Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Autoestima - uma leitura para começar o dia!


Inácio Andrade Torres –  30/12/09

Pasteur, a Ciência e a Religião


O francês Louis Pasteur foi físico, químico e responsável por grandes pesquisas e publicações nas áreas de cristalografia, fermentação e pasteurização. Depois de realizar estudos sobre os micróbios envolvidos em várias doenças animais, Pasteur iniciou, em 1880, as pesquisas sobre a raiva, que marcaram seu trânsito para a medicina humana. Com Roux, Chamberland e Thuillier, desenvolveu uma vacina eficaz contra a raiva nos cães e, em 1885, aplicou-a pela primeira vez num ser humano – o menino Joseph Meister, atacado por um cão raivoso. A vacina baseia-se no princípio, por ele formulado, da inoculação de micróbios de virulência atenuada. Pasteur e seus colaboradores continuariam a aperfeiçoar a tecnologia de atenuação da virulência de microrganismos patogênicos para a prevenção de outras doenças humanas.
A descoberta da vacina anti-rábica foi o primeiro resultado de grande repercussão da microbiologia aplicada à medicina. Ela trouxe a consagração definitiva dos trabalhos de Pasteur e propiciou a criação, em 1888, na cidade de Paris, do Instituto que levou seu nome, um dos mais importantes centros mundiais de pesquisa científica.Pasteur faleceu em 28 de setembro de 1895 em Villeneuve l'Etang, na França, aos 73 anos.
Ele não deve ser lembrado somente como o criador da pasteurização e o descobridor da vacina contra a raiva e, sim, como um sábio que prestou grande contribuição a humanidade, quer como cientista, quer como humanista e homem de levada fé. O fato descrito abaixo, ocorrido em 1892, verdadeiro conforme seus biógrafos, comprova esse lado de espiritualidade desse pesquisador. Assim, pela relevância da mensagem transmitida, vale a pena ler,  pensar e disseminar essa valiosa lição do grande mestre Pasteur.

“Um senhor de 70 anos viajava de trem, tendo ao seu lado um jovem universitário , que lia o seu livro de ciências .

O senhor , por sua vez , lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia e estava aberta no livro de Marcos .

Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou :
-         ‘O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices’ ?
-         ‘Sim , mas não é um livro de crendices . É a Palavra de Deus . Estou errado ?’

Respondeu o jovem :
- ‘Mas é claro que está ! Creio que o senhor deveria estudar a Historia Universal. Veria que a Revolução Francesa , ocorrida há mais de 100 anos , mostrou a miopia da religião .Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus tenha criado o mundo em seis dias . O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso’ .
-         ‘É mesmo ?’ Disse o senhor.
-         ‘E o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a Bíblia ?’

- ‘Bem’, respondeu o universitário , ‘como vou descer na próxima estação , falta-me tempo agora , mas deixe  o seu cartão que lhe enviarei o material pelo correio com a máxima urgência’.

O velho então , cuidadosamente , abriu o bolso interno do paletó e deu o seu cartão ao universitário .

Quando o jovem leu o que estava escrito , saiu cabisbaixo sentindo-se pior que uma ameba .

No cartão estava escrito : ‘Professor Doutor Louis Pasteur , Diretor Geral do Instituto de Pesquisas Cientificas da Universidade Nacional da França. Um pouco de ciências nos afasta de Deus . Muito , nos aproxima’.

Feliz 2010 e que Deus esteja sempre conosco.
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog