Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 13 de março de 2012


Competição, tatame, Judô. Foi assim o final de semana de muitos atletas brasileiros que participaram da Seletiva Nacional Sub-17 ocorrida em Fortaleza, Ceará, nos dias 10 e 11 deste mês.

O evento representou o processo seletivo para a participação dos Campeonatos Sul-Americanos, Pan-Americanos e Estágios Internacionais. A delegação paraibana participou da competição com atletas das cidades de João Pessoa (Vitor Xavier), Campina Grande (Roberta Formiga) e Patos (Mabel Oliveira e Maria Aparecida Pereira), tendo o judoca Pedro Ramos (CREF-2857) como chefe da turma e técnico principal.


A campinense Roberta Formiga e a patoense Maria Aparecida Pereira Almeida, ambos de 15 anos, ficaram em 5º lugar na competição de suas categorias, -40 Kg. Já Mabel e Victor não tiveram êxito.


Para o chefe da delegação, Pedro Ramos (Major Ramos), a classificação das participantes foi exitosa, mesmo em 5º lugar, pois, a Seletiva era em nível de Brasil. “Infelizmente, apenas os quatro primeiros colocados são selecionados para o Circuito Europeu”, afirmou.


“Foram 335 judocas que lutaram por 64 vagas na equipe brasileira. Os vencedores de cada uma das 16 categorias garantiram vaga no Campeonato Pan-Americano e no Circuito Europeu. O vice-campeão ficou com a vaga no Campeonato Sul-Americano da categoria, além de poder viajar para o Circuito Europeu pelo sistema de adesão. Os terceiro e quarto colocados também têm este direito.” (finalsports.com.br)


A Seletiva Sub-17 foi o primeiro evento do calendário nacional da Confederação Brasileira de Judô em 2012.


Seletiva Estadual


Nos dias 17 e 18 próximos haverá a Seletiva Estadual para o Brasileiro Regional II, este último ocorrerá nos dias 14 e 15 de Abril. Ambos os eventos irão acontecer na capital paraibana, João Pessoa.


O Major Pedro Ramos, presidente da Fundação Mãe Toinha, pretende levar 50 judocas de Patos, entretanto, carece de mais envolvimento por parte dos órgãos públicos e privados. Ele disse que pelo menos um ônibus para fazer o transporte dos atletas já seria grande contribuição para ‘as estrelas’ patoenses.



Acilene Candeia

Nenhum comentário:

Arquivo do blog