Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Conselho Municipal de Saúde quer que médica explique denúncias


O Conselho Municipal de Saúde de Patos esteve reunido na noite desta quinta-feira 30 no auditório da antiga Unimed, na Vidal de Negreiros, Jardim Califórnia. Vários assuntos foram tratados pelos conselheiros, dentre eles um especial, as inúmeras denúncias que recaem sobre os procedimentos de uma médica do PSF, cuja convocação para prestar esclarecimentos já foi formulada através de ofício, mas ela ainda não foi localizada para assiná-lo. Além de denúncias feitas pelos moradores atendidos na unidade de saúde em que a referida profissional trabalha, também há acusações de mal atendimento, procedimento incorreto, como diagnóstico e prescrição de medicamentos incompatíveis com a doença do paciente, também nos hospitais Infantil, Regional e no Samu, há queixas contra a médica.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria de Fátima Medeiros, leu relatório recheado de denúncias contra a médica do PSF de Patos. Uma delas causa perplexidade dos conselheiros. Um jovem de 21 anoscom tuberculose foi atendido pela médica, que tratou do paciente como se ele estivesse apenas com uma virose e prescreveu vitamina C. Em outro caso o paciente apresentando sintomatologia de fortes dores abdominais, febre, ânsia de vomito, e que a mesma dizia que era uma infecção intestinal e o medicou com cefalexina e paracetamol. Dias depois o doente teve que passar por cirurgia de emergência no Regional de Patos. Seu caso era de apendicite aguda.

O grande número de faltas da médica na sua unidade de saúde também é alvo de reclamações. Aliás, a maioria dos moradores teme ser atendida pela médica, como consta no relatório do Conselho Municipal de Saúde.

Presente à reunião do Conselho, o secretário municipal de Saúde, Eisenhower Segundo Brito recebeu uma cópia do relatório e disse que vai acompanhar o caso, inclusive convocando a referida profissional para se explicar. A profissional de saúde em questão dá plantão em sua unidade de saúde somente nas terças, quartas e quintas-feiras. Na segunda atende na cidade de Piancó e que em uma sexta-feira de cada mês dá plantão no SAMU de Patos e nas outras sextas-feiras do mês não aparece na Unidade de Saúde, como também não justifica sua falta. Nos dias que atende no PSF chega quase sempre às 10h15min, segundo a enfermeira do posto e que em menos de uma hora atende 16 (dezesseis) pacientes.

Além de Segundo, o ex-secretário de Saúde, José Francisco de Sousa (Zeca), atual da pasta da Educação, esteve presente à reunião, na qual foi apresentado e aprovado por unanimidade, o plano para implantação do SAE – Serviço de Atenção Especializada, que ficará sob responsabilidade da Coordenação Municipal para o Desenvolvimento das Ações de DST/HIV/Aids. “Com o SAE haverá melhor atendimento dos serviços públicos ao portador do HIV que reside no Município. Teremos também aumento da cobertura das ações de prevenção na população em geral”, comentou Francisca Ilva, coordenadora das ações em HIV/Aids. Uma das vantagens do SAE é permitir o tratamento dos pacientes na própria localidade, sem a necessidade do paciente viajar para tomar medicação (coquetel) e passar por avaliação médica em outros centros, a exemplo de João pessoa e Campina Grande, o que contribui para o abandono do tratamento por alguns, que acabam não resistindo e indo a óbito.


Fonte:pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog