Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 14 de março de 2012

Prefeitura e entidades promovem 3º Dia de Cidadania no presídio feminino de Patos

As mulheres que se encontram encarceradas no presídio feminino de Patos foram beneficiadas na manhã desta quarta-feira (14), com as ações do 3º Dia de Cidadania, uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, Ministério Público, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, acadêmicos das FIP e do ITEC, e igrejas evangélicas, a exemplo da Igreja Presbiteriana do Brasil. A ação também fez parte do programa “Patos Pra Frente” que se encontra instalado até o dia de hoje no bairro Jardim Queiroz.
 
A iniciativa levou até o presídio serviços de Saúde e Desenvolvimento Social, com o Cadastro do Cartão SUS, Teste de Glicemia, Vacinas contra a Hepatite B e Dupla Viral (DT), Exame Citológico, Teste Rápido do HIV, Oficinas de Artes oferecidas pelo CRAS, e serviço de Salão de Beleza. 

De acordo com a secretária adjunta de Saúde do Município, Nadigerlane Rodrigues, a importância do evento se dá, sobretudo, pela maior assistência que é dada às mulheres que se encontram encarceradas. “Durante esse trabalho vários problemas de saúde são identificados, e o nosso procedimento inicial é cuidar desses casos, ou encaminhá-los para receber assistência especializada se necessário. Percebo que as mulheres ficaram muito satisfeitas com a ação, principalmente pela variedade de serviços oferecidos através dessa parceria”, destacou a secretária.
Segundo o prefeito Nabor Wanderley, “é um trabalho que proporciona mais dignidade, e através de alguns cursos profissionalizantes que já foram e que serão oferecidos, é possível pensar numa ressocialização dessas mulheres. É uma obrigação do estado administrar essa instituição, favorecendo uma melhor qualidade de vida, mas isso não significa que não possamos contribuir. Pelo contrário, temos que ser parceiros e promover ações que melhorem as condições do lugar”, disse.

Para Miriam Vasconcelos, promotora da Vara de Execuções Penais do Ministério Público em Patos, e que já atua promovendo ações de cidadania dentro do presídio feminino, é gratificante contribuir para a ressocialização das apenadas. “Creio que só irei estar tranqüila quando for possível uma mudança positiva na vida dessas mulheres. Pra isso espero contar sempre com parcerias como essa, e desde já, faço um apelo aos comerciantes de Patos, no sentido de contribuírem com nossa causa, pois temos um berçário instalado aqui e muitas vezes necessitamos de doações”, lembrou a promotora.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Isabela Cristina, disse que a prevenção do câncer de colo do útero e da mama, são extremamente importantes para que a boa condição de saúde das mulheres seja mantida.

Durante o evento a pastora Joana Darc Barbosa, responsável pela Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres, fez uma oração e destacou a importância de todos se unirem em prol da melhoria do ser humano. Além dos serviços em saúde e desenvolvimento social, ainda foi oferecido um momento de lazer com música, distribuição de brindes e lanche. 
 
Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog