Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 31 de março de 2012

Na foto com Inácio Junior (filho) e seu esposo Inácio.
Os parabéns do Garimpandopalavras e do pbnoticias.com à Drª Maria Goreti do Nascimento Andrade, esposa de nosso colunista Inácio Andrade. Ela celebra aniversário neste sábado em família. Felicidades e uma vida regada de muita paz e saúde.

Familiares e amigos de “Carlinhos” pedem justiça em frente da delegacia, que pede reforços


Na tarde deste sábado vários jovens, familiares e amigos do jovem Carlos Antônio Araújo, Carlinhos, 17 anos, fizeram uma manifestação em frente à 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil, centro de Patos, clamando por justiça.

A manifestação ficaou na porta da delegacia e uma das crianças presentes à manifestação teria chutado o portão, segundo o delegado Edson Pedrosa. Ele reclamou e pediu respeito aos manifestantes. Em poucos minutos vários policiais do Choque chegaram para dar reforço, mas não foi necessário. Com gritos de “Queremos Justiça”, os manifestantes se afastaram e ficaram em frente ao Posto Paizão, com faixas e cartazes, cobrando da Polícia a prisão do acusado. 

Carlinhos foi assassinato a tiros por volta de 1h da madrugada de ontem, sexta-feira 30, covardemente, recebendo três tiros, um deles na cabeça e outros dois nas costas. O crime deixou familiares e amigos perplexos, pois, segundo eles, o adolescente era amável com todos. A polícia acredita que o homicídio pode ter ocorrido por ciúmes. Um suspeito, filho de um policial, teria sido preso para averiguação, mas não havia provas que o mantivesse preso.

Marcos Eugênio

Professores de Patos podem entrar em greve
O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, afirmou hoje que os professores de Patos podem entrar em greve por tempo indeterminado caso não seja concedido o aumento salarial para a categoria, retroativo a 1° de janeiro de 2012.

Em audiência com o prefeito Nabor Wanderley na tarde da última sexta-feira, a contraproposta apresentada pela Prefeitura foi de apenas 20% sobre o salário base, mantendo congeladas as gratificações de docência, além de o aumento ser a partir do mês de abril, ou seja, sem retroatividade.

A categoria em assembleia geral realizada logo em seguida reprovou a proposta, tendo sido aprovada outra proposta de 20% sobre a atual tabela retroativa a 1° de março de 2012, abrindo mão dos meses de janeiro e fevereiro.

O sindicalista José Gonçalves afirmou que a proposta de aumento salarial foi entregue ao prefeito Nabor desde o dia 20 de dezembro de 2011 e que em 2012 foi novamente discutida. Diante a redução dos recursos do FUNDEB no Município, deixaram para fechar a proposta ontem, dia 30, e esperava uma proposta condizente com as reivindicações da categoria, o que não aconteceu, deixando revoltados todos os professores.

Gonçalves frisou que o Projeto de Lei deve ser aprovado pela Câmara antes do próximo dia 7 de abril devido a lei eleitoral e que, na próxima segunda-feira, dia 2, às 16h haverá mais uma assembleia que deverá discutir os próximos encaminhamentos, inclusive a proposta de greve, que já foi sugerida na assembleia anterior.

O SINFEMP vai tentar manter as negociações até segunda-feira, na proposta de aumento de 20% sobre a atual tabela, sem o congelamento de gratificações da docência dos professores. “A nossa principal luta foi descongelar a docência dos professores, que foi colocado em prática durante os 8 anos do governo anterior ao de Nabor e agora surgir a mesma proposta não tem sentido e a entidade não vai aceitar de maneira nenhuma esse congelamento”, disse o mesmo.

Outra reivindicação do SINFEMP é o pagamento de R$ 700,00 para as auxiliares de serviços, vigias e merendeiras das escolas e creches municipais, mas sequer foi discutido.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Um gesto concreto em prol da Fazenda da Esperança



A Fazenda da Esperança, que está sendo implantada no município de Condado-PB, vem passando por reformas para atender aos dependentes químicos, especialmente usuários de drogas. Esse trabalho de evangelização e resgate social, da autoestima dos assistidos, precisa de recursos. A Diocese de Patos reverterá 50% da coleta nacional da solidariedade destinada a ela no próximo domingo, para os trabalhos a serem realizados referente a infraestrutura e desenvolvimento do projeto. 

O espaço onde funcionará o acolhimento aos dependentes químicos estão passando por reforma, a exemplo de três casas já existentes no local, além da construção de uma capela para as celebrações e reflexões. Em breve será lançada uma campanha de doação para angariar fundos e assim acelerar as obras em andamento, para que a Fazenda da Esperança venha a oferecer seus serviços o mais rápido possível.

Segundo o diretor da instituição, Pe. João Saturnino, todo o processo de doação do terreno, cedido pelo Estado, já foi concluído e registrado em nome da Mitra Diocesana de Patos. Nesta quinta-feira 29, ao final da Missa dos Santos Óleos, o administrador diocesano, Pe. José Ronaldo Marques, apresentou a equipe que coordena essa etapa inicial da Fazenda Esperança no Sertão paraibano. Essa equipe vem mantendo contato com a Fazenda da Esperança Nacional, na busca de vocacionados para implantar o trabalho de sensibilização dos usuários.

Em entrevista ontem (quinta 29) à imprensa patoense, abordando Fazenda da Esperança, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, falou do trabalho preventivo posto em prática pela igreja, destacando as ações das pastorais da Criança, da Pessoa Idosa, da Sobriedade, intimamente ligada aos serviços da Fazenda da Esperança e a própria Pastoral da Saúde. “A Fazenda foi uma bandeira levantada por Dom Manoel. irá trabalhar na recuperação dos usuários de drogas. No dia 14 estaremos, enquanto arquidiocese, inaugurando a segunda fazenda destinada ao público feminino. Quanto maior o trabalho de prevenção, melhor iremos trabalhar na recuperação”, comentou o arcebispo.

O Pe. José Ronaldo Marques, por sua vez, agradeceu a presença de todos que compareceram a celebração na Catedral de Nossa Senhora da Guia e reforçou o convite para que a celebração do dia 1˚ de abril, Domingo de Ramos, seja um ato concreto em prol da Fazenda da Esperança.
  

Veja a entrevista com Dom Aldo Pagotto

Veja a entrevista com Pe. José Ronaldo


Glauber Alves - Pascom diocesana

STTRANS lança campanha de conscientização


A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Patos – STTRANS deu início durante a manhã dessa sexta-feira, dia 30, a nova campanha de conscientização às regras de trânsito, com o título "Respeite a Faixa de Pedestre, seja Educado".

O objetivo da campanha é trabalhar a conscientização das regras de trânsito em respeito ao espaço da faixa de pedestre, despertando aos motoristas e pedestres, a atenção para o trabalho na prevenção de acidentes.

Segundo o Diretor Superintendente da STTRANS em Patos, Dineudes Possidônio, a campanha tem como destaque, a participação da própria população na ação de uma melhor organização no trânsito. “O trânsito é feito por todos os cidadãos, então todos possuem de uma própria responsabilidade, sejam eles, condutores ou pedestres. Estamos fazendo a nossa parte em fortificar o trabalho de conscientização sobre as regras do trânsito, mais é necessário que todos contribuam, evitando dessa forma, incidentes que venham a prejudicar a própria vida”, disse.

Entre as atividades trabalhadas durante a campanha, está às ações de Pit-Stop nas principais vias de trânsito da cidade, com distribuição de adesivos, informativos, e orientação sobre as formas de comportamento no trânsito. “Agente alerta os pedestres sobre os cuidados quando forem fazer o uso da faixa, que faça um sinal, levante a mão, enfim. O que é importante é a garantia de segurança no fluxo do trânsito, tanto para o pedestre, como também, para o condutor”, destacou Dineudes Possidônio.

Para o pedestre Valquimar Soares, o trabalho de conscientização é muito importante para o respeito das leis de trânsito. “É um direito de todos, possuir a liberdade, seja ela no trânsito ou não, mais é muito importante que haja o respeito sobre as regras. Então temos que ter muita atenção nisso”, comentou.

Já o motorista José Bonifácio, avaliou como positiva, a ação de trabalhar as leis com respeito ao condutor e pedestre. “É importante sempre considerarmos o respeito, independente de qualquer outra coisa. Às vezes alguns minutos de paciência, nos evita horas de pressa”, afirmou.

A campanha iniciada hoje, durante às 9h, segue em tempo permanente durante todo o período do ano, sendo extensiva a todas as faixas de pedestres, incluindo a localidade de bairros.

Epitácio Germano

Após cirurgia no Recife, André Torres retorna a Patos


            Duas semanas depois de ser submetido a uma cirurgia para a retirada de oito nervos da cabeça, os quais lhe provocaram dores insuportáveis ao longo de três anos e meio, André Torres, 19 anos, retornou em companhia de sua mãe Dulcinéia ao convívio dos seus familiares e se recupera na residência de sua avó, no bairro de Salgadinho.

            A intervenção cirúrgica só se tornou possível com a decisão de sua mãe de lutar junto à Justiça para conseguir viabilizar o pagamento através do Estado, recomendação dada pelo Ministério Público em outubro do ano passado e que, por falta de cumprimento, acabaria sendo encaminhada ao Tribunal de Justiça da Paraíba.

            As providências só foram adotadas com a união de vários segmentos da sociedade, incluindo a Igreja, o Rotary e outros clubes de serviço que pressionaram o Governo, através de telegramas e divulgação na Imprensa, além de buscar recursos para viabilizar a calção hospitalar junto a Prefeitura de Patos, somada a outras promoções, incluindo um bingo realizado na Associação Atlética Banco do Brasil, coordenado por Madalena Góis.

            A cirurgia de André Torres durou três horas e foi realizada no Recife. A primeira etapa da recuperação foi na cidade de Goiana – no Estado de Pernambuco, na residência de uma prima e o primeiro retorno, em 26 de março, indicou que a intervenção foi um sucesso. Ele deverá permanecer em repouso absoluto e retorna a Capital Pernambucana em 25 de abril, para nova avaliação.  

            No contato com a reportagem mãe e filho apresentavam um misto de emoção e alívio com o que consideraram uma espécie de renascimento de um jovem casado, pai de um filho, que por orientação médica chegou a abandonar o emprego e os estudos. A dupla agora só fala em planos para o futuro e alegria é a palavra de ordem.    

Damião Lucena 

São José de Espinharas comemora conquistas na educação


O município de São José de Espinharas, localizado na região de Patos, vem conseguindo grandes avanços na educação, com importantes conquistas que estão garantindo melhor infraestrutura para funcionamento da rede de ensino.
 
Um dos benefícios conseguidos foi de mais um microônibus, com capacidade para o transporte de 29 alunos, através do programa Caminho da Escola, do governo federal, através do FNDE. “Com grande incentivo do prefeito Ricardo Wanderley, pelo Programa de Ações Articuladas (PAR), já conseguimos quatro microônibus, garantindo assim um serviço de melhor qualidade à classe estudantil”, comentou a secretária de educação Flávia Souto.
 
A mensagem de aumento salarial, plano de cargos e carreiras para os professores serão enviados nesta sexta-feira 30 à Câmara Municipal, concedendo reajuste de 22,22% de aumento. O salário inicial ficará em R$ 1.451,00 para os docentes.
 
Na educação infantil o destaque é a nova creche e pré-escola, tipo C, que atenderá 120 crianças, recursos garantidos pelo governo federal dentro do PAC 2. As obras já estão aceleradas, aprovadas pelos órgãos fiscalizadores.
 
A garantia de uma boa alimentação dos alunos, com a chamada dos produtores rurais, inseridos na Agricultura Familiar, à merenda escolar, melhora a parte nutricional dos estudantes, que consomem produtos naturais e, além do mais gera divisas, garantindo a permanência do homem no campo em seu habitat.
  
Flávia explica que o PAR tem sido importante no monitoramento de tudo que é planejado, e se tem atingidos os resultados qualitativos, ações e sub-ações recomendadas pelo MEC – Ministério da educação e Cultura, através do FNDE. “Enfim, procuramos desenvolver um trabalho de qualidade com o objetivo de proporcionar à comunidade local e aos servidores municipais um melhor atendimento, tanto na educação como nas demais áreas administrativas”, comentou a secretária de educação.

Ascom

Estudantes de Odontologia da UFCG voltam a protestar por falta de infraestrutura

Marcos Eugênio
Alunos do curso de Odontologia da UFCG, Campus Patos, voltaram às ruas da cidade nesta sexta-feira 30, para novo protesto pela falta de infraestrutura para seu funcionamento. Uma das maiores reivindicações é a conclusão da clínica-escola, para a qual havia promessa de ser entregue em dezembro do ano passado. 

Durante o protesto foi distribuída uma carta aberta à população explicando os motivos do apitaço pelas principais ruas da cidade. Em setembro do ano passado o curso passou cerca de um mês paralisado como forma de pressionar a conclusão da obra, que está há mais de um ano atrasada. 

Falta a conclusão da rede de saneamento (fossa séptica), instalação das autoclaves, pára-raios, dentre outras coisas, como alvará de funcionamento expedido pela Vigilância sanitária. Sem este não há como colocar para funcionar a clínica-escola quando estiver concluída. O documento só poderá ser emitido quando a obra estiver pronta.

Sem clínica-escola não existe a menor possibilidade dos alunos colocarem em prática o aprendizado em sala de aula, a parte teórica, enfim não poderão concluir o curso, devido a obrigatoriedade de pagar os créditos de estágio prático.

PCdoB realiza reunião do Polo Sertão neste domingo em Patos


O Comitê Estadual do PCdoB na Paraíba realizará no próximo domingo, em Patos-PB,  mais um Encontro do Polo do Sertão, que contará com a participação do presidente estadual do partido,  Cristiano Zenaide, do secretário de Organização Simão Almeida e do secretário de Juventude, Agamenon Travassos.

A reunião será realizada no Auditório do Círculo Operário de Patos, às 09h da manhã, com todos os presidentes dos comitês municipais de Patos, Malta, Condado, Vista Serrana, Pombal, Cajazeirinhas, Coremas, São José de Espinharas, São Mamede, Santa Luzia, São José do Sabugi, Junco do Seridó, Cacimba de Areia, Passagem, São José do Bonfim, Teixeira, Desterro, Livramento, Maturéia, Juru, Tavares, Princesa Isabel, Santa Teresinha, Catingueira, Emas e Olho D’água, onde será feita uma avaliação do quadro político local e discutido o campo de alianças do partido em cada município.

Todos os pré-candidatos às eleições de outubro de Patos e demais municípios estão sendo convidados para a referida reunião.

No caso específico de Patos, o PCdoB vai iniciar as atividades junto às vinte e duas organizações de bases existentes com os domingos vermelhos, que serão distribuídos nas áreas do Belo Horizonte, Morro, São Sebastião, Jatobá, Centro e Distrito de Santa Gertrudes. “Vamos definir os domingos vermelhos do PCdoB de Patos, com uma programação extensiva inicialmente a todos os filiados, sendo distribuído por área, ampliando para toda sociedade que queiram conhecer as propostas do partido e de seus pré-candidatos às eleições de 2012”, destacou José Roberto Lima, presidente do partido em Patos.

Para Wandecy Medeiros, secretário de finanças e formação do PCdoB, os pré-candidatos as eleições de 7 de outubro devem participar de todas as reuniões. “Queremos fazer um trabalho coletivo, onde os nossos pré-candidatos não fiquem presos apenas a sua área de atuação, a sua categoria, mas compreenda e conheça todos os problemas existentes no município, zona rural e urbana, até porque os parlamentares do PCdoB, eleitos, devem trabalhar para toda a população”, frisou o mesmo.


Arquivo do blog