Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Carnaval em Patos: Bloco "Baicora" encerra programação com chave de ouro


Damião Lucena


A cidade de Patos encerra nesta terça-feira a programação carnavalesca com o desfile do bloco "Baicora", um dos mais tradicionais e que há cerca de três anos havia sido desativado. Criado pelos freqüentadores do bar de mesmo nome a agremiação homenageia um peixe de água salgada (bácora) que, por acaso, fora trazido a Patos por um dos seus freqüentadores e tornou-se uma grande novidade em termo de petisco para quem deliciava apenas a tradicional carne de sol, servida pelo mestre cuca Raimundo, proprietário do referido estabelecimento.
Ao longo de décadas, o bloco "Baicora" foi responsável não apenas pelo encerramento do Carnaval, coroação do Rei Momo, Rainha e Princesa, mas também chegou a promover o Patos Fest – Micareta, criada em 1995, que acontece até os dias atuais, com uma variação entre os meses de outubro e novembro. Para a saída do bloco, com previsão para as 17hs e concentração no Banco Real e adjacências, os abadas estão sendo vendidos na sede localizada à rua Roldão Meira, no centro de Patos, ao preço promocional de R$ 10,00.
Com relação aos eventos realizados até ontem, a festa que este ano contou com a participação do governo do Estado, através de convênio celebrado com a PB TUR que destinou R$ 100 mil reais, o primeiro evento foi marcado pela irreverência das virgens do bairro de São Sebastião, no sábado à tarde. No domingo tivemos a saída do "Jato Beleza", do bairro do Jatobá, na segunda-feira foi a vez dos Sapateiros da rua da Baixa e hoje, além do Baicora teremos a animação procedente do Campo da Liga.
Todos os blocos estão sendo puxados pelo Trio Rich Som e as atrações musicais no trajeto e Terreiro do Forró, onde acontece a concentração final e dispersão, são: Frajokas, Banda Gata Turbinada do Recife, Banda Tchikerê, Swingão Dandá e Estação do Samba.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog