Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 15 de março de 2013

Sebrae irá investir R$6,5 milhões em soluções inovadoras nas micro e pequenas empresas



Técnicos do Sebrae e Senai se reuniram em Campina Grande para traçar estratégias de estímulo ao uso de práticas de inovação

Cerca de 2 mil empresas paraibanas terão acesso a soluções de inovação e tecnologia, através do programa SebraeTec, neste ano de 2013. O programa do Sebrae, que subsidia a implantação dessas soluções através de uma consultoria, irá investir no Estado, este ano, R$ 6,5 milhões. As alternativas oferecidas às empresas variam de acordo com seu perfil e envolvem design, gestão, informatização, certificação, dentre outros.

            Essas ações de desenvolvimento para as empresas foram discutidas no início desta semana, durante a 1ª Reunião Gerencial do Senai e Sebrae, em Campina Grande. Além do Sebraetec, o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) e outros projetos oferecem capacitação e consultoria nessas áreas.

“Pretendemos estimular o uso de tecnologias nas empresas como uma prática que resulte em algo inovador”, disse o gerente da Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae Paraíba, Fernando Ronaldo Araújo. Ele aconselha aos empresários o aperfeiçoamento de processos e produtos para o crescimento de seu empreendimento.

O diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, destacou a importância da parceria com o Senai para se reestruturar uma metodologia de trabalho em conjunto. “Nós temos que aprender a olhar o desenvolvimento de forma integrada. Quais são as nossas fragilidades econômicas? Sempre procuramos por essa resposta e buscamos melhorar a competitividade das empresas”, falou.

A diretora regional do Senai, Maria Gricélia Pinheiro de Melo, frisou que essas ações em parceria promovem o desenvolvimento do Estado. Os técnicos do Sebrae e Senai, além de se reunirem no Centro de Inovação e Tecnologia Industrial (CITI), em Campina Grande, visitaram os Centros Tecnológicos de Moda, Minerais, Mecânica e Construção Civil. O grupo foi ainda ao CTCC Albano Franco e ao Centro de Formação Profissional Stênio Lopes.

Sebraetec – Em 2012, o programa prestou consultoria a 1,8 mil empresas na Paraíba. Com esses números, a Paraíba foi o Estado do Norte e Nordeste do país que mais captou recursos no programa Sebraetec e investiu em ideias inovadoras. Este ano, a meta é ultrapassar os dois mil empreendedores atendidos.

“Ter um bom design, por exemplo, é uma das dicas que damos aos empreendedores. Informatização, seja para implantar sistemas ou para desenvolver o e-commerce num site, pode ser outra solução de inovação. Até a implementação do programa alimento seguro pode ser inovador”, explicou Fernando.


Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog