Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Municípios são capacitados para trabalhar com novo sistema de informação do Ministério da Saúde












A SES (Secretaria de Estado da Saúde) oferece hoje e amanhã, respectivamente quinta e sexta-feira, uma oficina direcionada aos coordenadores da atenção básica de saúde e técnicos de informática (TI) da Macrorregião Patos, que compreende municípios da 6ª, 7ª e 11ª gerências. O objetivo é capacitá-los para trabalharem o novo sistema de informação da atenção básica, o e-SUS, que chega para facilitar e contribuir numa melhor organização do trabalho dos profissionais de saúde, dando mais qualidade nos serviços prestados à população. 

Os dados do PSF deixarão de ser enviados ao Ministério da Saúde via SIAB- Sistema de Informação da Atenção Básica, para acontecer pelo Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB).

O MS pretende com esse soft (e-SUS) integrar os sistemas, permitindo se conhecer a situação de saúde individualizada por meio do Cartão Nacional de Saúde. Ou seja, através do número do cartão será possível conhecer o histórico de saúde da pessoa.

Para Shênia Felício, gerente de atenção básica da Paraíba, o novo sistema permitira que a gestão possa acompanhar de forma maias organizada o que as equipes de saúde têm produzido e estas vão produzir de forma mais qualificada o que elas fazem no dia a dia. “Atualmente as equipes enviam mensalmente os dados de maneira consolidada, o que não se permite saber o que cada profissional realizou. Através do e-SUS esses dados poderão ser demonstrados, quando se saberá o que o médico, o enfermeiro fez.

Na manhã desta quinta-feira aconteceu a explicação geral do que é o e-SUS. Na parte da tarde a equipe técnica da SES e do Datasus vão trabalhar com os participantes de maneira mais aprofundada os modelo Coleta de Dados Simplificada (CDS) e o PEC – Prontuário Eletrônico. Em seguida os TI vão ao laboratório e informática das FIP – Faculdades Integradas de Patos, local do evento, para aprender a trabalhar o novo soft da atenção primária.

O gerente regional de Saúde, José Leudo Farias falou sobre essa nova tecnologia, o e-SUS, que vai facilitar, deixar mais claros os dados de atendimento e humanizar mais o Sistema Único de Saúde. A proposta da SES e MS é capacitar todos os 223 municípios para que até julho o sistema tenha sido implantado em todos eles. A população poderá acompanhar online, seja pelo site do município ou do Governo Federal o que acontece na atenção básica. “Alguns municípios da região de Patos já usam o novo soft, mas não oficialmente, em fase experimental. Esperamos com essa capacitação todos possam trabalhar com o e-SUS urgentemente”, comentou José Leudo.


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog