Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 1 de agosto de 2009

Rádio Espinharas: 59 anos de história


A Rádio Espinharas de Patos está completando hoje (1º de agosto) 59 anos de existência. Durante todo o dia uma programação especial está sendo levado ao ar, comemorando a data.

O ponto alto das comemorações foi no horário de 12h00m (meio dia) às 13h00m (uma da tarde), onde os jornalistas Marcos Oliveira, Damião Lucena e Genival Júnior, comandaram um programa especial, trazendo a história, fatos, depoimentos, e a participação de vários ouvintes parabenizando a emissora.

O que chamou a atenção foi a quantidade de ouvintes que ligaram de outros estados para o programa, pois todos estavam acompanhando ao vivo pela internet. Participaram patoenses do Acre, Bahia, São Paulo, Amazonas dentre outros.

Durante o programa fora anunciadas novidades para a emissora, como o aumento da potência, com qualidade digital, e a possibilidade do Grupo Espinharas ganhar em breve uma nova emissora que será operada em freqüência modulada FM.

HISTÓRICO

Primeira emissora de Rádio da Capital do Sertão, a exemplo das demais existentes na atualidade, chegou pelas mãos de políticos e objetivava propiciar espaços eleitorais em meio à comunidade, levando-se em consideração o poder da radiofonia.

A Rádio Espinharas, ZYZ-6, operando em 1470KHz, foi instalada no ano de 1950, trazida pelas mãos de Pereira Lira, homem bastante influente no Governo Federal, que disputava a eleição de senador concorrendo com Ruy Carneiro.

Na mesma época ele conseguiu as emissoras Arapuan de João Pessoa e Caturité de Campina Grande. A primeira pessoa a se pronunciar nos microfones da Rádio Espinharas, montada por Teófilo de Vasconcelos, foi o então deputado Ernani Sátyro, momento em que criava o seu slogan: “Patos falando mais alto e para mais longe”. Tal registro se deu às 16:15 horas, do dia primeiro de agosto.

A direção foi confiada ao Dr. Manuel Quinídio Sobral, enquanto a gerência administrativa e financeira ficou a cargo do Dr. Chico Soares. Os primeiros locutores foram: Zé Rodrigues, Gilberto da Estatística, Professor Rosalvo e a jovem Celina.


patosonline.com Foto:patosemrevista


Nenhum comentário:

Arquivo do blog