Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Câmara aprova projeto que garante banheiros adaptados para pessoas com deficiência

Diogo Medeiros - Foto:Marcos Eugênio

A Câmara Municipal de Patos aprovou na noite desta terça-feira 09 projeto de autoria do vereador Diogo Medeiros o qual determina que sejam instalados banheiros químicos nos eventos culturais de rua, adaptados para atender as necessidades de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou cadeirantes.

Essa é uma antiga reivindicação, segundo Judivan Pereira, do Conselho Municipal do Deficiente Físico, de um segmento da sociedade patoense que sofre pela falta de acessibilidade a diversos serviços, o que limita a participação dos deficientes em vários momentos vividos pela comunidade.

O autor do projeto, Diogo Medeiros, explica que hoje esses banheiros químicos já são usados Brasil afora e que é preciso maior respeito com os deficientes físicos, que muitas vezes passam por constrangimento por não conseguirem acesso aos banheiros comuns usados nos eventos culturais.

“A gente reforça que a lei, após sancionada, deve ser cumprida, e para isso é necessário também que seja fiscalizada, para que os promotores de festas, espetáculos atendam o que consta na referida lei”.  Ele lamenta que seja preciso uma lei para que os deficientes físicos sejam respeitados.

Diogo lembra também dos obstáculos ainda existentes que impedem o passeio livre de deficientes físicos, cadeirantes, cegos em nossa cidade, da ignorância de empresários que colocam mercadorias nas calçadas. “Falta consciência de muita gente quando se fala em garantir o acesso de pessoas com alguma necessidade especial em nossa cidade”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog