Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 16 de março de 2013

Prefeito e secretários de Quixaba participam de capacitação da CGU




Prefeito Cezar e secretários marcaram presença ao evento
O prefeito do município de Quixaba, Julio Cezar, juntamente com os secretários da Educação, Maria Rozineide de Araújo, Denize Torres Candeia (Administração), Cláudia Macário Lopes (Finanças), José Francisco Segundo (Saúde) e Marcone Macário (Controlador Geral do Município) participaram durante esta semana, de 11 a 14, da capacitação “Fortalecimento da Gestão Pública”, promovida pela Regional/PB da CGU, no Centro Educacional mauro Medeiros, em São José do Sabugi.

Foram trabalhados temas como: Finanças Públicas, prestação de contas, e sistema de controle, licitações, convênios, obras públicas, programas de educação, saúde e assistência social, tudo isso dentro do tema “Desafios da Gestão Pública”.

Técnicos da CGU fizeram ampla explanação sobre os erros nas contas dos municípios detectados pelo TCE, os motivos que levam esse órgão a reprovar os balancetes da administração municipal, como a abertura de créditos adicionais sem autorização da Câmara Municipal; não pagamento do salário mínimo unificado nacional; a não arrecadação das receitas próprias do município como ISS e IRF; não aplicação dos recursos do Fundeb como manda a portaria ministerial.

O equilíbrio receita – despesa foi bastante debatido no encontro, devendo sempre existir o equilíbrio nessa movimentação financeira das contas públicas; a apresentação dos balanços orçamentário, financeiro e patrimonial; problemas que ocorrem com frequência nas licitações e que as orientações repassadas pela CGU são fundamentais para que as gestões não incorram nesses erros.

O prefeito Cezar considerou positiva a capacitação, especialmente por ter sido bastante esclarecedora. “Temos uma equipe muito boa, conhecedores e responsáveis com as finanças municipais, das leis vigentes, mas a qualificação deve ser constante. Todos precisam de atualização naquilo que estão aptos a fazer. Parabenizo a CGU pela iniciativa, que só vem engrandecer e tornar nosso trabalho cada vez mais qualificado, respeitando os tributos dos cidadãos”, comentou o prefeito de Quixaba.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog