Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 13 de março de 2012

Patos celebra Dia Estadual contra o Fumo

Hígia Lucena
A sociedade patoense está sendo convidada a participar nesta quinta-feira, 15, das comemorações alusivas ao Dia Estadual contra o Fumo, que será realizada pela Agevisa – Agência Estadual de Vigilância Sanitária e a 6ª Gerência Regional de Saúde. Segundo Hígia Lucena, gerente da Agevisa da 6ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Patos, a programação visa conscientizar a comunidade para os problemas decorrentes do uso do tabaco e inseri-la no tema da campanha da fraternidade deste ano, que aborda a difusão da saúde sobre a terra.

Vários parceiros, a exemplo das igrejas católicas e evangélicas, academias de ginástica, Pastoral da Família, FIP – Faculdades Integradas de Patos, através dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Biomedicina e Enfermagem, III BPM, Tiro de Guerra, escolas, NASF de Patos – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, dentre outros.

O evento será aberto às 6h da manhã, no largo da Igreja Nossa Senhora de Fátima, bairro Belo Horizonte com uma aula de alongamento. Em seguida acontece aulão de aeróbica para todos presentes. Alguns serviços, a exemplo de aferição de pressão arterial, distribuição de material informativo orientando sobre a prevenção e problemas decorrentes do consumo do cigarro e um café da manhã a base de muitas frutas, ofertadas por comerciantes do Agrocentro são outras atividades a ser trabalhadas com o público. 

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer) de dez homens que morrem de enfisema pulmonar ou bronquite crônica, no Brasil, oito são fumantes. Nas mulheres o número cai para 6. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a cada ano o cigarro causa 5 milhões de mortes no mundo. Dentre as doenças causadas pelo uso estão câncer, doenças coronarianas, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, doenças cerebrovasculares, aneurismas arteriais; úlceras do trato digestivo; infecções respiratórias.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog