Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 11 de março de 2013

Semana Saúde na Escola: Programação tem início e orienta alunos sobre a obesidade infantil e drogas




A partir desta segunda-feira, 11, alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de Patos terão a oportunidade de fazer a medição antropométrica (pesar, medir e calcular o IMC), sondagem da realização do teste do olhinho (teste do reflexo vermelho), além de receber orientações sobre a prevenção da obesidade infantil. É a Semana Saúde na Escola – uma mobilização nacional, dos ministérios da Saúde e da Educação, que visa alertar os jovens sobre a importância das boas práticas e condições de saúde na melhoria do desenvolvimento de crianças e adolescentes, tanto na escola, como na formação da cidadania.
 
Para a Secretária de Saúde de Patos, Ilana Motta, é importante realizar a avaliação da criança para detectar possíveis problemas. “Além de conscientizar as crianças e adolescentes, isso é uma forma que temos para diagnosticar o problema o quanto antes e encaminhar as crianças para um tratamento adequado, para que não tenha seu rendimento escolar comprometido”, ressaltou. 
 
Através de palestras ministradas por profissionais das 37 Unidades de Saúde e dos 4 NASF's, os alunos de 33 escolas da rede pública também vão poder tirar dúvidas sobre higiene bucal, saúde sexual e reprodutiva, educação física e malefícios causados pelo consumo de drogas.

O Programa Saúde na Escola (PSE), Política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover o desenvolvimento pleno desse público, aproveitando o espaço privilegiado da escola para práticas de promoção, prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz.
 
Programação Segunda-feira:
 
NASF II - DGA II 
Escola João Tavares Felizardo Leite
Palestra: Cultura de Paz - Saúde na Escola
 
NASF III - Escola Zefinha Motta - Bairro Sete Casas
Palestra: Cultura de Paz
 
NASF IV Escola Maria das Chagas -Bairro Monte Castelo –
Palestra: Cultura de Paz e Direito da Criança

Gilclécio Lucena

Nenhum comentário:

Arquivo do blog