Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

CTA/SAE: Serviço realiza ação itinerante no Centro de Especialidades Frei Damião




O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) realizou mais uma ação itinerante nessa quinta-feira (11), dessa vez no centro de Especialidades Frei Damião, localizado no Centro da cidade de Patos-PB. Uma equipe de profissionais do serviço realizou testes rápidos de HIV e Sífilis, bem como fez a distribuição de preservativos e orientou as pessoas sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

Antes dos testes, a psicóloga do serviço faz um breve trabalho de aconselhamento ao paciente sobre os perigos das doenças sexualmente transmissíveis, importância da prevenção e da realização dos testes. Também são repassadas orientações acerca da importância do uso dos preservativos masculino e feminino.

“Nossas ações itinerantes têm tido uma grande aceitação das pessoas, e na oportunidade sempre informamos sobre outros serviços que oferecemos na sede, a exemplo do teste laboratorial das hepatites B e C, além de assistência social e atendimento em psicologia”, relatou a psicóloga Renata Ferreira.

A coordenadora do CTA/SAE, Fátima Salomão Leitão, lembrou que o serviço também atende aos municípios circunvizinhos, e que as pessoas podem comparecer para receber os atendimentos.

Durante os testes rápidos, caso alguma doença seja detectada, o paciente é imediatamente encaminhado para o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), que funciona na Rua João Soares, nº 117, bairro Brasília. Lá o paciente é acompanhado e realiza o tratamento adequado.

Helio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog