Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Adeus a Carleusa

Será sepultado no final da tarde de hoje o corpo da companheira militante na imprensa de Patos, Carleusa Candeia, que faleceu à meia noite de ontem para hoje. Ex-funcionária do Diário da Borborema, onde assinou por vários anos coluna semanal, mantinha em circulação revista em Patos, foi assessora da Câmara Municipal desta cidade, que lhe prestará homenagens e manteve também programa dominical na Rádio Panati por curto período.
Trabalhei com Carleusa na Sucursal dos Diários Associados, em Patos. De sorriso largo, uma simpatia de causar inveja a qualquer ser, Carleusa, mãr da primeira dama de Quixaba, Anna Christinna, com certeza deixa muitas lembranças, seja do batente, das confratrenizações dos jornalistas, das sessões da Casa Juvenal Lúcio de Sousa. Sua ausência deixará uma imensa lacuna no cotidiano de Patos e na vida de muitos.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Esclarecimentos sobre gripe suina

A gripe suína não é causada pelo consumo de carne
de porco e seus derivados.
Ela é transmitida de pessoa a pessoa, por meio de tosse,
espirro e de secreções respiratórias de pessoas infectadas.

* Até o momento, não há confirmação de circulação desse virus no Brasil
e todas medidas estão sendo tomadas no sentido de prevenir
a entrada da doença no país. Há 36 casos monitorados e dois suspeitos, todos monitorados pelos órgãos de saúde.

* Os postos da ANVISA nos portos e aeroportos
estão monitorando os passageiros que chegam dos países atingidos.

* Se for viajar para algum dos países com circulação
confirmada do vírus,
atenda às recomentações dos governos locais e procure mais informações
no site do Ministério da Saúde:
http://www.saude.gov.br/

* Viajantes procedentes de um desses países,
caso apresentem febre alta repentina (maior que 38ºC) e tosse,
acompanhada ou não de fortes dores de cabeçoa, musculares, nas articulações
e dificuldade respiratória, em um período de 10 dias após saírem de
área afetada pela influenza suína, devem procurar assistência médica na
unidade de saúde mais próxima e informar ao profissional da saúde
seu roteiro de viagem.

* O Brasil está preparado
para atender os casos suspeitos e manterá a
população bem informada.

http://www.saude.gov.br/

Disque Saúde: 0800 61 1997


SUS
Agência Nacional de Vigilância SanitáriaMinistério da Saúde

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Inauguração e festa em Santa Luzia no Dia do Trabalho


Prefeitura de Santa Luzia inaugura obras na próxima sexta-feira e Vale FM comemora aniversário de 15 anos. O prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, estará no dia primeiro de maio, Dia do Trabalhador, entregando a população da cidade novas obras, assinando convênios e anunciando as atrações do São João 2009. O prefeito Ademir entregará obras nas áreas de Saúde, Educação e Infra-Estrutura.
Na área de Saúde a prefeitura está entregando a reforma e ampliação do posto de Saúde do bairro Frei Damião, obra que beneficiará mais de duas mil pessoas da comunidade, na área de Educação o prefeito inaugurará um telecentro comunitário com 20 computadores, todos conectados a internet, que facilitará a inclusão digital de alunos de rede municipal de ensino, na infra-estrutura será entregue o fim do lixão da cidade e assinado convênio para aquisição de novas máquinas de coleta de lixo, que permitirá a modernização e agilização da coleta de lixo da cidade.
O prefeito Ademir Morais ainda aproveitará a oportunidade para anunciar as atrações do São João 2009 da cidade, que este ano será realizado no período de 19 a 24 de junho e já com algumas atrações, Mastruz Com Leite, Forró do Muído, Ferro na Boneca e Forró Sacudido, confirmadas. A noite a Vale FM realizará a sua festa de aniversário, comemorando 15 anos de existência, A Festa da Rádio 2009 será realizada a partir das 19h00 no Parque do Forró. A Festa, que está registrada no calendário de eventos do município, será animada pelas bandas: Swingão Kebradeira, Passageiros do Forró, Flor da Pele, Adônes Antônio e Banda Ariaxé.
A Rádio Vale do Sabugy LTDA surgiu da ação empreendedora do senador Efraim Morais em 1º de maio de 1994. As ondas sonoras da Vale FM alcançam as cidades do Vale do Sabugy, e cerca de 65 municípios nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A Vale FM passou a comemorar seu 1º aniversário de fundação em 1996, reunindo milhares de pessoas em praça pública. Desde então, a festa tem reunido cerca de cinco mil pessoas todos os anos.

Ronaldo Magela (Assessoria)

Morre mãe do professor Bonifácio

Foi sepultada nesta quarta-feira, (29/04), na cidade de Rio de Contas-BA, a Sra. Edézia Conceição de Sousa, mãe do empresário e professor José Bonifácio de Sousa. Ela faleceu nesta terça-feira, (28/04) aos 93 anos de idade, vítima de problemas respiratórios. Dona Edézia, como era chamada, foi casada com José Mário de Sousa, que faleceu aos 98 anos, em 2005 e deixa 7 filhos, sendo cinco homens e duas mulheres. Bonifácio, que é o quarto filho do casal, reside em Patos desde 1977, e é proprietário das escolas Evolução e Gente Inocente, que possui três unidades, sendo duas em Patos e uma em João Pessoa. Ele vem recebendo desde o dia de ontem(28/04), a solidariedade de amigos e funcionários da escola, pegos de surpresa com a notícia.
Genival Junior

terça-feira, 28 de abril de 2009

José Maranhão apresenta projeto que cria centros vocacionais


O governador José Maranhão apresentou o projeto de criação de Centros Vocacionais e Tecnológicos (CVT) no Estado ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, durante audiência na tarde desta terça-feira, 28. O encontro aconteceu no gabinete do Ministério, em Brasília. “Eu vim pessoalmente para deixar bem claro a posição do governo da Paraíba como instituição de apoio a essas iniciativas”, afirmou Maranhão.
“O ministério vai trabalhar em parceria com o governo do Estado, com o Parque Tecnológico e com a Universidade Federal de Campina Grande para viabilizar o projeto, para que ele seja colocado em marcha o mais rápido possível”, afirmou o ministro Sérgio Machado.
De acordo com o governador, o CVT nos municípios paraibanos vai permitir a difusão do conhecimento científico e tecnológico para as áreas de processo produtivo, por meio das unidades de ensino e profissionalização. “Será criado para dar condições de acessibilidade digital ao cidadão carente. Com isso, as chances de empregabilidade nos municípios beneficiados e suas regiões vizinhas vão aumentar”, destacou.
“O projeto vai implementar equipamentos extremamente importantes para promoção e desenvolvimento local das regiões contempladas. O CVT vai ter condição de treinar, capacitar e gerar mão de obra qualificada, olhando para as vocações regionais de maneira que essas pessoas possam empreender e desenvolver seu próprio negócio e participar de maneira mais ativa dentro da cadeia produtiva local”, explicou a diretora do Parque Tecnológico da Paraíba, Francilene Procópio.
Maranhão afirmou que vai apoiar o projeto. “Essa entidade faz a gestão e a articulação dos CVTs com os entes públicos. Eu considero fundamental para o desenvolvimento do Estado. A Paraíba tem de se inserir de forma definida na inclusão digital, no domínio das tecnologias. E a audiência de hoje nos trouxe uma boa pedagogia, a de que nós devemos procurar o caminho do Congresso Nacional para consignar recursos definitivos para levar á frente todos esses sistemas”, completou o governador.
De acordo com o governador serão criados, 15 centros nas várias regiões. “Mas isso não é um projeto fechado, ele está aberto a muitas ampliações, tantas quanto forem necessárias e surgirem do interesse da comunidade e da sociedade”
Estiveram presentes os deputados federais Wilson Santiago (PMDB) e Marcondes Gadelha (PSB); os prefeitos Lavoisier Dantas, de São João do Peixe, Dona Dida, de Itabaiana e Euda Fabiana Venâncio, de Cuité. Também participaram da reunião o reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Thompson Mariz, a diretora Geral do Parque Tecnológico da Paraíba, Francilene Procópio Garcia, e secretários municipais das cidades contempladas com o CVT.
Difusão de Conhecimento
Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) são unidades de ensino e de profissionalização, voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo.
Os CVTs estão direcionados para a capacitação tecnológica da população, como uma unidade de formação profissional básica, de experimentação científica, de investigação da realidade e prestação de serviços especializados, levando-se em conta a vocação da região onde se insere, promovendo a melhoria dos processos. Até o momento, o Ministério da Ciência e Tecnologia apoiou a criação de 236 CVTs, instalados em todo o Brasil desde 2003.

Redação com assessoria

Homem tem moto roubada no centro de Patos

Por volta das 10h da manhã de hoje (28/04), uma guarnição compareceu a Rua Peregrino de Araújo no Centro de Patos, onde no local a vítima de nome Afrânio informou que havia deixado sua moto Honda CG Titan 125 KS de cor vermelha, ano 2006 e placa MOH 6308 / São Mamede - PB, estacionada em frente a uma casa na referida rua, e quando retornou não mais encontrou a moto. O fato foi informado a autoridade competente para tomada das medidas cabíveis, diligências foram iniciadas mais não foi obtido êxito na localização do veículo até o momento.
Redação com III BPM

Receita amplia horário noturno para entrega de declarações


Os contribuintes que ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda da Federal ganharam algumas horas para enviar os dados à Receita Federal durante a madrugada. Amanhã (29) e quinta-feira (30), o Receitanet, sistema de entrega das declarações ficará fora do ar apenas das 4h às 5h.
Até agora, o programa ficava fora do ar por quatro horas, da 1h às 5h. Segundo a Receita, a mudança de horário tem como objetivo evitar congestionamentos e facilitar a entrega para os contribuintes com pouco tempo para preencher as declarações durante o dia.
A Receita destacou ainda que o programa de preenchimento das declarações pode ser baixado a qualquer hora do dia. Mesmo com o sistema de transmissão fora do ar, o contribuinte pode gravar os dados no computador e transmiti-los posteriormente.
De acordo com o balanço mais recente, a Receita recebeu, até as 17h, 19.805.364 declarações. Isso representa 76% dos 25 milhões de contribuintes que deverão fazer a declaração neste ano.
Precisa preencher a declaração quem recebeu mais de R$ 16.473,72 em 2008. Apesar de ampliar o horário para a transmissão dos dados, a Receita esclareceu que o prazo de entrega não mudou. As declarações só podem ser enviadas até a meia-noite de quinta-feira. Quem perder o prazo pagará multa, que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.

Agência Brasil

Ministério da Saúde monitora caso suspeito de gripe suina no RN


O Ministério da Saúde está monitorando um caso suspeito de gripe suína no estado visinho do Rio Grande do Norte. Autoridades sanitárias estão realizando exames.
A identidade do paciente não foi revelada, mas o MS admite que os sintomas são semelhantes aos da doença.
Um ou dois?
A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirma apenas um paciente sendo monitorado com suspeita de gripe suína no Estado.O órgão já enviou ao Ministério da Saúde um pedido de esclarecimento sobre a nota divulgada na noite desta segunda-feira 27, que apontavam dois casos sendo acompanhados no estado.De acordo com a coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, o paciente é potiguar e está internado em um hospital particular.“Está todo mundo pressionando e ele está começando a negar informações”, disse a representante da secretaria.Juliana Araújo não apresentou mais informações para preservar o paciente e a investigação sobre o caso.
Saiba tudo sobre a gripe suína - sintomas, contágio
Além do caso do Rio Grande do Norte, mais nove pessoas estão sendo monitoradas em sete estados do País. Três são em Minas Gerais; dois no Rio de Janeiro; dois no Amazonas; um em São Paulo e um no Pará.
A décima primeira vítima pode ser um homem de 40 anos, internado em Salvador, na segunda-feira 27 também com sintomas da gripe suína. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, ele chegou de Miami, nos Estados Unidos, com febre, tosse e dores no corpo e está passando por exames.
O ministério diz que não há evidências de que o vírus da gripe suína esteja circulando no Brasil.
AutomedicaçãoUm remédio que inibe a multiplicação de vírus da gripe está sumindo das farmácias. Mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz um alerta. “Não há motivo para correr às farmácias para tentar adquirir um medicamento. A automedicação é altamente prejudicial”, diz o diretor de portos e aeroportos da Anvisa José Agenor Álvares da Silva. Basta um espirro e já tem gente que suspeita do pior. “O cidadão que não viajou, que não teve contato com ninguém proveniente dessas áreas, não tem que se preocupar agora”, garante o professor de doenças infecciosas da Universidade de Brasília, Cristiano Barros de Mello.
O Ministério da Saúde liberou um número do Disque-Saúde para tirar dúvidas da população sobre a gripe suína: 0800 611997. Fiscalização O governo brasileiro prometeu intensificar a fiscalização nos aeroportos. Todos os voos que chegam do México e dos Estados Unidos devem ser monitorados. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) afirma que implantou planos de contigência em dez aeroportos do Brasil.
O assessor da Gerência de Portos e Aeroportos da Anvisa, Cristiano Gregis, diz que uma equipe se dirige a aeronaves que chegam de áreas afetadas e questiona os comissários de bordo sobre o trajeto e se alguém apresentou sintomas durante a viagem.
Gregis diz que quem vai viajar deve receber material informativo no check-in e por meio de avisos sonoros. "A Anvisa também conta com centro para atendimento de viajantes no aeroporto. Quem tiver dúvidas pode se dirigir até lá para esclarecimentos. É importante que as pessoas sigam as recomendações. Não há razão para pânico", afirma.
Os pacientes com sintomas da gripe suína devem ser encaminhados a hospitais preparados para atender esses casos. Para chegar à unidade de saúde, o viajante deve receber uma máscara cirúrgica e seguir em uma ambulância adequada.Também há planos para contigência nos portos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as pessoas só viajem para o México se for absolutamente necessário.
G1 e site nominuto.com

Cai números da dengue em Patos


A cidade de Patos, do início de janeiro deste ano, mais precisamente do dia 12, aos dias atuais, registrou 52 notificações de dengue, dez vezes menos que o mesmo período do ano passado, que teve 536. Dessas 52 notificações de 2009, um total de 23 foi a laboratório e apenas um deu positivo. Dos casos de 2008, dos 219 examinados pelo Lacen, em 92 houve confirmação da dengue.
Segundo José Amorim, não há uma explicação para essa redução das notificações. Uma hipótese levantada é de que não houve entrada de um novo vírus da doença. O índice de infestação predial (IIP) no primeiro ciclo deste ano ficou em 4,3%, ou seja, de cada cem imóveis, foi detectado foco do Aedes em 4,3%. Já no segundo ciclo o IIP ficou em 4,1%. A maior incidência do mosquito está nos bairros da periferia, com destaque para Vitória, Bivar Olinto, Jatobá, Morro, Noé Trajano.
Neste momento, de pleno inverno, as preocupações se acentuam, pelo risco maior da proliferação do mosquito. Todo o pessoal da Vigilância Epidemiológica está concentrado fazendo o trabalho de campo, visitando casa por casa em busca de criatórios do Aedes. “Nossa campanha educativa é permanente. Se cada morador fizer sua parte, tiver os devidos cuidados com os reservatórios de água, o combate terá bastante sucesso”, comentou Amorim.
Uma das dificuldades encontradas pela Epidemiologia é com relação ao tipo de vírus que circula na cidade. Segundo Amorim, diversas amostra já foram remetidas para o Lacen de João Pessoa, que as repassam para o de Pernambuco, referência em isolamento viral, mas os resultados não são remetidos de volta. Outra é com relação aos casos de pacientes com sintomatologia da doença, quando hospitais e clínicas deixam de informá-los, o que impede um trabalho de busca ativa dos focos com maior eficácia. “Estamos discutindo com a direção do Hospital regional de Patos uma maneira daquele centro de saúde nos repassar essas informações”, acrescentou Amorim.
Na parte educativa a Prefeitura de Patos (PMP), com a participação de todas as secretarias está engajada e conclamando a população a seguir os cuidados necessários para evitar a presença do mosquito transmissor da dengue. Um ponto bastante positivo tem sido a participação das escolas municipais nesse trabalho preventivo. É comum os estabelecimentos de ensino realizarem atividades educativas pelos bairros onde estão instaladas, com o alunado entregando panfletos aos moradores e falando sobre os cuidados básicos.

Assessoria

Muitas e muitas velas para apagar hoje!


Quem muda de data hoje é Vital Henrique, advogado e diretor do Procon Municipal. Funcionários estão organizando um coquetel para comemorar a data. Mas a festa deve ter continuidade à noite, em sua residência. Neste mundo de tamanhas adversidades, só em estar vivo merece uma grande comemoração. Pedir a Deus paz, saúde e harmonia é o mínimo que devemos fazer.

Jogador do Central de Caruaru morre em acidente



O volante do Central de Caruaru Jardel Gomes da Silva, 25 anos, morreu na noite da última segunda-feira depois de um acidente de carro ocorrido no km 61 da BR-232, na altura da cidade de Pombos, localizada entre a capital pernambucana Recife e Caruaru. Segundo informações da Polícia Rodoviária de Pernambuco, o acidente ocorreu por volta das 19h15 (de Brasília) na pista sentido Recife. A rodovia estava congestionada e um caminhão não conseguiu brecar a tempo, colidindo com três carros de porte menor.
Jardel estava com o lateral Adeíldo em um Corsa, o primeiro a ser atingido. Em outro veículo atingido pelo caminhão estavam outros dois jogadores do clube, Cláudio e Heider. Adeíldo foi levado ao hospital em estado grave. Os outros dois atletas tiveram apenas ferimentos leves.
JConline

Aluno de 15 tenta matar colega de 14 em Desterro

Um fato grave foi registrado na tarde de ontem no município de Desterro-PB, quando um estudante de apenas 15 anos estava frequentando as aulas armado de uma faca peixeira. O pior de tudo isso é que ele tentou matar seu colega de escola, com o qual havia tido um discussão momentos antes. Depois de ríspida discussão, segundo informações da PM, os dois menores foram dispensados das aulas ontem pela direção da escola. Quando sairam o agressor sacou uma faca-peixeira e feriu o colega de 14 anos, o qual foi socorrido para o Hospital Regional de Patos.
Após tentar contra a vida do colega, o acusado fugiu e ainda não foi localizado pela Polícia e Conselho Tutelar.
Cada vez mais os pais vem fugindo de seu papel educador, de imposição de bons exemplos e na formação ética, moral dos filhos, deixando a responsabilidade para o mundo extra lar.

Prontos para matar: PM prende dupla que estava pronta para executar homem na Maternidade

A PM, durante rondas no bairro da Maternidade, prendeu dois jovens que estavam preparados para cometer um assassinato. A dupla estava em uma moto CG Titan, de cor vermelha, ano 2001, placa MOC 7159. Com um deles, Jailson Gonçalves da Silva, 18 anos, foi encontrado na abordagem um revólver calibre 38 com seis munições intactas. Os dois ainda possuíam dois capuzes, um preto e outro azul. Eles revelaram à PM que iriam executar um homem de nome Pedro, mas não o haviam localizado e estavam procurando-o.
NA DELEGACIA Jailson foi reconhecido por uma vítima sua de assalto, uma senhorita de nome Gislaine, fato ocorrido no último sábado.

Mortalidade em declínio


No Brasil, a taxa de mortalidade infantil (menores de um ano de idade), desde 1990, mantém tendência contínua de queda. Passou de 47,1 óbitos por cada mil bebês nascidos vivos para 19,3 mortes, em 2007, o que representou uma redução média de 59,7%. Atualmente, o Brasil, em um grupo de 68 países, está entre os 16 em condições de atingir a quarta meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e chegar a taxa aceitável de 14,4 mortes por cada mil nascidos vivos, em 2012, três anos antes da data-limite fixada pela Organização das Nações Unidas, em 2000, ano em que instituiu os oito ODMs.
Essa mesma tendência de queda se reproduz no Nordeste e na Amazônia Legal. Em 2007, o Nordeste registrou 27,2 mortes por cada mil bebês nascidos vivos contra uma taxa de 75,8 óbitos por mil nascidos vivos em 1990. No Norte a taxa foi de 21,7, em 2007, contra 45,9, em 1990. Mas ambas estão longe da média nacional e mais distantes ainda das taxas alcançadas no Sul e Sudeste, que superaram a meta número 4 estabelecida pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, para ser alcançada em 2015, de 14,4 óbitos por cada mil nascidos vivos.. O Sul fechou 2007 com uma taxa de 12,9 mortes por cada mil crianças nascidas vivas e o Sudeste em 13,8. Embora o resultado do Sul e Sudeste seja expressivo, o Brasil ainda tem um bom caminho a percorrer para alcançar a taxa de mortalidade infantil dos países desenvolvidos que é de 4 mortes por cada mil nascidos vivos.
O declínio da mortalidade infantil no Brasil é resultado do aumento da cobertura vacinal da população, uso da terapia de reindratação oral, aumento da cobertura do pré-natal, ampliação dos serviços de saúde, redução contínua da fecundidade, melhoria das condições ambientas, aumento do grau de escolaridade das mães e das taxas de aleitamento materno.

Agência Saúde
Apesar desses avanços, o Brasil possui o terceiro maior índice de mortalidade infantil da América do Sul. O Brasil só não perde para Bolívia e Paraguai.

Servidores do DER com nova sede

Será inaugurada no próximo dia 30, às 15h30, a nova sede do Sindicato dos Servidores do DER da Paraíba, localizada à Rua Universitário Carlos Marcelo Pinto, 58, Torre, ao lado da Igreja Santa Julia, na Capital paraibano. Na ocasião será oferecido um coquetel aos presentes, dentre eles, com presença confirmada, o superintendente do DER, Sólon Alves Diniz. O presidente do Sindicato, Espedito Nery, vai falar sobre as lutas da categoria, bem como dessa grande conquista para os servidores, a nova sede.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Equipe do Ministério da Saúde chega à Paraíba para avaliar ações contra tuberculose


Uma equipe do Ministério da Saúde visitará à Paraíba na próxima quinta-feira, 30, a fim de supervisionar e monitorar as ações de diagnóstico da tuberculose, promovendo uma grande avaliação dos serviços disponibilizados à população pela rede de laboratórios coordenada Laboratório Central do Estado. O Estado detém uma cobertura assistencial de 92,4% dos municípios com laboratórios públicos ou conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), e quer ampliar essa rede através da coordenação do Laboratório Central do Estado.
O Laboratório Central do Estado (Lacen) é uma unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e responsável por manter uma rede de 132 laboratórios públicos ou conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS). Para o diagnóstico específico da tuberculose, a Paraíba dispõe de 122 unidades que realizam a baciloscopia, exame utilizado para o diagnóstico da doença.
13.828 exames em 2008
De acordo com o Lacen, só no ano passado foram realizados 13.828 exames, todos submetidos a rigoroso controle de qualidade. O diretor geral do Lacen, Francisco Wellington, acredita ser necessário ampliar o número de laboratórios na Paraíba, estabelecendo um padrão único para todos, de modo a melhorar a qualidade dos exames e os seus respectivos diagnósticos.
“A descentralização dos exames está em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde e a política adotada pela Secretaria de Estado da Saúde para essa área. No entanto, queremos ampliar o raio de ação desses serviços, ofertando mais laboratórios públicos, privados e conveniados ao SUS em todo o estado”, adianta o diretor geral da Lacen.
A baciloscopia direta do escarro é o método prioritário, porque permite descobrir a fonte mais importante de infecção, que é o doente bacilífero. Por ser um método simples e seguro, deve ser praticado em todos os serviços de saúde que disponham de laboratório.
Laboratório atende aos 223 municípios da Paraíba De acordo com o diretor do Lacen, o laboratório atende a cerca de 150 pessoas por dia e realiza vários exames dos mais simples a exemplo sumário de urina, parasitológico de fezes e outros feitos a partir do sangue, aos mais complexos como os relacionados ao diagnóstico da AIDS e outras patologias.
“Nós também atendemos aos 223 municípios da Paraíba em ações de saúde pública”, assegurou Francisco Wellington. Ele afirmou que exames que antes demoram até um mês para serem entregues agora ficam prontos em cinco dias. Além dos exames laboratoriais de praxe, o Lacen também realiza exames referentes à saúde do trabalhador e faz análise da água e alimentos.
Todos os meses técnicos e outros profissionais do Lacen são treinados e capacitados nos melhores centros de pesquisas do Brasil com o objetivo de oferecer um serviço da melhor qualidade ao povo paraibano. Francisco Wellington explica que é o Lacen que coordena, supervisiona e capacita toda a rede pública de laboratório do Estado da Paraíba. E também coordena e atende as demandas das Vigilâncias Epidemiológicas, Ambulatorial e Sanitária.
Ascom

Estado chama prefeituras contempladas com cisternas de placas


A Secretaria de Desenvolvimento Humano está convocando prefeitos de 34 municípios paraibanos contemplados com recursos do programa de construção de cisternas de placas para consumo humano. O edital foi publicado pelo Ministério de Desenvolvimento Social.
Os gestores deverão apresentar propostas ao Ministério de Desenvolvimento Social até o dia 18 de maio com objetivo de alocar os recursos financeiros para construção das cisternas.
Para auxiliar os prefeitos e técnicos dos municípios na elaboração dos projetos e documentos exigidos, a Secretaria de Desenvolvimento Humano está colocando à disposição a equipe técnica da Coordenação do Programa de Cisternas, para, se necessário, orientar a elaboração da proposta técnica.
As cidades convocadas são: Aroeiras, Aroeiras, Barra de Santa Rosa, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cacimbas, Camalaú, Caraúbas, Congo, Coxixola, Cubati, Fagundes, Frei Martinho, Gado Bravo, Itatuba, Juazeirinho, Juru, Nova Palmeira, Ouro Velho, Pedra Lavrada, Picuí, Prata, Santana de Mangueira, São Domingos do Cariri, São José de Caiana, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Seridó, Soledade, Sossego, Taperoá, Tenório, Zabelê.

Secom/PB
Foto:www.moc.org.br

Muitos idosos comparecem à abertura da vacinação contra gripe



Pontualmente às 8h do último sábado, na Praça Janúncio Candeia, centro de Quixaba-PB, aconteceu a abertura oficial da Campanha de Vacinação contra Gripe. Muitos idosos, atendendo apelo da Prefeitura Municipal, compareceram em busca da prevenção. A secretária municipal de Saúde, Socorro Sulpino, acompanhada da primeira dama, Anna Christinna, recepcionaram o público alvo da campanha, que tem como slogan este ano, “Deixe a gripe na saudade”. Os profissionais de saúde, antes do início e durante os trabalhos, fizeram explanações sobre a importância do imunizante.
Uma equipe formada por técnicos e enfermeiros ficou de plantão durante a manhã e tarde vacinando. A Secretaria de Saúde aproveitou a abertura da campanha para oferecer outros serviços a quem compareceu à Praça, como aferição de pressão arterial e exame de glicemia capilar, além de tirar muitas dúvidas e informar à população sobre programas de saúde existentes no município.
“É de nossa competência mostrar a estas pessoas que é essencial o uso da vacina. Aqui em Quixaba estamos contando com apoio total da administração municipal, e a nossa meta é que não deixar nenhuma pessoa a partir dos 60 anos sem tomar a dose da vacina”, disse Socorro Sulpino. As dezenas de idosos que participaram da abertura da campanha foram agraciadas com um café da manhã oferecido pela Prefeitura.

Anna Christinna, que acompanhou essa ação de saúde pública, salientou ser de suma importância todos abraçar essa causa, não apenas para prestar contas ao Ministério da Saúde, mas para proteger a população idosa dos perigos que representam as doenças respiratórias, hoje uma das maiores causas de óbitos nesse referido público no Brasil. “A prevenção é o ato mais importante no combate às doenças”, enfatizou Christinna.
A campanha de vacinação se estende até o dia 08 de maio. Apesar da imunização acontecer num ponto fixo, instalado na sede do PSF, a vacina será levada a todos aqueles que não puderam se deslocar até a cidade, segundo informou a secretária municipal de saúde, Socorro Sulpino.

Assessoria

Novo ato de vandalismo em igrejas de Patos

Mais uma vez um templo sagrado de Patos é violado por vândalos. Na noite de ontem para hoje, alguém ainda não identificado, invadiu a Igreja de Nossa Senhra o Perpétuo Socorro, localizada no Bairro do Morro, destruindo duas imagens sacras pra tristeza dos fiés patoenses, em especial para os daquela localidade.
Esta foi a quarta vez que templos católicos de Patos foram profanados. Nas outras três o autor foi um jovem, cujos pais alegam que ele tem problemas mentais. A administração da Catedral, vítima dua vezes e de Nossa Senhora de Fátima foi investir em seguança para inibir tais atos.

Casos de meningite registrados no Sertão paraibano


Um caso de meningite já confirmado e outro sob análise estão assustando a população do distrito de Bom Jesus, no município de São José de Piranhas (a 523 quilômetros da capital). Os moradores se preocupam com possibilidade de estar vivendo um surto.
Segundo informações de profissionais de saúde do município, um dos pacientes – uma criança - se encontra no Hospital Universitário de João Pessoa.
O outro paciente – também uma criança da mesma família - está internado no Hospital Infantil de Cajazeiras.
O surgimento de dois casos em uma mesma família já preocupa as autoridades de saúde do município e da 9º Regional de Saúde, por se tratar de uma doença infecto-contagiosa grave, que prolifera-se rapidamente.
A meningite pode ser causada por vários agentes (fungo, bactéria, vírus ou protozoário) e geralmente é transmitida por um portador sadio. Geralmente é aquela pessoa que não apresenta sintomas da doença, mas tem em seu organismo o agente e, sem ter consciência, transmite para outros indivíduos.
Ainda não se sabe à identificação do agente e do sorogrupo prevalente no momento, mas as ações de controle e tratamento já foram iniciadas.
Uma equipe investiga os contatos mais íntimos daqueles que manifestam os sintomas e tem o diagnóstico positivo para a doença em São José de Piranhas.
Eles passam por exames de sangue e liquor (líquido da coluna). São considerados contatos íntimos pessoas que convivem diariamente por pelo menos oito horas. Podem ser desde parentes do convívio domiciliar a colegas de trabalho ou escola.
Sintomas

Em adultos
Febre alta, prostração, dor de cabeça, vômitos, aparecimento na pele de pequenas manchas violáceas (petéquias) que inicialmente são semelhantes às picadas de mosquitos, mas que rapidamente aumentam de número e de tamanho, dor e dificuldade na movimentação do pescoço (rigidez de nuca).
Em crianças com menos de 1 ano de idade

As manifestações da meningite podem ser febre, irritação, choro constante e abaulamento da fontanela (“ moleira”) sem rigidez de nuca.
Redação com Diário do Sertão
foto:www.saudadefm.com.br

Concursos à vista


O Ministério do Planejamento autorizou a contratação de 350 novos servidores por concurso público para o IBGE. A seleção deverá ser feita em seis meses e as nomeações estão previstas para depois de outubro. São 72 vagas para tecnologista em informações geográficas e estatísticas e 278 vagas para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas. Os cargos são do plano de carreira do IBGE, ambos de nível superior, e com a remuneração inicial atual de R$ 6.343,03 para quem tem graduação inferior a mestrado.

Inmetro
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) abriu concurso público para 127 vagas de nível superior. As vagas são para analista executivo em metrologia e qualidade (62 vagas) e pesquisador-tecnologista em metrologia e qualidade (65 vagas). No total, são 30 especialidades diferentes, com remunerações que, inicialmente, vão de R$ 5.274,74 a R$ 6.168,23, dependendo do nível de formação do candidato. A partir do dia 1º de julho de 2009, esses valores sobem para R$ 5.964,34 e R$ 7.563,01. As inscrições devem ser feitas das 10h de 4 de maio até a 23h59 de 26 de maio, pelo sitewww.cespe.unb.br. A taxa de inscrição custa R$ 100 e deverá ser paga até 27 de maio.
Redação com Estadão

Ameça de morte na Vila

Ontem à tarde, domingo 26, na Rua Antônio Félix, Bairro Vila cavalcanti, o jovem Wellington Franklin Alves, 24, durante uma discussão com sua esposa Francinete Alves, teria colocado uma arma na cabeça da mesma, ameaçando-a de morte, segundo relatou a mãe desta à Políca. A PM foi ao local chamado e, seguindo informações da sogra do agressor, localizou a arma, tipo garruncha, de fabricação caseira, debaixo do colchão do casal. O agressor e sua esposa foram diretos para a Delegacia, para se explicarem.

Espaço Sindical


DEFINIDA PROGRAMAÇÃO DO 1º DE MAIO EM PATOS


Em reunião realizada na Sede do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, no último sábado, dia 25, foi definida a programação do 1º de maio em Patos.
No dia 30 de abril, quinta-feira, será realizado um debate na Câmara Municipal sobre a crise internacional e os trabalhadores, logo após a sessão ordinária. A comissão que foi escolhida irá conversar com a mesa diretoria da Câmara, especialmente o seu presidente para definir como será o trabalho.
No dia 1º de maio a partir das 9 horas da manhã, será realizado um encontro com os associados do SINFEMP, no Auditório da Associação Comercial de Patos, onde será discutida a crise internacional, como também as reivindicações mais especificas dos servidores municipais, envolvendo o pagamento dos precatórios, a redução da jornada de trabalho, a construção do conjunto habitacional, o pagamento do piso nacional de R$ 1.132,40 aos professores, dentre outros.
No mesmo dia, a partir das 2 horas da tarde, será realizado um encontro com todas as associações comunitárias de Patos, no Auditório do Circulo Operário de Patos, onde será discutida a atual situação que se encontram os bairros de nossa cidade, a falta de moradia e o trabalho da UAC - União das Associações Comunitárias de Patos e Região, junto às associações de bairros daqui para frente.
A comissão já iniciou os contatos com os diretores (as) de rádios de Patos, para se promover um debate, através de uma mesa redonda sobre a Crise e os Trabalhadores, no horário das 11:00 às 13:00 horas da sexta-feira. As Rádios Espinharas, Itatiunga, Panati, Morada do Sol, Cidade Morena, além da Comunitária do Conjunto Noé Trajano, serão convidadas a transmitir esse debate em cadeia, neste horário.
A programação se estende até o dia 2 de maio com a realização de um ato público no Mercado Central, a partir das 8 horas da manhã.
Para o sindicalista José Gonçalves (foto), neste 1º de maio os trabalhadores e trabalhadoras de Patos não podem deixar de demonstrar a sua organização e disposição de luta, especialmente neste momento de crise, onde os capitalistas que a provocaram, quer que os trabalhadores paguem pela mesma com demissões, retirada de direitos conquistados há muitos anos, flexibilização das leis trabalhistas, redução de salários, dentre outros. “Não podemos admitir que isto aconteça, pois quando os patrões estão com seus exorbitantes lucros não dividem essa riqueza com os trabalhadores, mas quando acontece qualquer redução, os primeiros a serem atingidos são os trabalhadores”. Enfatizou.
Será feito um levantamento junto ao Ministério do Trabalho em Patos, para verificar o número de trabalhadores demitidos de janeiro a abril de 2009 no Município.
Gonçalves adiantou ainda que muitos empresários, banqueiros, estão aproveitando a crise para demitir trabalhadores, mesmo as empresas que estão sendo socorridas pelo governo federal. “Precisamos impor um limite para isso, pois as empresas que estão recebendo dinheiro do BNDES- Banco Nacional de Desenvolvimento Social, deve assumir um compromisso de não demitir ninguém.” Disse.
Nesta segunda-feira, será realizada mais uma reunião da comissão para se discutir as atividades que serão realizadas neste dia.

domingo, 26 de abril de 2009

Inadimplência agrava crise nos municípios da PB


Prefeitos tentam regularizar situação para voltar a firmar convênios com o governo federal


Em meio à crise econômica, os prefeitos da Paraíba precisam superar outro grande obstáculo: sair da lista de inadimplentes junto ao governo federal para receber recursos de convênios. Segundo dados do Cadastro Único de Convênios (CAUC) da Secretaria do Tesouro Nacional, das 223 cidades do Estado, 171 (76%) estão em situação de inadimplência com a União e impedidas de receber recursos para áreas como as de infraestrutura, turismo, habitação e agricultura. Outros 52 municípios do Estado conseguiram superar as dificuldades causadas pela má gestão de seus governos ou administrações anteriores e cumprir as exigências legais.
A situação de inadimplência dos municípios é provocada geralmente por administrações anteriores que deixaram débitos com o Instituto Nacional do Seguro Social e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), não apresentaram documentação necessária e não prestaram contas de convênios. O resultado é que, mesmo havendo recursos federais disponíveis para investimentos em infraestrutura, habitação ou saneamento básico, os prefeitos não estão em condição legais para trazê-los para seus municípios e implementar obras e programas. Como forma de minimizar a situação da população, o governo federal continua destinando os recursos para convênios nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento social, mesmo que os municípios estejam em situação de irregularidade.

Realidade

A lista de municípios com problemas no Cadastro Único de Convênios vai do A ao Z. Alagoa Grande, Barra de Santa Roza, Caaporã, Diamante, Emas, Frei Martinho, Gado Bravo, Ibiara, Jacaraú, Lagoa Seca, Mãe D'Água, Nazarezinho, Ouro Velho, Passagem, Queimadas, Riachão de Bacamarte, Salgadinho, Tenório, Umbuzeiro, Vista Serrana e Zabelê. Na lista dos maiores municípios do Estado, só estão em situação regular João Pessoa, Patos e Monteiro. Já Campina Grande, Guarabira, Santa Rita, Cabedelo, Sousa e Cajazeiras ainda possuem pendências.
Areia de Baraúna está entre os municípios com maior número de pendências. Dos 13 itens estabelecidos, só cumpriu quatro. Na página do Tesouro Nacional consta que a última gestão municipal não executou totalmente o que foi pactuado, não apresentou documentação complementar e não prestou contas do convênio pactuado.
O presidente da Associação da Federação de Municípios da Paraíba (Famup), Buba Germano, confirmou que vários municípios da Paraíba estão com dificuldades de receber recursos federais por não terem certidões negativas junto à União, provocados por questões como dívidas com o INSS de gestores passados. Ele acusou o governo federal de criar uma série de exigências para dificultar a situação dos municípios na hora de liberar os recursos passando a imagem de que os prefeitos são incompetentes.
Buba Germano, que é prefeito de Picuí, criticou a burocracia para os gestores regularizarem a situação e defendeu o encontro de contas para abater as dívidas de INSS. “Para regularizar a situação, o prefeito precisará cumprir uma série de regras estabelecidas pelo governo federal, que utilizou uma MP que estabelece o parcelamento das dívidas com o INSS, mas que encobre na verdade que para o prefeito se adequar precisará abrir mão de ações judiciais contra o governo ou pagar o dobro da dívida”, afirmou.
O prefeito Buba Germano (foto) afirmou que o anúncio de R$ 1 bilhão para os municípios brasileiros não repões nem mesmo o déficit do primeiro trimestre do ano com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Os municípios já acumulam este ano uma perda de R$ 2 bilhões em recursos do FPM, com a redução do IPI dos automóveis”, afirmou.
Pendências - O município de Taperoá, na região do Cariri, possui apenas uma pendência com o CAUC referente ao cumprimento da Lei 8666/ 93, que estabelece as normas de licitações e contratos da administração. O prefeito Deoclécio Moura afirmou que a administração está tentando cumprir todas as exigências estabelecidas para que possa receber convênios da área de infraestrutura, mas lembrou que pegou o município com diversas pendências difíceis de serem resolvidas.
Ele acrescentou que o município está com sua inadimplência suspensa com o Funde e o FNS, o que já minimiza o problema “Apesar de estarmos recebendo regularmente recursos nas áreas de saúde, desenvolvimento social e educação, no ano passado não conseguimos firmar nenhum convênio federal na área de infraestrutura e habitação”, informou.
Deoclécio disse que espera que o governo federal cumpra o pacote de socorro aos municípios, já que a queda de receita tem inviabilizado as administrações. Segundo ele, a medida é um paliativo já que o impacto do salário mínimo foi maior que o ano passado. “Taperoá é um município que se mantém basicamente do FPM e com essa queda de receita tivemos que cortar drasticamente os gastos e atrasar o repasse do duodécimo do Legislativo”, contou.
Clóvis Gaião

Homem tenta matar esposa em Água Branca

Ontem, sábado 25, por volta das 17h, no Distrito de Lagoinha, no município de Água Branca, houve uma briga envolvendo o casal Cláudio de Brito, 29 e Edvânia Martins de Sousa, 26. Em certo momento Cláudio se armou de uma espingarda bate-bucha e atirou contra a cabeça de sua esposa, a qual foi encaminhada para a cidade, onde recebeu atendimento médico, enquanto Cláudio fugiu sem deixar pistas e vem sendo procurado pela Polícia.

Maranhão visita áreas atingidas pelas chuvas no Sertão neste domingo


O governador José Maranhão visita, neste domingo, as cidades atingidas pelas chuvas na região polarizada por Cajazeiras e Sousa. Maranhão desembarcou no aeródromo de Brejo das Freiras às 10h e depois seguiu para municípios da região.
O Governo do Estado mantém no Sertão equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e Secretarias da Saúde e da Educação.
Ações em parcerias com os municípios estão cuidando da assistência às cerca de 200 famílias desabrigadas na cidade de Sousa e 50 famílias de São João do Rio do Peixe deslocadas de suas residências para casas de parentes, porque suas moradias estão em áreas inundadas.
Em São João do Rio do Peixe são 270 famílias nas áreas alagadas.
Esta semana, o Governo do Estado, em parceria com a Igreja Católica, a sociedade civil e a prefeitura de Sousa, criou um Comitê Gestor para assistir as mais de 150 famílias ribeirinhas atingidas pelo Rio do Peixe, que tem aumentado nos últimos dias o nível das águas por causa das intensas chuvas na região.
O Comitê Gestor vai ter reuniões todos os dias e funcionará no Centro de Formação e Treinamento de Professores Governador Antonio Mariz, em Sousa.
O comitê terá como coordenador o padre Milton Alexandre. Representando o Governo do Estado integram o comitê a Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Pelo município fazem parte a Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Guarda Municipal e Associações de Moradores das Comunidades atingidas.
Fonte: Secom/PB
Foto:informenoticias

Meio Ambiente de Patos realiza trabalho educativo com banhistas e comerciantes

O açude Jatobá, que se transforma num grande balneário para os patoenses e visitantes quando está sangrando, como é o caso de agora, hoje teve um dia diferente, devido um trabalho de educação ambiental realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e pela Coordecom – Coordenadoria de Comunicação. O alvo da ação foram os banhista e comerciantes, que marcam presença em grande número, especialmente aos domingos naquele manancial.
Um mutirão, que contou com a participação de funcionários do Meio Ambiente, distribuiu sacolas plásticas para que as pessoas pudessem recolher o lixo e depois depositá-lo em tambores específicos para a seletiva dos resíduos. Em seguida os servidores fizeram limpeza em toda a área do sangradouro do Jatobá, um dos quatro que abastecem a cidade de Patos, onde foram encontrados diversos tipos de detritos, desde garrafas peti, de vidro, sandálias de borracha, copos descartáveis, sacolas plásticas e uma série de outros objetos que colaboram para a degradação do meio ambiente. Todos ficaram surpresos com o grande volume de lixo deixado às margens do Jatobá pelos banhistas e comerciantes.
A iniciativa recebeu o aval dos frequentadores do Jatobá. O secretário do Meio Ambiente, Alexandre Nóbrega, pediu a colaboração de todos para que não poluíssem o reservatório. Fez um alerta sobre os perigos que as garrafas de vidro proporciom aos banhistas, caso venham a ser quebradas. É bastante comum os grupos de amigos, famílias, levarem para aquele banho esse tipo de material. Outra recomendação foi com atenção às crianças, para que não sejam deixadas sozinhas pelos pais.
“A gente sabe o quanto é difícil mudar o comportamento das pessoas, mas vamos intensificar esse trabalho educativo, de preservação ao meio ambiente”, comentou Nóbrega. No próximo final de semana haverá uma melhor coordenação de barracas, que vão ter espaço delimitado para facilitar tanto o comércio de bebidas como de alimentos. A meta é estender ao máximo essa campanha para que num futuro próximo os mananciais de Patos estejam protegidos da agressão do homem. “Não há outro meio senão através da educação”, acrescentou Alexandre.
Uma outra ação desencadeada pela Secretaria de Meio Ambiente de Patos é de recolhimento de pneus usados. A partir desta segunda-feira 27 a campanha de recolhimentos de pneus velhos chegará aos veículos de comunicação. Uma empresa da cidade se prontificou a receber esses objetos sem uso. “A gente vai trabalhar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Ou seja, a gente diminui a poluição do meio ambiente e ajuda a reduzir os criatórios do mosquito transmissor da dengue”, comentou Alexandre Nóbrega.

Assessoria

Arquivo do blog