Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 17 de setembro de 2011

Encontro Regional do PCdoB define estratégias para as eleições de 2012


Foi realizada na manhã deste sábado, 17, no auditório da Associação Comercial de Patos, o encontro regional do PCdoB - Partido Comunista do Brasil, onde na oportunidade foi feita uma avaliação do quadro político atual e abertas as discussões sobre as eleições de 2012, focando na eleição de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos do partido na região.

O secretário de organização do PCdoB na Paraíba, Simão Almeida, fez a exposição sobre o projeto eleitoral para as eleições de 2012 no Estado e em seguida foi a vez dos presidentes do partido em cada município apresentar o quadro, com número de candidatos a vereadores, onde será lançada candidatura a prefeito e o possível campo de aliança política.

Simão Almeida enfatizou que o PCdoB defende o campo de aliança com os partidos da base aliada do governo Dilma, mas que não descartada com outros, dependendo da realidade de cada município.

Foi discutida a legalização do partido junto à justiça eleitoral nos municípios que foram realizadas as conferências municipais até o dia 30 deste mês, entregando as atas com as novas direções eleitas à direção estadual.
Estiveram presentes os municípios de Patos, Malta, Vista Serrana, São José de Espinharas, Maturéia, Desterro, Livramento, Cacimba de Areia, Emas, Jericó, Marizopolis, Passagem, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Teresinha, São José do Bonfim, São José do Sabugi e Sousa.

O partido terá candidatura a prefeito nos municípios de São José do Sabugi, Marizopolis e Princesa Isabel, apresentando chapas próprias de vereadores em vários municípios, a exemplo de Patos, que já conta com 16 pré-candidatos para 2012.

O vereador João Batista, de Cacimba de Areia, e a vereadora Marivânia Campos Lira, de Desterro, falaram de suas experiências na eleição passada e a necessidade do partido sair fortalecido, elegendo um grande número de vereadores e prefeitos no próximo ano.

O vice-presidente estadual do PCdoB na Paraíba, José Gonçalves, disse que o encontro foi positivo, tendo o partido crescido muito no Estado, presente em praticamente 100 municípios e que a perspectiva é de cumprir a sua meta eleitoral, elegendo vários companheiros comprometidos com a luta do povo.

A segunda etapa desse encontro será a visita aos municípios, para acompanhar e orientar todos os pré-candidatos do partido a vereadores e prefeitos na região.

Assessoria

Brasil: Paralisação nacional dos Correios chega ao quarto dia

 A greve nacional dos Correios completou o quarto dia, neste sábado. Cerca de 42 milhões de entregas já estão atrasadas em todo o país. Os serviços de entrega com hora marcada, como o Sedex 10 e o Disque-Coleta, seguem suspensos.

A paralisação deve continuar pelo menos até a próxima segunda-feira, quando haverá novas assembleias. A categoria reivindica aumento salarial. Segundo o presidente dos Correios, um plano de contigência está em ação para amenizar os atrasos. 

Bandnews

NOTA DE REPÚDIO


Os trabalhadores em Correios e Telégrafos na Paraíba, em Greve desde do dia 14 de setembro por aumento real de salário e revogação da MP 532/2011 que privatiza os Correios, vem a publico informar que em Assembléia realizada nesta quinta-feira 15/09, deliberaram, por unanimidade, repudiar a declaração do apresentador da TV Correio, Fabiano Gomes, feita no seu programa dia 15/09 (quinta-feira), onde os trabalhadores de Correios em Greve foram chamados de “vagabundos”.

O sindicato da categoria já solicitou à TV Correio o direito de resposta e está ingressando com várias ações na Justiça contra esse apresentador, requerendo indenização por danos morais, pois feriu ele a honra de cerca de 1.300 trabalhadores da ECT na Paraíba.

Os trabalhadores em Correios estão em greve, com paralisação dos serviços em todos os estados do país, numa grande luta pela revogação da MP 532/2011 aprovada dia 31/08 no Congresso Nacional por Deputados e Senadores da base aliada do Governo Dilma Roussef. Esta Medida Provisória transforma os Correios e Telégrafos em sociedade anônima e permite a criação de subsidiárias privadas, além da venda e compra de ações à iniciativa privada, como também a terceirização dos serviços e demissão de milhares de trabalhadores concursados.

A ECT, mesmo com todo o aparelhamento político e com seus cargos de gestão compostos por políticos aliados ao Governo Federal, além de inúmeras denuncias de corrupção e licitações fraudulentas nos últimos anos, mantém-se como uma das Empresas publicas de maior credibilidade perante a população brasileira, tendo obtido lucro de 12 bilhões em 2010 e estimativa de lucro superior a 14 bilhões para o ano 2011, o que não justifica a necessidade de privatização desta grande Empresa de grande relevância social no país.

Entendemos que, em um regime democrático de direito, um apresentador de TV, que é formador de opinião, não tem o direito de utilizar um meio de comunicação como a TV aberta para denegrir a moral de toda uma categoria em greve, greve essa que é legitima e legal, além de amparada na Constituição Federal de 1988.

A atitude do apresentador Fabiano Gomes é desrespeitosa à sociedade e aos trabalhadores da ECT em greve, e espelha, na verdade, o seu completo desconhecimento da realidade desta categoria, fato que é lamentável, pois o que se espera de um apresentador é que, no mínimo, tenha ele conhecimento de causa antes  de abrir a boca para falar impropérios dessa natureza, sobretudo quando se trata de uma categoria como a dos carteiros.

Repudiamos veementemente a postura desse apresentador, pois defendemos uma liberdade de imprensa apoiada em jornalistas sérios que fazem suas análises com conhecimento de fatos, antes de tudo. Acreditamos que a atitude do apresentador Fabiano Gomes, chamando os trabalhadores dos Correios em greve de VAGABUNDOS, só prejudica o avanço da consciência política da população e danifica a imagem dos profissionais sérios de imprensa na Paraíba.

Por um Correio Publico Estatal e de Qualidade acessível a toda população brasileira

Cultura: Astral lança CD em Patos

A Astral - Associação do Trabalhador Cultural, da qual sou presidente, lança na noite de hoje o CD "Patos em Alto Astral", com 16 músicas de compositores e interpretes de Patos. O Trabalho foi coordenado por Nilsão (Articulador de Música da entidade) e concluído por nós, por conta do seu problema de saúde, já que ele continua internado no Hospital Regional de Patos. O material foi produzido em João Pessoa e Patos, nos estúdios de Bento Júnior e Paulo Barbosa.

Como os recursos foram insuficientes, cnseguimos patrocínio apenas para a produção e com relação a tiragem de 1.000 cópias ainda estam,os batalhando para conseguir o patrocínio. Contudo, como o lançamento vai acontecer hoje, estamos disponibilizando uma tiragem especial, inicial e histórica das primeiras 100 cópias que serão comercializadas no stand da Astral - ue está montado na Calçada da Catedral, juntamente com a feira cultural de (Artesanato, Artes Plásticas, Literatura e História de Patos), em parceria com a Festa da Guia, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Fundação Ernani Sátyro e VI Região de Ensino). O Lançamento do CD "Patos em Alto Astral", acontece no Pavilhão Central da Festa na noite deste domingo. O CD vai custar apenas R$ 5,00. A produção foi patrocinada pela Secretaria de Educação.

As músicas e artistas que estão no CD:
1 - Patos, te amo Patos (Amaury de Carvalho), interpretada por Vozes da Astral
2 - Patos dos Meus Tempos ( de Antônio Emiliano) na voz de Cândida Maria
3 - Preto Velho José (Antônio Emiliano) com Saraiva
4 - Meu Samba, Minha Vida (Virgílio Trindade) com Luiz Paraguai
5 - Folha Caída (Tatinha) com Tatinha
6 - Bom mesmo é te Amar (Nilsão Batista) Interpretada por Nilsão
7 - Responsa se Valeu (Bel Nanda) com Bel Nanda
8 - Meu Radar (Pedro Carpeli) Pedro Carpeli
9 - Canção do Sertão (Maria Lúcia Batista) Maria Lúcia Batista
10 - Flôr de Gitirana (Eraldo Xavier) Paulinho Xavier
11 - Paraíba (Damião Lucena) Damião Lucena e Valdemir Silva
12 - Doçura de Amor (Ataíde Neto e Ataimara) Aércio Flávio
13 - Lamento Nordestino (Antônio de Pádua) Antônio e Agnaldo Sátyro
14 - Velho Tema (Lucas Araújo) com Miguelão do Forró
15 - Quadro Negro (Zuza do Forró) Zuza do Forró
16 - Quando Começou Brasília (Derréis) Derréis  



Damião Lucena

Lição

Uma mulher chega apavorada no consultório de seu ginecologista e diz:
- Doutor, o senhor terá que me ajudar num problema muito sério...

Este meu bebê ainda não completou um ano e já estou grávida novamente.

Não quero filhos em tão curto espaço de tempo, mas num espaço grande

entre um e outro... O médico então perguntou: Muito bem. O que a senhora
quer que eu faça? A mulher respondeu:

Desejo interromper esta gravidez e conto com a sua ajuda. O médico
então pensou um pouco e depois de algum tempo em silêncio disse para

a mulher: acho que tenho um método melhor para solucionar o problema.

E é menos perigoso para a senhora. A mulher sorriu, acreditando que o
médico aceitaria seu pedido.

Ele então completou: Veja bem minha senhora, para não ter que ficar com

dois bebês de uma vez, em tão curto espaço de tempo, vamos matar este

que está em seus braços. Assim , a senhora poderá descansar para ter o

outro, terá um período de descanso até o outro nascer. Se vamos matar,

não há diferença entre um e outro. Até porque sacrificar este que a senhora

tem nos braços é mais fácil, pois a senhora não correrá nenhum risco...

A mulher apavorou-se e disse:

Não doutor! Que horror! Matar um criança é um crime.

Também acho minha senhora, mas me pareceu tão convencida disso, que 

por um momento pensei em ajudá-la. 

O médico sorriu e, depois de algumas considerações, viu que a sua lição surtira efeito.

Convenceu a mãe que não há menor diferença entre matar a criança que nasceu e

matar uma ainda por nascer, mas já viva no útero materno.
 
Enviada por um de nossos leitores.

Mega-Sena pode pagar R$ 25 milhões neste sábado

A Caixa Econômica Federal estima pagar R$ 25 milhões no sorteio de número 1.320 da Mega-Sena, a ser realizado neste sábado. O sorteio será realizado a partir das 20 horas (horário de Brasília).
Caso haja apenas um ganhador, o prêmio permitirá que ele compre mil carros populares. Aplicado na poupança, esse valor pode render, mensalmente, quase R$ 175 mil.
A aposta mínima custa R$ 2,00 e pode ser feita em qualquer uma das 11 mil lotéricas em todo o País. Os bilhetes podem ser registrados até as 19 horas do dia do sorteio.
ig.com

Vítima da lambreta de Damião, Papa diz: 'Tive vontade de matá-lo'

Jogador do Vélez Sarsfield foi surpreendido pela improvisação do atacante canarinho no Superclássico das Américas. 


Enquanto a plateia argentina, boquiaberta, aplaudia a artimanha de Leandro Damião na partida contra os hermanos, na última quarta-feira, em Córdoba, o lateral-esquerdo Emiliano Papa, vítima da lambreta desconcertante do atacante do Internacional no primeiro jogo do Superclássico das Américas, revelou que desejou "matá-lo".
- Primeiro quis matá-lo, depois, aplaudí-lo. Algo que, naturalmente, faria com a cabeça mais fria - brincou Papa.
Resignado com o lance, o jogador do Vélez Sarsfield reconhece os méritos de Damião.

- Não pude fazer nada. Pensava que ele tentaria o drible. Nunca uma jogada como aquela. Me surpreendeu.
Após o prélio, o técnico da Argentina, Sabella, veio na direção de Damião, estendeu-lhe a mão e o felicitou pela partida e pela improvisação.


Lancenet

Eleições do Sindicato dos Jornalistas-PB transcorrem na normalidade em Patos


O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba realizou nesta sexta-feira(16) eleição para escolha da sua diretoria executiva tendo como candidatos a presidente e vice-presidente os nomes de Rafael Freire e Tatiana Brandão, respectivamente, da entidade. A chapa é a única inscrita no processo eleitoral e tem como principal novidade a ausência do atual presidente Land Seixas na cabeça.

Em Patos, as eleições foram realizadas na Fundação Ernani Sátyro e segundo o presidente da Comissão Eleitoral, jornalista Marcos Eugênio, transcorreram dentro da normalidade.

Marcos disse que o comparecimento às urnas foi de 100% dos que tinham direito a voto. Ele agradeceu o empenho da categoria em ter atendido o chamado do Sindicato.

Na Paraíba, o Sindicato conta com mais de 1000 filiados. Em Patos, quase 30 jornalistas estavam aptos a votar. O processo eleitoral foi encerrado às 20h, tendo sido a urna 5 lacrada novamente.

Os jornalistas Vicente Conserva e Moisés Rodrigues concorreram na Chapa única fazendo parte da diretoria de base localizada em Patos. Moisés avaliou positivamente o pleito e disse que estava bastante confiante que a partir de agora começa um novo trabalho, uma nova etapa, sobretudo para os jornalistas de Patos. “Vamos trabalhar para melhorar nossa categoria”, disse ele.

Já Vicente Conserva disse que esta nova diretoria tem jovens profissionais que se juntam aos mais experientes para fazer um trabalho novo no Estado. “Vamos com certeza trabalhar para crescer ainda mais, fazendo inclusive, uma campanha de filiação maciça na cidade de Patos”, declarou ele.

Caso seja eleito, Rafael Freire deverá presidir o Sindicato até 2014. Ele é pessoense, militante socialista e, no jornalismo, se divide entre o trabalho em assessoria de imprensa e o jornal A Verdade. Tatiana Brandão é de Campina Grande e atua como repórter de Política no Diário da Borborema.

A chapa completa tem a seguinte composição:
DIRETORIA EXECUTIVA - Presidente: Rafael Freire Santana, Vice-Presidente: Tatiana Brandão Rocha, Secretário-Geral: Land Seixas de Carvalho, Tesoureiro: Marcos da Paz Figueiredo, Diretoria de Formação Sindical: Edson Verber da Silva, Diretoria de Assuntos do Interior: Luiz Alves Conserva Neto, Diretoria de Imprensa e Cultura: Reginaldo Guedes Marinho, Diretoria de Esportes e Lazer: Francisco de Assis Clemente Ferreira, Diretoria de Mobilização e Direito Autoral: Maria Aparecida Silva de Mélo, Diretoria Social: Filipe Francilino de Sousa, Diretoria de Relações Trabalhistas: Gianni Martins de Almeida, Diretoria de Base de Campina Grande: Francisco Martins de Oliveira, Diretoria de Base de Campina Grande: Francisco José Ferreira, Diretoria de Base de Campina Grande: Antônio Ribeiro da Silva, Diretoria de Base do Sertão: Moisés Rodrigues Ramos.

CONSELHO FISCAL - José Daniel Graneros, Damásio Roberto da Silva, Antonio Vicente Filho (TITULARES), Ovídio Carvalho de Melo, Marco Antonio de Sousa, Thaís Emmanuelle da Silva Cirino (SUPLENTES).

COMISSÃO ESTADUAL DE JORNALISTAS EM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - Clodoaldo Gomes de Oliveira, Juliana Bandeira Morais, Marcelo Rodrigo da Silva (JOÃO PESSOA), Simone Duarte de Oliveira, Severino Lopes de Souza (CAMPINA GRANDE), Vicente de Paula Conserva Júnior (SERTÃO). COMISSÃO DE ÉTICA - Orlando Ângelo da Silva, Antonio Ferreira Nunes, José Geraldo do Nascimento (TITULARES), Wellington Sérgio Lucena Nobre, Josinaldo Freitas de Lima, Cícero Vicente Silvestre (SUPLENTES). 

Assessoria do SINDJOR-PB

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Policiais prendem senhor de 95 anos por porte ilegal de arma de fogo



Um ancião de 95 anos de idade é preso por porte ilegal de arma de fogo no Município de Mãe D’água – PB. Através de uma ligação anônima feita ao destacamento desta urbe informando que o acusado estava no local ameaçando sua própria tia, a Policia Militar deslocou-se até a residência do acusado João Vitalino Romano, onde o mesmo permitiu a entrada dos Policiais, de imediato localizaram 01 (uma) espingarda de cartucho cal.32, 01 (um) revolver cal.38 (marca Rossi), 01 (um) revolver cal.32 (sem munições), 01 (uma) sacola plástica contendo 03 (três) munições cal.38 e 06 (seis) munições cal.32, sendo 02 (duas) deflagradas e 04 (quatro) intactas. O acusado juntamente com os objetos apreendidos foi encaminhado para a Delegacia de Policia Civil de Patos  e entregue a autoridade competente para as providências cabíveis.


TEN JACKELINY NUNES MATIAS KALKMANN - CHEFE DA 5º SEÇÃO 

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Moradores reclamam de bueiro há 16 anos


Um beiro danificado há 16 anos tem seu conserto reclamado por quem passa constantemente pela PB 228, no trecho entre Quixaba-Cacimba de Areia. A população reclama ao DER que desde 1995 que o buraco só faz crescer, aumentando a erosão no local, passam governos e ninguém toma providências para resolver o problema, e em período de chuvas cresce o perigo.
Madiel Conserva, residente do DER em Patos, enfatizou que no momento falta-lhe pessoal qualificado para este tipo de serviço, instrumentos como um compactador de solo (sapo motor) para compactar o aterro e não há um mestre de obras (pedreiro) para sentar estes tubos no nível correto, tendo em vista ser preciso refazer todo o lado Jusante.
Comentou que o governo RC tem muito que fazer ainda pelas rodovias estaduais, mas que existe muita determinação nesse sentido. “Com muito trabalho vamos vencer esses desafios”, disse Madiel.

Arquivo do blog