Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 7 de agosto de 2010

Elba Ramalho recusa bafômetro e tem CNH suspensa no Rio

Depois de se recusar a fazer o teste do bafômetro durante uma blitz da operação Lei Seca no Rio de Janeiro na última quinta-feira, a cantora Elba Ramalho teve sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida por três dias. Na abordagem, na Gávea, zona sul da capital fluminense, o carro de Elba, um Toyota preto, foi apreendido por estar com o IPVA atrasado. As informações são da rádio Jovem Pan.

Conforme a emissora, por meio de sua assessoria, a cantora informou que havia bebido uma taça de vinho em um jantar com amigos no Leblon naquela noite. Sobre o imposto atrasado, disse que pagaria após uma vistoria marcada para a próxima semana. Ao se negar a fazer o exame, Elba usou o argumento legal de que ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo. 

Terra

Saneamento básico voltou a ser cobrado na Câmara Municipal de Patos


Um dos maiores problemas para a saúde pública, especialmente de países subdesenvolvidos ou emergentes que ainda não atingiram índices satisfatórios de garantia de saúde de qualidade para seus povos, a falta de saneamento básico, voltou a ser discutido na Câmara Municipal de Patos esta semana, através de requerimento da vereadora Maria José dos Santos Venâncio (Peteca), solicitando da Prefeitura Municipal a construção do canal da Vila Cavalcanti, que inclusive foi tema de reportagem do pbnoticias.
O referido canal de que trata a vereadora Peteca, caso um dia venha a ser construído, tem sido uma das maiores reivindicações dos moradores daquela localidade. Durante todo o ano o mau cheiro, mosquitos têm sido grandes companheiros da população por onde escorem esgotos céu aberto. Durante o inverno os problemas se agravam com as águas invadindo as residências, levando inclusive cobras, dejetos sanitários, dentre outros.
O prefeito Nabor Wanderley diz que a cidade de Patos precisa de um mega projeto que permita a drenagem através de canais, citando como exemplo, além da Vila Cavalcanti, a comunidade do Frango, que também sofre com esse problema.
Enquanto se busca emplacar projetos nesse sentido em Brasília, os moradores da Vila se mantém na expectativa e sofrendo com as consequências dos esgotos que cortam granjas, ruas e deságuam no Rio Espinharas. 
Marcos Eugênio

Usuários de drogas podem pegar pena de até um ano de detenção

Usuários de drogas que forem flagrados armazenando ou transportando substâncias ilícitas podem deixar de ser apenas advertidos sobre os efeitos de drogas ou ser obrigados a prestar serviços à comunidade. Se for aprovado o projeto de lei do Senado de autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), pessoas que guardarem drogas, mesmo que somente para seu consumo próprio, poderão receber pena de seis meses a um ano de detenção.

A ideia, porém, explica o senador, não é a de levar o usuário para a cadeia, mas viabilizar o tratamento de dependentes químicos - já que a pena é pequena e pode ser revertida nesse sentido. "Familiares, educadores e o próprio Poder Judiciário ficaram de pés e mãos atados [após a vigência da Lei 11.343/2006] para internar o usuário. Se ele quiser se tratar arruma-se uma clínica; se recusar o tratamento, nada se pode fazer além de assistir a sua autodestruição", diz Demóstenes na justificação da matéria.

O projeto (PLS 111/10) restabelece a punição existente antes da Lei 11.343/2006 - conhecida como Lei de Drogas - com a finalidade não simplesmente de privar da liberdade os viciados em drogas, mas, sobretudo, de facilitar sua internação em clínica especializada na recuperação de dependentes químicos.

Forças Armadas contra o narcotráfico

O projeto de Demóstenes também acrescenta o inciso V ao artigo 5º da Lei 11.343/2006 para incluir as Forças Armadas no combate ao tráfico ilícito de entorpecentes nas fronteiras do país.

De acordo com Demóstenes, as medidas contidas em sua proposta visam, sobretudo, a combater o avanço do crack no país, uma droga que para ele não tem similar com nenhuma outra em termos dos danos que causa aos seus consumidores.

A pena de detenção é cumprida em regime semi-aberto e aberto, sendo aplicada para crimes mais leves tais como de homicídio culposo; já para crimes mais graves como o de homicídio doloso, roubo e tráfico de drogas a pena é a reclusão, cumprida em regime fechado, semi-aberto e aberto. 
Agência Brasil

São Mamede participa da semana mundial de aleitamento materno

A Secretaria Municipal de Saúde de São Mamede culminou na última quinta feira (05) as atividades alusivas a Semana Mundial da Amamentação, celebrada anualmente de 1º a 7 de agosto. As equipes de Saúde da Família desenvolveram durante a semana diversos momentos com vários segmentos do Município, em especial com os Grupos de Gestantes e Puérperas dos programas sociais aqui desenvolvidos.
 
A Semana Mundial da Amamentação foi idealizada pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action - Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) e é comemorada desde 1992, em mais de 150 países, com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

A cada ano, a WABA define o tema central da campanha, que passa a ser discutido nos diversos países, unificando as comemorações em todo o mundo. O tema definido para 2010 é "Iniciativa Hospital Amigo da Criança" (IHAC). A IHAC foi criada há vinte anos, a partir da Declaração de Innocenti, na qual foram determinadas metas e objetivos para a promoção da amamentação exclusiva até os quatro ou seis meses, e continuada até o segundo ano de vida ou mais.

Em São Mamede, a Secretaria Municipal de Saúde, através do empenho dos profissionais do PSF (Programa de Saúde da Família), em parceria com os Acadêmicos do Curso de Fisioterapia das FIP (Faculdades Integradas de Patos), realizou uma manhã de atividades com o Grupo de Gestantes e Puérperas da Casa da Família no Ambulatório da APAMI (Associação de paoteção a Maternidade e a Infância).

A Secretária de Saúde - Enfermeira Suely Medeiros - abriu a manhã com sua fala de boas vindas ao grupo, reforçando o interesse da instituição em promover o aleitamento nos atendimentos da Atenção Básica. Eva Bezerra, atual Diretora da APAMI tambem reforçou em seu discurso a importância do gesto de amamentar.

Os acadêmicos do curso de Fisioterapia - Genicleudo Nogueira e Amanda Rangel - iniciaram as atividades com uma palestra sobre "Postura Corporal" direcionada especificamente as gestantes, seguida de uma miniaula de alongamento e relaxamento.

O Nutricionista da APAMI, Dr. Segundo, seu sequencia as atividades falando ao grupo sobre "A importância da alimentação balanceada na prática da amamentação", sendo compementado pelo Odontólogo da USF 2, Dr. Paulo Leonardo, que falou acerca da "Higiene Oral do Recem Nascido".

Seguindo-se as palestras, as Enfermeiras Régia Lopes e Karine Formiga, conduziram o grupo num tour pelas dependências da APAMI, onde conheceram as salas de Parto e o Centro Cirúrgico, fazendo com que o momento do Parto seja mais tranquilo, já que todas ficaram familiarizadas com os ambientes.

Encerrando a manhã de atividades, o grupo se confraternizou num café da manhã e na entrega de kits as futuras mães, feito pela equipe da Casa da Família. 

saomamede.net

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Cultura na praça com tributo a Gonzagão

Os patoenses puderam prestigiar mais uma vez, na noite desta sexta-feira 06, o evento Tributo a Gonzagão, idealização do cantor Aércio Nóbrega. O local deste ano foi a praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima, quando muitos fãs do Rei do Baião curtiram vários de seus grandes sucessos. Coisa rara é esse brinde para a população, com a autêntica música regional, num momento em que o forró de plástico, uma de suas denominações, domina a mídia nordestina com palavrões, expressões machistas, barrando o acesso à poesia sobre os traços culturais de nossa região.  
Fotos:Marcos Eugênio

Monaci anuncia apoio a Vitalzinho

Filho da deputada Socorro Marques, candidato à Assembléia Legislativa, anuncia apoio a Vitalzinho

O ex-prefeito da cidade de Vista Serrana, Monaci Marques Dantas (PPS) anunciou nesta sexta-feira (06) apoio ao candidato a Senador pela Coligação Paraíba Unida Vital do Rego Filho, Vitalzinho (PMDB). Monaci é filho da deputada estadual Socorro Marques (PPS).

Ao tomar conhecimento do apoio, Vitalzinho agradeceu e destacou que a campanha ganha mais força no Sertão do Estado. “Monaci e Socorro Marques tem uma atuação muito forte no Sertão, sobretudo em cidades como Patos, Vista Serrana, Boa Ventura, dentre outras. Temos certeza de que a nossa campanha, que no Sertão já está muito bem aceita, ganhará em musculatura”, afirmou.

Nas últimas semanas, os candidatos peemedebistas ao senado, Vitalzinho e Wilson Santiago, vêm somando apoios de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e diversas lideranças em várias regiões do Estado.

Espaço Sindical


SINFEMP DEFENDE PAGAMENTO IMEDIATO DO PASEP EM PATOS
O SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região realizou na última quinta-feira, dia 5 de agosto uma assembléia geral no Auditório da Associação Comercial de Patos, onde foi discutido o não pagamento do PASEP aos servidores municipais referente ao ano de 2010 pela Prefeitura Municipal de Patos.
Foram prejudicados 1.501 servidores municipais que não receberam o PASEP no dia 30 de julho, totalizando R$ 765.510,00.
O Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Patos, José Corsino Peixoto, explicou que foi um erro na transmissão da relação de servidores e propôs que fosse constituída uma comissão para fazer um levantamento dos servidores mais carentes para fazer o pagamento, até ser regularizada a situação, onde todos os presentes rejeitaram a proposta.
Em seguida o presidente do SINFEMP, José Gonçalves apresentou uma proposta de pagamento da metade do PASEP no dia 30 de agosto e a outra metade no dia 15 de setembro, onde a categoria rejeitou também a proposta.
Diante desse impasse, foi aprovada a proposta de pagamento integral do PASEP no dia 30 de agosto de 2010, a todos os 1.501 servidores que tem direito, com recursos do FPM - Fundo de Participação dos Municípios e outras fontes de recursos da Prefeitura. “Iremos encaminhar um oficio ao Prefeito Nabor Wanderley colocando a nossa proposta, viabilizando assim esse pagamento e quando chegar o dinheiro do PASEP a Prefeitura ficará normalmente com os recursos, não causando assim nenhum prejuízo, o que não tem sentido é manter essa situação com os servidores que estavam na expectativa de receber os seus salários do PASEP e tiveram essa surpresa desagradável”. Enfatizou Gonçalves.
Foi marcada nova assembléia para o dia 16 de agosto de 2010, segunda-feira, as 16h00min horas no Auditório da Associação Comercial de Patos e caso a Prefeitura não apresente uma proposta concreta de pagamento, todos os presentes sairão em caminhada pelas principais ruas da cidade, demonstrando a sua insatisfação com o não pagamento, como também irão acionar o Ministério Público.
Segundo o sindicalista José Gonçalves, a única alternativa é justamente a prefeitura encontrar um meio de pagar, senão os servidores só irão receber o PASEP no mês de dezembro de 2010 ou no próximo ano.
Compareceu a assembléia mais de 400 servidores, que lotaram o auditório da Associação Comercial de Patos.

Noite de homenagens aos pais na Câmara de Patos


A Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, realizou na noite desta sexta-feira 06 de agosto um sessão especial, pioneira em sua história, ao homenagear o Dia dos Pais, uma propositura do vereador Raniere Ramalho (PMDB).
O primeiro a fazer uso da tribuna foi o autor da propositura. Raniere destacou o papel do pai para a família e sociedade como um todo. Fez homenagem aos pais, especialmente ao seu, Francisco Lacerda, presente ao evento. Emocionado, o vereador agradeceu a Deus e a seu genitor pela sua formação, os ensinamentos que até hoje lhes ervem de exemplo, de lição para a vida.
Além de Raniere, Edileudo Lucena (PT) e Marcos Eduardo (PMDB), presidente do Legislativo, também teceram comentários sobre o dia dos pais. Marcos lembrou o comportamento da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, que sempre valoriza as comemorações que fazem parte da tradição, do calendário, a exemplo do Dia das Mães, do Idoso, da Mulher, dentre outros. Elogiou a atitude de Raniere por pedir uma comemoração especial aos pais. Lembrou também da importância que o Legislativo tem de lutar pelo desenvolvimento de Patos, conclamando a todos os colegas parlamentares a se unirem nesse sentido.
Ainda durante a sessão o pastor da 1ª Igreja Batista, José Francisco, leu um salmo e interpretou a passagem bíblica, trazendo para os tempos atuais, se referindo à relação pai e filho.
Na sequência o radialista Célio Martinez leu uma crônica do escritor Affonso Romano de Sant’Anna, formado em Letras com Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais e autor de diversas obras literárias. Depois foi feita a entrega da comenda Pai Especial, a diversos convidados.
Para finalizar a Câmara ofereceu um coquetel ao público presente.

Prefeitura de Santa Rita abre inscrições para 586 vagas




Estão abertas as inscrições para o preenchimento de 586 vagas para o quadro permanente e de reserva da Prefeitura do município de Santa Rita, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa.

Entre as vagas que estão sendo oferecidas para a área de saúde constam as de Médico,Enfermeiro ( PSF), Fisioterapeuta, entre outros.  No edital do concurso público também consta vagas para os níveis médio e fundamental (completo e incompleto).

Inicialmente, os candidatos poderão se inscrever apenas via internet, através do site www.institutocidades.org.br . O valor para participar do concurso varia de R$ 120 a R$ 40, dependendo do cargo escolhido pelo concurseiro.

O edital completo está disponível no site da instituição organizadora do concurso no: www.institutocidades.org.br
parlamentopb

PF prende 22 acusados de desviode recursos do NNIT

A Polícia Federal prendeu 22 suspeitos de desviarem R$ 5 milhões, de obras do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT).  As prisões foram efetuadas em estados das regiões Norte e Nordeste entre eles a Paraíba. Segundo a Polícia, 11 suspeitos trabalham no DNIT e entre eles estariam diretores, engenheiros e técnicos do departamento.  Segundo informações, foram realizadas diligências, em sete Estados, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará e Amazonas. 
Redação paraibaonline com JPB

Feliz Dia dos Pais

Sem chuvas em 2010, safra em Patos tem queda de 90%


Se o inverno em 2009 no município de Patos foi abundante, este ano não se pode dizer o mesmo. O reflexo disso foi o prejuízo acumulado no campo, com queda de 90% na safra, segundo informações da Secretaria Municipal de Agricultura.
Milho e feijão, principais alimentos de subsistência do sertanejo, além do leite, foram os destaques da queda produtiva agropecuária em Patos. O secretário de Agricultura, Sebastião dos Santos Lima, explicou que o município já fez um levantamento dos prejuízos acumulados pelos cerca de 500 produtores rurais cadastrados no Seguro Safra, e encaminhou ao Governo do Estado e Ministério da Agricultura, para que eles possam ser ressarcidos.
Coordecom

Autoestima - uma leitura saudável para começar bem o dia!


Inácio Andrade Torres – 06/08/2010
TORTA É A MÃE QUE NÃO AMAMENTA...
Estamos vivenciando a XIX Semana Mundial do Aleitamento Materno, cujo tema é “Amamentação: apenas 10 passos”. Continuando nosso o ensaio sobre esse tema, apresentamos hoje uma abstração infantil e dois casos divergentes sobre o ato de amamentar.
O peito de mamãe
Aos dois anos de idade, Bruno sempre via a sua mãe amamentar sua irmã Ankilma de apenas três meses. Um dia, fortemente encarando o seu pai, perguntou:
- “Papai, Bruno come banana, biscoito, doce, maça e arroz, mas minha irmãzinha só come o peito de mamãe, né?
O bom exemplo!
Eu acompanhava sempre a minha esposa  na supervisão do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem/ Profae em cidades do alto sertão da Paraíba. São João do Rio do Peixe era uma delas. Uma dia, na supervisão dessa cidade, assistimos a uma cena que nos emocionou bastante. Havia um casal que todos os dias andava de moto 6Km, da sua residência na zona rural para o colégio, onde aconteciam as aulas do curso de Auxiliar de enfermagem. Ele conduzia na moto a esposa e um bebê de 4 meses. Na escola, enquanto ela assistia às aulas, ele tomava conta da criança que sempre ficava dormindo em um colchonete, só acordando para mamar. Eram no mínimo duas mamadas durante o expediente de aulas. Via-se que a mãe do bebê o amamentava com satisfação e felicidade. Que belo exemplo de pais!
O mau exemplo!
Uma professora universitária, mãe de um bebê de pouco mais de dois meses, relatou-nos que o seu filho “abandonara o peito, abusou de mamar, e que conforme sua pediatra isso era normal!”. Nem foi preciso maior investigação desse caso. Em poucos minutos, a professora confessou que iria se ausentar de casa, deixando o filho com uma babá durante um mês, para fazer seu curso de doutorado. Estava explicado: ela, ao contrário da aluna do Profae, não queria dar o peito ao filho, e usou como álibi para justificar o desmame precoce a palavra da pediatra. Penalizo o bebê e, mais ainda, a professora, pois não sabe ela que está perdendo a oportunidade de desfrutar de um dos bens mais preciosos ofertados pela natureza: a amamentação - o vínculo mais forte da afetividade entre mãe e filho.
Lá do céu, D. Nenêm, a parteira citada em nossa coluna anterior, de certeza, estará a dizer: “essa é uma mãe torta”. Com o que concordamos. Lógico que há situações em que por motivos justos a mãe não pode amamentar. Mas são raras, raríssimas, essa situações, como por exemplo, portadoras de graves infecções e doenças crônico degenerativas.
Que Deus fortaleça as todas as nutrizes do Brasil.

TV BAND realiza debate com presidenciáveis


Os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV), José Serra (PSDB) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) participaram na noite desta quinta-feira (5) do primeiro debate da campanha presidencial na TV, em que discutiram temas como educação, saúde, meio ambiente, carga tributária e privatizações.

O debate foi realizado pela TV Bandeirantes. Parte do programa foi marcada pela polarização entre Dilma e Serra em torno dos legados dos governos Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Marina procurou se mostrar como "pós-Lula e FHC" e Plínio não economizou críticas à situação do país e aos outros candidatos.

No debate, eles responderam a perguntas formuladas pela produção e por jornalistas da emissora. Também puderam fazer perguntas entre si.
Primeiro bloco

Na primeira parte do bloco inicial, os quatro candidatos responderam a uma mesma pergunta da produção. Deveriam escolher, entre segurança, educação e saúde, qual área priorizariam imediatamente após a posse e quais seriam as primeiras medidas.

Plinio de Arruda Sampaio (PSOL) apontou “omissão” da mídia em relação à sua candidatura. “A razão dessa omissão é muito clara, porque nós queremos apresentar uma alternativa a um modelo de desigualdade”. Defendeu a “perspectiva da igualdade social” como forma de encarar os problemas.

Marina Silva (PV) disse não ser possível separar educação, segurança e saúde, mas apontou a última área como prioridade. Disse que “milhões de brasileiros continuam nas filas” e citou sua experiência de “ficar na fila como indigente”. Citou como medida inicial o trabalho pela regulamentação da emenda 29, que assegura recursos mínimos para financiamento da saúde.

José Serra (PSDB) ressaltou a importância das três áreas. “A saúde e a segurança têm a ver com a vida, enquanto a educação tem a ver com o futuro.” Enumerou suas prioridades em cada setor: criação do ministério da Segurança Pública, construção de 150 ambulatórios médicos de especialidades e criação de 1 milhão de vagas no ensino técnico.

Dilma Rousseff (PT) afirmou não ser possível priorizar uma área. “Um governo tem que atender simultaneamente a todos os temas.” Citou propostas em educação, como ênfase em qualidade do ensino e remuneração e “formação continuada” dos professores.
Perguntas

No início da rodada de perguntas entre candidatos, Serra dirigiu-se a Dilma e perguntou quais são suas “propostas concretas” em saúde, segurança e educação.

A petista disse que irá “completar o SUS [Sistema Único de Saúde]” e criar 500 unidades de pronto-atendimento 24 horas. Em segurança, citou a experiência das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) do Rio; em educação, prometeu “grande ênfase” em educação profissional.

Marina fez pergunta a Serra: “Durante oito anos em que você foi situação e oposição, qual foi a aprendizagem que ficou?” Falando em "conquistas ao longo dos anos que não foram parte de apenas um governo", o tucano citou a Assembleia Constituinte, o Plano Real e o Bolsa-Família, “que foi precedida de outras bolsas criadas no governo Fernando Henrique”. Disse que, como oposição, “nunca jogou no quanto pior, melhor”.

Marina criticou PT e PSDB por não terem promovido um “realinhamento histórico” nos últimos 16 anos. O tucano citou ação conjunta com setores da oposição quando era ministro da Saúde de FHC.
Plínio quis saber a opinião de Dilma sobre três temas: promoção de plebiscito para limitar todas as propriedades agrícolas em 1.000 hectares, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e “anistia aos desmatadores”.

A petista disse ser contra qualquer medida que “flexibilize a possibilidade de desmatamento”. Sobre jornada de trabalho, disse que o Brasil “é composto por milhões de situações diferentes” e que a “discussão tem que ser específica”.

Em pergunta a Serra, Dilma citou “valor histórico de geração de empregos” formais no governo Lula (14 milhões). “Como o senhor vê essa diferença e como vai fazer para criar esses milhões de empregos que conseguimos?”

O tucano disse que “a gente não deve fazer campanha com os olhos no retrovisor” e afirmou que as circunstâncias da economia no governo Lula são “absolutamente diferentes” das da gestão do PSDB.
Segundo bloco
Serra iniciou o segundo bloco questionando Dilma sobre a relação da União com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). O tucano disse que o governo federal estava discriminando essas entidades.

Dilma rebateu e disse que não concordava “de jeito nenhum” com as declarações do adversário. “Se teve um governo que se comprometeu com essa questão do transporte escolar, que se comprometeu também com a ajuda à criança, ao adolescente e ao adulto excepcional foi o nosso governo. E isso ficou claro não só no que se refere à questão da educação”, respondeu.

Assim como no primeiro bloco, Plínio perguntou qual é a posição de Serra sobre limitar o tamanho das propriedades em 1.000 hectares, sobre redução da jornada de trabalho e a anistia aos desmatadores.
Serra respondeu que o governo federal já tem um “estoque” de terras desapropriadas disponíveis e que não é necessário limitar o tamanho das propriedades. Disse que a discussão sobre jornada de trabalho é “um bom debate para o Congresso Nacional” e afirmou ser contrário à anistia para desmatadores.

Marina abordou o tema da educação e voltou a defender o investimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação. Ela questionou a petista sobre como fazer isso imediatamente e comparou o sistema educacional no Brasil com o do Chile, apontando desvantagem para o brasileiro.

Dilma defendeu maior investimento na área e propôs acabar com a chamada progressão automática e continuada. “É importante que as crianças tenham conhecimento testado até para a gente poder reforçar quando não estiverem adequados”, disse.
No fim do bloco, Dilma questionou Marina sobre o crack. A candidata do PV disse que programa recente do governo federal é "muito semelhante” ao apresentado em 2009 ao governo Lula pelo coordenador da área de segurança pública de sua campanha.

Terceiro bloco

No terceiro bloco do debate, Marina questionou Plínio sobre suas propostas de política social. O candidato do PSOL defendeu uma “distribuição radical” de renda. “Vocês estão propondo medidas de melhorias, isso não vai resolver, porque é brutal a diferença entre o rico e o pobre neste país”, respondeu o candidato.

Dilma perguntou a opinião de Serra sobre duas ações do governo Lula: a política para a indústria naval e o programa Luz para Todos, de eletrificação rural. Serra defendeu maior produção nacional de componentes. Afirmou que o Luz para Todos é um bom programa “financiado pelos consumidores” e um “prolongamento” do Luz no Campo do governo FHC.

Serra questionou Dilma sobre saúde. “Por que houve o encolhimento de cataratas, varizes, próstatas e muitas outras cirurgias?” A petista disse não ser contra mutirões de cirurgias, mas que a ação não pode ser prioridade em política de saúde. Defendeu o fortalecimento do SUS, com criação de unidades de pronto-atendimento e policlínicas.

Ao perguntar, Plinio disse que o governo federal gasta três vezes mais com o serviço da dívida do que com o Bolsa-Família, e pediu que Dilma explicasse a situação.

Ela voltou a defender as políticas sociais do governo Lula. “Nós tivemos no Brasil uma situação muito diferente do que foi pintada aqui”. Citou ainda ações federais de incentivo à agricultura familiar. “Quem fez a meta do programa de reforma agrária do Lula fui eu. Cortaram pela metade a meta que pus”, rebateu Plínio.
Quarto bloco
No quarto bloco, os candidatos responderam a perguntas formuladas pelos jornalistas Joelmir Beting e José Paulo de Andrade, que escolhiam um candidato para comentar.

Dilma foi a primeira a responder. Questionada se é possível reduzir juros e impostos sem um forte enxugamento dos gastos no setor público, apontou um “acelerado processo de redução do endividamento público” no país.

“Quando chegamos ao governo, [a dívida pública em relação ao PIB] estava em 60% e vamos chegar agora a 42%. Acho que em 2014 nós chegaremos a 30%”, estimou. Ela fez críticas ao governo FHC. “No governo anterior, os juros reais estavam entre 15% a 20%. Chegaram até a 23% no primeiro mandato. Agora estamos numa faixa de 5% ou 6%”, disse.

Serra comentou a resposta de Dilma e disse que é preciso uma política econômica “mais adequada” para a redução da carga tributária. “Eu criei a nota fiscal paulista e vou fazer a nota fiscal brasileira", afirmou.

Na pergunta seguinte, questionado sobre privatizações, Serra aproveitou para criticar a indicação de filiados a partidos para cargos públicos. "Não vou arrebentar empresas públicas importantes como aconteceu no caso dos Correios." E acrescentou: “Se eles eram tão contra a privatização, no caso do atual governo, é um mistério porque nada foi reestatizado.”

“Nós não somos aqueles que gostam de falar que vamos rever contratos. A gente respeita contratos”, respondeu a petista. Ela rebateu as acusações de loteamento político afirmando que, no governo FHC, havia deputados federais aliados ao governo federal nos conselhos da Petrobras e na assessoria da estatal.

Marina respondeu a uma pergunta sobre qual seria a prioridade na área ambiental: combate ao aquecimento global ou redução do déficit de saneamento básico no país.

Ela discordou que as duas áreas estejam em oposição. Segundo ela, defender o meio ambiente e melhorar o saneamento “fazem parte da mesma equação”.

O candidato do PSOL foi o escolhido para comentar a resposta de Marina. Contestou a tese de conciliar a defesa do meio ambiente e o desenvolvimento econômico e chamou Marina de “ecocapitalista”.

Plinio foi questionado sobre pontos citados no programa do PSOL, como a ocupação do campo e da cidade, a transposição do Rio São Francisco e a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Disse que Belo Monte é um “absurdo econômico” e criticou a transposição do São Francisco, afirmando que o propósito do projeto é "entregar a economia do Nordeste ao agronegócio”. "Não é pra levar água [ao Nordeste]. Tem água suficiente lá." Ele defendeu também a ocupação de terras como “um direito da massa trabalhadora”. Segundo ele, sem as ocupações, a reforma agrária anda “devagarinho”.

Considerações finais

Em sua última intervenção, Serra disse ter sido alertado pela filha sobre ter sorrido pouco” no debate, mas se disse “felicíssimo” pela participação. Citou sua origem “de pais modestos” e  trajetória na vida pública. “Sempre tive uma meta, abrir oportunidades para todos em nosso país, isso é o que eu farei na Presidência da República.”

Dilma afirmou que “coordenar a equipe de ministros do presidente Lula” foi a “experiência mais vigorosa e importante” de sua vida. Citou a convivência com a “generosidade e inteligência política” do presidente. Disse ter compromisso com a erradicação da pobreza e disse que “as mulheres estão preparadas para ser presidente da República”.

Marina disse que as eleições não serão ganhas pela lógica do “eu, eu, sei, sei”. Disse que é o momento de crescer “sem desconstruir acertos e negar conquistas”. Declamou uma poesia e pediu voto para "eleger a primeira mulher, de origem humilde e amazônica".

Plínio afirmou que há um “muro entre as aspirações e a realidade do país”. “Você não consegue superar isso com medidas homeopáticas”, declarou. Disse ter sido “discriminado” no debate e que sua candidatura expressa “inconformidade”. Defendeu o voto em candidatos do PSOL.
G1

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Restaurante Popular de Patos serve 650 refeições por dia


A longa fila que se forma contornando o Restaurante Popular de Patos todos os dias, de segunda a sexta-feira, dá mostras de como esse equipamento, fruto de um programa do governo federal em parceria com o Estado, ganhou de imediato a simpatia dos patoenses, que frequentam em família, a qual passou a contar com importante fator econômico do lar, ao fazer refeição ao preço de R$ 1,00.
Diariamente são servidas em média 650 refeições, apesar da capacidade de oferta ser de 750 segundo o diretor do Restaurante Popular, Paulo Lacerda. Inaugurado em 20 de junho deste ano, o restaurante possui oito funcionários trabalhando na cozinha, sendo dois cozinheiros e seis assistentes de cozinha, além de segurança 24h e nutricionista que elabora o cardápio e acompanha o preparo dos alimentos. Restaurante Popular do Jatobá, localizado por trás do CSU funciona das 10h45 às 13h30.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CRM-PB oferece curso gratuito em educação médica continuada em pediatria em Patos


O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) oferece, gratuitamente, a partir do próximo dia 13 deste mês na cidade de Patos, o curso de Educação Médica Continuada em Pediatria, cujos módulos serão ministrados no Centro de Referência Saúde do Trabalhador (Cerest), recém inaugurado, com aulas ministradas quinzenalmente às sextas-feiras às 19h e aos sábado às 08h.
As inscrições podem ser feitas através do telefone 2108-7200 ou no próprio Cerest, local das aulas no dia 13. O curso, totalmente gratuito, tem registro na Comissão Nacional de Acreditação

Durante o curso o Conselho de Medicina fará o recadastramento dos médicos, recadastramento obrigatório que será encerrando em novembro próximo, segundo Márcia Kelly, do CRM-PB.
Dezenas de professores da UFPB vão ministrar 13 disciplinas, como Neonatologia I e II; Puericultra; Endocrinologia Pediátrica; Gastroenterologia; Nefrologia Infantil, dentre outras.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO RECADASTRAMENTO:

1.       Carteira de identidade(RG);
2.      Título de eleitor;
3.      CPF;
4.      Comprovante de residência(recente);
5.      Diploma;
6.      Títulos de especialista (caso não seja registrado no CRM);
7.      Comprovante de sociedade em empresa de serviços médicos, se for o caso;
8.      Se médico estrangeiro, apresentar também, comprovante de legalidade de permanência no país;
9.     Uma foto 3x4 colorida, atual, fundo branco, representando a visão completa da cabeça do portador, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia sem qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Não poderão ser usado óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça.
O processo de recadastramento encontra-se a disposição dos médicos no portal www.crmpb.org.br.

Arquivo do blog