Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 31 de janeiro de 2009

Prefeitura e Sebrae vão elaborar plano de desenvolvimento de Patos


O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, esteve reunido na manhã de hoje com o superintendente do Sebrae – PB, Júlio Rafael, para discutir a elaboração de um plano que sirva de base para desenvolver economicamente o Município. Nabor explicou que o seu primeiro mandato foi para organizar a cidade, prepará-la para receber investimentos. Considerou como um dos pontos mais importantes de seu governo o de resgatar a auto-estima dos patoenses, algo conseguido com muito trabalho, através da oferta de melhores serviços à população, limpeza, recuperação de praças, escolas e postos de saúde, dentre outras ações.
“Hoje a população acredita em seu potencial, sabe de sua responsabilidade de contribuir, colaborar para que tenhamos uma cidade cada vez mais desenvolvida”, comentou o prefeito de Patos. Explicou que esse plano a ser desenvolvido em parceria com o Sebrae não prevê apenas crescimento na área de geração de emprego e renda, mas envolverá todos os setores da Prefeitura. Uma das propostas previstas é a regulamentação da Lei da Pequena e Micro Empresa, que beneficiará os pequenos empreendedores que querem iniciar um negócio na cidade. Nabor comentou que irá em busca de parceiros, a exemplo do Banco do Brasil, para que possa financiar os interessados, com orientação do Sebrae e equipe do governo municipal.
Destino ao shopping
Outro assunto discutido com Rafael, reunião que contou com a presença do gerente regional Sebrae, Aldo Nunes e da secretária municipal de Desenvolvimento, Eliane Araújo, foi o destino a ser dado ao Shopping Edivaldo Motta (Shopping Sebrae), que há mais de seis anos aguarda uma decisão sobre sua utilidade. “Há propostas para que funcione como shopping, campus da UEPB. O que interessa ao município é que aquele amplo espaço não permaneça ocioso, sem qualquer utilidade. Queremos que ele traga algum tipo de desenvolvimento para Patos”, desabafou Nabor.
Júlio Rafael considerou importante o encontro, que serviu para estreitar ainda mais as parcerias e discutir novas alternativas que venham solidificar cada vez mais o desenvolvimento de Patos. “Nessa discussão trocamos diversas idéias, dentre elas a de implantação de um sistema de compras que permita ao Município focar suas ações de compras na região e particularmente em Patos”, detalhou Rafael.
Sobre a Lei da Micro e Pequena Empresa, disse que traria grande vantagem para o empreendedor. Um dos aspectos por ele citados é com relação à abertura de um negócio. Hoje a pessoa leva em média 30 dias seguindo longo processo burocrático. Com a lei se criaria uma casa tipo cidadania, onde tudo poderia ser resolvido em 48 horas.
Sobre o Shopping, Julio Rafael disse ser a favor que a UEPB faça adaptações e instale ali seu Campus de Patos. “Nabor também gosta da idéia. A Universidade Estadual informou que está disposta a discutir novamente a proposta. Acredito que nos próximos dias estaremos sentados para resolver isso”, anunciou Rafael.
Assessoria

Destaque negativo do Paraibano


O Campeonato Paraibano de Futebol mal começou e a imprensa já elege seu destaque negativo, o técnico do Botafogo da Capital, Celso Teixeira. Não é à toa que todos o estão chamando de "El Loco" por seu desequilíbrio emocional, falta de ética profissional e por não respeitar o trabalho da imprensa paraibana. Na estreia de sua equipe contra o Nacional de Patos, jogo realizado no Estádio José Cavalcanti, ele armou um circo, não sei se com intuito de querer aparecer, já que a equipe sob seu comando mostrou baixo nível técnico. Naquela ocasião agrediu arbitragem, repórteres e público presente na festa do futebol e teve que ser praticamente arrastado pela Polícia para o túnel, depois que foi expulso pelo árbitro João Bosco Sátiro.
Quando ia descendo a escadaria do túnel um fotográfo de Patos que registrava a palhaçada promovida por Teixeira, foi inagado por este, que perguntou se o repórter fotográfico não queria fotografar seus órgãos genitais. Por ai se tem idéia da personalidade perturbada desse antidesportista, que está no local errado.
Foto:garipandopalavras

Jovem é baleado em Patos

O jovem Carlos Alberto, 24, anos, foi alvo de tiros na noite de ontem, sexta 30, na Rua Antônio Félix, Bairro da Vitória, próximo a uma igreja evangélica. Ele foi pego de surpresa por uma pessoa ainda não identificada, que efetuou três tiros, provavelmente usando um revólver. Três disparos o atingiram na perna, tórax e braço. A vítima foi socorrida pelo Samu para o Hospital Regional de Pats, onde se encontra internado.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Jogo Nacional X Flu será mesmo no Almeidão dia 18

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou no final da tarde desta sexta-feira (30) a lista final com a situação dos Laudos Técnicos para estádios que vão sediar partidas da Copa do Brasil. Entre os estádios relacionados como aptos a receber jogos da competição estão o Amigão e o Almeidão. Para o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Ruy Carneiro, a liberação dos estádios paraibanos "reflete o empenho do Governo do Estado, em desenvolver o esporte paraibano e atender exigências da CBF e Federação Paraibana de Futebol (FPF), para os jogos do Campeonato Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série B, no qual o Campinense participará na temporada 2009". Com a decisão fica confirmada a partida envolvendo nacional de Patos e Fluminense do Rio de Janeiro, próximo dia 18, no Almeidão.
Assessoria

O Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba em Patos ganha novas instalações


A sede da UEPB na cidade, que há 2 anos funcionava na Rua 5 de Agosto, no Bairro do Belo Horizonte, foi transferida para a Avenida Pedro Firmino, no bairro do Salgadinho, onde anteriormente funcionava a Escola Normal.
Segundo a diretora do Campus VII, professora Rochanne Vilarim, a mudança se deu atendendo a uma queixa antiga dos alunos e servidores, que necessitavam de mais espaço. “O antigo prédio não comportava mais a demanda de alunos, precisávamos de uma estrutura física maior e com qualidade”, declara a professora Rochanne.
O Campus contava com cerca de 800 alunos matriculados nos cursos de Ciências Exatas, Computação e Administração, e com a entrada dos 300 alunos novatos, aprovados no último vestibular da UEPB, esse número passa a ser de 1.100 alunos.
O novo prédio da UEPB em Patos conta com uma estrutura de 15 salas de aula; Biblioteca; Laboratórios de Informática e Ciências mais amplos; Laboratórios de Física e Matemática, que não existiam nas antigas instalações; uma quadra poliesportiva e um pátio com capacidade para 400 pessoas, onde serão realizados os eventos do Campus.
De acordo com a professora Rochanne Vilarim, o novo prédio do Campus é uma conquista para a UEPB e algo que deve ser comemorado. “Antes, para todo evento que fazíamos tínhamos que alugar um espaço, e agora temos nossa espaço próprio, algo muito bom para todos nós. Inclusive assim que terminarmos as reformas, e passarmos a fase de adaptação iremos realizar uma calourada de recepção aos feras na nossa sede”, explica.
Assessoria
foto ilustrativa: www.cardososilva.com.br

Ex-prefeito de São José do Sabugi sofre acidente na BR-230


O ex-prefeito do município de São José do Sabugi, José Derci de Medeiros, 56 anos, sofreu um acidente automobilístico na manhã de hoje (sexta-feira), na BR-230, próximo a cidade de Riachão do Bacamarte. O ex-prefeito viajava em um veículo corsa, de placas MOK 9699/Patos, que era conduzido pelo senhor Pedro Henrique de Medeiros.
No corsa, também viajavam a esposa de Derci, Maria de Fátima de Medeiros e mais duas pessoas, identificadas como sendo, Raquel Viana, 24 anos, e José Viana Filho, 15 anos. Segundo as primeiras informações, o corsa capotou, e uma carreta que vinha logo atrás, freou bruscamente e também saiu da pista.
A carreta de placas KHS 4682/Arcoverde, era conduzida pelo senhor, Josimir Bezerra, que ficou ferido. Os feridos foram socorridos para o Hospital Antônio Targino em Campina Grande.
O caso mais grave, segundo as primeiras informações que chegaram a nossa redação, era do ex-prefeito.
patosonline.com - foto: Osvaldo Medeiros

Opinião do Leitor


A Energia que dói no bolso

Italo Salomão

Recentemente, ao realizar um breve “balanço” das minhas contas domésticas, pude me deparar com inúmeras despesas, as mais diversas possíveis, algumas delas extremamente necessárias, outras dispensáveis, contudo, uma delas me chamara mais à atenção: a conta de energia elétrica. Constatei que em menos de um ano o valor de minha conta de energia elétrica cresceu quase 100%, passando de 80 e poucos reais para mais 150 e tantos reais, dos quais quase a metade da conta é só de impostos.
É imposto que não acaba mais. É alíquota de 20% só de ICMS, PIS, CONFINS e CIP, Contribuição de Iluminação Pública (o imposto mais absurdo, desnecessário e contestado do país, inclusive judicialmente) incrementam a fatura gerando um total de R$ 45,21 de impostos. Uma verdadeira farra às custas do consumidor. Dessa maneira, podemos então concluir que o valor da conta subiu devido também ao aumento no consumo de energia, certo? Certo. Contudo, sabemos que meses atrás houve um aumento, bastante duvidoso e questionado, concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, às Distribuidoras de Energia.
Na Paraíba o reajuste, questionado pela OAB – Ordem do Advogados do Brasil e por parlamentares, foi de mais de 15% ao já alto preço praticado pela Energisa, entretanto, além disso, existem métodos, que são pouco honestos, utilizados por estas companhias. Esses métodos, pouco correto, consistem na realização de uma “vistoria”, fajuta, diga-se de passagem, feita por funcionários da empresa em que se constata poucos instantes depois de “analisado” o medidor que o mesmo está ou foi adulterado e precisa ser trocado. Após a troca do equipamento, no mês seguinte, vem a surpresa: o cliente recebe sua fatura de energia em que há uma “recuperação de consumo”, ou seja, deve ser pago um valor além da conta, uma multa que às vezes não é nada barato e que dependendo do valor pode ser até divido na própria fatura de energia, em “suaves prestações”.
Obtive informações de técnicos eletricistas, ex-funcionários da Energisa, de que o novo medidor de energia digital possui um comando que se acionado, no seu ato de instalação, pode aumentar a velocidade de medição do consumo de energia do imóvel ao qual pertence, possibilitando assim um constante aumento no valor da conta de energia, ou seja, mês a mês o valor da conta de energia só aumenta, independente de haver aumento no consumo. Vale ressaltar que a Energisa vem mobilizando seus funcionários em toda o Estado para a realização de vistorias e conseqüentemente às trocas de medidores de energia antigos por digitais.
Diante de todos os fatos, acredito que o slogan que mais se adequaria à distribuidora paraibana de energia devesse ser: ENERGISA: Escuro, Imaginação, Frustração. Ao menos se adequaria ao consumidor, claro.

Jornalismo em Foco


Aos 21 anos ela é tida como uma das grandes revelações da radiofonia patoense dos últimos anos. Ivanúcia Lopes da Costa, natural do município Marcelino Vieira, região Alto Oeste do Rio Grande do Norte, apesar da tenra idade tem uma história de vida muito ligada ao rádio, uma de suas grandes paixões. Aos onze anos ela já usava os microfones da Rádio Comunitária Vitória, de sua cidade, lendo horóscopo. Depois foi folguista, tirou férias de colegas na função de disk jockey.
Ao deixar àquela emissora gravou guias, participou e cobriu campanhas eleitorais. Naquela época já tinha em mente a profissão que queria seguir, a de comunicadora. Não deu outra. Veio para Patos cursar Jornalismo pela FIP, onde concluiu o curso semestre passado com a monografia: Rádios poste: Alternatividade da Radiodifusão na cidade de Patos", recebendo nota máxima da banca julgadora.
No início de 2007 fez uma visita à Rádio Morada do Sol e no dia seguinte já gravava textos jornalísticos para o programa Comunidade em Notícias. Uma semana depois passou a apresentar o programa com Célio Martinez, permanecendo por quase dois anos. Para Célio, Ivanúcia se trata de uma grande profissional, seja como apresentadora, seja como repórter. Apesar do amor ao rádio, ela começa a receber propostas, uma delas para trabalhar numa agência de notícias que está sendo implantada no Sertão.
foto:garimpandopalavras

Promessa de melhor energia para Patos


O presidente da Energisa na Paraíba, Marcelo Rocha, anunciou hoje que a empresa está investindo na implantação de uma nova linha de transmissão de energia de Malta para Patos. Explicou que o empreendimento vai melhorar significativamente a qualidade do produto recebido pelos consumidores, bem como contribuirá para a diminuição das quedas de energia. Sobre a falta frequente de energia no período das chuvas diz que o fenônemo é provocado pela grande incidência de raios que atinge as redes elétricas e transformadores.
foto:garimpandopalavras

Novo salário mínimo entra em vigor neste domingo


Entra em vigor no próximo domingo (1º) o novo salário mínimo, que passa de R$ 415 para R$ 465. O valor corresponde a um reajuste de 12% e terá reflexo no início de março, quando normalmente são pagos os salários de fevereiro.
O valor do novo mínimo havia sido negociado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as centrais sindicais em 2008 e foi confirmado pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, na terça-feira passada (27) durante o anúncio de corte provisório do Orçamento de 2009. O corte anunciado –o maior de ambos os mandatos do presidente Lula – foi de R$ 37,2 bilhões.
O reajuste será aplicado por meio de medida provisória. Além de atender aos sindicalistas, o governo pretende estimular o consumo com o aumento de R$ 50. Nesta sexta-feira (30), o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, dá entrevista coletiva para falar do reajuste.
Os reajustes do salário mínimo causam impacto a pelo menos 21 milhões de brasileiros, segundo o Ministério do Trabalho, usando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os aposentados e pensionistas, mais de seis milhões recebem pelo menos um salário mínimo mensal.
G1
Foto:Diego Pacheco

700 imóveis fechados


No Município de Patos um fato chama atenção. Enquanto há déficit habitacional da zona urbana, basta ver os preços pedidos pelos locadores, em decorrência da baixíssima oferta de imóveis, na rural a realidade é outra. Atualmente, segundo levantamentos da Prefeitura Municipal, existem aproximadamente 700 casas fechadas, muitas em estado de abandono. O êxodo para a cidade em busca de educação e emprego tem crescido a cada ano. Se as coisas continuarem andando dessa forma não teremos uma cidade fantasma e sim sítios fantasmas.

Abertura da Campanha da Fraternidade


“Fraternidade e Segurança Pública”. Este é o tema da tradicional Campanha da Fraternidade, promovida anualmente pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O lançamento, na Paraíba, será feito nesta sexta-feira, às 16h, no Unipê.
Acompanhada do lema “A paz é fruto da justiça”, a Campanha da Fraternidade terá a sua divulgação iniciada no encerramento do I Congresso de Gestão Eclesial e da I Feira de Artigos Religiosos, no Espaço Cultural do Unipê, em João Pessoa (PB).
A solenidade terá a presença do Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e do Coordenador de Pastoral da Arquidiocese, Côn. Geraldo Magela Christovam. Foram convidadas autoridades responsáveis pela segurança no Estado.
wscom - foto:franciscanos

Material escolar:


Por Célio Martinez


MATERIAL ESCOLAR - o Mercado velho atrai consumidores por causa do preço baixo

O Centro Comercial Darcílio Wanderley, ou Mercado Velho, como é mais conhecido, vem registrando um aumento de mais de 100% na movimentação de pessoas. O grande volume de pessoas que se espreme nas vielas e barracas tem uma explicação: o preço baixo do material escolar.
De acordo com alguns comerciantes, os preços mais em conta têm atraído centenas de pessoas, não somente da cidade de Patos, como também de cidades de toda a região. A estimativa até agora é a de que as vendas no mês de janeiro já cresceram mais de 50%, puxadas principalmente pelos produtos que compõem a lista de material escolar.
A diferença de preço de alguns produtos entre as livrarias e as barracas do mercado varia em torno de 100%, 200% e até 500%. Para se ter uma idéia, uma simples borracha que é comprada normalmente nas livrarias por 1,00 e até 2,00 reais, nas barracas do mercado são encontradas por 0,20 centavos.
Outro produto com preço bem em conta é a mochila escolar. O preço da mochila, ou bolsa, varia entre 50,00 e 60,00 reais nas livrarias, de acordo com o modelo. No mercado a mesma mochila ou bolsa é encontrada por até 30,00 reais. Vale ressaltar que a diferença no preço de alguns produtos pode ocorrer devido à qualidade da mercadoria. Mesmo assim, o consumidor pode fazer uma boa economia ao comparar qualidade e preço.
Para quem dispõe de tempo e gosta de pechinchar, com paciência ainda pode encontrar quem ofereça descontos, de acordo com o tamanho da compra. Diferentemente de anos passados, os comerciantes do Mercado Velho evoluíram e hoje oferecem também a vantagem da compra com os mais variados cartões de crédito.
Gente de todas as classes sociais é atraida pelos preços dos produtos que não deixam nada a desejar em relação aos encontrados nas grandes lojas do Centro. É só conferir. De quebra você ainda pode saborear um belo caldo de mocotó, ou de costela, em uma das dezenas de lanchonetes, que de regra dispõe dos mais variados sabores da culinária sertaneja.

Ladrões de panelas

A aposentada Maria do Socorro Bernardino teve sua casa roubada na madrugada de hoje enquanto dormia com sua família. O roubo aconteceu na Rua Augusto dos Anjos, bairro Santo Antônio. Os larápios, que levaram todos os produtos lácteos para a fabricação de chocolates (trufas), um prejuízo de quase mil reais, também juntaram todas as panelas de inox dos armários existentes na varanda da cozinha. O incrível é que os invasores tiveram acesso à residência através de outras casas, passando provavelmente pelo telhado. Enquanto amarga os prejuízos, os paneleliros devem estar tentando vender os produtos para receptadores na cidade.

Curiosidade


Origem do desodorante


Desde a época do Império Romano que se tenta controlar o suor e o odor produzidos pelas axilas. Os homens desta época usavam pequenas almofadas aromatizadas debaixo das axilas para diminuir o odor provocado pelo suor.
No início do século XX, os Estados Unidos fabricaram um produto a base de sulfato de potássio e sulfato de alumínio, que seria capaz de controlar o suor e diminuir o odor, e deram o nome de desodorante.
Devido o alto preço o produto somente se espalhou no Ocidente. Após a segunda guerra mundial os preços caíram e assim o desodorante se tornou acessível. Hoje, o desodorante apresenta diversas formas que podem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada um, encontramos desodorantes aromatizados ou sem perfume, com ou sem álcool e os com ou sem agentes bactericidas.
Podem ainda ser antitranspirante que fecha cerca de 50% das glândulas sudoríparas ou antiperspirante que reduz a formação do mau-cheiro e a transpiração.

brasilescola

Haja álcool

A Polícia vem fechando o cerco no interior do Estado para impedir o abuso do álcool associado à direção. Vários casos de motoristas e motoqueiros alcoolizados, fazendo perípécias em suas máquinas, foram registrados essa semana no Sertão. Os irresponsáveis, além de colocar suas vidas em perigo, podem provocar acidentes com quem nada tem a ver com sua bebedeira. É preciso fazer valer a lei seca. Chega de tanta morte por pura irresponsabilidade desses beberrões.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ACS de Malta comemoram implantação da insalubridade

A luta pelos direitos trabalhistas permitiu aos agentes comunitários de (ACS) de Malta uma importante vitória que terá reflexo diretamente em seus bolsos: a implantação em seus salários da insalubridade. Essa é uma bandeira dos ACS em todo o país. Em Patos a categoria vai se reunir com o secretário municipal de Saúde, José Francisco de Sousa (Zeca), para tentar a implantação do benefício, previsto em lei. O presidente do Sindicato, João Bosco Valadares, disse que os servidores se expõem diariamente ao sol, correndo riscos de contrair doenças. A insalubridade corresponde a um acrécimo de 20% em cima do piso. Em Patos o vencimento do ACS hoje é de R$ 584,00.

Polícia descobre plantação de maconha pelo Google Earth na Suíça


Campo foi identificado através do software de imagens via satélite. Apreensão resultou em 1,2 tonelada de droga e 16 pessoas presas.


A polícia suíça anunciou nesta quinta-feira (29) a descoberta de uma plantação de maconha através do software Google Earth. Depois de identificar o local, as autoridades prenderam 16 pessoas e encontraram 1,2 tonelada da droga, além de 900 mil francos suíços (cerca de US$ 780 mil). "Foi uma descoberta interessante", disse Norbert Klossner, chefe da unidade de narcóticos da polícia de Zurique.
A plantação de maconha foi descoberta no estado de Thurgau no final de 2008, durante uma investigação maior sobre tráfico de drogas. Segundo as autoridades, a plantação tinha 7.500 m² e estava camuflada por um milharal. A polícia suspeita que a quadrilha tenha comercializado cerca de 7 toneladas da droga entre 2004 e 2008.
Do G1, com informações da Associated Press

Jessier Quirino declama poemas e "causos" em JP nos dias 7 e 8


O bom filho à casa retorna. O ditado vale para o poeta Jessier Quirino, que após uma turnê nordestina e participações em programas nacionais de TV, como o Fantástico e o Programa do Jô, volta à Paraíba com duas apresentações especiais.
O poeta e contador de "causos" se apresenta nos dias 7 e 8 de fevereiro no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa. Ele volta à Capital declamando poemas e “causos” autorais no melhor estilo brejeiro, caririzeiro e sertanejo, traz mais um espetáculo de poesia e nordestinidade.
Com uma produção enxuta e renovada, Jessier apresenta uma versão estilo verão de seu show. No sábado (7) o recital tem início às 21h e no domingo, às 20h.
Os ingressos para o espetáculo custam R$30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) para estudantes e maiores de 65 anos, conforme lei federal. As entradas podem ser encontradas na Livraria Prática Forense, que fica na rua Rodrigues de Aquino, no Centro de João Pessoa, ao lado da sede da OAB. Outras opções são o Armazém Amazônico Store e Papirus, ambos Manaíra Shopping.
Karoline Zilah
paraiba1

TCE multa ex-prefeito de Itaporanga


A 1ª Câmara Deliberativa do Tribunal de Contas do Estado, durante sessão nesta quinta-feira (29), manteve decisão anterior que julgou irregular a prestação de contas de convênio entre a Prefeitura de Itaporanga e a PBTur para a contratação de atrações musicais e divulgação de festividades em comemoração aos 139 anos de emancipação política daquele município.
O ex-prefeito Will Rodrigues foi multado em R$ 2.805,10 e condenado a devolver aos cofres públicos a importância de R$ 15.690,00 num prazo de 60 dias, de acordo com voto do relator do processo, conselheiro José Marques Mariz.
Em outro processo relatado pelo conselheiro José Marques Mariz, a 1ª Câmara multou em R$ 2.805,10 o atual prefeito do município de Taperoá, Deoclécio Moura Filho (foto), por contratações irregulares. Vagas que deveriam ser preenchidas através de concurso público foram ocupadas por pessoas contratadas sob o argumento de excepcional interesse público.

Assessoria do TCE

Projeto autoriza saque do FGTS para compra de imóvel rural

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4457/08, do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que autoriza o trabalhador a usar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para comprar um imóvel na zona rural. A proposta muda a lei do FGTS (8.036/90).
Segundo o deputado Abi-Ackel, o uso dos recursos da conta vinculada para a compra de terrenos rurais poderá incentivar a agricultura familiar e fornecer uma renda extra ao trabalhador urbano.
O projeto determina que a aquisição do imóvel seguirá regras estabelecidas em regulamento baixado pelo Conselho Curador do FGTS, instância máxima de gestão do fundo.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Agência Câmara

Prefeitura de Quixaba realiza treinamento com merendeiras e auxiliares de serviços gerais


A Prefeitura Municipal de Quixaba, através da Secretaria de Educação, realizou esta semana um treinamento com todas as merendeiras e auxiliares de serviços gerais que irão integrar o quadro de funcionários do ano letivo 2009. O evento teve como principal objetivo definir o cardápio escolar e orientar os profissionais no que diz respeito ao cotidiano da escola. A nutricionista Anarah Suellen Queiroz definiu a ação como extremamente importante.
“Iniciativas como estas são de fundamental importância, pois a definição desse cardápio é um requisito do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar – e é desta forma, através de capacitações que estamos incluindo a educação nutricional no município. É trabalhando a educação alimentar que os alunos passam a conhecer os alimentos e se sentem mais atraídos pela merenda.”, disse Anarah.
Segundo os participantes, o treinamento foi bastante proveitoso. Temas como higienização no trato da merenda escolar foi detalhado pela ministrante. O conhecimento adquirido da capacitação será repassado ao alunado, já que eles também serão convidados a colaborar, seja com relação a alimentação, seja com a limpeza no âmbito escolar. “Aprendi que bom funcionário equivale a bom aluno, e boa alimentação a alunos satisfeitos”, disse Alanaína Guedes da Silva, auxiliar de serviços gerais.
A melhoria da auto-estima, mostrando a importância que cada servidor tem para o desenvolvimento da educação local foi um dos pontos discutidos no treinamento. “Se não tivermos uma equipe coesa, trabalhando com incentivos e sabendo de sua importância no processo educativo, o projeto que queremos para Quixaba não terá bom andamento”, comentou a secretária da Educação, Maria Rosineide.
No início dos trabalhos foi feito um diagnóstico das dificuldades existentes na educação municipal. Por toda a necessidade que o município tem de crescer na área educacional, algumas iniciativas foram tomadas, a exemplo dessa própria capacitação. “Educação é uma prioridade que deve ser encarada com amor e muita determinação pelos gestores municipais”, comentou o prefeito de Quixaba Julio Cezar, que marcou presença nesse encontro com os servidores.
No decorrer do treinamento houve discussão e análise de propostas para o PAR – Plano de Ações Articuladas, que vai orientar as iniciativas na área para 2009. Uma nova capacitação, destinada aos professores e toda a equipe pedagógica, está agendada para os dias 02, 03 e 04, no Patos Water Play, em Patos.
Amanda Pereira Nóbrega (Assessoria)

Santa Luzia terá Centro de Treinamento de Lapidários


O vice-prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo, assinou convênio com o Governo do Estado da Paraíba, esta semana, em prol do Centro de Treinamento de Lapidários.
O convênio firmado entre a prefeitura de Santa Luzia e o Governo do Estado terá um investimento inicial de R$ 160 mil, cabendo a prefeitura realizar a reforma do prédio e contratação dos professores. Já o Governo do Estado fará a aquisição de máquinas e equipamentos, materiais de consumo para a lapidação e matéria prima.
Para o vice-prefeito, José Alexandre, que representou o prefeito Ademir Morais, a assinatura do convênio é muito importante para a qualificação profissional dos jovens de Santa Luzia, que poderão em um futuro próximo ter uma profissão nobre e trabalhar com as riquezas naturais da região. Além do Centro, os mineradores vão poder usufruir de um telecentro, conseguido via Sebrae.

Assessoria

Quixaba ganhará conjunto habitacional



Considerado o município mais pobre da Paraíba e o segundo do Brasil, segundo dados do IBGE, Quixaba, de aproximadamente 1.450 habitantes, apresenta sérios problemas sociais e econômicos. O déficit habitacional é um dos primeiros obstáculos a ser vencidos pelo atual prefeito Júlio Cezar. Uma das saídas é a parceria que o Município está tendo com o Governo do Estado, através da Cehap, que prevê a construção de 50 unidades habitacionais.
A área destinada à construção das residências foi analisada por Julio e devidamente medida pela por sua equipe. São dois hectares que vão ser desapropriados para a edificação das casas. “Estamos buscando atender todos os requisitos para que esse conjunto saia o mais rápido possível”, adiantou Cezar. Ele informou que não haverá politicagem na concessão das moradias. Um cadastro será feito na cidade para identificar aqueles que mais precisam de uma casa para morar. O prefeito de Quixaba disse que irá brevemente à Brasília na tentativa de fechar parcerias para ampliar a oferta de moradia e atender os sem teto próprio.
Ele lamenta por o município se encontrar inadimplente com a União. Recebeu como herança da administração anterior 11 pendências, sejam do FGTS, Receita Federal, na educação, saúde, convênios, que acabam dificultando a aprovação de novos projetos com financiamento federal. Das 11 pendências seis já foram resolvidas.
Carnaval – Na próxima semana o prefeito de Quixaba vai chamar os agentes culturais da localidade para discutir de que forma a Prefeitura irá promover a festa de momo. “Vamos expor as dificuldades financeiras, ouvir propostas e dizer o que está ao nosso alcance. Temos o compromisso de valorizar a cultura popular, mas temos que fazer tudo com os pés no chão, cientes de nossas responsabilidades e das prioridades da população neste momento”, explicou.
Assessoria

Curiosidade


Vamos fazer uma vaquinha?


"Fazer uma vaquinha” significa reunir algumas pessoas e arrecadar um dinheiro para algum fim específico. Essa expressão surgiu na década de 20, por causa do futebol e do jogo do bicho.
Nessa época, quase nenhum jogador de futebol ganhava salário, apenas os jogadores do Vasco da Gama. Muitas vezes, a própria torcida arrecadava, entre si, um prêmio para recompensar o bom desempenho dos jogadores. O dinheiro era pago de acordo com o resultado obtido em campo.
Os valores desses prêmios eram associados aos números do jogo do bicho, uma espécie de loteria criada no fim do Império. Se conseguissem 5 mil réis, por exemplo, chamavam o prêmio de “cachorro”, pois o número 5 é o número do animal no jogo do bicho. Vinte e cinco mil, o prêmio máximo, era chamado de “vaca”. Assim, surgiu o termo a expressão popular.
brasilescola

A muralha da China é visível do espaço?


"A Grande Muralha da China é a única obra humana que pode ser vista do espaço a olho nu." Tudo isso foi por água abaixo quando em 2004, o primeiro astronauta chinês a ficar em órbita na Terra, Yang Liwei, declarou que a Muralha da China não era visível naquelas condições. A NASA anunciou que o que eles achavam que fosse a construção era, na verdade, o traçado de um rio entre as montanhas. E reconheceu publica e oficialmente que a Grande Muralha da China não é visível do espaço sem ajuda de aparelhos. Aliás, segundo a Academia de Ciências da China (ACC), outras grandes obras, como as pirâmides do Egito ou até mesmo a hidrelétrica de Itaipu podem ser vistas do espaço a olho nu de acordo com alguns fatores: as condições atmosféricas, a capacidade de interpretar as estruturas vistas da órbita terrestre e, obviamente, a localização do observador.
Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola.com

Briga em família

A PM prendeu ontem, no Sítio Saco, município de Vista Serrana, Jeová Rodrigues da Silva, 31, acusado de tentar contra a vida de seu irmão Damião Rodrigues da Silva, 23. Os dois discutiam, quando o acusado usou uma faca peixeira e desferiu dois golpes contra Damião, que o atingiram próximo à orelha e no tórax.
A vítima foi socorrida para o Hospital Regional de Patos, onde se encontra internado. Jeová foi detido pouco tempo depois da agressão e permanece preso.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Luta para acabar evasão escolar no Sertão


A Promotora de Justiça, Caroline Freire Monteiro (foto), reuniu, nesta quarta-feira (28), os Prefeitos e os Secretários de Educação dos Municípios de Emas, Igaracy, Piancó, Aguiar, Catingueira e Olho D'água para discutir campanhas para acabar com a evasão escolar nesses municípios.
A reunião aconteceu na sede da Promotoria de Justiça de Piancó, de onde responde pela titularidade. “Além do combate à evasão escolar, foram discutidos temas como a prevenção do uso de drogas nas escolas. Os gestores presentes, também, reafirmaram o dever de bom desempenho da gestão pública, inclusive com o compromisso de efetivar posturas enérgicas contra o nepotismo”, explicou Caroline Freire.A Promotora afirmou ainda que os gestores públicos se comprometeram em efetivar o cumprimento das recomendações recebidas, pelo Ministério Público Estadual, acerca do combate ao nepotismo, considerando principalmente a atual fase de início de gestão, onde serão nomeados diversos ocupantes de cargos em comissão.
Além disso, os Secretários de Educação das respectivas cidades também se comprometeram em empreender os primeiros passos no sentido de incluírem, já neste ano letivo, aulas voltadas à política anti-drogas, explicitando seus malefícios, bem como conciliando alternativas para os momentos de lazer dos alunos, com o incentivo à prática de atividades esportivas.“Através desta reunião, nós demos início aos preparativos para a realização da campanha de combate à evasão escolar, em que o Ministério Público realizará a abertura do projeto em cada município, onde será programado um dia de palestras para pais e alunos.
No decorrer dos trabalhos, com a campanha já lançada, iremos acompanhar as frequências escolares dos alunos menores de 18 anos, bem como do seu comportamento em sala de aula”, destacou a Promotora, ressaltando que a intenção é valorizar sempre a frequência participativa e que os casos de maior preocupação serão enviados à Promotoria de Justiça.

Assessoria Promotoria

Luta contra a mortalidade infantil terá reforço na Amazônia Legal e Nordeste



Governo federal reafirma ações para reduzir o número de óbitos entre bebês e crianças maiores de um ano principalmente por causas evitáveis.



Estratégias para acelerar a redução das desigualdades sociais para o biênio 2009 e 2010. Esse foi o tema da agenda de compromissos anunciada nesta quarta-feira (28), em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o encontro com os governadores das regiões Norte e Nordeste e ministros da Saúde, Educação, Direitos Humanos e Desenvolvimento Agrário. No campo da saúde, o ministro José Gomes Temporão apresentou as sugestões de cumprir a meta da Presidência da República de reduzir 5% ao ano a taxa de mortalidade infantil (crianças menores de um ano de idade), com foco na redução da mortalidade neonatal (recém-nascidos 1 a 27 dias). As outras metas do Governo Federal são combate ao analfabetismo, incentivo a agricultura familiar e incentivo ao registro civil de nascimentos.
A reunião com os governadores da Amazônia Legal e Nordeste foi convocada pela necessidade de que estas regiões se empenhem para reduzir os seus indicadores nestas quatro áreas. Com relação à redução da mortalidade infantil, foi pactuado também com os governadores a prioridade das ações voltadas para combater o problema em 207 municípios que concentram 50% da ocorrência de óbitos infantis na região. Serão aperfeiçoadas as ações voltadas para a atenção qualificada ao pré-natal, ao parto e à atenção ao período neonatal.
Após debate com Secretários Estaduais de Saúde, o ministro Temporão apresentou uma síntese, do conjunto de ações pactuadas, para o cumprimento dessa meta:
Ampliação em 10% do número de equipes de Saúde da Família e qualificação dos profissionais para identificação e acompanhamento das gestantes e recém-nascidos de risco;
Ampliação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI);
Ampliação da Rede de Bancos de Leite Humano;
Qualificação para urgências e emergências obstétricas e neonatais nos estabelecimentos de saúde e no SAMU;
Garantir insumos com comprovada eficácia que podem contribuir para a redução da morte materna e neonatal: sulfato de magnésio, surfactante pulmonar e corticóide;
Garantir transporte seguro do recém-nascido para centros de referência;
Adesão das maternidades à iniciativa Hospital Amigo da Criança;
Realização de cursos de especialização, aperfeiçoamento e atualização para profissionais das equipes de saúde da família, atenção ao parto e ao recém-nascido e equipes do SAMU;
Qualificação dos profissionais de saúde para a adoção do Método Canguru nas maternidades;
Melhorar a qualidade e cobertura dos sistemas de informação de mortalidade e nascidos vivos e fazer a vigilância dos óbitos infantis e monitorar a ocorrência dos óbitos periodicamente.
De acordo com o ministro da Saúde, a situação da mortalidade infantil nas regiões Norte e Nordeste pode ser revertida, já que grande parte das mortes são por causas evitáveis. “Eu peço que cada governador acompanhe pessoalmente a evolução da redução da mortalidade infantil em seu Estado. Cada óbito deve ser tratado como uma questão grave de saúde pública”. Segundo análise técnica das causas de óbito entre menores de 1 ano, em 2006, foi verificado que 71% das ocorrências poderiam ter sido evitadas, principalmente se houvesse atenção adequada ao recém-nascido.


Descompasso - No Norte, a taxa de mortalidade infantil fechou 2007 com 21,7 mortes por cada mil crianças menores de um ano nascidas vivas. No Nordeste, a mesma taxa foi de 27,2. Esse descompasso entre as duas regiões e as restantes do país levou o Ministério da Saúde a buscar as causas e reorientar as ações nos estados com altos índices de mortalidade infantil. Hoje, o maior desafio governamental é reduzir a mortalidade neonatal (nos primeiros 27 dias de vida do bebê).
Nessas regiões, as principais causas de mortalidade infantil estão agora vinculadas às afecções perinatais (ligadas às condições do nascimento e à qualidade da assistência à gravidez, ao parto e ao recém-nascido). Em seguida, aparecem as anomalias congênitas e, em terceiro, as doenças do aparelho respiratório.

Agência Saúde
Estadão

Nacional é líder do Paraibano


A vitória de 4x2 contra a Queimadense na noite de hoje no estádio José Cavalcanti deixou o Nacional de Patos líder isolado do primeiro turno do Campeonato Paraibano de Futebol, pelo menos até amanhã, quinta feira, quando o Treze joga em João Pessoa contra o Internacional, fechando a rodada.
Com 100% de aproveitamento jogando em casa, a equipe patoense fará os dois próximos jogos no JC. Domingo fará o grande clássico com seu arquiinimigo Esporte, que perdeu hoje para o Campinense por 3x2, depois se sair por duas vezes na frente do placar. E no outro domingo, dia 08, pega o Campinense. Para o Canário do Sertão basta vencer seus jogos que estará garantido no quadrangular.
Na partida de hoje a equipe comandada por Marcus Nascimento abusou das chances de gol, mas conseguiu um placar que agradou a torcida, 4x2. Aliás, a torcida do Nacional tem feito bonito indo a campo incentivar o time, que tem demonstrado raça e se apresenta como um dos favoritos ao título deste ano.
O grande destaque do Verdão nessa vitória sobre a Queimadense foi o zagueiro Alan (foto ao lado), que marcou dois gols, ambos de cabeça e de bola parada. Os outros gols foram marcados por Jean Alisson, de pênalti e Eduardo Rato, em chute de conhota dentro da grande área do goleiro Osmar. Descontaram para a Queimadense Thiago, depois de uma falha do goleiro nacionalino César, e Murilo, numa rápida jogada de linha de fundo, contando com erro de marcação da zaga adversária (Naça).
Outro destaque foi o volante Wilker, que nos jogos anteriores jogou improvisado na lateral direita, hoje ocupada pelo lateral nato Maicon. Wilker apresentou bom nível técnico, fôlego, combativo e sempre auxiliando nas jogadas de ataque.
Outro volante, Alemão, que tomou o terceiro amarelo, está de fora do clássico de domingo contra o Esporte. Em compensação Nascimento terá o retorno do zagueiro Alisson e do volante Marcílio, que cumpriram suspensão. O técnico do Nacional disse que sua equipe depois que fez 2x0 no primeiro tempo se acomodou, mas na etapa complementar acordou e poderia ter feitos vários gols. Disse considerar esse jogo contra o Esporte de suma importância para a classificação para o quadrangular.
O trio de arbitragem, Severino Lemos, auxiliado por Luiz Antônio e Evanildo Rosendo, fez um bom trabalho e não foi xingado como de costume pela torcida.
Existe grande expectativa para essa partida de domingo. Há promessa de casa cheia para o histórico clássico sertanejo. Espera-se que a torcida do Patinho compareça para dar seu apoio à equipe guerreira.
Fotos: garimpandopalavras

STTrans desenvolve campanha sobre segurança no volta às aulas


A Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos está desenvolvendo, desde a última segunda feira, uma campanha de conscientização sobre a segurança no trânsito direcionada aos condutores de veículos, especialmente àqueles que trabalham com o transporte de alunos. A comunidade em geral também está sendo convidada a pensar melhor o tema em questão. Os veículos que prestam o serviço de transporte escolar, seja ônibus, Kombi, Van, todos vão ser inspecionados pela STTrans, para que haja a condição de melhor segurança nesse transporte específico.
Nessa ação educativa os agentes de trânsito orientam como o condutor deve agir ao se aproximar de uma escola, respeito à faixa de pedestre, o lado correto que as crianças devem descer do veículo. “Além desse trabalho primar pela educação, conscientização da população quanto a segurança das crianças e adolescentes na volta às aulas, visa também fazer uma fiscalização ostensiva do transporte escolar”, comentou o superintende da STTrans, José Corsino Neto. Ele acrescentou que a campanha prossegue até o período de carnaval.
A STTrans está dando início ao cadastramento de idosos e portadores de deficiência física, atendendo recomendação do Contran, para possibilitar a esses grupos o direito de estacionar seus veículos no centro da cidade. Hoje circulam diariamente em Patos cerca de 28 mil veículos, com picos que chegam a 30 mil aos sábados, segundo dados da STTrans. Há momentos que é difícil conseguir vaga para estacionar o carro. A partir do dia 15 de fevereiro algumas vagas estarão sendo reservadas para idosos e deficientes físicos, o que permitirá que somente veículos adesivados possam estacionar nos respectivos locais indicados.
Assessoria

Militar de Pernambuco é preso acusado de assalto e ferir policial rodoviário


Militar de Pernambuco é preso acusado de assalto e ferir policial rodoviário
O 2º sargento da Polícia Militar de Pernambuco Joeliton Izidio dos Santos, 37; Alberto Alves Araújo, 27, fugitivo do Presídio de Itamaracá desde 15 de dezembro de 2008; Daniel Barros Gomes, 35 anos, que tem mandado de prisão em aberto e Gilson Souza Santos, 28 anos foram presos por agentes da Polícia Rodoviária Federal acusados de assalto a um mercadinho em João Pessoa e troca de tiros com policiais rodoviários.
A prisão do grupo aconteceu por volta das 21h30 no Posto da PRF de Mata Redonda, em Alhandra, na rodovia BR-101-Sul. Os quatro homens estavam no automóvel Gol, placas KJI-3198 (Recife/PE).
Com eles foram apreendidos dois revólveres um calibre 38 e outro calibre 357, uma pistola calibre nove milímetro - as duas últimas armas são de uso restrito, 20 munições, sete aparelhos celulares, além de outros objetos pessoais. Todos residem no estado de Pernambuco.
Segundo a PRF na tarde de domingo, 25, o grupo teria praticado um assalto a um mercadinho no Conjunto O Grotão, em João Pessoa quando tomaram R$ 50 mil e a camioneta Toyota Hilux, roubados do proprietário do supermercado. Quando tentavam roubar outro carro na BR-230 trocaram tiros com uma equipe da PRF próximo ao Estado "Almeidão", chegando inclusive a ferir um dos agentes.
Um dos assaltantes chegou a ficar ferido na troca de tiros sendo socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma. A prisão do grupo aconteceu em menos de 72 horas.
Após o tiroteio os assaltantes fugiram em direção ao Conjunto Costa e Silva até chegar ao acesso da entrada para Gramame onde houve um novo confronto com outra equipe da PRF. Mais adiante abandonaram a camioneta e tomaram outro veículo de assalto, um Fiat Uno (táxi) que posteriormente foi encontrado abandonado no Bairro de Cruz das Armas.
A PRF ainda não descarta a possibilidade do envolvimento de outras pessoas com o grupo Os quatro presos foram entregues na Polícia Federal de João Pessoa. O saldo até o momento e de três veículos recuperados (produtos de roubo da quadrilha), três armas de fogo apreendidas e quatro acusados presos.
wscom

Jovem tenta matar irmão em Princesa Isabel - PB


Policiais da 4ª Companhia Polícia Militar em Princesa Isabel/PB prenderam na noite desta terça-feira (27), às 21h30m, IRAILDO DE ANDRADE (fotos), 28 anos, acusado de tentar matar o próprio irmão.
O crime aconteceu meia hora antes da prisão, quando a vítima e irmão do acusado, Iranildo Andrade, 33 anos, estava em um orelhão telefonando. Iraildo chegou e passou a discutir com Iranildo, porque queria que este lhe desse dinheiro, provavelmente para beber ou consumir drogas.
Diante da negativa do irmão em lhe dar o dinheiro, Iraildo desferiu um golpe de faca, atingindo Iranildo no pescoço, que foi encaminhado ao Hospital São Vicente de Paula, em Princesa Isabel, mas já está fora de perigo.
Segundo os vizinhos, Iranildo é uma pessoa de boa índole, que vive trabalhando e se sacrificando para sustentar a família, enquanto que Iraildo é viciado em álcool e drogas.
No mesmo instante do crime, populares ligaram para o COPOM da 4ª Companhia PM, que designou a guarnição da viatura prefixo 1094, comandada pelo 3º Sargento Gomes para o local. Em seguida, duas viaturas saíram em apoio, a de prefixo 0810, comandada pelo Major Jurandy e a de prefixo 1093, comandada pelo Cabo M. Sousa.
Numa ação rápida e coordenada da PM, o acusado foi preso, meia-hora após o crime e entregue na Delegacia de Polícia de Princesa Isabel/PB, onde responderá pelo crime de tentativa de homicídio.

Blog do 3º BPM

Selvageria em Teixeira - PB

Um ato brutal chamou atenção da população de Teixeira na noite de ontem. Uma briga que começou com socos terminou com os envolvidos usando foices, ambos tendo que ser socorridos para o hospital. Os envolvidos são Gilberto Sousa Nunes e Micael Costa da Silva. Por motivos ainda nãodivulgados pela Polícia, os dois iniciaram a briga e depois usaram foices. Eles foram socorridos para o hospital daquela localidade e em seguida para o Regional de Patos, onde, após atendimento médico, Gilberto foi levado para a 5ª Superintendência de Polícia Civil e Micael continua hospitalizado, sob custódia militar.

Ministério Público da Paraíba investiga aliciadores de trabalho escravo


O procurador-chefe do Trabalho na Paraíba, Ramon Bezerra dos Santos, informou que todos os procedimentos em relação ao caso dos 34 paraibanos que viajavam em condições sub-humanas em caminhão apreendido em Curitiba foram devidamente tomados pelo Ministério Público do Trabalho da 9ª Região, no Paraná. “Ao MPT da Paraíba caberá investigar, na volta desses trabalhadores, como se deu esse aliciamento”, disse ele.
Essas investigações ficarão a cargo da procuradora do Trabalho Myllena Alencar, do Ofício da PRT-13 em Patos, de onde saíram os trabalhadores. O veículo foi apreendido em operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Curitiba (PR) na última sexta (23).
O Transporte
O caminhão transportava os trabalhadores, entre eles uma criança, que era feito em condições subumanas. Alguns vinham deitados em colchões, outros vinham em cima, deitados em redes. E ainda havia a carga para dividir espaço, já que eles estavam indo da cidade de Patos para Chapecó, em Santa Catarina, onde iam trabalhar como vendedores de artigos de couro, como cintos, chapéus e capas de celular.
O caminhão foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 95 da BR-116, entre Curitiba e São José dos Pinhais. Na hora em que as condições precárias dos viajantes foram percebidas pelos policiais, o caminhão e as mercadorias foram apreendidos e encaminhados para a delegacia.

Assessoria

Murilo expõe com Flávio Tavares na Capital




O artista plástico e jornalista patoense Murilo Santos está com sua terceira exposição de artes plásticas em João Pessoa, desta vez no Shopping Caiçara (Bessa). Da exposição participam outros grandes nomes das artes plásticas da Paraíba, a exemplo de Flávio Tavares e Fran Lima (patoense).
A mostra ficará em cartaz até a próxima quarta feira, dia 04. Murilo, que em 2009 completa dez anos de carreira artística, pretende cumprir longa agenda cultural durante este ano, dentre elas uma grande exposição na cidade de Patos e provavelmente o lançamento de um livro, que está sendo trabalhado. Uma das telas que desperta atenção é O Beijo (ao lado).

Polícias da PB e RN prendem pistoleiro com armas e motos roubadas

Na madrugada de ontem, terça 27, policiais do Choque do 3º BPM (Patos-PB) e do 6º BPM (Caicó-RN), como apoio de militares da 2ªCia/3ºBPM-Catolé do Rocha-PB, prenderam no sítio Tanques, zona rural do município de São José de Brejo do Cruz-PB: Humberto Alves Saldanha, “O Galego de Antenor”, 28 anos de idade, natural de Janduis-RN; José Luis Ferreira Lima, “Luizinho da Usina”, 21 anos de idade, natural de Currais Novos-RN e Francisca Vieira de Almeida, 31 anos de idade, namorada do Galego de Antenor. No ato da prisão o trio estava no interior de uma casa desocupada, em uma fazenda, naquela localidade, utilizando desta residência de forma clandestina, sem que o proprietário da fazenda soubesse.
Armas e munições
Após a prisão as guarnições efetuaram uma busca no interior da casa e lá apreenderam duas motos roubadas, sendo uma Honda/250 - Twister, tomada de assalto em Brejo do Cruz-PB, e uma Honda/150 - Titan, tomada de assalto na cidade de Jucurutu-RN; um verdadeiro arsenal composto pelas seguintes armas: 02 espingardas cal. 12, sendo uma modelo Pump CBC de repetição e uma cartucheira de fabricação caseira, três revólveres cal. 38, e as seguintes munições: 14 cartuchos callibre 12 intactos e 01 deflagrado e 15 munições cal.38 intactas e 04 deflagradas. Além desse material foram apreendidos também 02 capuzes improvisados com tecido preto.
Procurado
Humberto Saldanha era considerado um dos homens mais procurados da região. Ele confessou diversos crimes de assaltos e homicídios de sua autoria, bem como indicou pessoas desafetas suas que ele pretendia executar se não tivesse sido preso pela PM.
Ele já havia furado vários cercos montados pelas polícias da PB e do RN. Segundo o Delegado Regional de Patu - RN, Roberto Moura, Humberto Saldanha é suspeito de cerca de 10 crimes de pistolagem na região. A Polícia agora intensifica as buscas ao “Bartô Galeno”, irmão de Humberto, e que também é procurado por outros crimes. Mais uma vez as Polícias da Paraíba e do Rio Grande do Norte trabalharam em conjunto para fechar o cerco a esses criminosos que utilizam a faixa de divisa entre os Estados para praticar crimes.
redação com o III BPM

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Chagas se diz preocupado com a diminuição das receitas do FPM


Se os prefeitos eleitos já reclamavam da situação financeira em que encontraram as prefeituras quando assumiram, sem contar com uma série de abacaxis para descascar, a exemplo de concursos públicos realizados em ano eleitoral de forma irresponsável por alguns administradores, a queda do FPM de Janeiro só vem piorar a vida dos municípios.
A macroeconomia sofre pela crise mundial, atingindo todas as nações, o Brasil, é bem claro isso, também não está imune a ela. As empresas demitem, a produção cai, consequentemente o governo arrecada menos e os municípios acabam sofrendo no final da cadeia, com menos transferências de recursos do Fundo de Participação do Município.
Um dos prefeitos mais queixosos e preocupados com o futuro da localidade que administra tem sido o de São Mamede, Francisco das Chagas (foto).
Disse ao Garimpando que é preciso uma atitude de pressão ao Planalto, para que encontre rápida saída para que os municípios não sejam tão penalizados. As pequenas cidades do interior nordestino, em sua maioria, sobrevivem das receitas oriundas da União por não possuir fontes geradoras de receitas próprias. "O governo federal tem que ser mais sensível com essa problemática, cujos efeitos serão sentidos diretamente pelo povo carente", comentou em tom de alerta.
foto:garimpandopalavras

Especialista dá dicas de como cuidar bem do coração



Doenças cardiovasculares, como enfarte, hipertensão e insuficiência cardíaca, são responsáveis por cerca de 30% das mortes no Brasil. Daí a importância dos exames rotineiros, para evitá-las. De acordo com o dr. Carlos Expedito Leitão, presidente da Regional Vale do Paraíba da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), eles são fundamentais para identificar a manifestação de problemas cardíacos, geralmente muito silenciosos.
“A detecção precoce de alterações no sangue previne seguramente diabetes, enfarte e derrame. O que não dá é para ignorar os riscos. Isso porque, quando os sintomas aparecem, o risco de morte cardiovascular já é muito grande”, alerta.
O ideal é que as visitas ao cardiologista aconteçam uma vez por ano. Mas características individuais, como histórico familiar ou já ser portador de doença cardíaca, podem requerer uma freqüência maior de consultas.
Há ainda uma propensão natural do sexo masculino para sofrer mais com as doenças cardíacas, devido a costumes e questões genéticas. Estresse, esforço físico, maior exposição a cigarro e álcool são outras agravantes.
“Até os 40 anos, os homens praticamente não procuram um médico. A mulher já está mais habituada, pois freqüenta o ginecologista e isso faz diferença”, afirma o dr. Carlos Expedito. As probabilidades se igualam somente quando elas atingem o período da menopausa, por volta dos 40 anos. A partir desta idade, todos apresentam um risco maior para os distúrbios do coração. Portanto, eletrocardiograma, exame de sangue e teste ergométrico são essenciais, principalmente se o paciente pretende iniciar alguma atividade física.
Para os jovens, com 20 anos ou mais, os exames necessários são apenas eletrocardiograma e o sanguíneo. Recomenda-se o teste ergométrico apenas se houver intenção de participar de alguma competição ou de fazer uma atividade física mais intensa.
“Suponha que o médico libere, inicialmente, o paciente para uma atividade física mais leve. Se o paciente mudar a rotina e aumentar a carga de esforço, deverá retornar ao consultório, pois será preciso fazer exames mais específicos, já que um exercício mal orientado pode levar até à morte cardíaca”.
No caso das crianças, a recomendação é de um exame clínico simples. Mas, mesmo para essa faixa etária, há exceções: “Hoje a hipertensão, obesidade e o colesterol elevado já estão presentes entre as crianças”, pondera o dr. Carlos Expedito. “Por isso, aquelas que não têm uma alimentação saudável devem ser encaminhadas ao cardiologista para uma avaliação mais adequada.”
Fonte: Acontece Comunicação e Notícias

ilustração:bloglog.globo.com

Renan Calheiros promete ajudar Maranhão a cassar Cássio no TSE


O senador alagoano Renan Calheiros (PMDB), ao mesmo passo em que busca votos para eleger seu colega de bancada José Sarney como novo presidente do Senado, se projeta como o futuro líder do PMDB na Casa.
Segundo o jornalista Ricardo Noblat, Renan conversou com o senador paraibano José Maranhão, prometendo a este trabalhar para que a Justiça Eleitoral homologue a cassação do mandato do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), fazendo com que Maranhão venha a assumir o Governo da Paraíba até o ano que vem.
Cássio é acusado de uso ilegal de dinheiro público. Como segundo candidato mais votado na última eleição, Maranhão assumiria a vaga de Cunha Lima.
Renan ainda prometeu a presidência da Comissão de Relações Exteriores para os senadores Gim Argello (PTB-DF) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Blog do Noblat
foto:doisdedosdeprosa.wordpress.com

Acidente na BR 230, próxima a Malta mata capitão da Aeronáutica

Um acidente entre uma caminhoneta e um Fiat Uno, ocorrido por volta das 9h desta terça-feira (27) na BR 230 nas proximidades do distrito de Santa Gertrudes, em Patos, matou o capitão da Aeronáutica Antônio Fernando de Paulo, de 59 anos, e deixou gravemente ferida Fernanda Torres de Freitas, de 19 anos.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o motorista da caminhonete, Carlos Eduardo Cavalcanti, de 20 anos, que teve ferimentos leves, contou que o veículo apresentou problema mecânico e ele precisou parar no acostamento. Minutos depois, o Fiat Uno, dirigido pelo capitão da Aeronáutica que vinha no mesmo sentido, bateu violentamente na caminhonete, causando o acidente.
O capitão ficou preso nas ferragens e morreu no local. Fernanda Torres, que vinha com ele, foi levada para o Hospital Regional de Patos e devido a gravidade dos ferimentos foi transferida para Campina Grande. A PRF ainda não sabe o que teria motivado a colisão.
Portal Correio

Novas eleições já estão marcadas em mais 19 municípiosTSE

Após as eleições ocorridas em Joselândia (MA) e Pimenteiras (PI) neste domingo (25) para a escolha de prefeito, mais 19 municípios vão realizar novas eleições, marcadas pela Justiça Eleitoral, até o dia 22 de março deste ano.
No caso de Joselândia e Pimenteiras, as eleições suplementares foram convocadas porque os candidatos eleitos nesses municípios em outubro de 2008 tiveram o registro de candidatura cassado pela Justiça Eleitoral.
As informações sobre a realização de eleições suplementares são atualizadas diariamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base nas informações coletadas nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Os dados estão sujeitos a alterações devido a eventuais decisões tomadas pela Justiça Eleitoral em processos eleitorais em tramitação.
O Município de São José do Sabugi, na Paraíba, com 3.208 eleitores, é uma das localidades em que haverá novas eleições. A data marcada pela Justiça Eleitoral é 15 de fevereiro.
garimpando com Assessoria

Dois promotores acompanham caso de execução de advogado


A procuradora-geral de Justiça Janete Maria Ismael designou dois promotores e um procurador de Justiça para acompanhar as investigações em torno da execução de Manoel Bezerra de Mattos Neto, advogado e vice-presidente do PT em Pernambuco, morto com dois tiros de espingarda, um na cabeça e outro no peito, em Pitimbu, no último sábado (24).
Janete Ismael decidiu atender à solicitação do procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Varejão, do presidente da OAB/PB, José Mário Porto, e do secretário de Segurança Pública da Paraíba, Eitel Santiago. Os promotores e o procurador designados para o caso deverão atuar junto com as polícias Civil da Paraíba e Pernambuco e a Polícia Federal.
Eles integram o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), serviço de inteligência do Ministério Público da Paraíba, e já estão se inteirando sobre as investigações junto ao Secretário de Segurança. O Gaeco é um grupo de atuação especial do Ministério Público da Paraíba que tem como função básica o combate a organizações criminosas e se caracteriza pela atuação direta dos promotores em investigações, diretamente ou em conjunto com organismos policiais e outros organismos.
Em Pernambuco
O delegado Walter Fernandes Brandão Neto, da Polícia Civil, já está em Pernambuco, onde faz diligências em busca de suspeitos e se prepara para ouvir testemunhas da execução de Manoel Bezerra de Mattos Neto. Omar Mussi, delegado designado pela Polícia Federal para acompanhar o caso, participa da investigação no local do crime.
O deputado Luiz Couto (foto), reafirma que o motivo do crime foi retaliação por conta da participação do advogado em investigações e denúncias contra grupos de extermínio que agiam na região onde ele morava. Segundo Couto, há um policial militar chamado Flávio Inácio Pereira, apontado pela CPI do Extermínio como participante dos grupos de matadores, que sempre que se embriagava dizia que um dia iria matar tanto o advogado Manuel de Mattos, como o deputado federal Luiz Couto.
paraiba1 com assessoria do MPPB

Casal preso por tráfico de drogas em Patos


A equipe da 2ª Seção do 3º BPM, com o objetivo de encontrar drogas, solicitou a presença de uma guarnição na noite de ontem (dia 26/01), a qual ao chegar no bairro da Vitória apreendeu em poder dos acusados Charles de Araújo Silva, 23 anos e Laís Cristina de Lima Sales, 21 anos, o seguinte material: 33 pedras de crack prontas para consumo, 01 pedra de crack de 4 gramas, que após preparada para o consumo corresponderia a mais de 30 pedras em média; 10 papelotes de camonha; 01 balança de precisão utilizada para o preparo da droga para a comercialização; a importância de R$ 24,70 em moedas; R$ 251,00 em cédulas; 01 cédula de U$ 1,00 ; valor de $ 2,00 (dois pesos), Moeda Argentina; 07 (sete) cápsulas de munição cal. 38 deflagradas, 01 relógio de pulso marca “Quartz”, 01 marica de metal (cachimbo), 01 moto Honda Titan KS 150 de cor vermelha, placa MOL 7076 – PB, 02 carteiras de bolso, contendo documentação pessoal do casal, 01 cordão de metal amarelado, 01 anel de cor prata, 01 prato de vidro, além de 01 faca de aproximadamente 10 polegadas.
A Polícia vinha investigando o casal a cerca de 15 dias. O fato que chamou atenção da polícia foi a apreensão de uma balança de precisão, que demostra que abos eram distribuidores de médio escalão na cidade de Patos. Os acusados foram conduzidos para a Delegacia de Polícia e apresentados juntamente com todo o material supra relacionado a Autoridade Policial para as providências legais.

redação com III BPM

Começa hoje Cinema na Funes



Terá início hoje à exibição do filme O CINDERELO TRAPALHÃO, do projeto Cinema na FUNES, que visa exibir gratuitamente projeções nacionais, incentivando a valorização das obras brasileiras.
Na oportunidade todos os espectadores estarão concorrendo a vários brindes oferecidos pelos parceiros do projeto.
O Filme “O Cinderelo Trapalhão”, conta a história de um rapaz pacato desprezado pelos companheiros por andar sujo e ser covarde. Na verdade, é muito corajoso e revela sua força quando uma família de religiosos pede a ajuda do grupo contra um poderoso fazendeiro, o coronel Dourado. Ele cobiça as terras da família, localizadas em área petrolífera. Ivete, sobrinha do fazendeiro, ajuda os Trapalhões contra os capangas comandados por Souza.
A exibição será realizada no Auditório Emília Longo Fernandes a partir das 14h30 (duas e meia da tarde).
Os ingressos antecipados estão sendo distribuídos gratuitamente na Fundação Ernani Satyro no período da tarde e na Hemeroteca Miguel Satyro pela manhã.
Assessoria

Espaço Sindical



Prefeito Nabor Wanderley recebe diretoria do SINFEMP


O Prefeito Nabor Wanderley recebeu na tarde de segunda-feira, a Diretoria do SINFEMP para discutir a carga horária dos servidores municipais de Patos que passou de 6 horas para 8 horas depois da publicação do decreto 001/2009.
O presidente do Sindicato, José Gonçalves, colocou a posição da categoria contrária ao trabalho em dois turnos e apresentou a proposta de ser formada uma comissão para verificar em cada local de trabalho o número de servidores efetivos nos três turnos e depois desse levantamento se discutir o retorno a um turno único de trabalho. Na ocasião ele apresentou um levantamento paralelo do número de funcionários na secretaria de educação e afirmou que não teria necessidade de se trabalhar às 8 horas e sim às seis horas corridas.
Outros argumentos foram apresentados pelo sindicato, tais como: a pouca produtividade em 8 horas de trabalho, as condições de saúde de diversas auxiliares de serviços, a incompatibilidade de horário para preparar merenda e limpar as escolas e a de que os servidores públicos municipais de Patos sempre trabalharam um único turno.
Ficou agenda uma reunião para a quinta-feira, dia 29 de janeiro, às 16:00 horas, onde será definido se continuará trabalhando 8 ou 6 horas por dia.
Em relação aos servidores que trabalham a noite e que estão sendo convocados para completarem a carga horária durante o dia, o prefeito já desautorizou, voltando ao horário normal. “Muitos servidores que trabalham a noite em escolas e creches estão sendo convocados para completarem a carga horária pela manhã ou tarde e outros sendo convocados para chegar à escola às 3 horas da tarde, de forma ilegal, pois o turno da noite é especial.” Destacou Gonçalves.
Na audiência foi discutido ainda o pagamento de 1/3 de férias para os professores, a ascensão funcional, o piso nacional de R$ 950,00 , a realização de concurso público o mais rápido possível, a construção do conjunto habitacional e a questão do tratamento de alguns chefes com os servidores municipais, a exemplo dos garis, auxiliares de serviços da secretaria de educação, como também dos agentes de trânsito em Patos. “Não devemos aceitar tratamento diferenciado com os servidores municipais por alguns que estão assumindo funções comissionadas no Município, pois todos merecem respeito e como diz o ditado: se quer ser respeitado, primeiro tem que respeitar e é esta a defesa que o sindicato faz”. Enfatizou o sindicalista.
No dia 2 de fevereiro será discutido o pagamento dos precatórios e a implantação do piso nacional de R$ 950,00 para os professores.

Audiência com os Agentes Municipais de Trânsito de Patos

Em seguida o Prefeito Nabor recebeu os agentes municipais de transito, onde o presidente da Associação Coelho, apresentou as reivindicações da categoria, onde solicitou um aumento salarial de 12% sobre o salário base da categoria, que ganha R$ 501,60 como também, a implantação de uma gratificação de desempenho no trabalho no percentual de 50% sobre o salário base.
O prefeito se comprometeu a analisar a proposta junta a secretária de finanças do Município e demais secretários e que sentaria até sexta-feira da próxima semana, para dar um retorno à categoria e que se tivessem condições daria o aumento.
O presidente do SINFEMP José Gonçalves colocou a importância dos agentes municipais de trânsito em Patos e que os mesmos mereciam uma atenção especial do governo, especialmente no tocante aos salários, pois agentes de outros municípios a exemplo de Sousa, Cajazeiras, cidades menores, ganham superior aos agentes de Patos. Falou ainda sobre o fardamento dos mesmos que estão desbotados, alguns rasgados e a STTRANS não entrega um novo fardamento. Pediu ao prefeito que conversassem mais com a categoria, pois existem muitas queixas de tratamento diferenciado dentro da autarquia, por parte da superintendência e isto tem ocasionado prejuízos para o trabalho dos mesmos. Além disso, destacou José Gonçalves, os agentes até para participarem de uma reunião do sindicato ou da associação são ameaçados de levarem faltas pelo senhor Superintendente.
O prefeito Nabor se comprometeu a averiguar toda essa situação apresentada pelos agentes de trânsito, enfatizando que é uma categoria importante, que presta excelente serviço a cidade de Patos.
Assessoria

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Dívida externa cai no último trimestre, mas sobe 3,6% em 2008


Endividamento com o exterior somou US$ 200 bilhões em dezembro. Segundo BC, dívida externa engloba endividamentos público e privado.

A dívida externa brasileira, que engloba os débitos dos setores público e privado, avançou 3,6% em 2008, para US$ 200,1 bilhões, informou nesta segunda-feira (26) o Banco Central. No fim de 2007, a dívida externa estava em US$ 193,2 bilhões.
O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, observou que, apesar do aumento registrado na comparação com o fim de 2007, houve uma queda da dívida no último trimestre do ano passado.
Em setembro de 2008, a dívida estava em US$ 211,3 bilhões. Deste modo, recuou cerca de US$ 11 bilhões nos três últimos meses do ano passado. "A redução maior foi na dívida externa de curto prazo, por conta da queda das taxas de rolagem [dos empréstimos no exterior]", informou Lopes a jornalistas.
A explicação é que, sem crédito no mercado externo por conta da crise financeira internacional, que se agravou em meados de setembro, as empresas deixaram de pegar novos empréstimos no exterior para pagar os anteriores. Com isso, tiveram de quitar seus compromissos com recursos próprios, ou com empréstimos obtidos no Brasil.
Dados do Banco Central mostram que os vencimentos da dívida externa, de curto, médio e longo prazos, somam US$ 25,5 bilhões em todo ano de 2009. Deste total, cerca de US$ 20 bilhões são do setor privado.
O próprio BC já havia anunciado anteriormente, porém, que vai financiar, com recursos das reservas internacionais brasileiras, que oscilam em torno de US$ 200 bilhões, as dívidas das empresas brasileiras no exterior em 2009.
G1

Arquivo do blog