Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 14 de março de 2013

Mais de mil pessoas já foram beneficiadas pelo Cerppod este ano



 
Nos primeiros três meses de 2013, o Centro de Referência para Pessoas Portadoras de Deficiências do Município de Patos – Cerppod, já realizou 1.031 (mil e trinta e um) atendimentos.

Esse serviço, prestado pela Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Saúde do Município, atende as famílias carentes que são atendidas pelos postos do Programa Saúde da Família – PSF. “Primeiro o paciente é atendido no posto do PSF, onde o médico emite a solicitação de encaminhamento para uma das especialidades que dispomos. Depois, ele vai a Secretaria de Saúde para requerer a autorização para que ele seja atendido aqui no Cerppod”, explicou a diretora do Centro, Mariana Pimentel Leitão.

De acordo com a dirigente, o atendimento é feito de segunda à sexta-feira, pela manhã e à tarde. A equipe de profissionais é formada por dez fisioterapeutas, três fonoaudiólogos, dois psicólogos, dois enfermeiros, dois ortopedistas e dois assistentes sociais.

Mariana Pimentel informou que no Cerppod é feita uma triagem, através de entrevistas, para que o tratamento seja encaminhado. Caso o paciente precise de mais algumas inserções, a diretora disse que ele volta à Unidade de Saúde para conversar com o médico e passa por uma reavaliação para que seja emitida uma nova solicitação. “A continuação do tratamento depende de orientação médica”, completou. 

A paciente Maria Rocha disse que está sendo atendida pela segunda vez na área de fisioterapia e que o serviço tem dado a oportunidade de pessoas mais carentes terem acesso aos tratamentos que são mais caros. “O valor do trabalho da equipe do Cerppod é inquestionável”, refletiu.


Gilclécio Lucena

Nenhum comentário:

Arquivo do blog