Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 11 de março de 2012

Governo participa de campanha do Dia Mundial do Rim em Campina

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Interiorização, participou, neste sábado (10), das comemorações do Dia Mundial do Rim, com diversas ações de combate e prevenção à Doença Renal Crônica (DRC), na Praça da Bandeira, no centro de Campina Grande. A iniciativa contou com a parceria de hospitais da cidade.

No local foi montada uma tenda, onde uma equipe prestou atendimentos e deu orientações à população. Foram realizados teste de  glicemia, aferição da pressão arterial, orientações sobre direitos sociais, saúde bucal, medicação correta, estresse, alimentação ideal e atividade física. As pessoas atendidas receberam kits com folhetos educativos.

A coordenadora do evento, Maria do Socorro Cruz, explicou que as atividades fazem parte da Campanha “Rins em defesa da vida” e tem por objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e esclarecer os principais aspectos da doença.

Por sua vez, a secretária de Interiorização, Débora Maciel, ressaltou que o avanço dos problemas renais confirma a necessidade de trabalhos preventivos relacionados à doença, por isso o Governo do Estado faz questão de participar da campanha, além de atuar na assistência direta aos pacientes, distribuição de medicamentos e apoio à central de transplantes.

Cuidado com os rins – Os rins são órgãos vitais para o funcionamento do organismo. Eles processam  a água, sais minerais e participam diretamente da regulação da pressão arterial, composição do sangue, além de produzir hormônios importantes para a produção de sangue (eritropoetina) e saúde dos ossos (a vitamina D ativa). O rim de um adulto sadio filtra em média 170 litros de sangue. O excesso de líquidos, os agentes químicos externos e outras substâncias são eliminadas na forma de urina.

Há várias maneiras de reduzir o risco de desenvolver doenças renais. Confira as dicas da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes:

1.    Mantenha-se em forma e ativo.
2.    Mantenha controle regular do nível de açúcar no sangue.
3.    Monitore sua pressão sanguínea.
4.    Coma de forma saudável e mantenha o seu peso sob controle.
5.    Não fume.
6. Não tome remédios por sua conta.
7. Faça exame do seu rim se você tiver um ou mais dos fatores de risco:

•Diabete
•Hipertensão (pressão alta)
•Se você é obeso
•Se algum membro da sua família tiver doença renal

Com cuidados simples você pode evitar problemas futuros. Se precisar de ajuda, procure um médico nefrologista.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog