Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 11 de março de 2013

Primeiro bebê atendido pelo Mãe Canguru da Maternidade de Patos completa 14 anos

Método Mãe Canguru ajuda no desenvolvimento da criança prematura


Lucineide com Matheus e a técnica de enfermagem Luzia.

Matheus é atleta das categorias de base do Esporte de Patos
                                                                                                                     

No próximo dia 23 a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, marcará uma data importante na sua história. Trata-se do aniversário de 14 anos do primeiro atendimento a um bebê na área denominada de Mãe Canguru, método que trabalha com uma técnica de aquecimento natural em que o recém-nascido prematuro fica agasalhado ao corpo de sua mãe recebendo seu calor e carinho.
Mãe Canguru nasceu em 1979 na Colômbia, que enfrentava sérios problemas no cuidar de bebês prematuros. Em 1999, ou seja, vinte anos depois, a direção da Maternidade Peregrino Filho, médicos, enfermeiros, preocupados com o elevado índice de mortes neonatais, com a falta de recursos,  equipamentos e material humano viram a necessidade de fazer algo para tentar reduzir o problema.
Mesmo sem contar ainda com todas as informações necessárias a sala passou a funcionar. O primeiro prematuro atendido pela Mãe Canguru recebeu o nome de Matheus Galdino de Brito. Sua mãe, Lucineide Pereira, chegou à Maternidade doente de cólera e se queixando de dores. Recebeu atendimento do médico Odir Borges: “Eu pensei que ele não fosse nascer naquele momento, já que minha barriga era muito pequena. Mas disse: Doutor o menino estava vindo”, lembra a mãe de Matheus.
Mesmo 14 anos depois Lucineide não deixa de emocionar-se ao lembrar o sofrimento que viveu com seu filho, o qual nasceu pesando 1,4 quilo e com complicações respiratórias. As lágrimas deram lugar a um brilho de felicidade com a aproximação de Matheus, que recebeu afagos de mãe.
Na sua timidez, Matheus apenas escutava o relato se sua genitora. Aluno do 9º ano do Fundamental, da Escola Municipal Monsenhor Manoel Vieira, Monte Castelo, bairro patoense em que reside, um de seus sonhos é tornar-se jogador de futebol. O primeiro passo foi dado, joga nas categorias de base do Esporte Clube de Patos, na posição de lateral esquerdo.
A exemplo de Matheus, mais de 500 bebês prematuros já passaram pela sala da Mãe Canguru nesses 14 anos, segundo a técnica de enfermagem Luzia Mendes da Silva, pioneira do serviço na Peregrino Filho. Desde a implantação desse serviço que ela coordena o setor. Na época uma equipe da Maternidade fez uma visita ao IMIP – Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, de Recife, o primeiro hospital do país a receber o título de “Amigo da Criança”, conferido pela Unicef/Ministério da Saúde. De lá trouxeram a experiência bem sucedida, que já havia lá desde 1995, e deram maior agilidade a esse serviço em Patos.
O médico Odir Borges diz que o método “Canguru” aumenta as chances de sobrevivência do bebê prematuro. A criança permanece junto ao corpo da mãe recebendo calor, numa posição que facilita sua respiração, evita-se o engasgamento, gasta menos energia e qualquer pessoa ligada sentimentalmente à criança pode fazer revezamento com a mãe nesse cuidar especial.
No caso de Matheus seu primeiro alimento foi oferecido pelo Banco de Leite Drª Vilani Kherle, da Peregrino Filho. Depois a senhora Lucineide foi incentivada a doar para seu filho. Seu leite era ordenhado e dado a Matheus, via sonda. Ele não conseguia mamar diretamente no seio da mãe por falta de forças para a sucção.
O processo de acompanhamento a Matheus na enfermaria Mãe Canguru foi longo. Foram 45 dias. Lucineide diz que foi um momento difícil longe de casa e ela às vezes queria ir embora, “mas meu esposo não deixava, dizia que eu tinha que ficar com o nosso bebê”, acrescenta. A equipe da Maternidade teve grande importância  no desenvolvimento de Matheus, segundo sua mãe. Ela fala que inicialmente pensava que apenas ela estava preocupada com seu filho, mas percebeu o esforço, carinho de todos no cuidar, no incentivá-la a lutar pela saúde de seu filho.
A técnica de enfermagem que acompanhou a primeira criança da Mãe Canguru da Peregrino Filho, Luzia Mendes, explica que realmente muitas mães sofrem bastante emocionalmente pela distância do lar, dos familiares, sendo importante o trabalho de psicologia, assistência social no trato com elas.
Hoje a Maternidade de Patos, que completará 42 anos de existência no dia 15 de novembro próximo, é referência para mais de 90 municípios paraibano, do RN e PE pelos serviços de alta complexidade que oferece, possuindo UTI neonatal e materna, realização de exames que humanizam ainda mais a assistência à saúde da mulher, a exemplo da mamografia, serviços implantados pelo Governo do Estado ano passado. O método Mãe Canguru não substitui a importância da tecnologia, mas ajuda bastante na rotatividade de leitos da UTI, reduz riscos de infecção hospitalar e promove maior vínculo mãe-bebê.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog