Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 28 de julho de 2009

Esporte de Patos é destaque em reportagem da Globo Nordeste


Dentro de uma série de reportagens realizadas pela Rede Globo Nordeste, na semana que antecedeu o Centenário do Clássico pernambucano Sport x Náutico, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, um Clube do interior paraibano, o Esporte de Patos, foi tema de uma das matérias da série, exibida pela emissora de Recife.

O interesse pelo conteúdo da reportagem surgiu da história que definiu a origem do Esporte Clube de Patos, em 07 de julho de 1952, registrando o episódio em que um grupo de desportistas constituídos por torcedores do Sport Recife, e, por outros, seguidores das cores vermelha e branca do Náutico Capibaribe resolveram criar a nova equipe de futebol homenageando o rubro negro de Recife com a denominação, e o timbu pernambucano, com as cores vermelha e branca.

A reportagem, do jornalista André Galindo, foi ao ar nos noticiosos da Globo em Pernambuco. Relatou a história que narra a origem do Esporte de Patos; exibiu com detalhes o escudo oficial do Clube Paraibano e os mapas de Pernambuco e Paraíba, simulando com eles, uma viagem Recife-Patos. Como se estivesse em Patos, a matéria apresentou imagens da cidade sertaneja; flash da torcida alvirrubra com a sua imensa bandeira nas arquibancadas; e lance de jogo com gol do time patoense, no José Cavalcanti.

A reportagem que também foi exibida na edição do Globo Esporte na afiliada da Globo na Paraíba, ainda pode ser vista pelos desportistas, acessando as páginas na internet das referidas emissoras.

O “Clássico dos Clássicos” jogado neste domingo, acabou num empata em 3 x 3, nivelando assim, os sentimentos da torcida do clube patoense: de um lado, os sportistas, admiradores da denominação ESPORTE; e do outro, os alvirrubros, apaixonados pelas cores VERMELHA E BRANCA. Ninguém riu; ninguém chorou: todos comemoraram mais uma glória no mês de aniversário dos 57 anos do Esporte Clube de Patos, o Terror do Sertão, o Patinho, como é conhecida a equipe paraibana.

Edleudo Lucena

Nenhum comentário:

Arquivo do blog