Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Veterinária esclarece sobre o abate de animais em período de gestação no Matadouro

Devido as denúncias levadas a público sobre algumas vacas em período de gestação estarem sendo abatidas no Matadouro Público de Patos, a médica veterinária e coordenadora de inspeção do abate no referido logradouro, Cláudia Morgana, revelou que uma equipe de cinco médicos veterinários do Matadouro Público é responsável por realizar a inspeção nos animais que são abatidos diariamente. Segundo ela, esse controle faz com que se detecte algum animal com essas características. 
 
“Quando identificamos algum animal nessas condições, buscamos saber quem é o proprietário, e em seguida recomendamos que não submeta esse animal ao abate, já que o mesmo apresenta estar gerando um feto. Sobretudo nesse período de estiagem das chuvas, é comum nos depararmos com proprietários que mesmo sabendo que os animais estão em período de gestação, insistem para que esse seja abatido, pois não querem ter prejuízo com o rebanho. Diante dessa situação, nós temos o respaldo da legislação que não proibe o abate desses animais, mas recomenda que seja evitado”, explicou.
 
No caso dos fetos estarem sendo descartados junto com os dejetos do Matadouro Público, a veterinária afirmou que essa informação não procede. 
 
“Quando isso ocorre esses fetos são encaminhados para tratamento, ou seja, eles não são jogados diretamente no meio ambiente como foi dito. Já é uma rotina nossa, no momento em que condenamos qualquer peça, inclusive fetos, encaminharmos para um local apropriado dentro do próprio estabelecimento. Eu acredito que as pessoas tenham feito um pré-julgamento sem conhecimento técnico do caso, e afirmado que esses fetos estão sendo jogados no meio ambiente. Isso pode até estar acontecendo, mas garanto que é de forma clandestina, sem nenhuma responsabilidade de quem trabalha dentro do Matadouro. Cabe aos órgãos responsáveis fiscalizar a questão, para que se chegue aos verdadeiros culpados”, completou.
 
Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog