Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

HPV: Paraíba inicia segunda dose de vacinação nesta quarta-feira



A segunda dose da vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV), que protege contra o câncer do colo de útero, começa na Paraíba nesta quarta-feira (10). A aplicação da primeira dose da vacina foi há seis meses e a meta, desta vez, é imunizar 104.710 meninas, de 11 a 13 anos, para completar o ciclo de proteção. O esquema estará completo com a terceira dose, que acontecerá cinco anos após a primeira dose.

O Estado recebeu 105 mil doses da vacina. A recomendação da chefe de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, é que toda adolescente que já tomou a primeira dose, receba a segunda. “É importante tomar a segunda dose porque somente com a primeira a adolescente não estará imunizada. O organismo começa a reagir, a formar os anticorpos, a partir da segunda dose”, disse. As adolescentes devem levar a caderneta de vacinação aos postos.

Em 2015, a vacina contra o HPV será destinada às meninas com idade entre nove e 11 anos e também será dividida em três etapas. A partir de 2016, ela passará a ser aplicada somente nas meninas com nove anos de idade, sem quebrar o esquema iniciado anteriormente para as outras faixas etárias.

“A inclusão da vacina contra o HPV no calendário de imunização do SUS é uma importante medida para reduzir a transmissão do HPV, vírus capaz de causar lesões de pele e mucosas que, quando não tratado corretamente, pode evoluir para casos de câncer de colo do útero. Ao alcançar uma elevada cobertura vacinal entre a população-alvo, há, consequentemente, uma maior proteção contra a incidência do câncer de útero”, afirmou.

A estratégia de vacinação fica a critério dos municípios. Além dos postos de saúde, alguns decidiram manter a vacinação também nas escolas, para a obtenção da meta mais rapidamente.

HPV – O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, como também por transmissão vertical, que acontece entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto.

Inicialmente sem sintomas aparentes, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.

Secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog