Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 27 de agosto de 2016

Patos participa do Dia D da Reanimação Cardiopulmonar





A cidade de Patos e João Pessoa foram as únicas cidades paraibanas a participarem neste sábado 27, do Dia D da Reanimação Cardiopulmonar. Essa celebração que aconteceu em 15 estados brasileiros, levou alunos de Medica das FIP – Faculdades Integradas de Patos a realizarem uma ação na Praça Getúlio Vargas, com leigos no assunto. Vários bonecos, equipamentos serviram de suporte para o trabalho educativo feito com o público que quis aprender uma prática simples, mas que pode salvar vidas.

Ailton Targino, coordenador do projeto Coração Feliz, uma das atividades do curso de Medicina das FIP, explicou que essa demonstração sobre massagem cardíaca pulmonar aos leigos é um procedimento importante enquanto se espera o serviço especializado, o SAMU. Ele informa que 84% das paradas cardiorrespiratórias ocorrem extra hospitalar, nas residências, shoppings, em campo de futebol, área de lazer, alguém pode se queixar desse mal súbito, porém as pessoas não sabem como proceder nessas situações, por isso essa ação em praça pública com a população.

A equipe trabalhou com a população técnicas de reanimação pulmonar em adulto, criança e bebê. “Nosso objetivo nesse trabalho é justamente ensinar ao público a identificar se a pessoa está com uma parada cardiorrespiratória. Às vezes a pessoa desmaia, cai, mas quem está perto sequer toca na vítima, não sabe como proceder naquele momento por falta de conhecimento”, comentou Ailton.

Sinais

Para identificar uma parada cardiorrespiratório, alerta Ailton, é preciso verificar certos sinais, como a pessoa não está respirando, não tem expansibilidade torácica e a segunda é a questão de verificar o pulso. “Para as pessoas que tem esse conhecimento e percebeu que a vítima não está respirando, deve ligar para o SAMU (192), passar as informações corretas dizendo que a pessoa está com parada cardiorrespiratória e começar a fazer a massagem até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, orienta.

O Projeto Coração feliz teve início ano passado, sendo levado para algumas instituições, a exemplo do III Batalhão de Polícia Militar, bancos, escolas. A partir dessa oficinas de reanimação o grupo enviou as imagens para a Liga Nacional de Reanimação Cardiopulmonar, localizada na UFMA (Universidade Federal do Maranhão), que engajou ao projeto o pessoal das FIP, única instituição privava da Paraíba, vinculada à Liga.

O evento de reanimação pulmonar aconteceu neste sábado simultaneamente em 15 estados brasileiros, em 36 cidades, além nos países do México e na Bolívia, segundo Ailton. Na Paraíba, além de Patos, aconteceu em João pessoa, nos shoppings Manaíra e Mangabeira, pela UFPB.



Marcos Eugênio (pbnoticias.com)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Governo do Estado inaugura Laboratório de Análises Clínicas no Hospital Infantil de Patos






Dr. Eulâmpio

Família da homenageada

Liliane Sena

Rhyana Karla

“Enquanto muitos hospitais do Brasil fecham suas portas, acabam com serviços importantes para a população, o Governo da Paraíba faz o contrário, investe em qualidade no atendimento, demonstra sua preocupação e melhora o acesso ao SUS”, destacou Eulâmpio Dantas, médico e diretor clínico do Hospital Infantil Noaldo Leite, de Patos, durante a inauguração do laboratório de Análises Clínicas Maria do Socorro Rodrigues do Nascimento, ocorrido ontem, segunda-feira 22.

Várias autoridades estiveram presentes na abertura desse equipamento, a exemplo da prefeita de Patos Francisca Motta, o gerente regional de Educação Luiz Carlos Gabi, Liliane Sena, gerente da 6ª Gerência de Saúde, médicos, enfermeiros e demais funcionários. A anfitriã, Rhyana Karla, não escondeu sua satisfação por essa conquista. Lembrou das dificuldades enfrentadas no atendimento à clientela. “Muitas vezes tínhamos que contratar serviços terceirizados, da iniciativa privada, com dificuldade até de transporte do material para análise. Essa conquista representa muito na qualidade da assistência à população”, disse Rhyana.

A gerente regional de Saúde, Liliane Sena, elogiou a postura da nova diretora do Noaldo Leite, pela preocupação com a resolutividade e empenho junto à Secretaria de Saúde do Estado, na concretização desse pleito, que permitirá maior agilidade, segurança aos profissionais de saúde que precisam dar um diagnóstico rápido e preciso, e que dependem muito dos exames laboratoriais. “Em nome da Secretaria de Estado da Saúde parabenizo a direção do Hospital Infantil de Patos, a seus funcionários por essa importante conquista, que dará ao Noaldo leite maior eficiência no atendimento a tantas crianças que precisam de seus serviços”, enfatizou Liliane.

A prefeita Francisca Motta falou da alegria de poder ser testemunha da abertura do Laboratório Maria do Socorro Rodrigues. Explicou que não apenas Patos, mas diversos municípios sertanejos, inclusive de PE, RN serão beneficiados com exames que contribuirão para o diagnóstico de inúmeras patologias, acelerando o tratamento de tantas crianças. Agradeceu também a lembrança do nome de sua amiga bioquímica Maria do Socorro na denominação do Laboratório.

A direção do Noaldo Leite pediu permissão à família para denominar Laboratório de Análises Clínicas Maria do Socorro Rodrigues do Nascimento Amaro. Ela se destacou, não apenas como bioquímica na Paraíba, Rio Grande do Norte, onde atuou por muitos anos, mas também pelo trabalho em prol do aleitamento materno, realizando palestras com as mães no Hospital Infantil, no Banco de Leite da Maternidade Peregrino Filho, contribuindo para que esta recebesse o título de Hospital Amigo da Criança.

A família da homenageada, falecida há 33 dias, esteve à solenidade de inauguração. Uma das filhas de Maria do Socorro e José Tadeu Guedes, usou a palavra em tom emotivo, lembrou do legado deixado por sua, exemplos de dedicação, compromisso com o próximo que serão perpetuados pelos filhos. José Tadeu disse que a homenagem à sua esposa era um gesto de reconhecimento pelo que ela fez durante sua passagem terrena. “Em vida ela foi muito prestativa, especialmente com os pobres, que não dispunham de condições financeiras para acesso a determinados serviços de saúde”, comentou Tadeu.

O laboratório do Infantil Noaldo Leite funcionará de segunda a segunda 24 horas por dia, com serviços de hematologia, bioquímica, imunologia, microbiologia, uroanálise e parasitologia.


Marcos Eugênio

Arquivo do blog