Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 10 de março de 2013

Conselho Municipal de Saúde recebe denúncia sobre falta de atendimento odontológico em Patos




Moradores dos bairros Liberdade e Jardim Pedro Firmino, em conjunto com a Equipe da Estratégia da Família solicitaram formalmente, através de abaixo-assinado, providências ao Conselho Municipal de Saúde para resolver problemas que estão ocorrendo na unidade básica de saúde das referidas localidades.

Moradores dizem no documento que há cinco meses não dispõem de atendimento odontológico, serviço não realizado pelo PSF por falta de equipamentos dentários. Outra denúncia tem a ver com a ausência de vacinadores, nas localidades, algo que já completa dois meses. Além dos prejuízos causados à população, os profissionais de saúde estariam se sentindo constrangidos devido as cobranças que recebem da comunidade, segundo o agente de saúde e membro do Conselho de Saúde, Charles Wendel. Ele explica que esses fatos já foram relatados diversas vezes às coordenações responsáveis e à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Wendel explica que os vacinadores prestadores de serviços foram demitidos e os novos ainda não foram capacitados para atuarem em sala de vacina. Hoje, segundo ele, existem 20 unidades do PSF em Patos que não conseguem oferecer atendimento odontológico e 11 vacinas à população. “Os dentistas vão trabalhar, mas por falta de anestésico e luvas deixam de realizar os procedimentos”, enfatizou.

No documento protocolado junto ao Conselho Municipal de Saúde foram citados artigos da Constituição Brasileira e das leis que regem o SUS, que garantem o acesso da sociedade à saúde. Na sua próxima reunião o CMS deve deliberar sobre esses problemas.

A secretária de Saúde, Illana Motta, explicou que a falta de material e equipamentos nas unidades de saúde se deve ao processo de licitação, que precisa de tempo para que o município possa cumprir os trâmites legais, com transparência, mas que em breve todos os procedimentos de saúde deverão voltar à sua normalidade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog