Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 1 de agosto de 2009

20 anos sem Luiz Gonzaga “O Rei do Baião”



A Praça Alcides Carneiro em frente à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, foi palco do Tributo a Luiz Gonzaga. Esse ano completa-se 20 anos que “O Rei do Baião” nos deixou, mas suas músicas estão eternizadas para sempre pelo legado cultural que elas representam não só para o povo Nordestino, mas para todo o Brasil.
Como já acontece há Cinco anos, o radialista e músico Aécio Flávio colocou o gibão, o chapéu de couro e o óculos escuros para cantar com amigos em homenagem a Luiz Gonzaga. Ao seu lado estavam Zé Nilton do Acordeom, Goró na Sanfona, Carrapêta no zabumba e Miguel Félix (Miguelão) na segunda voz e triangulo. A Fundação Ernany Sátiro trouxe sob a regência de Joaquim do Clarinete um grupo de meninos que com flautas doces encantaram aos presentes com músicas do homenageado. A FUNES através do seu presidente Romildo Sousa entregou uma comenda a Aécio Flávio pela realização do evento que já se tornou tradição.
O Gerente de Cultura, Jamerson Ferreira, Zé Nilton do Acordeom, Joaquim do Clarinete também foram homenageados pelo trabalho que desenvolvem junto às atividades culturais. Aécio Flávio entre uma música e outra esclarecia aos presentes um pouco da história das músicas de Luiz Gonzaga e alfinetou aos que deixaram de apoiar o evento. Lembrou o apoio recebido dos Deputados: Francisca Mota, Socorro Marques, Dinaldo Wanderley e Antônio Mineral.
Luiz Gonzaga “O Rei do Baião” representa a própria cultura nordestina através de suas canções que viraram hinos do nosso povo. Lembrar suas músicas, a resistência e a força do seu forró, é contribuir para que as gerações de ontem e de hoje não o deixem de ouvir e reproduzir esse rico legado cultural que ele nos oferece.

Jozivan Antero

Nenhum comentário:

Arquivo do blog