Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Sertão

Osvaldo Medeiros

Criticado por alguns
            Simplesmente porque postei no twitter minha opinião e de alguns colegas do meio sobre o último São João de Patos, de pronto fui criticado por aqueles fanáticos aliados da administração local. Simplesmente disse que o São João estava terminando sem deixar saudades. E por incrível que pareça foi uma das piores versões dos últimos anos. É minha opinião e de outros que não somos obrigados a concordar com o que os outros acham. 

            É muito fácil saber se não estou certo. Na duvida é só procurar a estatística do Corpo de Bombeiro para saber se o público que compareceu ao Terreiro do Forró esse ano chega pelo ao menos perto da frequência dos anos de 2009 e 2010. Também é bom procurar da rede hoteleira para saber se esse ano ultrapassou o índice de 30% de ocupação. Isso na primeira semana, tendo em vista que a última nem isso atingiu. O número de casas alugadas não chegou nem perto das reservas das edições anteriores. Sem falar nas vendas de camarotes que mesmo com a redução de 40 em relação ao ano anterior, ainda sobraram muitos. 

Alguns acreditam que essa queda de público esse ano pode ter ocorrido pela mudanças na programação, porém outros já discordam e acham que a fuga dos turistas desde o ano passado ocorre pela exploração de alguns segmentos do comércio, liberdade para brincar, tendo vista que tudo chamam a polícia e outros fatores.  A verdade é: Não é com grosseria e exploração que vamos atrair turistas. Quem aluga uma casa por uma semana por 5 ou 10 mil reais, vem para brincar e não para dormir. Temos que relevar certas coisas assim como faz a população de Caicó no seu tradicional carnaval. Só chamam a polícia quando necessário e não por qualquer tolice. Pior que no final de tudo isso, quem paga o pato é o prefeito porque as criticas só recaem sobre sua pessoa. Sempre foi assim, mas Patos está acima de tudo isso.
Até ela
            Durante todo o ano, em alguns momentos, fica impossível ficar no centro da cidade de Patos com a poluição sonora dos carros de sons. Nesse período uma tal Sudema aqui ninguém vê. Acha justamente de aparecer durante as festividades juninas para pressionar os turistas, apreender seus sons e afugentá-los da cidade. Bela contribuição do Estado. Por quê não fiscalizam no dia-a-dia? 

Risco
            Não sei se todos já prestaram atenção, mas à noite ficam bem invisíveis nos grandes edifícios  de nossa cidade, quase todos sem os sinalizadores nas antenas. A falta desse simples pisca pode provocar grandes acidentes envolvendo aeronaves. Em nossa Patos, quem fiscaliza? 

Se aposentar
            Muitas das vezes vimos gente da alta cúpula do INSS ocupando a grande mídia em horário nobre, para dizer que não existem dificuldades atualmente para se aposentar. Basta preencher todos os requisitos que a coisa é rápida. Isso na teoria, porque na pratica, tudo é diferente. Se quiser ter certeza, procure umas das agências para vê o que significa uma verdadeira via cruzes.  As dificuldades são as piores já vistas. Conheço gente que depois de tanto vai e volta, conseguiu dar entrada na documentação em abril e até o presente, não sabe nem ainda quanto vai ganhar. Isso é que chamo de “facilidade”.

Critica construtiva
            Se você olhar a noite de cima de um prédio até mesmo muito baixo vai ver que essa iluminação pública de Patos, anda por demais sem vida. As ruas praticamente às escuras. Isso simplesmente porque está faltando uma manutenção (limpeza) nos globos. Com o tempo vão acumulando sujeira e chega ao ponto de ofuscar praticamente a luminosidades das lâmpadas. Fácil de se consertar. 

Convenções
Em Patos, as convenções foram realizadas. A oposição homologou o nome do médico Dinaldo Filho e a situação optou pela atual deputada estadual Francisca Motta. Ambos já estão com o bloco na rua e até o pleito as grandes estrelas serão os eleitores. Até o pleito. 

Poucos
            Atualmente já existe carência de médicos em nossa Patos e região e os poucos que temos alguns ainda estão deixando sua atividades em busca nesse pleito de mandatos no executivo e legislativo. Causando com isso, transtorno ainda maior para a população. Os que enveredaram para a política, a maior parte que conheço, o que herdaram foi jogar tudo que tinha fora, doenças, processos, liseu e por cima, desacreditados profissionalmente. E saiu no lucro ainda aqueles que não foram taxados de ladrão. Alias, não conheço nenhum que se envolveu com política que não terminou na lona. Só se salvou quem acordou e pulou fora. 

Animais de rua
            Por não existir em Patos nenhum órgão de proteção aos animais, muitos se aproveitam disso para cometer maus tratos contra os mesmos. No bairro Geraldo Carvalho, recentemente, vários cachorros foram cruelmente envenenados e o autor, que muitos por lá sabem quem é, não recebeu nenhuma punição. Diferente de Sousa onde um animal humano atirou em um cachorro e imediatamente, foi preso  e processado. 

Quem perde com isso?
            A briga de governador e médicos em nossa cidade, quem tão somente vem perdendo com isso a população. Os médicos não abrem mão de suas justas reivindicações e por outro lado, o governador Coutinho, não aceita dialogar. Assim fica difícil. 

Enquanto
            Enquanto o governador compra uma briga sem precedência com os médicos de Patos, o prefeito Nabor Wanderley já colocou em estudo o plano de cargo e salário para os concursados da saúde. Se estão cumprindo com suas obrigações, porque não valorizá-los. Certo o prefeito.

Bola cheia
            O governador Ricardo Coutinho pode não está com seu ibope tão em alta junto ao funcionalismo público, mas com toda certeza em alta junto ao deputado estadual Antônio Mineral, não resta a menor duvida. Por onde passa Mineral tem rasgado elogios ao governo, principalmente depois que o mesmo assinou a ordem de serviço da pavimentação asfáltica ligando Patos, Quixaba/Salgadinho. Quem não passou a ver com bons olhos foram alguns representantes do Vale do Sabugi, tendo em vista que com a conclusão do referido asfalto, muitos motoristas vão optar pela nova estrada que vai diminuir aproximadamente uns 40 Km entre Patos/Campina. Só em evitar a serra já é um bom lucro. 

Injustiçado?
            Pelo visto José Candeia, mais conhecido por Candeia da Caixa, vai esperar ainda muito tempo para galgar seu maior objetivo que sempre foi chegar ao comando da administração da cidade de Quixaba. Na oposição, comprou uma briga com os poderosos, se expôs publicamente, foi até certo ponto prejudicado no trabalho e quando conseguiu com seu grupo tomar o poder, esse mesmo grupo tem lhe colocado sempre na retaguarda. 

            Na campanha passada foi cotadíssimo a vice do atual prefeito Júlio Cesar, mas a legenda foi dada para o empresário Leudo Melquíades,  num acordo que nesse pleito  ele, Candeia, sairia vice de Julio, que vai para a reeleição. Acordo esse, segundo uma fonte, não cumprido mais uma vez para a decepção de Candeia. Injustiçado, e com o apoio de vários amigos, Candeia, resolveu começar por baixo. Vai disputar uma cadeira para o legislativo dessa cidade que sempre vestiu e a camisa da oposição e depois de tantas lutas e batalhas, quando galgou seu sonhos de derrubar os poderosos, foi nocauteado pelo seu próprio esquema. Mundo cão!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog