Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 7 de maio de 2014

NASFs e UBS Maria Marques realizam atividade de combate à hipertensão arterial




Profissionais pertencentes ao Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASFs IV e VII) e da Unidade Básica de Saúde Maria Marques, no bairro Jatobá em Patos/PB, realizaram na manhã desta quarta-feira (07), no ginásio de Esportes O Gelão, uma atividade alusiva ao Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial, comemorado no último dia 26 de abril.
Cerca de 200 usuários da unidade de saúde e participantes do grupo de atividade física dos NASFs IV e VII, fizeram teste de glicemia, avaliação nutricional, aferição de pressão, além de participarem de uma palestra educativa sobre como prevenir e cuidar dos casos de hipertensão e diabetes. Os educadores físicos realizaram uma atividade coletiva com todos os participantes.  Ainda foi oferecido um café da manhã a base de frutas.
Segundo Paloma Rocha, coordenadora do programa Hiperdia, que atende aos hipertensos e diabéticos nas UBS do município, o principal objetivo das atividades nesta manhã foi intensificar o trabalho de prevenção de doenças que já acontece na atenção básica.
Séfora Vasconcelos, coordenadora dos NASF IV e VII, disse que a atividade foi produtiva e serviu para alertar os participantes no sentido de se cuidarem mais, principalmente em relação a essas duas doenças. “Queremos também mostrar a importância das pessoas buscarem os serviços de prevenção que oferecemos nas unidades básicas de saúde”, disse Séfora.
Dona Marina Guedes, praticante de atividade física, relatou que já conseguiu avanços na sua saúde desde que começou a receber acompanhamento pelos profissionais do NASF.
A educadora física Viviane Félix, ressaltou que ações desse tipo são válidas para esclarecer mais ainda o que as pessoas devem fazer para evitar doenças, ou até controlar algumas, a exemplo da hipertensão e diabetes. 

José Hélio Almeida Barbosa / DRT-PE 4472

Nenhum comentário:

Arquivo do blog