Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 13 de março de 2011

AUTOESTIMA - UMA LEITURA SAUDÁVEL PARA COMEÇAR BEM O SEU DIA!


Foto-Thiago-BernardesUOL
Inácio A. Torres

O VESTIBULAR E A ONIPOTÊNCIA JUVENIL
            Desde meu tempo de estudante secundarista existem alunos, mesmo bons colegas, que após a aprovação no vestibular, mudam completamente de comportamento, ou melhor, revelam sua real personalidade. Sei de alguns que deixaram até de falar com amigos fiéis da infância, outros que chegaram a acabar namoro antes fortemente apaixonados.
            Com se vê, trata-se de um tema antigo, porém só agora encontramos um pequeno texto, intitulado “vestibular aumenta a onipotência juvenil”, do educador Içami Tiba que o destrinça com leveza e ponderação em poucas palavras.
            Antes de tudo, lembremos que o educador refere-se não a potência e, sim, a onipotência, palavra cujo significado associa-se a qualidade de onipotente; poder absoluto e infinito; autoridade ou soberania absoluta. Portanto a algo que não depende de ninguém, superior a todos.
            Diz o educador: “Ser aprovado no vestibular é uma grande alegria para o vestibulando, para a família, amigos... porque é um marco importante na vida de qualquer pessoa. Entretanto, existem alguns aprovados que se sentem superiores aos outros vestibulandos reprovados. Essa superioridade pode simplesmente ser um dado a mais agregado à onipotência juvenil. É como se eles estivessem dizendo “se nem um vestibular me deteve, nada mais há no mundo que me segure.
            Esses jovens onipotentes – continua Içami Tiba – costumam ficar arrogantes, antipáticos, horríveis para a convivência. Porém, nada mais fazem do que exagerar aquilo que havia antes de serem aprovados. Isso com exagero de seus pais. Muitos pais, por exemplo, dão de presente um carro para os filhos que começam a faculdade. Afinal, é um outro nível de vida, um novo status. Pensam que, para vir a ser um grande profissional, é só uma questão de tempo”.

Até a próxima. Que Deus esteja conosco.     

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog