bastante determinadas, apesar que no primeiro tempo o domínio do Sousa foi notório, o qual perdeu algumas oportunidades de gol.
Enquanto a equipe da Cidade Sorriso tentava, principalmente pelas laterais com Nino (direita) e Camilo (esquerda), o time de Patos exercia forte marcação, sem conseguir criar oportunidade de gol quando ia ao ataque. No segundo tempo o técnico nacionalino promoveu duas substituições, entrando Eduardo (Enercino) e Eduardo Rato (Neto Baiano), fazendo o grupo crescer de produção e, aos dez minutos, depois da cobrança de um escanteio, a bola sobrou para o meia Jean Alisson, que chutou forte sem chances para o goleiro do Sousa. O Nacional ampliou em cobrança de pênalti, por Peixinho, artilheiro da competição ao lado de Edmundo (Sousa) agora com três gols. O Canário do Sertão passou a administrar o resultado até o apital final.
Ao deixar o gramado os atletas do Sousa lamentaram bastante a não conclusão das jogadas de gol. Miltinho, que sofreu forte marcação nacionalina foi um deles. Mas se disse confiante para os próximos jogos, onde a meta da equipe é chegar ao quadrangular e decidir o turno. Outros resultados dessa rodada, que será fechada amanhã (quinta) com Esporte e Treze, foram os de Botafogo 2xInternacional e Campinense 1x0 Queimadense.
fotos:garimpandopalavras

Governo do Estado anuncia obras importantes para Patos

O governador Cássio Cunha Lima solicitou do secretário adjunto de infra-estrutura do Estado da Paraíba, Guaray Martins, que anunciasse na cidade o início de algumas obras por ele prometidas para o seu segundo mandato.
Guaray disse que o Ginásio de Esportes do bairro do Jatobá deve começar a ser construído na semana que vem. Disse ainda que o Jatobá será beneficiado em dose tripla, pois além do ginásio, o bairro receberá também calçamentos em muitas ruas e que a ponte que será construída paralela à ponte do Figueiredo já está com a licitação feita. “Acho que em no máximo um mês a construção da nova ponte já terá sido iniciada e em breve Cássio estará vindo à Patos para anunciar outras obras”, disse o ex-vereador Guaray Martins.
Mas como Patos não é só Jatobá, Guaray Martins anunciou outras obras para a cidade, dentre elas a construção do Campus da UEPB, uma necessidade que se faz urgente, haja vista a instituição de ensino superior não está ainda bem estabelecida na cidade, mudando de prédio para se adequar às necessidades do seu crescimento. A UEPB acabou de ser transferida para onde ficava a Escola Normal no bairro do Salgadinho, e o Normal se estabeleceu onde ficava a UEPB, no Belo Horizonte. A mudança foi apenas um paliativo, pois ambos os prédios não são adequados para a UEPB, se fazendo necessário realmente a construção de um campus em Patos.
Está sendo construído também o acesso à CEASA desde a semana passada e essa obra está num ritmo bastante acelerado. Segundo Guaray Martins o governador Cássio Cunha Lima vem sendo pressionado pelos deputados Antônio Mineral, Dinaldo Wanderley e Socorro Marques no sentido de agilizar as obras anunciadas para Patos.
Guaray disse que todas as obras anunciadas custarão no mínimo quatro milhões de reais para os cofres do Estado.
O que muitos se têm perguntado na cidade é sobre como ficarão essas obras anunciadas caso o governador seja cassado em fevereiro. As obras já estão para ser todas iniciadas e muitos temem a paralisação delas com a possível cassação do governador.
Outros já interpretam diferente e dizem que com José Maranhão no poder, e sendo o prefeito Nabor Wanderley um dos seus mais fortes aliados, as obras não seriam paradas, e sim, agilizadas.
Por enquanto são apenas conjecturas. E que venham as obras, sejam elas vermelhas ou verdes. Podem ser até marrom. O importante é que venham.

Wandecy Medeiros: www.radioespinharas.com.br

Pato se prepara para encarar o Treze de Campina

Ainda lamentando um pouco por ter deixado escapar a vitória nos minutos finais contra a Queimadense no último sábado, na estréia do Paraibano 2009, o Esporte de Patos treinou na manhã de hoje no José Cavalcanti visando o próximo embate, na noite desta quinta 22, diante do Galo da Borborema, em Campina Grande.
Uma vitória diante do Treze deixaria o Patinho em ótima situação, com quatro pontos ganhos em dois jogos fora de casa. A parte tática foi bastante cobrada pelo técnico Sérgio Oliveira, que corrigiu posicionamento dos atletas e ensaiou várias jogadas para surpreender o Galo.
Sérgio não anunciou a equipe que entra em campo amanhã. Está avaliando alguns atletas. Sabe-se apenas que o time fará forte marcação e buscará, nos contra ataques, um resultado positivo. A única modificação praticamente certa será a entrada de Serginho no lugar de Anderley.
Amanhã, logo cedo, o Esporte segue para Campina Grande, para o duelo da noite contra o Treze, jogo que fecha a segunda rodada do Paraíbano.

Delegacia da Mulher lança blog


A Delegacia da Mulher da cidade de Patos, visando aproximar o contato com a sociedade e meios de comunicação, lançou um blog, a exemplo do que já ocorreu com o III Batalhão da PM. A partir desse novo canal, cujo endereço na internet é http://delegaciadamulher-pb.blogspot.com/, as informações chegarão com maior facilidade e rapidez. Assim torcemos. O blog é de responsabilidade da delegada Uimara Bezerra.

Acusados de matar traficante são presos enquanto comemoravam crime

Um grupo acusado de tráfico de drogas e formação de quadrilha foi preso na noite de ontem, terça-feira (20) no conjunto Gervário Maia, em João Pessoa. Segundo a polícia, no momento em que foram encontrados, os acusados estavam tomando cerveja para comemorar a morte de um rapaz que comandava uma boca de fumo rival.
O assassinato aconteceu no final da tarde. O jovem conhecido como “Neguinho” foi assassinado pelo grupo quando jogava video game em uma lan house que fica ao lado do posto do Programa de Saúde da Família (PSF) da comunidade do Grotão. A vítima, atingida por cinco tiros na cabeça, ainda não foi identificada no Departamento Médico Legal, mas, segundo informações apuradas pela polícia na região, tem entre 18 e 20 anos de idade.
Logo após registrar o homicídio, a polícia saiu em diligências e localizou três jovens e três adolescentes comemorando o crime. Eles estariam festejando porque iriam assumir o ponto de venda de drogas. Carlos Antônio Ribeiro, de 26 anos, Francisco de Assis, de 20, e Michel Henrique dos Santos, de 19, foram presos por policiais do 5º Batalhão em flagrante com a arma do crime, um revólver calibre 38.
No entanto, foi um menor de idade que confessou ter disparado os tiros que mataram “Neguinho”. Outras duas garotas acusadas de participar da quadrilha foram detidas. Os policiais ainda apreenderam com o grupo 50 papelotes de maconha e 56 pedras de crack.
paraiba1

Nacional pode assumir liderança isolada do Paraíbano


O Nacional de Patos-PB entra em campo hoje à noite, Estádio José Cavalcanti, com a missão de vencer o Sousa e tornar-se líder isolado do primeiro turno do Campeonato Paraibano de Futebol 2009. A equipe treinou forte nos últimos dois dias. O técnico Marcus Nascimento tentou corrigir as falhas cometidas por sua zaga na estréia contra o Botafogo da Capital, principalmente do lado esquerdo. O atacante Peixinho, autor dos dois gols da vitória contra o Belo, está otimista para a partida, e enfatiza que a equipe nacionalina está concentrada para esse jogo, importante para as pretensões do Naça em conquistar o bi. "Será um jogo bastante difícil, um clássico que deve ser decidido em detalhes. Temos que fazer nossa parte, vencendo em nossos domínios e somar pontos nas partidas fora de casa", comentou Peixinho, que caiu na graça da torcida do Verdão.
O Sousa demonstrou sua força também na estréia, goleando o Treze por 4x0 e entra em campo otimista de um grande resultado. Dois jogadores se destacam na equipe: o meia direita Miltinho e o veterano atacante Edmundo, ambos conquistaram título pelo Nacional, Edmundo campeão paraibano em 2007 e Miltinho da Copa Paraíba 2008. Mais uma vez a diretoria do Nacional pede a presença de sua torcida para empurrar o grupo para mais uma vitória. O grande desfalque no time de Patos é o goleiro Adson (foto), que teve torção grave no jogo passado e deverá ficar mais de uma semana afastado. O jovem César terá a opportunidade de sair jogando. Marcus disse ao Garimpando que está regularizando hoje pela manhã mais um goleiro, mas não quis revelar seu nome e origem.
foto:garimpandopalavras

Roubo em Tavares-PB: Prejuízo de R$ 3.500,00

Na madrugada de ontem (20/01), por volta das 04h, na Rua Tenente Silvino, no centro de Tavares, houve um roubo a residência, a guarnição da PM tomou conhecimento do fato através de populares. Chegando ao local nada foi constatado porque a casa estava fechada e ninguém se encontrava na residência. No mesmo dia, às 09h, a vítima procurou a guarnição e registrou a ocorrência, informando que quando saia de casa, dois homens encapuzados e armados com uma pistola e o outro com um revólver, lhe renderam e levaram a quantia de R$ 3.500,00 em dinheiro. Os acusados fugiram em uma moto que estava estacionada próximo do local e não deixaram pistas.
Redação com III BPM

Mais um tombamento de moto com vítima fatal

O número de saídas de pistas, queda de motos, provocando mortes nas rodovias estaduais vem crescendo bastante nos últimos. Ontem por volta das 16h30, no sitio Papagaio, na PB que liga Água Branca a Tabira, mais um acidente foi registrado. Uma moto que conduzia os senhores Agnaldo Bernardo do Nascimento, 30 e Valdemir Pereira da Silva, 26 anos, tombou, deixando Valdemir em estado grave e Agnaldo teve apenas ferimentos leves. Este foi socorrido para o hospital de Água Branca, enquanto o primeiro morreu quando era transferido para Campina Grande. Excesso de velocidade, mistura de álcool e direção são apontados como as principais causas da maioria dos acidentes que estão ocorrendo no interior paraibano.

Concurso para jornalistas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mantém aberta as inscrições para ocupação de duas vagas em Jornalismo. A lotação é em Brasília e o salário é de R$ 8.389,60. As inscrições estão abertas desde o dia 5 deste mês e prosseguem até o próximo dia 27. Acessem o site www.cespe.unb.br, onde está publicado o edital.

Arquivo do blog