Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Entidades patoenses visitam Hospital Regional e decidem solicitar audiências públicas

Marcos Eugênio

 
 
Fotos:Marcos Eugênio
 A grave situação no atendimento de urgência e emergência no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, decorrente da falta de médicos, fez com que várias entidades, Diocese, Câmara Municipal, GIAASP, Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde visitassem, acompanhadas pelo diretor administrativo Geminiano Lucena (Touro) as instalações do HR para obter maiores informações de toda a estrutura e funcionamento dessa unidade de saúde referência para todo o Sertão paraibano e parte dos estados do RN e PE.

A comitiva falou com médicos, funcionários e pacientes, visitou diversos setores. Todas as informações farão parte de um relatório a ser preparado pelo MP. Dessa visita saíram algumas propostas, como a elaboração de um documento na próxima sexta-feira no auditório da Catedral, o qual será ser enviado ao governador Ricardo Coutinho, com pedido de audiência pública.

Antes, porém, deverá ocorre uma audiência pública na Câmara Municipal para tratar do assunto atendimento de urgência e emergência do Regional de Patos. O prefeito Nabor Wanderley também será convidado, já que o município possui gestão plena de saúde. “Vamos tratar de política de saúde e não de política partidária. Nosso alvo principal é o usuário do SUS”, disse, Pe. José Ronaldo, administrador diocesano.

Há meses os médicos plantonistas do Janduhy Reclamam isonomia com os colegas de Campina Grande e João Pessoa. Há uma queda de braço com o governo estadual que já disse, através do secretário de Saúde, Waldson de Souza, que nesse ponto não haverá discussão. Para piorar a situação, cinco médicos vão se afastar do Hospital por serem candidatos nas eleições deste ano. 

O ex-diretor do Hospital Regional, Eliseu de Melo, enfatizou que não importa de onde venham os médicos que o Estado está tentando trazer como plantonistas para Patos, mas que os serviços tenham cobertura e o povo não fique desassistido.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Bosco Eleotério, fez críticas ao governo municipal por permitir que médicos do PSF estejam em locais diferentes, geralmente atendendo em seus consultórios em vez de estar no postinho médico. “Vamos cobrar do governo municipal maior rigor no cumprimento por parte dos médicos, de sua carga horária”, comentou.

Essa é uma tecla que há anos vem sendo batida, o não cumprimento de alguns médicos, que passam pela unidade de saúde, atendem quantidade X de pacientes e saem para outros compromissos profissionais. Ao chegar no posto médico e não encontra o médico, o doente procura o Hospital Regional, que deveria atender apenas os casos de urgência e emergência.  
O vereador José Mota Victor, representante do Legislativo, disse ser importante todos os interessados, sejam médicos, Governo do Estado, Municipal, Conselho de Saúde e outras entidades representativas da sociedade sentar e achar uma solução para esse problema do Jandhy, que vem se agravando a cada dia.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog