Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tributo a Gonzagão em Patos


Por Jamerson Ferreira

Nesta sexta-feira ,31 de julho na praça Alcides Carneiro a partir das 20:00h acontece O Tributo a Luiz Gonzaga .Eevento que é uma iniciativa do cantor patoense Aécio Flávio que há cinco anos realiza o tributo que em 2009 marca os 20 anos de morte do rei do baião.
Luiz Gonzaga nasceu na fazenda Caiçara, no pé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeon (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil.
O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira. Luiz Gonzaga morreu no dia 02 de agosto de 1989, vítima de parada cárdio-respiratória. no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e posteriormente sepultado em seu município natal.
No tributo a Luiz Gonzaga além de Aécio Flávio estarão presentes Trio Xodó e Zé Nilton do Acordeon imterpretando os clássicos do verdadeiro defensor do sertão. Este ano a Gerência de Cultura do município além de apoiar o evento estará desenvolvendo durante todo o mês de agosto no Centro de Cultura Amaury de Carvalho a exposição “Luiz Gonzaga Vida e Arte “ que será aberta no próximo dia 6 de agosto.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog