Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Quixaba triplica número de alunos





Apesar da crise financeira que dominou o cenário administrativo dos municípios brasileiros, em especial os nordestinos de pequeno porte, Quixaba, considerado um dos mais pobres do Brasil, vem usando a educação como um de seus grandes suportes para mudar essa triste realidade. Em apenas um ano da nova gestão o número de matrículas do ensino fundamental foi triplicado, mesmo trabalhando-se com o mesmo montante de recursos de 2008. “A gente deu todo o suporte para a educação, inclusive transporte eficaz. A educação é crucial para que as pessoas possam sentir que são capazes de mudar, de ter esperança, força para lutar por dias melhores, disse o prefeito Julio Cesar.
Logo em janeiro vários alunos, que estavam matriculados noutros municípios, foram convidados a retornar à Quixaba. Houve investimentos na merenda escolar, transporte escolar levando e trazendo aluno onde quer que ele resida. Foi realizado um trabalho com alunos que estavam com três anos reprovados no ensino regular; formatura com festa das turmas, algo jamais visto na cidade, que, um gesto simples, mas que causou mudanças na autoestima do alunado e seus pais.
A criação de uma moeda fictícia, pelos próprios professores, denominada Parabéns, trouxe incentivo para os estudantes. Dependendo do desempenho, o aluno recebia determinado valor que serviria para ele comprar brinquedos e material escolar. No próximo ano o projeto, devido seu sucesso, será ampliado para os pais
Quixaba não possuía o Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e por isso não recebia recursos do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Cesar teve que ir a Brasília e o município participou da Prova Brasil, se habilitando a ter o Ideb. Em 2010 a educação local receberá um ônibus escolar, já em decorrência dessa habilitação.
A descentralização da administração pública municipal, com a delegação de poderes aos secretários, cargos ocupados por técnicos e não políticos, facilitou e contribuição para os bons números atingidos em 2009. Um exemplo foi a agricultura, tendo a frente um engenheiro agrônomo, que obteve uma safra recorde de milho e feijão no município. Todos os agricultores tiveram horas de trator para auxiliá-los na plantação e no final de janeiro não houve um sequer que não tivesse sido beneficiado. Inclusive houve alguns produtores que conseguiram duas safras este ano.
Mais de 100% da meta apontada pela Emater na vacinação dos rebanhos contra aftosa foram atingidos; implantação do programa Compra Direta, beneficiando diretamente as famílias do campo, que têm sua produção comprada com recursos do governo federal em parceria com o município, alimentos distribuídos com os carentes, alunos, pacientes do Hospital, são exemplos de mudanças que aconteceram neste primeiro ano da administração Julio Cesar, que confia que 2010 sua administração terá condições de fazer muito mais para acabar definitivamente com o estigma de cidade mais pobre do Brasil.
Hoje, com autoestima elevada, os produtores estão desenvolvendo pomares nos terreiros, pois sabem que o retorno é garantido. É o caso da pimenta, uma cultura que vem sendo experimentada e que alcança bom rendimento para várias famílias, que inclusive comercializam o produto em outros estados. “Em 2010 teremos a casa de beneficiamento da pimenta. Para isso já temos recursos federais garantidos”, explicou Cesar, acrescentando que o primeiro passo foi elevar a estima da população e a partir daí discutir alternativas econômicas para o município.
A criação de um banco de sementes foi uma proposta colocada para os produtores rurais de Quixaba, que aderiram à idéia, alguns já utilizando dessas sementes, as primeiras conseguidas junto à Embrapa da Bahia. A idéia é ampliar a variedade de grãos, a exemplo do feijão, milho, jerimum, gergelim, dentre outros.  


Um comentário:

Anônimo disse...

A ADMINISTRAÇÃO TÁ TÃO MARAVILHOSA QUE PERCEBE-SE A INSATISFAÇÃO ESTAMPADO NO ROSTO DOS FUNCIONÁRIOS. ALÉM DISSO SALÁRIOS JUSTO NÃO É O FORTE DA ADMINISTRAÇÃO, MAS EM CONTRADIÇÃO TODOS OS FUNCIONÁRIOS DE CARGOS COMISSIONADOS COMPRARAM CARROS COM APENAS DOIS MESES EM Q A GESTÃO ESTAVA NO PODER.
REALMENTE A ADMINISTRAÇÃO TA MUITO BOA, MAS, PARA UMA PEQUENA PARTE, PARA AQUELES QUE SÓ VÃO USUFRUIR DO DINHEIRO PÚBLICO

Arquivo do blog