Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 17 de dezembro de 2011

Mais de 30 mil fazem provas do PSS-2012 da UFPB neste domingo e segunda

Marcos Eugênio
 
Ansiedade, nervosismo, certo grau de confiança são alguns sentimentos que mexem com psicológico de mais de 30 mil candidatos que enfrentam neste domingo e segunda-feira 19 provas da segunda fase do Processo Seletivo Seriado da UFPB 2012. No total participam dessa segunda etapa 31.663 candidatos que vão disputar as 6.240 vagas oferecidas pela instituição de ensino superior. 

Neste domingo os portões serão abertos às 7h30, fechando às 8h. Serão aplicadas as provas de Português, Literatura Brasileira, língua estrangeira e redação. Na segunda Geografia Geral e do Brasil, História Geral e do Brasil, Matemática, Química, Física e Biologia. As provas acontecerão em João Pessoa, Campina Grande, Bananeiras, Patos, Areia, Rio Tinto, Sousa e Mamanguape.

Cursos mais concorridos
Medicina - 71,5 candidatos por vaga
Engenharia Civil - 26,1 por vaga
Nutrição (23,8)
Arquitetura e Urbanismo (21,9)
Odontologia (21,1)
Direito (20,4)

Cursos menos concorridos
Matemática Computacional - 0,9 candidato por vaga
Letras Clássicas (Grego e Latim) - 1,0 por vaga
Licenciatura em Francês – 1,1 por vaga


Pesquisadores da UFPB ganham prêmio da Petrobrás


A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) novamente foi destaque nacional na área de pesquisa tecnológica. Desta vez, o reconhecimento veio através do Prêmio Inventor Petrobras 2011, que contemplou os professores Francisco Antônio Belo (foto), do Departamento de Engenharia Elétrica, e Abel Cavalcante Lima Filho, do Departamento de Tecnologia Mecânica, além do aluno egresso do Curso de Ciência da Computação, Ruan Delgado Gomes, todos da UFPB, Campus de João Pessoa.

Eles receberam o prêmio pela patente intitulada "Medidor de Torque Dinâmico ou no Eixo de Saída de Bomba ou Indireta", depositada no ano de 2010, em parceria com a Petrobras. O Prêmio Inventor Petrobras 2011 foi concedido aos pesquisadores que geraram patentes a partir de projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a Petrobras no ano de 2010.

“Ficamos muito satisfeitos com esse reconhecimento e esperamos que novas portas sejam abertas para projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a Petrobras”, disse o professor Francisco Antônio Belo. Ele acrescentou que os pesquisadores fazem parte do Grupo de Pesquisa em Instrumentação e Controle em Estudo de Energia e Meio Ambiente. Vale ressaltar que esse é o terceiro prêmio recebido pelo grupo nos últimos três anos. No ano de 2009, o grupo foi contemplado com o Prêmio Petrobras de Tecnologia e também com o Prêmio Alstom de Tecnologia.

Agência UFPB

Morre no Rio de Janeiro o ator e diretor Sérgio Britto

Morreu na manhã deste sábado (17), aos 88 anos, o ator e diretor Sérgio Britto. Ele estava internado há cerca de um mês no hospital Copa D’or, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, com problemas cardiorrespiratórios.

Britto enfrentou algumas internações ao longo de 2011. Em abril foi internado em decorrência de uma queda em sua casa, o veterano sofreu trauma e hematomas cerebrais, além de hemorragia intracraniana.


Já em 17 de agosto deu entrada no mesmo hospital apresentando quadro de bronquite e infecção respiratória, e ficou internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), tendo alta em outubro. 


Um dos grandes atores do teatro brasileiro, Sérgio Britto lançou a autobiografia O Teatro e Eu, na qual fala sobre sua relação com os colegas de palco e grandes amigos, como Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg.


Repercussão
Em nota oficial, Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, lamentou a morte do diretor.

- Morre um dos maiores atores da história da dramaturgia brasileira. Culto, elegante, explorou todos explorou todos os canais de comunicação para a sua arte. Entretanto, no teatro foi o maior. Decretarei luto por 3 dias à memória desse grande brasileiro.

R7 

Arquivo do blog