Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 18 de agosto de 2012

Práticas desportivas marcam Dia dos Pais do EVO-Gente Inocente

 
 
 
 
 
 
 
 

A comemoração do Dia dos Pais do Colégio EVO-Gente Inocente, ocorrida neste sábado 18, mais uma vez foi marcado por muitas atividades esportivas, um incentivo ao combate ao sedentarismo, com a escola trabalhando o slogan “Esporte é saúde do corpo e da alma. Pratique”.

Logo cedo pais, filhos e professores se concentraram na Praça São Sebastião. Após alongamento todos partiram em caminhada em direção ao Colégio. A atividade foi aprovada pelos pais.

Na chegada ao EVO-Gente Inocente todos foram recepcionados com um café da manhã a base de frutas, sucos e massas. Em seguida houve competições de futsal e natação, com premiação aos vencedores. A diretora Francinete Vieira destacou a celebração do Dia dos Pais, uma das diversas datas comemorativas inseridas no calendário escolar, como um momento de união das famílias, de confraternização da comunidade escolar. 

Marcos Eugênio

Projeto Cooperar passa a integrar Gabinete da Palma

Recuperar as áreas de plantação de palma atingidas pela praga da cochonilha do carmim, em toda a Paraíba. Este é o objetivo do Gabinete da Palma, formado por mais de 30 instituições comprometidas com o tema. Nesta sexta-feira (17), o grupo ganhou um reforço: o Projeto Cooperar, que já garante um investimento de R$ 300 mil em pesquisas e campos de multiplicação de palma em várias regiões do Estado.

A novidade foi anunciada durante um ciclo de palestras sobre sustentabilidade no campo, realizado na sede do Cooperar, em Cabedelo. “Entramos para fortalecer o programa, estruturar as pesquisas da espécie resistente da planta e garantir um novo futuro ao trabalhador rural, prejudicado com a praga da cochonilha”, explicou Roberto Vital, gestor do Projeto.

O secretário-executivo de agricultura familiar do Estado, Alexandre Eduardo, destacou a importância da parceria. “A ideia é reforçar a sinergia entre os diversos integrantes do comitê, no sentido de buscar caminhos para alimentação animal e criar mecanismos de investimentos para o setor”, disse.

O professor da Universidade Federal da Paraíba, Daniel Duarte Pereira, foi um dos palestrantes do evento e ressaltou a chegada do Cooperar ao Gabinete da Palma. “A inserção do Cooperar é fundamental. Isso porque o nosso objetivo é investir em 83 campos de multiplicação de palma e em outros 26 campos de pesquisa. A cada seis meses queremos produzir 80 mil raquetes (folhas) da planta em cada campo. A parceria com o Governo do Estado, por meio do Cooperar, vai ajudar muito nesse sentido”.

O debate do Gabinete da Palma ainda mostrou que o beneficiamento da planta se torna, cada vez mais, uma alternativa para o homem do campo. Alguns produtos já são testados e comercializados à base de palma. O objetivo é fazer tudo em larga escala, a exemplo da produção de farinha da planta. “Aos poucos, acreditamos ser possível ampliar a produção”, disse o professor Daniel Pereira.

Secom-PB

Dia do Comerciário será na próxima segunda-feira, 20

Foto:Marcos Eugênio
Seguindo acordo firmado em Convenção Coletiva de Trabalho, entre o Sindicato do Comércio Varejista e o Sindicato dos Comerciários de Patos, os servidores do comércio patoense estarão comemorando na próxima segunda-feira, 20, as atividades alusivas ao Dia do Comerciário.
O evento vai acontecer no Ginásio do Serviço Social da Indústria, SESI, e tem como principal objetivo, proporcionar um momento de confraternização para os associados do Sintracs-PR.
Estão sendo aguardadas as presenças do presidente da Federação dos Trabalhadores do Comércio de Bens e Serviços da Paraíba e Rio Grande do Norte João de Deus dos Santos, e dos dirigentes sindicais dos municípios de Sousa; Cajazeiras; João pessoa e Guarabira, respectivamente.
Em função das comemorações, que todos os anos acontece na terceira segunda de agosto, mês que não tem nenhum feriado oficial no seu calendário, o comércio patoense estará com as portas fechadas na próxima segunda-feira, sem no entanto afetar as repartições públicas do nosso município.
Para o presidente do Sindicato dos Comerciários Everaldo Lima, a data significa um momento importante para avaliar o papel da classe comerciária no município, uma vez que o segmento responde hoje por quase 60% dos empregos formais registrados no CAGED. A programação terá início a partir das 9:00 horas da manhã, com animação musical, comida, bebida e diversão para todos.

Genival Junior

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Grupo de Vieirópolis apresenta espetáculo em Patos


Damião Lucena 

            O grupo Didi Lulu Produções Artísticas da cidade de Vieirópolis foi a atração do Sindicultura, na noite desta quinta-feira, na Praça Edivaldo Motta, centro de Patos, com o espetáculo teatral “2 Corações e 4 Segredos”, de autoria de Beto Andretta e Liliana Iacocca, com direção de Chico Oliveira. As cenas do teatro de rua descontraíram e encantaram o público presente composto, em sua maioria, por agentes culturais e alunos do Projovem. 

            Desde 1997 o Sindifisco-PB desenvolve e apoia atividades culturais, unindo a valorização de artistas e a produção cultural da Paraíba. Assim nasceu o Sindicultura, que oferece música instrumental, MPB, Teatro e Humor. Na cidade de Patos, existe uma parceria da entidade com a ASTRAL – Associação do Trabalhador Cultural. Recentemente, quem esteve na Capital do Sertão, no mesmo espaço, foi JPSAX e para 28 de setembro já está agendada a apresentação da Orquestra Rouxinol.

            Os eventos realizados na Praça Edivaldo Motta têm se constituído em uma prova concreta da viabilidade de construção de uma Concha Acústica no espaço onde funcionou uma fonte e que hoje serve apenas para acúmulo de sujeira e ponto de usuários de drogas. Aliás, o compromisso de tal edificação já foi firmado pelo prefeito Nabor Wanderley com a Astral.

AISP renova convênio com Sesi


O presidente da AISP - Associação de Imprensa do Sertão Paraibano, jornalista Mário Frade, esteve nesta quarta-feira (15) no SESI – Serviço Social da Indústria e oficializou a renovação de Contrato de parceria com a Instituição entregando a diretora, jornalista Claudete Leitão, a lista contendo todos os nomes dos atuais associados.

Todos os sócios adimplentes com a Associação terão direito garantido as dependências do SESI, sejam na parte recreativa ou ambulatorial. Porém o presidente lembra que para adquirir a “carteirinha” o sócio tem que está rigorosamente em dia.

Para a diretora Claudete Leitão “é bom manter a parceria com imprensa e o SESI sempre esteve à disposição de toda a categoria”. Ela disse que já enviou a solicitação da renovação do contrato e em breve espera, num curto espaço de tempo, realizar a entrega das carteiras a AISP, para que faça o repasse a cada associado.

Frade lembrou também a diretora que é bom ter o SESI como parceiro e garantiu divulgar o que for de interesse do órgão através dos veículos de comunicação parceiros da AISP.

Visa realiza inspeção de águas do Presídio Regional de Patos


Aconteceu na manhã desta sexta-feira uma reunião na sede da 6ª Regional de Saúde envolvendo o gerente José Leudo Farias, equipe de Saúde do Presídio Regional Romero Nóbrega e direção da Vigilância Sanitária de Patos. O objetivo desse encontro foi decidir ações preventivas no Presídio, como tratamento das águas e manipulação de alimentos.

Na próxima segunda-feira 20 a Visa irá ao Presídio fazer coleta de amostras de água para análise fisio-químico e bacteriológico. Um dos passos adotados será a limpeza da caixa d’água e inspeção em todos os reservatórios para consumo humano.

Após análise das águas haverá reunião da Visa com a direção do Romero Nóbrega para definir uma agenda de palestras com os manipuladores de alimentos. A cozinha é uma das áreas do Presídio que precisam de grande atenção no quesito higienização, desde a manipulação à conservação de alimentos. Hoje há cerca de 350 detentos no Presídio masculino de Patos. 

Unidade de saúde – A recém-inaugurada unidade de saúde do Presídio Romero Nóbrega diagnosticou vários casos de diarréia, despertando nesta a preocupação sobre a qualidade da água e, através da 6ª GRS, solicitar os serviços da Visa municipal. A palestra educativa a ser proferida por técnicos da Vigilância Municipal dará ênfase à correta manipulação no preparo dos alimentos, adoção de normas de higienização que garantam a qualidade das refeições dos detentos.

Marcos Eugênio -  Ascom 6ª GRS

Curso capacita empresários em compras governamentais


Inscrições para as aulas online são gratuitas e começam nesta segunda-feira (20)

Começam nesta segunda-feira (20) as inscrições para o curso online de Compras Governamentais promovido pelo Portal de Educação do Sebrae. Para todo o país estão sendo oferecidas 800 vagas para os empresários interessados em receber orientações sobre como  vender produtos e serviços para a administração pública. Quem deseja participar pode fazer a matrícula até o dia 13 de setembro no site www.ead.sebrae.com.br. O curso é gratuito.

De acordo com a gestora de Políticas Públicas do Sebrae/PB, Bera Wilson, a Paraíba é um dos estados com maior proporção de micro e pequenas empresas (MPE) que vendem ao governo, porém a participação das empresas nos processos licitatórios ainda é prejudicada pela desinformação e despreparo técnico e gerencial. “Ainda tem agravantes como as limitações dimensionais e resistências culturais. Capacitações são fundamentais para ampliar a participação destas empresas nas compras governamentais”, disse Bera.

O curso tem duração de 30 dias, com carga horária de 15 horas. Ao longo das aulas, serão ministrados cinco módulos com os seguintes conteúdos: Licitação - Uma nova oportunidade para seu negócio; A MPE na Licitação Pública - Conhecer as Leis para controlar os Riscos; Aprender a Licitar Minimizando Riscos - Partes I e II; e Encontrando novas oportunidades para o seu Negócio.

As aulas começam no dia 19 de setembro e seguem até 18 de outubro. Os interessados devem se apressar, já que há uma grande procura pelo curso. Durante as aulas, os alunos terão o apoio e a orientação de um tutor, que fará o acompanhamento individual do aluno, esclarecendo dúvidas e estimulando a discussão de temas relacionados aos conteúdos apresentados. No final do curso, o empresário recebe um certificado de participação.

Fomenta
Para ampliar a participação das MPE nas licitações, o Sebrae Paraíba realiza, em novembro, a primeira edição do Fomenta Paraíba, que será um encontro de oportunidades para as micro e pequenas empresas participarem das compras governamentais. O evento objetiva promover uma aproximação entre empresários e todas as esferas de governo, assim como estimular o setor público a ampliar a participação dos pequenos negócios nas suas aquisições públicas.

Assessoria

Polícia Civil apreende 20kg de maconha e 10 pessoas são presas no Brejo

O delegado titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Allan Murilo Terruel, concede coletiva, nesta sexta-feira (17), sobre a operação que prendeu dez pessoas e apreendeu 20kg de maconha no Brejo Paraibano.  A entrevista vai acontecer, às 10h30, na Central de Polícia, em João Pessoa.

A ação contou com a participação dos policiais civis da DRE e aconteceu na quinta-feira (16). As prisões foram realizadas em cinco municípios do Brejo paraibano. "Nosso principal objetivo foi o de prender os líderes do tráfico que vinham fornecendo grande parte dos entorpecentes que chega a João Pessoa”, adiantou o delegado Allan Murilo Terruel.
Secom - PB

Agenda dos candidatos a prefeito de Patos

Agenda da candidata Francisca Motta para esta sexta-eira 17

A candidata a Prefeita Francisca Motta (PMDB) e o candidato a vice Lenildo Morais (PT), participam na manhã desta sexta-feira, 17 de Agosto, de reunião com a Coordenação de Campanha, em seguida, Francisca e Lenildo realizam visitas domiciliares no Bairro Monte Castelo.

No período da tarde as visitas continuam até as 17h, quando haverá a concentração para a "Caminhada do Bem," que acontece defronte a Igreja de Santa Luzia, no Monte Castelo.

Agenda do candidato Dinaldinho; sexta-feira (17/08)

O médico Dinaldinho, candidato a prefeito de Patos pela Coligação “Por Uma Patos Melhor”, tem nesta sexta-feira (17) uma agenda de campanha bastante movimentada.
Nos períodos da manhã e tarde, o médico Dinaldinho – prefeito – e Bonifácio Rocha – vice-prefeito – fazem uma série de visitas aos bairros da cidade de Patos.
À noite será realizado, no Bairro Jatobá, o primeiro grande comício da coligação “Por Uma Patos Melhor” e contará com as presenças do senador mais votado da história da Paraíba, Cássio Cunha Lima, do médico Dinaldinho, Bonifácio Rocha e todos os vereadores da coligação. A concentração começa a partir das 18h, na Rua Manoel Cabral.

Assessoria

A assessorial do candidate do PSOL, Silvano Moarais não enviou sua agenda patra esta sexta-feira.


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Servidores da UFPB discutem proposta apresentada pelo Governo e marcam para terça-feira decisão sobre o movimento


O  Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba - SINTESPB, que congrega os servidores técnico-administrativos da UFPB e UFCG em greve há mais de 60 dias, reuniu, nesta quinta-feira pela manhã, na sede da entidade, em João Pessoa,  mais uma vez a categoria em assembleia geral para avaliar a proposta apresentada pelo Governo Federal ao Comando Nacional de Greve da FASUBRA, nesta quarta-feira, em Brasília. 

A proposta do Governo apresentada ao Comando Nacional de Greve da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil-FASUBRA, através do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça,além de representantes do MEC, em relação à contraproposta apresentada pela FASUBRA prevê: os  mesmos 15% em três anos; a extensão do anexo IV para todas as classes; somatório de carga horária dos cursos de capacitação para mudança de nível referente ao anexo III e step de 3,7 e 3,8, com incidência em 2014 e 2015, respectivamente. Em relação à proposta de reajuste de 15%, em três anos, o CNG da FAUBRA logo descartou, posição esta seguida pelos servidores da UFPB, em assembleia.

Os servidores técnico-adminsitrativos da UFPB decidiram também que durante estes dias, onde está havendo negociação constante com o Ministério do Planejamento, deverá haver assembleia permenente para acompanhar e se posinior a respeito do resultado. Nesta sexta-feira, pela manhã, haverá no auditório do SINTESPB nova assembleia para discutir a reunião desta quinta-feira à noite entre o CNG da FASUBRA e os representantes do Governo Federal.
 
Na próxima segunda-feira, dia 20, o SINTESPB estará realizando uma assembleia estadual com representantes de todas as secretarias sindicais para escutar a opinião de toda sua base sobre os rumos das negociações e o futuro do movimento grevista. Na terça-feira, dia 21, numa grande assembleia-geral, no auditório da Reitoria da UFPB, a categoria decidirá pela continuidade ou não da greve.

Ascsom

Agenda Dinaldinho


O médico Dinaldinho, candidato a prefeito de Patos pela Coligação “Por Uma Patos Melhor”, continua com uma série de compromissos de campanha durante toda esta quinta-feira (16).

Nos períodos da manhã e tarde, o médico Dinaldinho – prefeito – e Bonifácio Rocha – vice-prefeito – fazem visitas aos bairros da cidade de Patos.

À noite, o médico Dinaldinho, Bonifácio, todos os vereadores da coligação e os moradores dos bairros José Mariz e Santa Clara, fazem a “Caminhada da Mudança”. A concentração começa a partir das 18h, na Rua Natanael de Negreiros.

Assessoria

A  assessoria dos candidatos Silvano Morais e Francisca Mota não enviaram agenda.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

6ª Regional Estadual de Educação realiza capacitação com professores de Arte


Aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 15 de agosto, nas dependências da 6ª Regional Estadual de Educação, o encontro dos professores da disciplina Arte da região, que participaram da capacitação “Introdução ao uso da Imagem na metodologia do Ensino de Arte”, com o jornalista e arte-educador Júnior Misaki.

Segundo o professor Jr. Misaki, a metodologia do ensino de Arte vem sendo valorizada a cada ano. “Infelizmente, a disciplina ainda não é levada a sério como merecia devido a uma cultura errônea de desvalorização que criamos nas nossas escolas, mas esta história já está tomando outro rumo, pois de alguns anos pra cá, os últimos processos seletivos seriados estão exigindo que o alunado tenha cada vez mais um conhecimento específico dentro desta área, por isso a importância dessa conscientização para os nossos professores”, ressaltou.

“Saber distinguir os conceitos de “cultura” e “arte”, assim como o papel da arte para o desenvolvimento social é importante para que o arte-educador saiba guiar os seus alunos dentro dos seus parâmetros. O uso da imagem, que se trata de um eixo temático utilizado nas artes visuais é considerado um campo imenso, para que o educador possa conhecer e trabalhar nas suas aulas”, completou Jr. Misaki.

De acordo com o coordenador do ensino médio da 6ª Regional de Educação, o professor Anaxymandro Lopes, esta capacitação foi importante para os participantes. “É importante trazermos alguém que já vivencia a disciplina na prática para dividir um pouco de sua experiência com os nossos educadores, a oficina foi bastante positiva, embora tenha sido em curto período, mas já estamos analisando a possibilidade de continuarmos esses encontros, principalmente nesta disciplina que tem muitos eixos a serem explorados”, salientou.

A 6ª Regional Estadual de Educação vem realizando essas oficinas simultâneas, com os seus professores desde o inicio das atividades letivas deste ano, onde capacitam os educadores através de encontros, que os auxiliam numa melhor preparação da sua metodologia de ensino.

Funcionários de salas de vacina de Patos recebem informes técnicos sobre pentavalente

Na tarde desta quarta-feira (15) funcionários de sala de vacina do município de Patos participaram, na 6ª Gerência Regional de Saúde, de uma reunião na qual receberam informes técnicos sobre a introdução da poliomielite injetável e da pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, pertussis, hepatite B e meningites causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b.
 
A coordenadora de imunização da Regional Patos, Socorro Guedes, falou das mudanças adotadas pelo Ministério da Saúde ao adotar as novas vacinas. A pentavalente chega para substituir a tetra, mas ela avisa que as salas de vacina só irão aplicar a pentavalente quando for zerado o estoque da tetravalente. A vacina contra poliomielite injetável fará parte do calendário de rotina. Vem sendo introduzida em países que já eliminaram a pólio (paralisia infantil). O Brasil atende recomendação da OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde, e continuará oferecendo também a vacina via oral, com vírus atenuado, até que aconteça a erradicação da doença em todo o mundo. 

Com a introdução das duas vacinas o cartão de vacina das crianças deve ser avaliado e atualizado. Crianças de 5 anos abaixo devem ser levadas aos postos de saúde para tomar as vacinas que estão atrasadas que constam no calendário oficial. Por isso acontece a campanha de multivacinação, deste sábado 18 ao dia 24 deste mês. Importante que os pais levem seus filhos junto com o cartão de vacinas para que os profissionais de saúde possam fazer atualização. 

O último registro de poliomielite no Brasil ocorreu há 23 anos, no município de Sousa, interior paraibano. A vacina injetável contra pólio será aplicada apenas em crianças que até hoje não foram imunizadas contra a doença. Já a pentavalente em crianças com 2, 4 e 6 meses. 

No Programa Nacional de Imunização, o governo federal pretende, em quatro anos, introduzir na pentavalente mais duas vacinas, a inativada poliomielite e a meningite C conjugada. Serão sete injeções em uma só (heptavalente), o que pode ampliar a cobertura da imunização e trazer economia, menos desperdício.

Estado e MDA lançam Plano Safra da Agricultura Familiar de R$ 383 mi na PB

O Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgam nesta quarta-feira (15) o pacote de ações específicas do Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013 para a Paraíba. O evento contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e do governador Ricardo Coutinho e deve acontecer por volta das 10h no Palácio da Redenção em João Pessoa.

Com recursos dos governos federal e estadual, o plano beneficiará cerca de 150 mil famílias, destinando R$ 383 milhões para investimento no desenvolvimento das atividades realizadas pelos agricultores familiares.

Agenda do médico Dinaldinho, candidato a prefeito de Patos; quarta-feira (15/08)


O médico Dinaldinho, candidato a prefeito de Patos pela Coligação “Por Uma Patos Melhor”, continua com uma agenda com muitos compromissos de campanha durante esta quarta-feira (15).

Nos períodos da manhã e tarde, o médico Dinaldinho – prefeito – e Bonifácio Rocha – vice-prefeito – fazem visitas aos bairros da cidade de Patos.

À noite, o médico Dinaldinho, Bonifácio Rocha, todos os vereadores da coligação e os moradores do bairro Vila Cavalcante fazem a “Caminhada da Renovação”. A concentração começa a partir das 18h na Praça São Judas Tadeu, seguindo em caminhada pela rua Pedro Moura e outras do mesmo bairro, onde será realizado o comício relâmpago.

Assessoria

Os candidatos Silavno Morais e Francisca Mota não enviaram a agenda.

Curso capacita Agentes de Desenvolvimento no Médio Sertão

Raniere Soares

Foto:pbnoticias.com
A proposta do curso é atender a necessidade de apoio e suporte ao desenvolvimento dos municípios, visando o cumprimento das diretrizes contidas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE).

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e a Agência do Sebrae, em Patos, promoverão entre os dias 14 e 17 de agosto, o Curso de Formação Básica para Agentes de Desenvolvimento. A capacitação acontecerá no auditório do Sebrae e faz parte do projeto Sebrae nos Territórios da Cidadania do Médio Sertão, que visa fortalecer o desenvolvimento sustentável e auxiliar a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE).

O papel do Agente de Desenvolvimento é auxiliar o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A região do Médio Sertão é formada pelos municípios de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Condado, Desterro, Imaculada, Junco do Seridó, Mãe d`Água, Malta, Maturéia, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Teresinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira, Várzea e Vista Serrana.

O facilitador será Nielson de Azevedo Correia, tendo a metodologia do curso desenvolvida em 32 horas, distribuídas em quatro dias e com uma turma de 25 participantes. Ao final da atividade, os participantes apresentarão, de maneira individual, um roteiro de ação, que orientará os trabalhos que serão desenvolvidos no município.

Conteúdo Programático
Módulo I - Agente de Mudanças
Módulo II - Agente do Desenvolvimento
Módulo III - Melhorando o Ambiente para o Desenvolvimento
Módulo IV - Agente de Resultados

Evento
Local: Auditório do Sebrae, em Patos (Rua do Prado, 629, Centro)
Horário: 8h às 18h
Data: 14 a 17 de Agosto

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Justiça decide destino do prêmio da Mega-Sena de ganhador de Joaçaba

O Superior Tribunal de Justiça decidiu nesta terça-feira (14) que os R$ 27 milhões do prêmio da Mega-Sena, sorteados em 2007, devem ser divididos igualmente entre o empresário Altamir José da Igreja e o marceneiro Flávio Junior Biass. O STJ julgou o caso no início da tarde desta terça e manteve a decisão tomada pela justiça catarinense. Ainda cabe recurso no STJ e também no Supremo Tribunal Federal. 

Na época, o marceneiro trabalhava para o empresário. Ainda na época eles contaram que fizeram a aposta juntos e depois acordaram que, se os números fossem sorteados, dividiriam o prêmio. O empregado teria pagado R$ 1,50 pelo bilhete e escolhido os números e o patrão teria ido até a lotérica fazer a aposta. Porém, com os números sorteados e a notícia de que seriam os ganhadores, o empresário teria mudado de ideia.

O empregado ingressou na Justiça para requerer o direito ao prêmio. A Justiça catarinense decidiu pela divisão igualitária e o caso foi para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). O STJ interrompeu o julgamento no dia 12 de junho e o retomou na tarde desta terça.

De acordo com o advogado do marceneiro, Francisco Assis de Lima a decisão foi satisfatória. "A decisão satisfaz o nosso cliente. Caso a outra parte entre com recurso, nós também devemos entrar. Mas, a principio, o processo já foi longo e torcemos pra que essa decisão seja definitiva”, afirmou ele.

Já o advogado do empresário não foi localizado.

Entenda o caso

O prêmio de R$ 55,5 milhões do concurso 898 da Mega-Sena foi sorteado em setembro de 2007. Uma aposta de Rondônia e outra de Santa Catarina dividiram o prêmio total.

Na época, a Caixa Econômica Federal informou que o portador do bilhete é considerado o proprietário do prêmio. Assim, o empresário de Joaçaba (SC) chegou a resgatar parte do prêmio, de R$ 27.782.053,83. Porém, logo surgiu o impasse entre ele e o empregado, que afirmou que deu o dinheiro e os números para a aposta e acusou o patrão de ter feito o jogo e não ter dividido o prêmio com ele.

O marceneiro entrou na Justiça, que determinou o bloqueio do dinheiro. Em junho de 2008, a Justiça pediu a divisão do prêmio, mas os advogados de ambas as partes recorreram da decisão. Com isso, o juiz Edemar Gruber determinou que o valor, de pouco mais de R$ 25 milhões, permanecesse bloqueado. O empresário teria sacado cerca de R$ 2 milhões. Segundo familiares, teria usado o dinheiro para quitar dúvidas e realizado algumas viagens.

G1

Governo do Estado oferece oficina de percussão para alunos do Premen



O Governo do Estado da Paraíba, através da Secult, Funes e a EEEFM Dr. Dionísio da Costa – Premen, promovem nestes meses de agosto e setembro o Projeto Oficina de Percussão, destinado aos alunos daquele estabelecimento de ensino. Com carga horária de 30 horas, a atividade será ministrada pelo Professor Gleisiton Vale, ex-integrante da Banda de Tambores Carlos Marighella do Rio de Janeiro, que se realizará nos meses de Agosto e Setembro.

A Oficina proporcionará aos alunos vivência da cultura, música e ritmos, procurando reformular comportamentos e traduzi-los em formação de hábitos e internalização de novos valores, descobrindo na arte, na educação, na pluralidade cultural, na ética e na estética, os pilares de um novo projeto de vida, buscando unir teoria e prática, arte e tecnologia, valores culturais locais e globalização para tornar viável desenvolver o exercício da cidadania e a preservação da diversidade cultural.

ASCOM FUNES

Justiça reduz pena do ex-goleiro Bruno por sequestro de Eliza Samudio

A Justiça do Rio reduziu para 1 ano e 2 meses a pena do ex-goleiro Bruno no processo em que ele foi condenado em primeira instância a 4 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de sequestro, cárcere privado, lesão corporal, constrangimento ilegal e concurso material. A decisão foi tomada nesta terça-feira (14).
 
Como o ex-atleta já está preso há mais tempo, a Justiça considerou a pena extinta neste processo. Além do recurso da defesa do goleiro, a 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio também julgou, nesta terça, recurso da defesa de Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, e do Ministério Público do Rio de Janeiro. A pena de Macarrão também foi reduzida para 1 ano e dois meses, em regime aberto, e foi considerada extinta.

O processo refere-se aos crimes de sequestro, lesão corporal e ameaças que Eliza Samudio teria sofrido na época que engravidou do goleiro. Em 2009, a ex-namorada do atleta registrou queixa na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher e disse que a intenção do goleiro e do Macarrão seria para obrigá-la a abortar um filho dele. Bruno ainda responde pelo desaparecimento de Eliza Samudio em processo que corre na Justiça de Minas Gerais.

G1

Sindicultura prossegue no Sertão com o intercâmbio entre artistas de Sousa, Patos e Cajazeiras

Foto (pbnoticias.com)
Dando segmento ao intercâmbio de artistas proposto pelo Sindicultura 2012, música e teatro fazem parte da agenda desta semana do projeto. A cantora patoense Isabela Fernandes se apresentará em Cajazeiras, levando seu repertório à Praça Nossa Senhora de Fátima, nesta quarta-feira (15), às 20h.

Um das grandes revelações da música, a cantora e compositora Isabela Fernandes vem conquistando espaço. Com influência que vai de Cartola a Marisa Monte, há mais de seis anos, Isabela dá seu toque nordestinos às canções que apresenta.

Já no teatro, o Sindicultura levará a peça cajazeirense Domingo no Bar do Couro à Praça da Matriz, em Sousa, nesta quinta-feira (16). Na sexta-feira (17) é a vez do espetáculo criado em Vieirópolis, 2 Corações e 4 Segredos, ser encenada em Patos, na Praça Edvaldo Mota. As duas apresentações iniciam às 20h.

Enredos
A famosa preguiça dos dias de domingo vai sumir na apresentação do Domingo no Bar do Couro, trama que se desenrola em volta do rabugento Sr. Couro, dono do estabelecimento. Uma confusão é desencadeada e só termina quando Mariazinha atira para cima, expulsando todos do estabelecimento. Sr. Couro segue então reclamando do seu (in) feliz domingo.

A peça 2 Corações e 4 Segredos conta a história de Manoel e Manoela, um casal apaixonado que planeja se casar. No entanto, Manoel trabalha para o coronel Zé das Botas, que também se diz ser apaixonado por Manoela e fez até um pacto com a morte para impedir a felicidade dos dois.

Sindicultura
O Sindicultura é um projeto do Sindifisco-PB que visa propiciar mais opções de lazer ao público paraibano, além de valorizar os artistas e a produção cultural locais. Levando grande parte das atrações à praça, o projeto facilita e atrai o público para conferir espetáculos dos mais diferentes estilos, passando pela música instrumental, MPB, teatro (adulto e infantil) e humor.

O Sindicultura ocorre em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Sousa, e pelo segundo ano em Monteiro e Guarabira.

ASCOM

Começa curso para Agentes Comunitários de Saúde


Foi aberto na manhã desta terça-feira 14, no município de Malta-PB, uma das 42 turmas do curso Formação Técnica para Agentes Comunitários de Saúde, oferecido pela SES – Secretaria de Estado da Saúde, através do CEFOR – Centro Formador de Recursos Humanos. São 36 ACS dos municípios Malta, Vista Serrana e São José de Espinharas, que vão cumprir 1.200 horas de capacitação, sendo nesse primeiro de três módulos, 400 horas, das quais 160h presenciais e 240h na dispersão (local de trabalho).

A cidade de Patos deveria ter iniciado também a capacitação de uma turma (40 ACS), porém o município ainda não definiu a equipe que participará da qualificação, importante para que a população possa contar com profissionais mais qualificados, desenvolvendo ações que elevem a qualidade de vida dos habitantes.

Compareceram na abertura desse primeiro módulo, que será concluído em dezembro, além dos alunos, coordenadores da atenção básica dos três municípios, apoiadoras e o gerente da 6ª Regional de Saúde, José Leudo Farias, que deu enfatizou a importância da busca incessante pelo conhecimento, pela atualização, e pediu que todos aproveitassem ao máximo a oportunidade oferecida pelo Estado para participarem desse processo de melhoria da atenção básica. 

  
O curso técnico para os ACS de Malta, Vista Serrana e São José de Espinharas terá como facilitadoras Ilva Lacerda e Liane Gualberto. Elas, capacitadas para transmitir o programa elaborado pelo Cefor, apresentaram a metodologia a ser posta em prática nesse primeiro módulo, o processo de avaliação dos participantes e os objetivos almejados. 

Conhecimento do perfil da comunidade, da política nacional de saúde, planejamento de ações, cadastramento das famílias, trabalho em equipe, ética e moral,  o conhecimento do perfil do ACS, são alguns dos diversos assuntos a ser trabalhados nesse primeiro módulo do curso técnico para agente comunitário de saúde, que deve formar 1.475 ACS este ano na Paraíba, em 39 municípios, distribuídos por 42 turmas, concluindo assim a primeira etapa da capacitação.

Essa qualificação acontece em todo o Brasil. Alguns estados concluíram a primeira etapa. A Paraíba foi um dos primeiros a demonstrar interesse em dar sequência a essa qualificação profissional e já apresentou projeto ao Ministério da Saúde com sua proposta, mas antes é importante que os municípios façam sua parte e incentivem seus agentes de saúde a participarem do curso, trocar experiências e levar para sua comunidade os avanços na atenção básica previstos na programação.  

Inscrições para concursos de redação e fotografia começam nesta quarta


A produção do Festival Cinema com Farinha, através da DS Produções, lança neste dia 15 de agosto os Concursos de Redação e Fotografia em comemorações ao aniversário da cidade de Patos, 24 de outubro, que é a data de abertura do festival. A sexta edição do evento acontecerá na Praça do Coreto I, de 24 a 27 de outubro.

O Concurso Cultural de Redação Estudantil é restrito para alunos do ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares da cidade de Patos, e traz como tema “Patos, sua gente, seu povo”. Já o Concurso de Fotografia é direcionado aos alunos de ensino fundamental, médio e superior da cidade, sobre o tema “Novos olhares sobre Patos”.

As inscrições acontecem no período de 15 de agosto a 15 de setembro 2012. As informações e regras sobre o concurso estão disponíveis no site do festival: www.cinemacomfarinha.com
Os vencedores serão divulgados durante a cerimônia de premiação do festival, no dia 27 de outubro. Além dos certificados de participação aos finalista dos concursos, serão oferecidos aos dois primeiros lugares de cada competição kits promocionais do festival e brindes, além de premiação em dinheiro nos valores de R$ 100,00 (cem reais) ao 1º lugar e R$ 50,00 (cinquenta reais) ao 2º lugar.

Assessoria

Dinarte Bezerra poderá ser expulso do PCdoB


O Comitê Municipal do PCdoB – Partido Comunista do Brasil em Patos, se reunirá e discutirá a posição isolada tomada pelo filiado Dinarte Bezerra, candidato a vereador que desistiu da candidatura e passou a apoiar um candidato fora da aliança feita pelo partido, na majoritária e proporcional.

Na avaliação preliminar, Dinarte Bezerra traiu o Partido em busca de vantagens pessoais fora do campo de aliança, apesar do PCdoB ter dado legenda para sua candidatura, na eleição anterior, como também na atual.

Para o presidente municipal José Roberto de Lima, o partido vai tomar as providências e que a decisão tomada, coletivamente, em convenção eleitoral de apoio a chapa majoritária encabeçada por Francisca Mota e Lenildo Morais será mantida, independente dos que tentar trair o partido. “Os que pensam em projetos pessoais, com certeza não terão espaço no PCdoB e serão desmoralizados um a um pelo próprio povo patoense”, disse Roberto.

Para o vice-presidente estadual José Gonçalves está acontecendo uma ofensiva interna e externa ao PCdoB de Patos, tentando derrotar o partido nestas eleições que passa necessariamente pela desistência de candidaturas, sendo a primeira de Marcelo Lima que já foi substituído por Mução da Honda e agora de Dinarte Bezerra, tentando enfraquecer a chapa proporcional, evitando a eleição de dois vereadores na coligação.

Segundo Gonçalves, o PCdoB irá tomar todas as providências de acordo com o estatuto do partido, para aqueles que tentam usar a legenda com interesses puramente pessoais. “Vamos agir de forma rigorosa contra todos os traidores do PCdoB, pois somos um partido diferente, que tem uma inserção nos movimentos sociais e quem estiver pensando que a direção municipal vai permitir esse jogo sujo estará enganado”, frisou o mesmo.

Gonçalves ainda enfatizou que o Partido conversou diretamente com Dinarte, mas percebeu que o mesmo por não ter mais condições de obter o número de votos que obteve na eleição anterior, por ter perdido muitos apoios, entrou na aventura política, mas que o povo dará a resposta a todos aqueles que traem a legenda do PCdoB.


pcdob

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Adriano recusa ofertas e mira camisa 10 do Fla

Sem atuar com regularidade desde o primeiro semestre de 2010, Adriano ainda tem grife no mercado internacional. No último mês, o jogador recebeu duas ofertas  formais do exterior: uma da Turquia e outra da Arábia Saudita. Os dois emissários enviaram ao atacante camisas dos futuros clubes. O jogador, porém, agradeceu e recusou o convite. Em fase final de recuperação da segunda cirurgia no tendão de aquiles do pé esquerdo, o Imperador tem ideia fixa de retornar aos campos com a camisa do Flamengo.

O jogador ficou chateado com a tentativa do Flamengo de contratar Riquelme e Diego.

- O camisa 10 do Flamengo sou eu – disse, recentemente, em conversa com um ex-dirigente rubro-negro.

Adriano também revelou que realizar o tratamento no clube estava desgastente. Ele conviveu com falta de ataduras e shorts do seu tamanho. Além disso, considerou exagerada a “patrulha” da imprensa sobre sua frequência nas sessões de fisioterapia.
Primeira Mão

Ricardo ignora críticas e manda recado aos insatisfeitos

Foto:Marcos Eugênio
O governador Ricardo Coutinho (PSB) mandou um recado nesta segunda-feira (13) para os que criticam seu modo de governar o estado. Durante seu programa semanal Fala Governador, transmitido pela rádio Tabajara, o socialista afirmou que “não governa para algumas pessoas, mas para a população como um todo”.

“Eu acho que hoje as pessoas já começam a reconhecer que isso é algo essencial”, avaliou o chefe do Executivo estadual. O socialista afirmou que vem trabalhando para melhorar a qualidade do serviço público e tratar com isonomia os paraibanos. “Eu não quero um serviço público que seja bom para mim, quero que seja bom para o povo”.

Ricardo disse ainda que confia na capacidade do povo de “entender as coisas” e que trata “os entes da federação com igualdade”. “Tenho que construir critérios que não sejam manipuláveis e não tenho problemas com fiscalizações”, pontuou o governador.

Ainda segundo ele, sua política de gestão tem favorecido o que chamou que “republicanidade”. “A republicanidade já começa a existir em nosso país e em nosso estado. Se Deus quiser a Paraíba vai ficar mais republicana”, disse Coutinho.

parlamentopb

Arquivo do blog