Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 27 de agosto de 2011

Diretor do Presídio de Patos perde controle de veículo e invade Farmácia Santa Francisca

Marcos Eugênio
Estênio (esquerda), sentido ferimento na boca

Por volta das 18h deste sábado, o diretor do Presídio Regional de Patos Romero Nóbrega, Estênio Dantas, ao entrar na Rua Leôncio Wanderley, sentido Pedro Firmino, acabou perdendo o controle de seu veículo, um Wolkswagen Golf preto, placas MPS 1845 – Patos-PB, quebrando vidraça e retorcendo as grades da Farmácia Santa Francisca, de propriedade de Marlos Lúcio. Em seguida deu ré, mas não conseguiu sair do local porque logo atrás vinha uma viatura da PM. Os policiais desceram e mandaram que Estênio fizesse o mesmo com as mãos na cabeça.

Os PM’s recolheram uma pistola que estava no veículo. Momentos depois uma equipe do PPTran também chegou ao local, mas até a saída de nossa reportagem não havia sido feito qualquer teste, o motorista não é obrigado a fazê-lo, para saber se o mesmo havia ingerido bebida alcoólica. Estênio, que teve um ferimento na boca, disse aos policiais que invadiu a loja, que vende produtos agropecuários, porque teve que desviar de uma moto, o que fez com que perdesse o controle do carro. Na Delegacia, até às 21h o caso não havia chegado ao plantão.  

Alcoólicos anônimos de Patos participam de XXIV Encontro de A.A. na Paraíba

Foto:UFPB
Marcos Eugênio

Uma comitiva de alcoólicos anônimos de Patos está participando hoje e amanhã (sábado e domingo) do XXIV Encontro de A.A. na Paraíba, na capital João Pessoa, evento que tem participação da Al-Anon - associação de parentes e amigos de alcoólicos, que compartilham a experiência de problemas comuns. 

Com o tema: Liderança em A.A.: sempre uma necessidade vital, o encontro, que acontece no  CCJ/UFPB – Cidade Universitária, discute diversos assuntos inerentes ao dia a dia dos alcoólatras anônimos, trazendo à tona reflexões como o equilíbrio espiritual, felicidade coletiva, evolução: A.A. na internet, Manual de Serviço: Novo Conceito de Área. Legado da mulher em A.A., dentre outros. O XXIV Encontro do A.A será encerrado neste domingo às 13h.

PRF encontra na Paraíba caminhão tomado por assalto em Recife

Agentes da Polícia Rodoviária Federal lotados no Posto da PRF de Mata Redonda, encontraram na madrugada de ontem, sexta-feira (26), na rodovia BR-101 Sul, um caminhão, cavalo trator Vokswagen, popularmente conhecido como “cavalinho” que fazia parte de uma carreta tanque, tomados de assalto na capital pernambucana.

De acordo com o motorista, por volta das 21h quando trafegava próximo ao Viaduto do Ceasa em Recife, foi surpreendido pelo um trancão, de um outro “cavalinho”, de cor branca, da marca Volvo, onde desceu dois elementos armados e obrigaram-o a deitar-se na cabine. Ele também contou que não sabia qual o destino que a carreta esta seguindo, até que no km 123, 5 da BR-101, município de Alhandra na Paraíba, os elementos abandonaram a unidade tratora (cavalinho) e fugiram com a carreta tanque que estava carregada com 30 mil litros de combustível.

O motorista, de prenome Willys, foi jogado em buraco as margens da BR-101, após 500 metros onde foi abandonado o veículo. E só conseguiu sair por volta de 01h40, que em seguida pegou uma carona com destino ao posto fiscal que fica na divisa dos dois Estados, onde solicitou socorro a PRF.

A ocorrência foi encaminhada para Delegacia de Polícia da localidade.

Inspetor José Genésio Pereira Vieira
Chede do Núcleo de Comunicação Social – PRF/PB
Contato: (83) 8852 2977 – 3533 4747

Quixaba realiza Semana da Educação para a Vida

A Secretaria Municipal de Educação de Quixaba, como prevê a lei federal 11.988/2009, implantou a Semana de Educação para a Vida, já realizando sua primeira edição na Escola Municipal Cícero Sulpino dos Santos. Durante toda uma semana são abordados temas diversos extracurriculares, a exemplo de ecologia e meio ambiente, educação para o trânsito, sexualidade, prevenção contra doenças transmissíveis, direito do consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, prevenção às drogas e violência, dentre muitos outros, oferecendo um imenso leque de informações, conhecimentos a todos que vivenciam a escola.

Durante a Semana de Educação para a Vida na Cícero Sulpino aconteceram seminários, palestras, exposições, projeções de slides, filmes, rodas de conversa e debates. Os temas foram escolhidos conforme as maiores necessidades dos alunos. A coordenadora pedagógica de Quixaba, Paula Candeia, disse que a Semana de Educação para a Vida causou impacto bastante positivo nos alunos, que ficaram deslumbrados com a gama de informações e puderam interagir com os palestrantes.

Para a Diretora da Escola Cícero Sulpino, Marileuza Gomes, “as crescentes exigências da sociedade em que vivemos, fundada no desenvolvimento científico e tecnológico e permeada por problemas de ordem social e ambiental, e o mercado de trabalho cada vez mais competitivo exigem a presença de cidadãos capazes de dar respostas mais rápidas e criativas aos problemas complexos que surgem, assim a semana de Educação para a Vida contribuiu de forma significativa para a cidadania dos nossos alunos”, enfatizou.

A secretária de Educação Maria Rosineide fala que reconhece os resultados e o sucesso da dedicação de todos os integrantes envolvidos para realização do Projeto Educação para Vida. “Sabemos que a Escola, família e Sociedade têm o propósito de consolidar as metas que ajudam o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus direitos e deveres com dignidade do ser humano e á solidariedade”, disse a secretária.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Convite aos jornalistas paraibanos



Feira da Agricultura Familiar movimenta São José de Espinharas


Acontece na manhã deste sábado a primeira Feira da Agricultura Familiar de São José de Espinharas. O evento, associado à festa do santo padroeira da cidade, que teve início ontem (25) e prossegue até dia 04 de setembro, tem na sua programação uma missa campal, para qual estão sendo convidados todos os paroquianos.

A Feira contará com a presença do prefeito Ricardo Wanderley, de Marenilson Batista - Secretario de Estado do Desenvolvimento da Agropecuaria e da Pesca, dentre diretores de várias instituições como Emater, Cooperar, Incra. Na ocasião haverá assinatura de convênio que permitirá a emissão no município da GTA- Guia de Trânsito Animal. O evento acontecerá em frente à Praça da Independência, centro de São José.

O município, que foi grande produtor de algodão, tem vocação para a agropecuária, com destaque para sua bacia leiteira, produção de feijão irrigado, melancia, carne e queijo. Tem uma população de 5.109 habitantes, 71% deles residindo no campo. É uma área que precisa de maiores investimentos para garantir a inclusão social das famílias, oferecer melhor qualidade de vida ao homem do campo.

A administração municipal atendeu o chamado do governador Ricardo Coutinho e assinou o Pacto Social proposto por seu governo. Ações tripartites, parceiras, com o governo federal e estado, permitem levar às famílias rurais a confiança que precisam para produzir mais, pois começam a ver seus produtos adquiridos sem a presença de atravessadores pelo programa da Agricultura familiar.

“A meta do governo municipal é comprar 100% do que for produzido no campo, além de articular a organização da produção dos agricultores através da Secretaria de agricultura e EMATER, para que os agricultores passem a ser fornecedores de outros Municípios circunvizinhos”, explica o secretário de Agricultura de São José, Jailson Lopes da Penha.

Regionalização do SAMU no sertão dá suporte a 300 mil habitantes

Com o intuito de ampliar os serviços de saúde pelo interior do estado da Paraíba, a Prefeitura Municipal de Patos concluiu no início da noite desta quinta-feira, 25, o processo de regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Ao todo, vinte municípios serão beneficiados, cobrindo aproximadamente 300 mil habitantes da região de Patos, através dos trabalhos das equipes de atendimento pré-hospitalar e doze ambulâncias distribuídas pela região. As bases descentralizadas foram inauguradas ao longo de setenta dias nos municípios de
São José de Espinharas, Passagem, Teixeira, Condado, Santa Luzia e São José do Bonfim.  Na noite de ontem, quinta-feira, 25, foi realizada a solenidade de inauguração da última base, localizada no município de São José Bonfim, que recebeu, além de capacitação dos novos profissionais que atuarão no serviço, uma ambulância de suporte básico, que conta com um condutor socorrista e um técnico de enfermagem.

Para o prefeito do município, Esaú Nóbrega, esta foi uma quinta-feira histórica. “É com muita alegria que estamos recebendo essa regionalização, que atenderá a população de São José do Bonfim e do município de Mãe D’água. Agradecemos a todos que se empenharam em executar essa regionalização, pois tenho certeza que é um marco para a saúde desse povo”, relatou.


De acordo com o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, a parceria entre os municípios foi fundamental para que o projeto fosse implantado. “Não podemos pensar em um crescimento, sem pensarmos na região com um todo. Patos cresce, temos o SAMU entre os dez melhores do país, mas os municípios vizinhos precisam acompanhar esse crescimento. O intuito da regionalização é promover esse crescimento conjunto da melhoria da qualidade de vida da população sertaneja”, enfatiza.


O secretário de saúde do município de Patos, Eisenhower Alves de Brito Segundo, afirmou que os trabalhos de regionalização deram um passo importante para desenvolvimento de novas ações. “O trabalho não para por aí. Concluímos a entrega das ambulâncias aos municípios, mas já estamos ampliando o serviço. Um exemplo disso é já estarmos equipando um carro de intervenção rápida para dar suporte aos vinte municípios que compõem a rede SAMU, bem como estamos concluindo a ampliação da Central do SAMU em Patos”, relata.


O sistema regionalizado do SAMU trabalha de forma integrada com a Central de Regulação Médica, localizada em Patos, para que todos os encaminhamentos e procedimentos sejam adotados e que, dessa forma, as Unidades possam atender as urgências e emergências da área de abrangência.
 
Coordecom

São José de Espinharas implanta Saúde do Homem

Marcos Eugênio
Francisca Ilva (foto:Marcos Eugênio)
O município de São José de Espinharas, localizado na região de Patos, vem ampliando suas ações na área da saúde. Recentemente recebeu uma base do Samu e na próxima segunda-feira 29 passa a oferecer o programa Saúde do Homem, que chega para preencher uma lacuna, um débito do governo federal com o público masculino, que jamais teve uma atenção devida através das políticas públicas de saúde.
O programa saúde do homem funcionará na unidade de saúde Santina Caroca. Prioritariamente serão atendidos homens de 20 a 59 anos. Ações preventivas, palestras enfocando as principais patologias que atingem o homem, DST/AIDS, câncer de próstata, dentre várias outras. “Vamos oferecer serviços de proctologia e incentivaremos os homens a fazerem a prevenção. O número de pessoas portadoras de câncer de próstata é altíssimo e temos que trabalhar essa prevenção”, disse a secretária de saúde de São José de espinharas, Francisca Ilva.
Será destinado um dia da semana no PSF para atender os homens, especificamente dentro desse programa.

Articulação da Fenaj/Sindicatos quer garantir votação da PEC na câmara ainda este ano

Enquanto o presidente do Senado, José  Sarney,  está "sentado"  sobre a PEC do Diploma  e não a coloca em votação - ele mesmo já se declarou contra o diploma para jornalistas -  A câmara tem previsão para votar a PEC ainda este ano. Abaixo, transcrevemos na íntegra o últim o boletim  sbore o assunto  enviado pela Fenaj com o placar dos parlamentares que até agora se posicionaram a favor da PEC:

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 386/09, que restabelece a exigência de diploma de jornalismo para o exercício profissional, pode ser votada em outubro ou novembro deste ano, meses em que a Câmara dos Deputados votará matérias constitucionais. A informação foi dada hoje pelo presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS) em audiência concedida à Fenaj.

Segundo Marco Maia, os trabalhos dos deputados, neste segundo semestre, serão difíceis, mas, em dois momentos deverão ser votadas as propostas de emendas constitucionais. Para a PEC do Diploma entrar em votação, explicou, deve estar entre as prioridades negociadas com os lideres partidários. O presidente da Câmara reafirmou seu apoio pessoal à p roposta e lembrou que os empresários da mídia têm atuação muito forte dentro do Congresso Nacional. Por isso, sugeriu à vice-presidente da Fenaj, Maria José Braga, e ao primeiro-secretário, Antônio Paulo Santos, a intensificação das mobilizações em favor da votação da emenda à Constituição.

O autor da PEC dos Jornalistas, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), também participou da audiência no gabinete da Presidência da Câmara. Segundo ele, existem interesses na não aprovação da proposta. Mas, acredita que uma ampla pressão dos jornalistas e estudantes de Jornalismo sobre os deputados de seus respectivos Estados vai garantir a aprovação. Pimenta já apresentou requerimento à Mesa Diretora da Câmara pedindo a inclusão imediata da PEC 386 na pauta de votaç&at ilde;o no plenário, pois, a matéria já foi aprovada, em 2010, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão Especial criada para analisar a proposta de emenda constitucional.

O deputado gaúcho está colhendo assinaturas no requerimento para mostrar que a maioria dos deputados concorda com a volta da exigência do diploma. “As assinaturas ajudam o presidente na negociação com os líderes”, disse Paulo Pimenta.

A lista dos deputados que já declararam apoio ao diploma de jornalista está disponível no site do deputado (www.paulopimenta.com.br). Cada parlamentar pode manifestar sua adesão ao requerimento por telefone, e-mail ou pessoalmente junto ao gabinete de Paulo Pimenta. O autor da PEC dos Jornalistas acredita que a adesão de 350 deputados federais ao requerimento dar á força política para convencer os líderes dos partidos a por a PEC 386/2009 na pauta de votação. No levantamento feito por Pimenta, 57 deputados federais de 18 Estados e do Distrito Federal já manifestaram apoio à proposta. Ainda faltam 293 assinaturas. 

Fenaj intensifica mobilização

Os dirigentes que representaram a Fenaj, na audiência, garantiram aos deputados que a categoria, por meio de seus 31 sindicatos, vai intensificar a mobilização junto aos deputados federais para que assinem o requerimento e também para que componham a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma.

Veja a lista dos deputados que já manifestaram APOIO à PEC dos Jornalistas:

Alagoas:
Maurício Quintela Lessa (PR-AL)
Givaldo Carimbão (PSB-AL)
Amazonas:
Rebeca Garcia (PP-AM)
Henrique Oliveira (PR-AM)
Bahia:
Emiliano José (PT-BA)
Rui Costa (PT-BA)
Amauri Teixeira (PT-BA)
Oziel Oliveira (PDT-BA)
Ceará:
José Guimarães (PT-CE)
Chico Lopes (PCdoB- CE)
Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE)
Gorete Pereira (PR-CE)
Edson Silva (PSB-CE)
Eudes Xavier (PT-CE)
Distrito Federal
Erika Kokay (PT-DF)
Espírito Santo
Paulo Foletto (PSB-ES)
Goiás
Valdivino Oliveira (PSDB-GO)
Maranhão
Ribamar Alves (PSB-MA)
Mato Grosso
Valtenir Pereira (PSB-MT)
Mato Grosso do Sul
Antônio Carlos Biffi (PT-MS)
Minas Gerais
Miguel Corrêa (PT-MG)
Carlaile Pedrosa (PSDB-MG)
Antônio Andrade (PMDB-MG)
Aelton Freitas (PR-MG)
P aulo Abi-Acker (PSDB-MG)
Geraldo Thadeu (PPS-MG)
Zé Silva (PDT-MG)
Paraíba
Efraim Filho (DEM-PB)
Damião Feliciano (PDT-PB)
Paraná
Nelson Meurer (PP-PR)
Eduardo Sciarra (DEM-PR)
Ratinho Jr (PSC-PR)
André Vargas (PT-PR)
Pernambuco
Raul Henry (PMDB-PE)
Fernando Ferro (PT-PE)
Rio de Janeiro
Benedita da Silva (PT-RJ)
Chico D´angelo (PT-RJ)
Nelson Bornier (PMDB-RJ)
Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
Washington Reis (PMDB-RJ)
Filipe Pereira (PSC-RJ)
Rio Grande do Sul
Paulo Pimenta (PT-RS)
Pepe Vargas (PT-RS)
Fernando Marroni (PT-RS)
Assis Melo (PCdoB-RS)
Afonso Hamm (PP-RS)
José Stédile (PSB-RS)
Luiz Noé (PSB-RS)
Vilson Covatti (PP-RS)
José Otávio Germano (PP-RS)
Manuela D´&a acute;vila (PCdoB-RS)
Roraima
Paulo César (DEM-RR)
Édio Lopes (PMDB-RR)
Santa Catarina
Onofre Santo (DEM-SC)
São Paulo
Alexandre Leite (DEM-SP)
Antônio Bulhões (PRB-SP)
Aline Corrêa (PP-SP)

Estados que ainda NÃO  receberam apoio dos deputados federais à PEC dos Jornalistas
Acre
Amapá
Pará
Piauí
Rio Grande do Norte
Rondônia
Sergipe
Tocantins

Fonte: FENAJ


Arquivo do blog