Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Paraíba com sede


Os 74 municípios paraibanos que recebem abastecimento exclusivo através da ‘Operação Carro-Pipa’, do Exército, estão sem água desde o dia 1º de dezembro. O Exército justifica que a interrupção do benefício é decorrente da falta de recursos e que os contratos com os carros-pipa terminaram.

O Ministério da Integração Nacional, responsável pelo repasse da verba, diz que enviou recurso suficiente para o Exército executar as atividades. A previsão é de que somente em meados de janeiro do próximo ano o abastecimento normalize.

No total, a Operação Carro-Pipa beneficia 542 cidades no Nordeste e em Minas Gerais. Entre janeiro e dezembro deste ano foram investidos R$ 144 milhões para a execução das atividades de abastecimento das regiões que sofrem com a falta de água.
Alguns internautas entraram em contato com o Paraíba1 para informar que desde o início de dezembro o abastecimento estava suspenso e que a população estava sofrendo com  a falta d'água.

Ministério diz que desconhece problema


A assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional informou que os recursos foram repassados ao Exército e o valor é suficiente para o abastecimento das cidades que participam do programa. “Nós desconhecemos qualquer suspensão de abastecimento de água. Caso seja levantada a possibilidade de suspender, o assunto tem que ser avaliado junto com o batalhão que cuida da operação”, informou a assessoria de imprensa.

Exército alega falta de repasse do Ministério


Já o Comando Militar do Exército confirmou a falta de abastecimento nas regiões atendidas pelo programa. Os motivos apresentados por para a paralisação do abastecimento foram dois: falta de repasse e fim dos contratos com os carros-pipa que abastecem as regiões.
O Exército informou que a Secretaria Nacional de Defesa Civil, disponibilizou uma recursos para que os contratos fossem refeitos. Desde a última segunda-feira (21) os tramites burocráticos tiveram início. A previsão é de que na primeira quinzena de janeiro as cidades sejam abastecidas normalmente.
O programa existe desde 2005 e segundo o Exército, este problema sempre acontece no fim de ano, porque os caixas são zerados e é elaborado um novo orçamento para o ano que se inicia. Enquanto esta falha na administração não é solucionada os municípios vão ficar mais de um mês sem abastecimento.
Paraiba1

Nenhum comentário:

Arquivo do blog