Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Dom Aldo Pagotto proibe Luiz Couto de celebrar missas por defender uso de preservativos


O Arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, anunciou no inicio da tarde de hoje a decisão da Igreja Católica de realizar as atividades de sacerdote, entre elas celebrar missas, em face de posição assumida pelo religioso, em matéria veiculada na imprensa defendendo o uso de preservativos – ao contrário do que defende a Igreja.
No texto, ele anuncia ainda que a suspensão será mantida até quando o religioso se manter com a mesma posição.
Eis a integra do documento:
Nota Oficial

O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, suspendeu do uso de Ordem o padre Luiz Couto (foto). Ele está impedido de realizar atividades próprias de um sacerdote, como celebrar missas. Abaixo seguem as explicações de Dom Aldo:
“Na edição do dia 25 de fevereiro de 2009, A/4, Política, o Jornal O Norte divulga: ‘Padre, deputado e adversário do celibato. Favorável ao uso do preservativo, Luiz Couto combate a intolerância e a discriminação a homossexuais, contrariando o Vaticano’.Ita, in fide muneribus,+ Aldo di Cillo Pagotto, sssArcebispo Metropolitano da Paraíba
Preposto à Arquidiocese da Paraíba, vejo-me na grave obrigação de suspender o referido sacerdote do uso de Ordem em nossa circunscrição eclesiástica, porquanto, por suas afirmações sumárias, e enquanto perdurem sem retratação explícita, provoca confusão entre os fiéis cristãos, e contraria ‘in noce’ as orientações doutrinais, éticas e morais sustentadas pela Igreja Católica (Cf. Cânon 1317 CDC)”.

wscom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog