Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 29 de novembro de 2014

Sorteio de 109 unidades habitacionais beneficia famílias





A Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), juntamente com a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Patos, realizaram na manhã desta sexta-feira (29), na Associação Comercial e Industrial (Aciap), o sorteio de 109 unidades habitacionais do residencial Virgilio Trindade, referente ao loteamento Vista da Serra II. 


O sorteio aconteceu com a presença das famílias cadastradas e do gerente de produção habitacional da Cehap, que coordenou o processo e divulgou individualmente o nome de cada sorteado. “Essa é mais uma etapa do processo de seleção dos beneficiários do residencial que foi denominado de Virgilio Trindade, portanto, o sorteio que fizemos hoje se refere à definição da quadra e o lote das famílias contempladas. A entrega das residências será feita no início de dezembro”, disse Gildimar Santos.


O secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Patos, Everaldo Lima, ressaltou a organização do processo e lembrou dos critérios adotados para a seleção dos beneficiários. “Foi um sorteio tranquilo, transparente e que contemplou diversas famílias, que a partir do próximo mês sairão do aluguel e terão a sua casa própria. O que é importante destacar é que este empreendimento ele se difere de outros anteriores, uma vez que os beneficiários não receberão as suas residências de forma gratuita, ou seja, todos pagarão uma taxa mínima com base nas rendas financeiras que foram declaradas e, não poderão vender o imóvel durante o prazo de dez anos”, disse. 


 Cada residência tem 36 metros quadrados de área construída, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.  Toda infraestrutura do local tem como base as regras estabelecidas pelo programa Minha Casa, Minha Vida do Ministério das Cidades, que estabelece ainda, a pavimentação de ruas, saneamento básico e instalação elétrica. 

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Vereadora Nadir Rodrigues defende a ampliação do número de vagas para pessoas com deficiência e idosos na zona azul de Patos



A vereadora Nadir Rodrigues apresentou na noite desta quinta-feira, 27 de novembro, durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Patos, requerimento verbal, no qual solicita da Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos – STTrans, a ampliação do número de vagas de estacionamento destinadas as pessoas com deficiência e aos idosos na Zona Azul.

“Muito se fala em relação à mobilidade e acessibilidade, mas, na prática, os avanços nessas áreas ainda caminham a passos lentos e nós precisamos avançar mais nesses quesitos, por isso, apresento a esta Casa um requerimento solicitando da STTrans que reveja a distribuição das vagas para pessoas com deficiência e os idosos na zona azul de nossa cidade, uma vez que esta teve a sua área ampliada, mas a oferta para idosos e pessoas com deficiência permaneceu igual”, enfatizou Nadir.

A vereadora destacou que esta sugestão foi apresentada durante Audiência Pública realizada na Câmara Municipal na noite da última quarta-feira (26), quando representantes de vários segmentos da sociedade debateram temas ligados ao acesso a um transporte coletivo de qualidade e maior atenção às questões de mobilidade urbana e acessibilidade.

Projetos e Requerimentos

O expediente desta quinta-feira trouxe a apresentação de alguns Projetos de Lei e Requerimentos por parte do Poder Executivo Municipal e dos vereadores da Casa.

A prefeita Francisca Motta encaminhou para apreciação dos parlamentares o Projeto de Lei 48/2014, que concede subvenção A Fazenda da Esperança, no valor de R$ 2 mil; e o Projeto de Lei   49/2014, que solicita a alteração do Parágrafo Único, do Artigo 1º, da Lei Municipal 3464/2006, transferindo a competência do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Patos para a Secretaria Municipal de Infraestrura e Urbanismo.

A vereadora Claudia Leitão apresentou a Emenda 141/2014, que pede a contemplação, dentro do Projeto de Lei Nº 37/2014, que dispõe sobre ações governamentais do orçamento do município de Patos para o Exercício 2015, das subvenções encaminhadas a Fazenda Esperança, a Sociedade Shalom, em especial para a realização do evento Luau 40 Graus e para a realização da Festa de Nossa Senhora Daguia.

A vereadora Nadir Rodrigues também apresentou mais três requerimentos a Casa. O Requerimento 260/2014, solicitando votos de aplauso aos instrutores das Oficinas do Interlegis, Adalberto Alves de Oliveira e Luis Fernando Pires Machado e; o Requerimento 261/2014, solicitando dos senadores Cássio Cunha Lima, Vital do Rêgo e Cícero Lucena, junto ao Interlegis, realizar a Oficina “Revisão do Marco Jurídico Municipal” para o Poder Legislativo de Patos e região.

O vereador Maurício Alves encaminhou dois requerimentos, sendo o Requerimento 262/2014, solicitando da STTrans, a implantação de novos estacionamentos para motos e motonetas no centro da cidade de Patos e; o Requerimento 263/2014, solicitando da STTrans, a implantação de faixas de pedestres elevadas no centro da cidade de Patos, em conformidade com a Resolução 495/2014 do Contran.

Alunos participam de oficina promovida pelo ACESSUAS/TRABALHO em Patos


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS-TRABALHO), promoveu na noite desta quinta-feira, 27 de novembro, no Centro de Referência em Assistência Social, CRAS Geralda MedeIros, uma oficina sobre formulação de currículos aos estudantes do PRONATEC e Projovem Urbano de Patos. O objetivo da ação foi promover a inserção dos atendidos ao mundo do trabalho por meio de ações articuladas e mobilização social.

De acordo com a coordenadora do ACESSUAS/TRABALHO, Socorros Rodrigues, estão sendo realizadas oficinas e palestras para mobilizar e preparar jovens para o primeiro emprego, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.

“Estamos promovendo uma oficina sobre como preparar um bom currículo. É sem dúvida de grande importância para esses alunos aqui presentes”, disse.

Hélio Martins, assistente social do ACESSUAS/TRABALHO, ressaltou a importância da oficina.

“A oficina leva aos alunos, mais conhecimento, principalmente sobre como enxugar o currículo, colocando apenas o essencial”, concluiu. 

A estudante do curso, Auxiliar Administrativo, Rebeca Gomes, fala sobre a importância da oficina.

“É algo a mais para gente. Mais uma experiência para nosso aprendizado”, enfatizou a aluna.
A oficina foi realizada para 150 estudantes e ministrada por Henrique Goulart, técnico administrativo, graduado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Governo do Estado desenvolve programação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids




Teste rápido do HIV, mobilizações e panfletagens, além da distribuição de material educativo e preservativo. Estas e outras ações estão na programação especial elaborada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, no próximo dia 1º de dezembro. As ações começam nesta sexta-feira (28), com o objetivo de atender a população em geral, mas com atenção redobrada ao público considerado vulnerável, a exemplo das pessoas privadas de liberdade e profissionais do sexo. 

As atividades foram desenvolvidas pela equipe da Gerência Operacional das DST/Aids e Hepatites Virais da SES-PB. A coordenadora estadual da gerência, Ivoneide Lucena, salientou que o tratamento da Aids avançou consideravelmente, mas que é preciso ficar atento. “A doença hoje não é mais uma sentença de morte, mas também não pode ser banalizada. É uma doença crônica que é possível conviver tomando alguns cuidados”, disse. 

De acordo com Ivoneide, atualmente existe uma gama extensa de medicamentos para o tratamento. “Desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente o famoso coquetel anti Aids para todos que necessitam do tratamento. Além dele, existem 22 tipos de antirretrovirais com 40 apresentações, divididos em seis classes. Para combater o HIV é preciso utilizar 3 ARVs combinados, sendo 2 medicamentos de classes diferentes, que podem ser combinados em um só comprimido”, explicou. 

Ivoneide Lucena destacou que a falta de informação deixou de ser um problema, mas a data serve para reforçar e ampliar as informações, além de promover um debate sadio entre pais, filhos, profissionais de saúde e educação. “É difícil alegar que falta informação, especialmente quando se fala em adolescentes e jovens, tão antenados e conectados. O sexo não pode ser encarado como um tabu pelas famílias e escola. Precisa ser tratado com naturalidade”, afirmou. 

Ela alerta, ainda, que o incentivo ao uso do preservativo deve começar assim que pais e professores perceberem que a fase da infância deu lugar à puberdade. “Mais difícil do que falar sobre sexo é ver tantas pessoas com tão pouca idade enfrentando uma gravidez indesejável e, muito pior, uma doença incurável como a Aids”, observou.

Confira a programação:

Dia 28/11/14
Divisa PB e PE
Oferta de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C) e distribuição de insumos de prevenção para população específica (neste caso, caminhoneiros).

Dia 30/11/14
Busto de Tamandaré, às 7h.
Oferta de testes rápidos e distribuição de insumos de prevenção preservativos masculinos e femininos.

Dia 01/12/14
Hospital Clementino Fraga.
Oferta de testes rápidos durante todo o dia.

Dia 05/12/14
Porto de Cabedelo.
Oferta de testes rápidos e distribuição de insumos de prevenção

Locais de atendimento na Paraíba:
João Pessoa:
Complexo Hospitalar Clementino Fraga;
Hospital Universitário Lauro Wanderley (Serviço de atendimento especializado para gestantes HIV+).
Campina Grande:
SAE Municipal;
Hospital Universitário Alcides Carneiro.
Cabedelo:
SAE Municipal.
Santa Rita:
SAE Municipal.
Patos:
SAE Municipal

Atualmente, são contabilizados no Estado 322 pacientes HIV positivo. Para entrega de medicamentos antirretrovirais, o indivíduo deve se dirigir aos locais acima citados e podem solicitar, também, nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos Antirretrovirais em Cajazeiras e em Sousa. 

Dia Mundial de Combate à Aids – Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU.

A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

A Aids – A Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico, permitindo que o organismo fique fragilizado, podendo ser contaminado com o vírus de várias outras doenças. O vírus responsável pela doença é o HIV (vírus humano da imunodeficiência), fazendo da Aids a quarta doença que mais causa morte no mundo. 

As formas de contágio são através de uso compartilhado de seringas, alicates de unha, instrumentos não esterilizados que furam e cortam, gravidez de mulheres infectadas e, principalmente, relações sexuais. As transfusões de sangue também são uma forma de contágio, mas no Brasil este risco chega a quase zero.  

Os principais sintomas da doença são diarreias, herpes, infecções cerebrais e o aparecimento de câncer. Além desses, como o organismo da pessoa infectada encontra-se muito fraco e debilitado, surgem outras doenças como gripes, pneumonia, tuberculose, meningite e demência – já em estágio bem mais avançado. 

Segundo informações do Ministério da Saúde, no Brasil, entre 1980 e 2007, foram constatados mais de 470 mil casos de contaminação. No âmbito mundial, a contaminação chega a 7.500 casos por dia, sendo que até o fim de 2007 os casos atingiram 33 milhões de pessoas, por dados da Organização Mundial de Saúde. 

O tratamento da doença é feito através de um coquetel de drogas, descoberto em 1995. Porém a medicação, por ser muito forte, causa efeitos colaterais como a diminuição das disfunções renais e do fígado. Além disso, os pacientes necessitam de acompanhamento médico constante, além de auxílio nas áreas da psicologia, psiquiatria, serviço social, nutrição e outras. 

Avanços no tratamento – O Tenofovir (TDF) 300mg + Lamivudina (3TC) 300mg em um único comprimido – o chamado 2 em 1 – que, inclusive, já está disponível na Paraíba. Aproximadamente 75.000 pacientes no Brasil fazem uso do Tenofovir (01 comprimido ao dia) e da Lamivudina ( 02 comprimidos ao dia ). Em breve, estes pacientes tomarão apenas um comprimido ao dia.

No início de 2015 será disponibilizado o 3 em 1 ( Tenofovir + Lamivudina + Efavirenz ).

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Serviço de Inspeção Municipal inicia procedimentos de adesão ao Sisbi




A equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) recebeu na manhã desta quinta-feira (27) uma comissão técnica do Ministério da Agricultura, que esteve em Patos para verificar a execução do trabalho no município e orientar a coordenação sobre os procedimentos de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). 


Segundo o representante do Ministério da Agricultura no estado da Paraíba, Vandberg Braz, o objetivo é orientar os profissionais que compõem o serviço no município e ampliar os espaços de distribuição dos produtos fiscalizados pelo Sim. “Essa primeira visita trata-se de uma auditoria prévia de caráter de orientação, no sentido de verificar o serviço quanto da exigência da legislação, e depois, em segundo momento, outra auditoria será feita para conclusão do processo e adesão do Sim ao Sisbi, o que possibilitará para o comércio local a distribuição de seus produtos para qualquer estado brasileiro”, explicou. 


O coordenador do Serviço de Inspeção Municipal em Patos, Petrônio Gouveia, destacou que a iniciativa representa um avanço, sobretudo, uma garantia de qualidade para os produtos produzidos no município. “Essa auditoria prévia é parte do procedimento inicial para a adesão do Sim ao sistema Sisbi e, que após enviada a documentação para o Ministério da Agricultura, uma segunda auditoria de modo conclusivo será feita,  para então conseguirmos o aval da comercialização dos produtos que são produzidos em nosso municípios para outras regiões. Outro fator importante é a qualidade do produto, uma vez que a fiscalização ela atende ao cumprimento de várias observações e critérios”, disse. 


Sebastião dos Santos, secretário de Agricultura, ressaltou o empenho da gestão no fortalecimento do serviço e destacou a importância de conseguir adequar as regras ao sistema do Sisbi-Poa. “É muito importante esse trabalho, principalmente, pelo crescimento que temos nesse segmento da produção de produtos em nossa cidade, portanto, nosso objetivo é fortalecer o serviço, ao mesmo tempo em que valorizamos também, a qualidade dos produtos dentro do mercado”, comentou.


Em caso de aprovação, o município de Patos será o primeiro do estado da Paraíba a adequar o Serviço de Inspeção Municipal ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que autoriza a comercialização dos produtos produzidos no município para comercialização em outros estados.

Epitácio Germano

Presidente do Coren-PB visita Patos e faz lançamento de livro na Câmara Municipal


O presidente do Coren-PB, Ronaldo Miguel Beserra, visita a cidade de Patos neste dia 27, onde, logo mais a tarde, a partir das 16 h, participará, na Câmara Municipal, do lançamento do livro “Protocolo do Enfermeiro na Atenção Básica”, escrito a partir de trabalho elaborado pelas enfermeiras Fabíola Moreira Casimiro de Oliveira, Jéssica Thayse Valeriano de Sousa Ferreira, Samilla Gonçalves de Moura e Yára Lúcia de Paula Cavalcanti, outros autores.

A obra, segundo o presidente, será um instrumento para padronizar as ações desenvolvidas pelo enfermeiro nas Equipes de Saúde da Família, na área de Atenção Básica. “O Protocolo é um documento que será de grande importância para nortear os enfermeiros que têm dúvidas relacionadas, por exemplo, a prescrição de medicamentos ou solicitações de exames que ele pode realizar”, ressalta Beserra.

A presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Nadir Rodrigues, que também é enfermeira, convida a todos os enfermeiros de Patos e Região, bem como toda a imprensa e a sociedade em geral, para participar desse evento e aproveitar o momento para ouvir as explanações do presidente Ronaldo Bessera a respeito do livro, bem como sobre outros temas ligados a enfermagem.

Vacinação contra pólio e sarampo segue até esta sexta em Patos-PB



Secretaria Municipal de Patos disponibiliza vacinas nas unidades básicas de saúde. Campanha de imunização termina nesta sexta-feira (28) em todo o país.


Em Patos, a vacinação contra a poliomielite deve imunizar 7.036 crianças. Já a vacinação contra o sarampo deve ser aplicada em 6.268 crianças. De acordo com o setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Patos, até o dia 25 de novembro foram imunizadas 91,29% das crianças contra a poliomielite e 93,00% contra o sarampo. 


A  vacinação contra essas doenças se encerra nesta sexta-feira (28). Apesar da proximidade para o término da campanha nacional, alguns pais ainda não levaram os filhos para serem imunizados.


A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a vacina em todas as unidades básicas de saúde, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O público-alvo da campanha contra a poliomielite é crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos. 


Contra o sarampo, devem-se vacinar crianças de um ano até menores de cinco anos.


Ministério da Saúde disponibiliza no SUS vacina contra coqueluche para gestantes


A coordenadora do setor de imunização do município, Socorro Guedes, informou que Grávidas e recém-nascidos ganharam um novo reforço para proteção contra coqueluche. A partir deste mês de novembro, as gestantes têm à disposição a vacina acelular contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) no Calendário Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 


“O Ministério da Saúde busca reduzir a incidência e mortalidade causada pela doença entre os recém-nascidos. A vacina dTpa já está disponível nos postos de saúde da rede pública. A recomendação do Ministério da Saúde é para aplicação da dose entre as 27ª e a 36ª semanas de gestação, pois esse é o período que gera maior proteção para a criança”, ressaltou.

 

Helio Barbosa

Saúde do Homem: Mutirão contra o câncer de próstata atende mais de 400 em Mãe d’Água






A campanha Novembro Azul, estimulada pelo Ministério da Saúde (MS) do Governo Federal, ganhou força nesse fim de semana no município de Mãe d’Água-PB. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (SMS) promoveu um mutirão para atender a população masculina do município com a realização do exame do toque retal (mais preciso na detecção de alterações na próstata), que contribui com o diagnostico e conseguintemente com o tratamento e a cura de alguns cânceres.

Segundo informou a secretária de saúde do município, Fátima Carvalho, 39, as atividades alusivas ao Novembro Azul tiveram início logo após o término da campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo conscientizar a população feminina quanto ao câncer de mama e do colo de útero. “A exemplo do Outubro Rosa, nós queremos chamar a atenção dos homens, principalmente os que têm mais de 45 anos, para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, enfatizou. Fátima destacou ainda que a exemplo de 2013, esse ano (2014), a prefeita Margarida Tota determinou que sua pasta realizasse também todos os exames necessários que pudessem indicar qualquer outro problema de saúde nos homens. “Além da contratação do médico para fazer o exame do toque retal, a prefeita autorizou que fizéssemos em uma clinica privada outros exames que pudessem identificar outras doenças. Foram mais de 300, pois o médico não exigiu de homens com menos de 40 anos, o exame do PSA”, acrescentou.

Durante 02 (dois) dias, domingo e segunda feira, 23 e 24, o médico Dr. Eliseu de Melo Neto examinou cerca de 400 homens na sede do município e no Distrito de Stª Maria Gorete, respectivamente. Antes do atendimento clínico, o urologista proferiu palestra sobre a importância da prevenção, e falou sobre os tabus relacionados ao exame de toque. Dr. Eliseu explicou que “A próstata é uma glândula que só o homem possui e se localiza na parte baixa do abdome e que o câncer de próstata é um tumor maligno que atinge grande parcela da população aos 50 anos. Apesar disso, muitos homens relutam em consultar o médico pelo receio do toque retal”, lamentou Eliseu. “Na fase inicial não há presença de sintomas, sendo este o período em que o paciente mais tem chance de cura. Os principais sintomas relacionados ao câncer de próstata são: necessidade frequente de urinar, principalmente a noite; presença de sangue na urina; jato urinário fraco e; dor ou queimação ao urinar. A presença de um ou mais sintomas justifica-se a avaliação de um médico para chegar a um diagnóstico precoce de câncer de próstata ou de outras doenças”, esclareceu Melo Neto.

O médico urologista também recomendou atividades físicas, principalmente para os sedentários. “Muito embora observe que aqui em Mãe d’Água boa parte dos homens tenha uma atividade física impulsionada pelo trabalho na agricultura e pecuária, aos demais recomento fazer pelo menos 30 minutos de atividades físicas diárias; ter uma alimentação rica em fibras, frutas e vegetais; reduzir a quantidade de ingestão de gorduras, principalmente animal; manter o peso na medida certa; diminuir o consumo de álcool e principalmente não fumar”, alertou o urologista.

BALANÇO

Ao final da “maratona” de atendimento, Dr. Eliseu de Melo Neto fez uma avaliação positiva dos trabalhos relacionados a campanha Novembro Azul em Mãe d’Água “principalmente pela participação maciça dos homens, fruto justamente da campanha desencadeada pela secretaria de saúde do município que se preocupou em publicizar, seja através de carros de som ou de outros meios de comunicação, esses dias “D” de atendimento”.  Finalizou Eliseu de Melo Neto.

Se por algum motivo, algum homem com idade acima de 45 anos tenha ficado sem atendimento, o médico Eliseu disse que retornará ao município em janeiro de 2015, “Se depender de mim, todos os homens de Mãe d’Água serão examinados”, finalizou Eliseu de Melo Neto.

PRÓSTATA

A próstata é uma glândula que só o homem possui e se localiza na parte baixa do abdome. O câncer de próstata é um tumor maligno detectado no sexo masculino e atinge grande parcela da população aos 50 anos. Apesar disso, muitos homens relutam em consultar o médico pelo receio do toque retal.

MAIS SOBRE O NOVEMBRO AZUL

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no mundo todo, organizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida a sociedade e sobretudo aos homens com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças predominantemente masculinas. Em vários países, ocorre mais que uma simples campanha de conscientização, há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes, símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

PREOCUPAÇÃO

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), são esperados 68 mil casos do câncer de próstata até o final de 2014. Na Paraíba, a pesquisa indicou que 930 homens podem ter a doença, destes, 220 somente na capital.

Neste mês, a campanha mundial Novembro Azul, criada em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, visa esclarecer a população acerca dos mitos da doença e estimular o exame como forma de prevenção do câncer de próstata, o que continua a ser um tabu entre os homens.

De acordo com o urologista Eliseu de Melo neto, este é um dos principais fatores da mortalidade em decorrência da doença. Segundo ele, um dos maiores problemas é o preconceito dos homens em relação ao exame de toque, que continua sendo o meio mais eficaz de descoberta do tumor.


Asscom

Arquivo do blog