Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Emancipação Política de Patos



Ao contrário do que muitos acreditam a grande data que assinala a independência de Patos completa hoje, 09 de maio de 2014, nada menos do que 181 anos. Ao invés de 24 de outubro, a grande comemoração de Patos deveria ser 09 de maio. Entenda o porque baseado em dados históricos:

O grande marco da independência desta terra começa a ser articulado na sessão do Conselho do Governo da Província da Paraíba, realizada em 05 de março de 1830, com a decisão de encaminhar ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império, o Marquês de Caravelas, o pedido de criação de três novas Vilas e Câmaras: Bananeiras, Amélia do Piancó e Imperial dos Patos, a primeira desmembrada de Areia e as outras duas de Pombal. O documento, que foi enviado em 26 de março do mesmo ano, de 1830, era finalizado com o seguinte trecho: A oficialização das três Vilas redundará em benefício tanto dos “fiéis súditos habitantes dos respectivos lugares”, como “em aumento da população e esplendor do Império”.

Agora vem o ponto mais importante: Em 09 de maio de 1833, durante sessão extraordinária do Conselho da Província, foi aprovado o projeto de elevação da Vila dos Patos. A partir de então o município passou a existir, assinalando a emancipação política, com sua Câmara de Vereadores, composta de 07 membros, consoante determinava a Lei de 1º de outubro de 1828, cabendo a ela a administração econômica e municipal. A solenidade de instalação se deu em 22 de agosto de 1833. A Primeira composição legislativa teve os seguintes vereadores: José Dantas Correia de Góis, Jerônimo José da Nóbrega, José Raimundo Vieira, Bernardo Carvalho de Andrade, João Machado da Costa, Francisco Gomes Angelim e Manoel Cardoso de Andrade.

         Vale registrar que tanto as vilas quanto as cidades possuíam autonomia de município e eram governadas pela Câmara, nas vilas compostas por sete membros e nas cidades por nove, constituindo a única diferença entre ambas. Em 24 de Outubro de 1903, elevação da Vila de Patos a Categoria de Cidade, ou seja, uma comenda, uma deferência pelo seu processo de crescimento, um status a mais...


         Pergunta: Será que não seria mais interessante comemorarmos a nossa Efetiva Independência, ou seja, o dia em que deixamos de ser subordinados a Pombal? Parabéns a Patos, pelos 181 anos de Emancipação Política.

Damião Lucena

Nenhum comentário:

Arquivo do blog