Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 15 de março de 2013

15 de Março - Dia Estadual Antifumo




A Vigilância Sanitária em comemoração ao 15 de março, dia em que se comemora o dia estadual “Anti Tabagismo“, participa junto com a Secretaria de Saúde da Semana de Saúde nas Escolas 2013, lançado pelo Ministério da Saúde e da Educação.
 
Segundo o Coordenador da Vigilância Sanitária, Petrônio Gouveia, as palestras estão sendo realizadas nas escolas públicas do município, tendo como público alvo os alunos do ensino fundamental com idade entre 12 e 15 anos. “É nessa faixa etária que acontece o primeiro trago, por incentivo ou curiosidade, e estamos fazendo a prevenção, conscientizando essas crianças e adolescentes de que o cigarro não traz nada de bom, não é nada bonito ou charmoso, ao contrário, pretendemos que o jovem de hoje seja o cidadão não fumante de amanhã. O cigarro possui muitas substâncias que prejudicam o nosso sistema nervoso e causam danos irreparáveis ao físico”, analisou Petrônio Gouveia.
 
A cidade de Patos foi o primeiro município brasileiro a instituir a lei municipal antifumo, lei de n° 3.597/2007, sancionada no dia 27 de julho de 2007, que estabelece o Dia Municipal de Combate ao Fumo em Ambientes Fechados.
 
Durante todo o dia de hoje, a equipe da Vigilância Sanitária está realizando a sinalização nos estabelecimentos pela cidade. São adesivos que identificam os ambientes nos quais é proibido fumar.
 
Fumantes Passivos
 
A fumaça exalada por cigarros ou qualquer produto que seja derivado do tabaco é denominada poluição tabagística ambiental (PTA). Por ser extremamente tóxica, a inalação dessa fumaça por pessoas não fumantes é chamada de tabagismo passivo ou fumo passivo.
 
A adoção de ambientes livres do fumo é o único modo de proteger a população das doenças causadas pela PTA, já que ficou comprovado que não existem níveis seguros de absorção da fumaça de cigarros.
 
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente dois bilhões de pessoas são vítimas do fumo passivo no mundo, sendo que destas, 700 milhões são crianças, que sofrem com maior incidência de bronquites, pneumonia e infecções de ouvido, entre outras doenças. No Brasil, as crianças são 40% das vítimas do fumo passivo.

Gilclécio Lucena

Nenhum comentário:

Arquivo do blog