Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

SES realiza oficina de monitoramento E-Sus em Patos








Aconteceu nesta quarta-feira 10 no auditório de Odontologia das FIP em Patos, uma oficina de monitoramento do E-Sus. Participaram do encontro coordenadores da atenção básica de saúde e digitadores das 6ª e 11ª gerências regionais de saúde, respectivamente as áreas de Patos e Princesa Isabel.

A oficina foi conduzida por Chênia Maria Félix, coordenadora estadual da atenção básica e técnico em informática, Sérgio Lisboa. Eles vieram tirar dúvidas dos gestores e reforçar a estratégia dos municípios em trabalhar com o E-Sus, software que moderniza a alimentação de dados do SUS, visando melhorar o atendimento da população. “O E-Sus é alimento por todo tipo de informação que a equipe da atenção básica realiza no cotidiano de seu trabalho”, comentou Chênia.

Esse monitoramento da SES em relação ao E-Sus já foi realizado em nove das treze gerências regionais. Chênia Félix informa que muitos municípios ainda sentem dificuldades de implantar o sistema, seja por falta de computadores, por carência de digitadores, que necessitam de capacitação técnica para atuar com tal sistema (E-Sus), além de dificuldades de equipes sobre o processo de trabalho, no registro das informações.

“O E-Sus permite que os gestores e as equipes do PSF possam analisar melhor seus indicadores, seu processo de trabalho, produção diária, do mês, quantas famílias tiveram visitam domiciliar, dentre muitas outras informações”, explicou Chênia.

 
Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog