Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 13 de fevereiro de 2010

40 graus de frevo no pé


 
  
Não faltaram patoenses

Parece quanto mais quente melhor. A mistura frevo e calor sacudiu intensamente os foliões de carteirinha do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, em Recife-PE, na manhã tarde deste sábado 13. O pbnoticias foi conferir de pertinho o carnaval multicultural do Recife, que atrai turistas brasileiros e de diversas nacionalidades na busca de muita diversão.
Mais de 1 milhão de pessoas prestigiaram o 33º desfile de do Galo, fundado por Eneas Freire) com cinco quilômetros de percurso, saindo da Praça Cinco Pontas até a Dantas Barreto. Este ano o bloco desfilou com o tema: Galo:Pernambuco de todos os carnavais, homenageando a efervescência cultural pernambucana. Este ano os bonecos gigantes saíram com o Galo. 

Muitos políticos e artistas de TV marcaram presença nos camarotes armados ao longo do percurso. Além de caboclinhos maracatus, troças, hoje na programação do Marco Zero, no Recife Antigo, tocam a Orquestra Popular do Recife e convidados passistas da Escola de Frevo, Lenine, com participação de Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, Otto e Jorge Ben Jor.
Na noite passada Zeca Pagodinho
Hino do Galo
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada
A manhã já vem surgindo
O sol clareia a cidade com seus raios de cristal
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saudando o Carnaval
Ei pessoal...
As donzelas estão dormindo
As flores recebendo o orvalho matinal
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saudando o Carnaval
Ei pessoal...
O Galo também é de briga
As esporas afiadas, e a crista é coral
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saudando o Carnaval
Ei pessoal...

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

PM recebe novas viaturas

(Tenente Coronel Carlos agradece todo o apoio do Governador ao 3º BPM)
(Tenente Coronel Carlos Orienta o plano do percurso aos Policiais)

( Novas viaturas na vanguarda no 3º BPM)


Dando continuidade ao programa do seu governo de valorizar o policial militar e equipar operacionalmente a Polícia Militar da Paraíba, o governador José Targino Maranhão, entregou a Polícia Militar 80 caminhonetes marca Ford-Ranger 4x4, movida a óleo diesel e flex (álcool e gasolina). Por sua vez, o coronel coronel Wilde de Oliveira Monteiro, Comandante Geral da PMPB fez a distribuição dos novos veículos para todo o Estado, repassando para o Comando do 3º BPM, na pessoa do Tenente Coronel Carlos, nove viaturas para reforçar o Policiamento Ostensivo na área do sertão paraibano.

O 3º BPM apresentou a sociedade Patoense os novos veículos em um percurso pelas principais ruas da cidade. Quatro viaturas ficarão disponíveis para uso do 3º BPM em Patos, duas delas para a Companhia de Choque e duas para a Rádio Patrulha, sendo que as demais serão distribuídas em toda a área de atuação. As Companhias Militares de Teixeira, Princesa Isabel, Santa Luzia, Itaporanga e Piancó utilizarão os novos veículos para desenvolverem, além do Policiamento Ostensivo geral, o trabalho de Patrulha Rural, que consiste em levar mais segurança a população do campo através de rondas e investigações nas localidades mais distantes do centros Urbanos. Além disso, como já havíamos divulgado, as novas viaturas serão utilizadas como apoio ao efetivo empregado durante o período carnavalesco.
III BPM

As Virgens: Irreverência sai às ruas de Patos neste sábado


Neste sábado a irreverência, o humor vai invadir as ruas da cidade na abertura do carnaval de Patos 2010. As mães, irmãs, tias, namoradas que cuidem bem de suas vestes, pois As Virgens vão vasculhar o que for de guarda-roupa na busca da indumentária perfeita para se fazer bela na avenida. A extravagância na maquiagem, peruca, salto alto são características fortes dessa turma que extravasa na folia de momo.
As Virgens se concentram às 16h. Aos poucos a Avenida Lima Campos, no bairro São Sebastião, onde, ao som do trio elétrico e banda Banda Vacila Samba partirá para o Terreiro do Forró, onde Swingão Dandá comanda a festa.
Já no domingo de carnaval pais e filhos devem participar da folia mirim com animação do Palhaço Bonitinho, com concentração às 9h30 na Praça Edivaldo Motta. Já no período da tarde o Jatobá pega fogo com o Bloco Jatôbeleza, que partirá do CSU com a Banda Palov. O prefeito Nabor Wanderley já garantiu que está com fôlego suficiente para acompanhar e festejar com todos os blocos o Carnaval de Patos, que se prolonga até a madrugada de quarta de cinzas com Imbala e Renato Marinho, que têm a responsabilidade de manter o clima da tradição de Momo na quente rainha das Espinharas.
Multidão
Cidades paraibanas como Cajazeiras, Catolé do Rocha, Sousa, em que o carnaval recebe grande incentivo financeiro, tem sido grande o fluxo de foliões para essas localidades. A Polícia Rodoviária Federal está montando barreiras, fazendo uso de bafômetros e verificando número excessivo de passageiros e condições de segurança do veículo. 

Projeto proíbe recusa de pagamentos em cheques ou cartões

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6692/09, que proíbe a recusa do pagamento de produtos ou serviços com cheques sem restrição bancária, com cartão de crédito ou de débito. A proposta, do deputado Capitão Assumção (PSB-ES), altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

O autor do projeto destaca que o texto não proíbe a recusa de cheques com restrições na praça, mas impede práticas como a recusa de cheques de contas abertas há pouco tempo e restrições quanto a bancos, por exemplo.

Inconstitucional
Para Capitão Assumção, a recusa dos cheques ou cartões como forma de pagamento é inconstitucional, pois a Constituição não determina que o consumidor seja obrigado a pagar somente em dinheiro.

No entanto, ele ressalta que a legislação não impede que o empresário negue o recebimento, contanto que o faça de forma clara e em local visível ao consumidor. "A proposta tenta impedir práticas abusivas como restrições a determinadas bandeiras de cartões de crédito ou débito e a limitação de valores aceitos", explica.

Tramitação
O projeto terá análise conclusivaRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo.

O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total).

Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. das comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara
Foto:fcdlpe.wordpress.com

Parceria com FIP efetiva ações institucionais no Município

O secretário de Educação de Patos, José Francisco de Sousa (ZECA), esteve reunido na tarde desta quinta-feira (11), com os coordenadores dos cursos de História (Dione Gomes de Assis), Pedagogia (Edilene Araújo dos Santos), Letras (Maria de Socorro de Lucena Silva), Geografia (Xisto Serafin de Souza), Odontologia (Fernando Antônio de Farias Aires Júnior) das Faculdades Integradas de Patos – FIP e o procurador do município, Maurício Alves.

A reunião, que faz parte de um processo continuado com a FIP, teve por objetivo discutir propostas de atuação dos profissionais graduados na área de educação para a realização de ações institucionais, como também, expandir o campo de estágio para os acadêmicos da Instituição, integrando a comunidade nas escolas da rede municipal.

O procurador do município, Maurício Alves, disse que essa parceria visa aprimorar cada vez mais a qualidade do ensino. “É um grande ‘tripé’, onde ganha a comunidade – principalmente ás crianças – que vão ter um atendimento de mais qualidade, vão ter uma receptividade das ações da Secretaria de Educação; ganha o município que terá uma amplitude na formação de seus profissionais e uma reciclagem do profissional como um todo”, finalizou Alves.

Para a Secretaria Municipal, o reconhecimento de competências e habilidades é fundamental para diferenciar e situar o indivíduo no contexto social em que vive e determina, em grande parte a maneira como ele estará posicionado para o sucesso profissional e pessoal. Dessa forma, estimulando o desenvolvimento humano e social por meio de um conjunto de iniciativas inovadoras nas áreas da educação, saúde e profissional, ações intrínsecas para emancipação do cidadão.

O Secretário Municipal de educação, Zeca, afirma a importância de parcerias no sentido de promover e fortalecer ações, que visem consolidar o intercâmbio da Universidade com a Secretaria Municipal de Educação. “A Universidade é uma fomentadora de idéias. Portanto, as informações mais atualizadas da educação estão exatamente nas Licenciaturas: lá na Universidade. Essa parceria com a FIP faz estreitar essa relação entre o conhecimento e o que nós estamos gerindo na sala de aula. Com isso vamos poder ter mais capacitação para os professores, os projetos desenvolvidos na FIP, como os projetos de geografia, de história, da língua portuguesa, da língua inglesa podem mergulhar no nosso universo trazendo os alunos FIP estagiarem em nossas escolas”, concluiu o secretário de Educação.

Está previsto para o próximo dia 22 de fevereiro a assinatura do convênio entre a FIP e Prefeitura de Patos. Essa não é a primeira aliança firmada entre as duas instituições. Acadêmicos dos cursos da área de Saúde e Comunicação Social já exercem atividades de estágios em diferentes setores da Prefeitura. (AAS)

Suicídio em Maturéia

Durante a manhã de ontem (12), José Milton Morais da Silva, 54 anos, foi encontrado morto, vítima de enforcamento na cidade de Maturéia. Segundo relato da mãe, por volta das 11h50 sentiu falta do filho e ao procurá-lo, encontrou-o pendurado com uma camisa de mangas comprida, já sem vida.
O Policiamento local foi informado, isolou o local do fato e repassou o caso à Autoridade Policial Judiciária para as providências legais. 
III BPM

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Polícia Rodoviária recomenda planejamento e cuidados em viagens durante o carnaval


A Polícia Rodoviária Federal (PRF), que abre amanhã (12), em todo o país, a Operação Carnaval 2010, recomenda aos motoristas que vão passar esse período fora de casa que planejem bem a viagem, informando-se sobre a situação das estradas, a distância até o local, as condições do tempo e os postos de combustíveis existentes ao longo do caminho.

Os motoristas precisam também checar a documentação pessoal e do veículo e fazer a revisão preventiva do veículo. Durante a viagem, o motorista deve ficar atento à sinalização, parar para descansar e, em hipótese alguma, não consumir álcool quando dirigir. “Este é o feriado mais etílico do ano. Se o motorista for flagrado poderá dormir na delegacia”, informou Alexandre Castilho, inspetor da PRF.

Desde o início da Lei Seca, implantada em 2008, 27.015 motoristas foram reprovados no teste de alcoolemia e, destes, 16.050 foram presos.

Castilho alerta que, com o crescimento histórico da frota no ano passado, por causa da redução de impostos na compra de veículos novos, o número de acidentes nas estradas pode aumentar. “Este ano, com a economia aquecida, espera-se que mais pessoas circulem no país. Queremos conter a possibilidade de alta da violência”, afirmou.

Para chamar a atenção e sensibilizar os motoristas que trafegarem pela região, uma escultura chamada Não Faça Parte dessa Cruz, criada com veículos destruídos em acidentes automobilísticos, foi instalada na BR-040, na Saída Sul de Brasília, sentido Belo Horizonte, no 1º Distrito da Polícia Rodoviária Federal. A obra é do artista plástico Sebastião Brasileiro e tem 25 metros de altura e pesa nove toneladas.

A Operação Carnaval 2010 se estenderá até a meia-noite da Quarta-Feira de Cinzas (17).Na fiscalização, serão observados: a documentação do veículo e a do condutor, os equipamentos obrigatórios e o estado de conservação do veículo, e acima de tudo, o comportamento do motorista na rodovia – velocidade, ultrapassagens e manobras. 
Agência Brasil
Foto:canaldaqui.com.br

Terminal Rodoviário de João Pessoa prevê fluxo de 68 mil e 80 ônibus extras

Um público estimado em 68 mil pessoas deve passar pelo Terminal Rodoviário de João Pessoa desta sexta-feira (12) até a Quarta-feira de Cinzas (17). A previsão é que ocorram 33 mil desembarques e 35 mil embarques durante este período de folia. Para atender a demanda, a administração do local disponibilizou 80 ônibus extras.

Os locais mais procurados dentro da Paraíba serão as cidades de Campina Grande, Cajazeiras, Solânea, Patos, Sousa, Monteiro, Guarabira e Baía da Traição. Nas viagens interestaduais, os destinos que mais receberão paraibanos serão Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia.

Fluxo por dia – Para esta sexta-feira (12), são esperados 6.500 embarques e 7.000 desembarques em João Pessoa. Vinte ônibus extras irão circular para garantir que nenhum folião perca o horário.

No sábado (13), o movimento aumenta ainda mais. A administração da rodoviária acredita que cerca de oito mil pessoas irão sair de João Pessoa nesse dia. E que outras oito mil irão chegar à Capital paraibana. Trinta coletivos extras irão rodar nesse dia.

No domingo (14), a estimativa é que ocorra uma queda na movimentação. São previstos três mil embarques e a mesma quantidade de desembarques. Devido ao número de passageiros, não será preciso disponibilizar coletivos extras para rodar nesse dia.

Também não haverá ônibus extras na segunda-feira (15). A expectativa é que três mil passageiros desçam no Terminal Rodoviário e outros 2.500 subam nos veículos com destino a outras cidades para se divertir durante o Carnaval.
Para terça-feira (16), a expectativa é que mais gente chegue à Capital. Serão 6.500 embarques e quatro mil desembarques.

Não haverá ônibus extras circulando nesse dia. Já na quarta-feira de cinzas (17), o movimento será intenso no terminal. Um total de 8.500 pessoas deve usar o local para seguir viagem com destino a outras cidades, enquanto que oito mil foliões irão fazer o caminho contrário: irão chegar a João Pessoa através do transporte rodoviário. A quarta-feira de cinzas terá 30 ônibus extras.

Para evitar atropelos de última hora, a administração do Terminal Rodoviário recomenda que os passageiros cheguem ao local 30 minutos antes do horário da viagem. Documentos e bilhetes da passagem devem ficar em locais de fácil localização e acesso.
Secom/PB
 Foto:maisalagoas.uol.com.br

Dicas de segurança para o folião

Nos bailes, blocos e comemorações nas ruas e avenidas:
  • Não saia com jóias e aparelho celular, principalmente no bolso;
  • Esteja sempre acompanhado de outras pessoas;
  • Evite parar o carro e andar em lugares desertos;
  • Mantenha-se afastado de brigas e não banque o curioso para saber o que está acontecendo
  • Evite andar com carteira fazendo volume no bolso, saia apenas com um documento de identificação e pouco dinheiro;
  • Em caso de ser vítima de alguma ação criminosa, não reaja e entre imediatamente em contato com o 190, informando a Polícia Militar as características da pessoa e a direção que ela tomou.

Fonte: Portal SESP

Auto-estima uma leitura saudável apra começar o dia!


Inácio Andrade Torres 11/02/10

Músicas de carnaval do passado - I

A partir de hoje divulgaremos uma série de grandes sucessos de carnaval para você deitar e rolar e viver de saudades. Alcides Carneiro que nos perdoe pela discordância, mas quem vive de lembranças não morre de saudades. Com diz Vital Farias, acunha Euclides!

ABRE ALAS
(Chiquinha Gonzaga, 1899)
Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar

ALLAH-LÁ-Ô
(Haroldo Lobo-Nássara, 1940)

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor, ô ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara

Viemos do Egito
E muitas vezes
Nós tivemos que rezar
Allah! allah! allah, meu bom allah!
Mande água pra ioiô
Mande água pra iaiá
Allah! meu bom allah


AURORA
(Mário Lago-Roberto Roberti, 1940)

Se você fosse sincera
Ô ô ô ô Aurora
Veja só que bom que era
Ô ô ô ô Aurora

Um lindo apartamento
Com porteiro e elevador
E ar refrigerado
Para os dias de calor
Madame antes do nome
Você teria agora
Ô ô ô ô Aurora
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Sousa perde, mas tem jogo de volta no Rio

O Sousa Esporte Clube, jogando na noite desta quarta-feira 10 no Estádio José Américo de Almeida (Almeidão) em João Pessoa, pela Copa do Brasil, perdeu para o time reserva do Vasco da Gama de virada por 2x1.
A equipe paraibana, mesmo jogando com um time fraco do Vasco, não conseguiu um resultado positivo, mesmo assim terá a remota chance de se classificar para a segunda etapa, quando tentará no dia 24 deste mês, no São Januário, reverter a situação.
O Sousa saiu na frente com gol de Manu no primeiro tempo, depois de boa jogada de Ribinha. No segundo tempo o mesmo Ribinha, destaque do Sousa, perdeu chance clara de gol, em chute defendido por Tiago. O time carioca cresceu com o recuo do Sousa e, em cobrança de pênalti, o goleiro capitão marcou empatando a partida e, minutos depois, já nos acréscimos, o atacante Elton virou o marcador para 2x1, resultado final. 
Foto: arquivo pbnoticias.com

Entidades reativam Comitê de Urgência e Emergência


Aconteceu na tarde-noite desta quarta-feira na sala de reuniões da STTrans um encontro do qual participaram representantes do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, Samu, polícias Militar e Rodoviária Federal, da Secretaria Municipal de Saúde e da própria STTrans. Na pauta a reativação do Comitê de Urgência e Emergência e a criação de um plano gestor que possa trabalhar campanhas educativas, preventivas e operacionais, com a participação de cada instituição.
Uma das primeiras ações que contará com a participação conjunta dos integrantes do comitê é justamente o carnaval, uma festa popular em que normalmente existe o exagero no consumo de bebidas alcoólicas. Há uma grande preocupação com o crescente número de acidentes envolvendo motociclistas. Segundo a diretora do Janduhy Carneiro, Paula Souto Maia, o cenário no pronto socorro é estarrecedor, especialmente nos finais de semana. “Estamos trabalhando no limite de nossa capacidade para atender tantos acidentados. Temos que fazer algo para minimizar o número de acidentes”, disse com preocupação, acrescentando que em 45 dias o Hospital deve abrir mais quinze leitos para tentar atender a demanda.
Sua inquietação é compartilhada por todos. Mas a preocupação não está centralizada apenas nos acidentes envolvendo motociclistas. Educação, planos operacionais para evitar catástrofes como as enchentes, segurança em eventos tipo São João, que reúne multidão em praça pública, são ações do comitê, que deverá se reunir uma vez por vez para definir sua agenda e metodologia de trabalho. “Foi uma reunião bastante positiva, inclusive para acabar com o estigma que as instituições não trabalham juntas. Cada uma vai apresentar seu plano de trabalho, uma idéia complementará a outra, sempre buscando o melhor para a cidade”, disse Pedro Augusto, diretor do Samu Patos.
O Hospital Regional de Patos vem transpondo seus limites físicos e desenvolvendo campanhas educativas nas emissoras de rádio, com palestras em entidades, visando conscientizar a população para cuidados básicos no trânsito, e assim evitar acidentes.
Alexandre Nóbrega, superintendente de Trânsito e Transporte disse que a STTrans já vem também desenvolvendo campanhas de cunho educativo, a exemplo da atual, que orienta o folião para não associar direção e álcool. 
Ascom

Cursos Técnicos - CAMPUS CAMPINA GRANDE LANÇA LISTA DE SEGUNDA CHAMADA


O Campus Campina Grande do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) publicou lista de segunda chamada do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos. A instituição está convocando 22 aprovados para ocupar vagas não ocupadas por candidatos que deixaram de se matricular. O edital pode ser consultado no site www.ifpb.edu.br, na área de Ensino, Editais, ano 2010, mês de fevereiro.
Nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, há 19 aprovados que estão sendo convocados a preencher vagas remanescentes. São 10 convocados para Mineração, seis vagas para Manutenção e Suporte de Informática; e três para Petróleo e Gás, que é curso iniciante. Nos cursos técnicos subseqüentes (para quem concluiu o ensino médio), são três convocados, sendo dois para Mineração e um para Manutenção e Suporte de Informática.
As matrículas deverão ser efetuadas até essa sexta-feira, 12 de fevereiro, no horário das 08h às 12h ou das 14h às 17h. O local de matrícula é na Coordenação de Controle Acadêmico (CCA). Esses candidatos convocados devem se apressar porque o ano letivo para os cursos técnicos já teve início nessa segunda-feira, dia 8 de fevereiro.
Para efetuar a matrícula, os novatos devem estar munidos de duas fotos 3x4; Original e cópia (ou apenas cópia autenticada) dos seguintes documentos: Certificado de Conclusão ou Histórico Escolar do Ensino Médio (para os Cursos Técnicos Subsequentes); Certificado de Conclusão ou Histórico Escolar do Ensino Fundamental (para os Cursos Técnicos Integrados); Certidão de Nascimento ou Casamento; CPF; RG; Título eleitoral com comprovação de regularidade (para maiores de 18 anos); Certificado de Reservista ou dispensa de incorporação.
Em outros Campi, a matrícula dos primeiros classificados ainda prossegue. Em Cajazeiras, as matrículas vão até 11 de fevereiro. Em Patos, encerra-se dia 10 de fevereiro. Em Monteiro, é de 25 a 26 de fevereiro. Mas, os candidatos devem estar atentos ao edital, disponível no site do IFPB, porque cada data é reservada para uma das modalidades de ensino e algumas cidades dividiram a matrícula por cursos. Todos têm datas para os retardatários.
Na abertura do ano letivo de Campina Grande, o reitor do IFPB, professor João Batista de Oliveira Silva, inaugurou quatro novos blocos, somando mais de 240 metros de área construída. O investimento na obra foi de R$ 400 mil e faz parte de um montante de R$ 50 milhões que o IFPB está aplicando no plano de construção dos novos campi e reforma das unidades de João Pessoa, Sousa, e Cajazeiras. O Campus Campina Grande recebe 500 novos alunos.
Em Cabedelo, Cajazeiras, João Pessoa, Sousa e Aparecida, o ano letivo tem início em 22 de fevereiro. Em Princesa Isabel, as aulas iniciam em 25 de fevereiro. Em Patos, Picuí e Monteiro, o início do ano letivo será apenas em 1º de março.
O IFPB ofertou 2.505 vagas e recebeu 14.187 inscrições para os cursos técnicos. No Ensino Médio, metade das vagas é reservada para estudantes oriundos da rede pública. Em todo o processo, foram reservadas 5% das vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Ascom do IFPB - Foto: www.fiepr.org.br

Nova colunista do pbnoticias.com


O site pbnoticias e seu parceiro garimpandopalavras contam a partir de hoje com nova colunista. Trata-se da psicóloga Iara da Silva Machado, natural de João Pessoa, Paraíba. Iara chega para colaborar nas discussões em torno do comportamento, cotidiano da sociedade. Conheça um pouco de seu currículo.

II - Cursos e Profissão:

- Psicóloga Clínica. Inscrição no Conselho Regional de Psicologia da 13ª Região sob o número: CRP13-2262.
- Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia/ Conselho Regional de Psicologia.
- Especialista em Psicologia da Infância e Adolescência pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (FACISA) - Paraíba.
- Psicoterapeuta em Análise Bioenergética pelo LIBERTAS Clínica Escola - Recife - Pernambuco.
- Psicoterapeuta Especialista em Atendimento a Portadores de Surdez. SUVAG/UFPB/CAMPUS I.
- Formação em Aconselhamento a Usuários Abusivos de Substâncias Psicoativas (dependentes químicos) pela UNB - Faculdade de Brasília. DF.
- Formação Internacional em Terapia com Orientação Transpessoal no Método DMP - Deep Memory Process, pela Woolger Training Brazil.

III - Atuação Profissional:

- Psicóloga Clínica com atuação junto a crianças, adolescentes e adultos no Anahata Espaço Terapêutico, desde 1995.
- Psicoterapeuta Corporal com atuação junto a portadores de surdez no Centro de Aprendizagem SUVAG, na Universidade Federal da Paraíba, Campus I, desde 1994.
- Coordenadora e facilitadora de Workshops Psicorporal Infanto Juvenil em João Pessoa, Paraíba, desde 1995.
- Facilitadora de cursos em Educação Especial e Educação Inclusiva desde 1997.
- Expositora em eventos de promoção social coordenados por variadas comunidades de João Pessoa e cidades circunvizinhas com temas relacionados a Saúde Integral e Saúde Quântica desde 1997.

PATERNIDADE E FUNÇÃO PATERNA


Por: Iara da Silva Machado*
Pela diversidade estrutural familiar dos dias modernos, não é raro surgir questionamentos acerca do papel da figura materna e paterna no processo de educação dos filhos. Diversas teorias do desenvolvimento humano procuram ajustar suas premissas ao mundo contemporâneo, buscando mecanismos de justificativas respeitáveis aos padrões familiares que se apresentam em versões diferentes daquelas tidas como “clássicas” do século XIX e XX, ou seja, o modelo familiar constituído pelo pai, a mãe e os filhos.
Hodiernamente se vê várias constelações familiares pautadas em outros perfis, tais como:
·          Mãe, avós maternos e filhos(a) 
·          Pai, avós paternos e filhos(a)
·          Mãe solteira e filhos(a)
·          Pai solteiro e filhos(a)
·          Casal homoafetivo masculino e filhos(a)
·          Casal homoafetivo feminino e filhos(a)
·          Pais divorciados em segundo matrimônio com filhos(a) da primeira relação conjugal em convívio com os meio irmãos desse segundo casamento do pai ou da mãe.
Apenas para ilustrar alguns modelos familiares atuais.
Daí, pode se estabelecer a pergunta: Como a paternidade e a função paterna são exercidas de forma saudável nessas diversas formatações familiares?
Em primeiro lugar é preciso entender que a paternidade é a condição de um homem co-criar, ou seja, doar sua genética junto a uma mulher no processo de fecundação/gestação para o surgimento de um terceiro ser humano – o filho. Semanticamente a palavra pai, nomeia o homem em relação a uma família ou a descendência que provém dele.
A partir daí a criança irá começar a identificar a função paterna quando chegar a segunda infância, entre os 3 e 5 anos de idade, pois é neste período que ela perceberá a figura do pai com qualidades diferentes da mãe.
“A função paterna para criança representa a abertura para a sociedade e à autoridade familiar. Essa autoridade não se fundamenta em uma suposta superioridade do homem, pois é essencialmente um serviço, que não significa exercício de poder ou domínio sobre os subordinados. A autoridade paterna é exercida por meio da entrega, do provimento do necessário, em termos materiais, psíquicos e espirituais, para o pleno desenvolvimento da família”. (Griffa & Moreno, 2001).
“É o pai, ou quem exerce esse papel na família, que incentiva o filho a socializar-se e é ele que instaura a lei”.
Quando Griffa & Moreno (2001) afirmam essa sentença acima, cujos grifos são meus, eles permitem que possamos verificar que não apenas a figura instituída do genitor/pai (autor ou causa de alguma coisa), mas também qualquer outro (a) que exerça essa autoridade e estabeleça os limites, as normatizações familiares estará atuando numa função paternal. Não há corrupção ao desenvolvimento psíquico do ser humano com essas possibilidades outras de formatação familiar. De fato, o prejuízo ou dano emocional, afetivo, psíquico se dará em qualquer roupagem familiar, inclusive nas ditas tradicionais/clássicas se somente se houverem fatores genéticos preponderantes ao favorecimento de doenças mentais ou psicopatológicas ou se existir na estrutura familiar conflitos permanentes ou freqüentes entre o casal que desemboquem em violência doméstica, agressão verbal, emocional ou física, quando há a degeneração moral e ética diante dos filhos, quando há a doença do alcoolismo ou outra dependência química materna ou paterna, momento em que toda família adoece na co-dependência dessa droga, quando no âmbito familiar não há diálogo enobrecido, e por fim, mas não menos importante quando neste lar não há fé, não há religiosidade.
Pais e filhos são como dois pólos de um paradoxo, de um dilema, que precisam um do outro e definem-se um ao outro.
Por fim, os pais precisam se reconhecer como autores da “obra” que é um filho, portanto têm autoridade para administrar o seu desenvolvimento, embora devam respeitá-lo como um ser individual e livre. Isso quer dizer que ele vai ser o autor da própria vida, desenvolvendo seu projeto pessoal. É fundamental reconhecer que os sentimentos possessivos levam ao abuso da autoridade, a excessos de quem acredita que o filho é patrimônio dos pais, sem reconhecer que ele tem de caminhar sozinho, com as identificações e os modelos internalizados, para poder ver os pais de uma perspectiva mais madura e saudável. Quiçá, mais feliz.
*CRP13-2262. Psicóloga Clínica Especialista em Infância e Adolescência; Psicoterapeuta em Análise Bioenergética; Orientação Transpessoal em DMP - Processo de Memória Profunda.
 Coluna publilcada simultaneamente com o pbnoticias.com

Prefeitura faz limpeza de canais



A Prefeitura de Patos, através da SEINFRA – Secretaria de Infraestrutura, vem dando continuidade às ações de limpeza dos canais que cortam a cidade. Máquinas pesadas retiram mato, terra e lixo depositados nos leitos dos referidos canais, dificultando a passagem das águas pluviais. A consequência disso tem sido, no período de chuvas, alagamento em diversos pontos de Patos, causando grandes transtornos à população. Um exemplo disso aconteceu no ano passado, com as chuvas torrenciais de um inverno atípico, que deixou inúmeras ruas alagadas.
“Essas ações visam justamente prevenir os alagamentos, o desconforto para os patoenses. Agora, é importante  que a população tenha maior cuidado com o lixo domiciliar para não jogá-lo em terrenos baldios ou no próprio leito desses canais”, comentou o prefeito Nabor Wanderley. 
Assessoria

Arquivo do blog